Para a mulher que gosta de se cuidar

10 Alimentos para seu Cérebro!

Nossa alimentação influencia não somente nossa saúde física, mas também nossa saúde mental. Vamos conhecer os alimentos que ajudam o nosso cérebro?

Publicidade

1. Abacate

10 Alimentos para seu Cérebro!

O abacate é repleto de antioxidantes, e ajuda a combater doenças como o diabetes e a pressão alta. É uma excelente fonte de gordura monoinstaturada de altíssima qualidade, que ajuda seu sangue a circular melhor. Uma boa circulação é condição fundamental para um bom funcionamento do cérebro.

Além disso, o abacate é considerado um “alimento seguro” mesmo que você não tenha acesso ao orgânico, as quantidades de agrotóxicos não serão significativas.

2. Castanhas

10 Alimentos para seu Cérebro!

Castanhas (assim como nozes, avelãs e amêndoas) contêm proteínas, alta quantidade de fibras, e são ricas em gorduras benéficas. Seus carboidratos complexos vão te dar um aumento de energia imediato, enquanto a gordura e proteína vão sustentá-lo por mais tempo.

Castanhas também contêm muita vitamina E, essencial para a função cognitiva. Apenas procure evitar aquelas castanhas com muito sal ou açúcar adicionados.

3. Sementes

10 Alimentos para seu Cérebro!

Experimente sementes de girassol, gergelim e linhaça. As sementes contêm uma grande quantidade de proteína, gorduras benéficas e vitamina E. Também possui antioxidantes que combatem o stress e minerais importantes para o cérebro, como o magnésio. Sementes de gergelim, em particular, são excelentes para a saúde.

4. Café

10 Alimentos para seu Cérebro!

Café, em moderação, é ótimo para o cérebro, pois ajuda o seu sistema cardiovascular. O café também proporciona benefícios diretos ao cérebro: ele fornece um impulso de energia significativo, e faz o cérebro funcionar de forma mais eficaz, dependendo do trabalho que você está fazendo.

Há também evidências que ele fornece impulsos elétricos para partes mais “dormentes” de seu cérebro. Além disso, potencialmente fortalece as sinapses associadas ao aprendizado e à memória espacial. O segredo é não exagerar na quantidade (evite mais de 2 xícaras por dia), e não carregar demais no açúcar. Saiba mais sobre o café.

5. Aveia

10 Alimentos para seu Cérebro!

A aveia é um dos melhores alimentos para a saúde cardiovascular — que se traduz em saúde do cérebro. Além disso, a aveia contém fibras, uma quantidade razoável de proteína (comparável à soja), e até mesmo uma pequena quantidade de Ômega-3. É um bom grão que vai sustentá-lo durante toda a manhã, e vai te deixar menos propenso a irritabilidade ou baixa energia.

6. Arroz integral

10 Alimentos para seu Cérebro!

O arroz integral é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, que é excelente para pessoas sensíveis ao glúten que ainda querem manter a saúde cardiovascular. Quanto melhor a sua circulação, mais aguçado seu cérebro. Estudo mais recentes têm apontado que o arroz integral pode ter influência direta na melhoria da memória.

7. Chocolate

10 Alimentos para seu Cérebro!

As coisas estão cada vez melhor para o chocolate. Ele é carregado com antioxidantes, e tem a quantidade ideal de cafeína. Além disso, possui uma rica história de uso para fins medicinais. Chocolate eleva a sua serotonina, o que faz você se sentir feliz em pouco tempo. O chocolate escuro, especialmente, é rico em fibras (Lembre-se, fibra = sistema cardiovascular saudável = cérebro saudável). Evite chocolates ao leite, ou com muito açúcar. Quanto maior teor de cacau, melhor.

8.  Azeite de Oliva

10 Alimentos para seu Cérebro!

Estudos têm consistentemente demonstrado que uma dieta com ausência de gordura não é saudável. Na verdade, evitar a gordura pode aumentar a confusão mental, causar alterações de humor e insônia. Uma dieta com a quantidade certa de gorduras saudáveis ​​é essencial para o pensamento claro, boa memória, e um estado de espírito equilibrado.

O segredo é saber escolher as gorduras. Escolha as saudáveis, como as presentes no azeite de oliva. Evite gorduras processadas, como as encontradas em bolos, batatas fritas, frituras e alimentos processados.

9. Alho

10 Alimentos para seu Cérebro!

Quanto mais fresco, melhor. O alho é uma das armas mais potentes nutricionais em seu arsenal. Ele não só é fabuloso para a redução do colesterol ruim e fortalecer o sistema cardiovascular, como exerce uma proteção antioxidante sobre o cérebro e pode até combater bactérias de forma mais eficaz do que os antibióticos convencionais.

10. Ovos

10 Alimentos para seu Cérebro!

Os ovos contêm proteínas e gorduras que fornecem energia para o cérebro durante horas. O selênio, presente principalmente em ovos orgânicos, é comprovadamente um poderoso aliado para o seu humor. O ovo já teve muita má fama, mas você realmente não precisa temer o aumento de colesterol, que normalmente é provocado pela fritura, e não pelo ovo propriamente dito. Saiba mais sobre esse super alimento!

60 comentários para “10 Alimentos para seu Cérebro!”

  1. Avatar de Juliana

    “aumento de colesterol, que normalmente é provocado pela fritura, e não pelo ovo propriamente dito.”

    Corrijam ali. …é provocado pelo tipo de óleo vegetal da fritura…

    1. Avatar de Aila Alves

      colesterol é provocado por açúcar!
      Vejam os vídeos de Lair Ribeiro

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva