Para a mulher que gosta de se cuidar

20 Alimentos que Previnem o Envelhecimento Precoce

20 Alimentos que Previnem o Envelhecimento Precoce

Ninguém quer envelhecer rapidamente, não é mesmo? Quanto mais tempo conseguirmos nos manter com aparência jovem, melhor. Hoje é sabido que uma dieta equilibrada diminui em até 80% a mortalidade geral por doenças em geral, ou seja: existe uma relação direta entre a alimentação e a vida longa.

Publicidade

Envelhecimento Precoce

O envelhecimento precoce é um processo degenerativo que aparece antes da idade biológica efetiva do organismo. Acontece em função da alimentação desbalanceada, inatividade física, estresse crônico, poucas horas de sono, excesso de bebida alcoólica, entre outros. Essas situações estimulam um processo oxidativo celular crônico, o que causa esse “envelhecimento antes da hora”.

Os Alimentos e o Envelhecimento

20 Alimentos que Previnem o Envelhecimento Precoce

Todos os alimentos têm a função de fornecer energia ao organismo e participar diretamente como cofatores de reações metabólicas. Portanto, todos eles — se ingeridos de forma balanceada — atuam em conjunto para garantir a longevidade.

No entanto, alguns alimentos são considerados funcionais e têm capacidade maior de proteção ao organismo humano por apresentarem na sua composição mais compostos bioativos.

Confira alguns alimentos que — se ingeridos frequentemente —  ajudam na formação de músculos, melhoria da função cerebral, redução de rugas, fortalecimento do coração, proteção dos ossos, reforço imunológico e combate às inflamações.

1. Abacate

Fruto cheio de gorduras monoinsaturadas, o abacate consegue reduzir o colesterol LDL. O abacate é também rico em ácido fólico, uma vitamina B solúvel em água que ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, um aminoácido que pode dificultar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos.

2. Cúrcuma (Açafrão-da-Terra)

Curcumina é o polifenol que dá a tonalidade amarela ao açafrão, tem propriedades anticancerígenas e efeitos anti-inflamatórios. A cúrcuma é um “tempero milagroso” e ajuda a deter a acumulação de placas amilóides no cérebro, bloqueios minúsculos que podem causar a doença de Alzheimer.

3. Maçã

Uma simples maçã por dia reduz inchaços de todos os tipos, graças a quercetina, um flavonóide que também se encontra na casca da cebola roxa. Quercetina reduz o risco de alergias, ataques cardíacos, Alzheimer, Parkinson, câncer de próstata e pulmão.

4. Couve

A couve é rica em cálcio para a constituição dos ossos, bem como em vitaminas C, ácido folico, ferro, beta-carotina e potássio. O potássio mantem os músculos e nervos em ordem enquanto baixa a pressão arterial. Estudos sugerem que a beta-carotina pode reduzir o risco de câncer do pulmão e da bexiga. Saiba mais sobre a couve.

5. Azeite de Oliva

A variedade extra-virgem é rica em gorduras monoinsaturadas com efeitos benéficos. Os ácidos graxos e polifenóis do azeite de oliva reduzem inflamações nas células e nas articulações.

6. Alho

O alho reduz o risco de câncer na próstata e melhora o funcionamento sexual. Contêm tiamina, riboflavina, cálcio e potássio, sendo também rica em ácido fólico, um tipo de vitamina B que, segundo estudos, baixa o nível do aminoácido homocisteína. Saiba mais sobre o alho.

7. Alcachofra

A alcachofra é rica em fibras e contem mais potássio e magnésio para a formação dos ossos que qualquer outro vegetal. As folhas da alcachofra são igualmente ricas em flavonoides e polifenois, antioxidantes que reduzem o risco de acidentes cerebrovasculares e em vitamina C, que ajuda a manter sistema imunitário.

8. Gengibre

O gengibre é um alimento fantástico: com a substância chamada gingerol (dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos), ele também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal.

9. Canela

A canela é rica em antioxidantes que inibem a coagulação de sangue e o desenvolvimento bacteriano (que inclui o mau hálito). Estudos também sugerem que a canela ajuda a estabilizar o açúcar do sangue, reduzindo o risco de diabetes tipo 2. Saiba mais sobre os benefícios da canela.

10. Ovo

O ovo é um verdadeiro super-alimento. Rico em ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês, potássio… a lista é enorme. A presença em destaque é a da colina, uma das vitaminas do complexo B. O ovo atua na redução da absorção do colesterol LDL, e além de tudo pode reduzir a fadiga muscular.

11. Amêndoas

As amêndoas, ricas em energia, diminuem o colesterol, graças a esteróides vegetais e ajudam os diabéticos, diminuindo o açúcar no sangue. As amêndoas são ricas em aminoácidos que reforçam o crescimento muscular. São também ricas em vitamina E, que reforça as defesas dos raios solares. A vitamina E é um antioxidante que mantém as artérias livres de radicais perigosos. Baixos níveis de vitamina E também estão associados com fraco desempenho da memória e declínio cognitivo.

12. Sementes de Linhaça

Os benefícios da semente de linhaça incluem a defesa do organismo e o retardo do envelhecimento das células. A semente de linhaça é fonte de ômega 3 e seu uso frequente proporciona ao indivíduo a manutenção da saúde e uma melhor qualidade de vida.

13. Tomate

Rico em licopeno, o tomate ajuda reduzir risco de câncer de  bexiga, nos pulmões, na próstata, na pele e no estômago, bem como reduzir o risco de doença arterial coronária e ajudar a eliminar a pele dos radicais livres e do envelhecimento causado pelos raios ultravioleta.

14. Batata-doce

A batata doce ajuda na prevenção da diabetes. Contém glutationa, um antioxidante que pode aumentar o nível de nutrientes no metabolismo, reforçar o sistema imunológico, bem como proteger de várias doenças. A batata doce está carregada de vitamina C, que suaviza as rugas estimulando a produção de colágeno.

15. Alecrim

O alecrim atua como antiinflamatório, relaxante muscular, fortificante, cicatrizante, antisséptico e bactericida. Outra boa notícia é que a erva possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas de nosso organismo.

16. Mirtilo

Este pequeno fruto pode ajudar a prevenir uma série de doenças, desde o câncer a doenças cardíacas. Além de serem ricos em fibras e vitaminas A e C, também contem antioxidantes. É riquíssimo também em antioxidantes.

17. Chá verde

O chá verde tem catequina, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. O chá verde também contem outro antioxidante chamado epigalocatequina galato (EGCG), que pode aumentar a sua saúde cardiovascular e reduzir o risco de aparecimento da maior parte dos tipos de câncer. Saiba mais sobre o chá verde.

18. Cacau

O cacau é riquíssimo em antioxidantes. Posssui  flavonóides, um nutriente natural do cacau, melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, ajudando a aumentar a função cognitiva. Contém também  polifenóis antioxidantes, catequinas, e epicatequinas, além de vitaminas e minerais. Saiba mais sobre o cacau.

19. Cenoura

A cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo por conter excelentes quantidades de betacaroteno. Eficaz em combater os radicais livres, protege também a visão, evitando o aparecimento de doenças como a cegueira noturna e a xeroftalmia. Sua carência contribui para que o indivíduo apresente pele seca e áspera, fissuras nos lábios, dores de cabeça, dores ósseas e ate mesmo dores articulares. A cenoura também contêm boas doses de vitamina C, K e minerais.

20. Ameixas Secas

As ameixas são ricas em cobre e em boro, substâncias que podem ajudar a prevenir a osteoporose. Contêm também uma fibra chamada inulina que, quando processada pelas bactérias intestinais, contribui para um ambiente mais ácido no trato digestivo que, por sua vez, facilita a absorção do cálcio.

31 comentários para “20 Alimentos que Previnem o Envelhecimento Precoce”

  1. Avatar de Teresa

    Muito bom, vários alimentos da lista eu já consumo.

  2. Avatar de Bernardina Molina

    Muito boa reportagem. Parabéns:

    1. Avatar de Nilson Lemos

      Tomo romã tomo acerola amora suco macaúba 56 anos cara 39 anos

      1. Avatar de Irene

        Vc está falando sério? Onde encontro essa macauba

  3. Avatar de Giovana

    realmente minha vida melhorou muito depois que começei a consumir esses alimentos.

  4. Avatar de Antonieta

    Adorei! tem alguns alimentos que já faz parte do dia a dia, mas outros nem tanto, vou incluí-los.

  5. Avatar de Morgana

    Comprei a curcuma depois do artigo que li aqui no site, estou amando…

  6. Avatar de Patrícia

    Estou consumindo linhaça diariamente, é muito bom! Quero comprar a canela e gengibre, sempre ouço maravilhas desses alimentos.

    1. Avatar de Elisangela Maciel De Menezes

      Ótima reportagem, é bom saber que os alimentos que consumimos ajuda a manter nossa saúde.

  7. Avatar de Cristiane Oliveira

    Amei
    Mim sinto outra pessoa!!

  8. Avatar de Rosenyrosa

    😎 eu consumo vários desses alimentos e me sinto bem,
    mais adoreia a matéria.

  9. Avatar de Marcos

    Muito interessante esse artigo.

  10. Avatar de Gabi

    Gente, gostaria de saber se esse site de compras da Natue é de confiança e se alguém aqui compra ou ja comprou na Natue.

    1. Avatar de Ivete Mattos

      Fiz a minha 1ª compra há alguns dias,o atendimento foi ótimo, a entrega foi rápida, como prometido. Gostei muito.

    2. Avatar de Gabriela

      Esses alimentos são excelentes!Recomendo a todos para fazerem uso destes alimentos no seu dia à dia.São muito saúdaveis

  11. Avatar de Joseane

    Muito bom, todos esses alimentos são muito saudáveis.

  12. Avatar de Isabelita

    adorei o artigo… estou precisando incluir esses alimentos na minha saude

  13. Avatar de Gi

    Excelentes dicas.

  14. Avatar de Rosangela

    EXCELENTES DICAS, QUEM SE ALIMENTA BEM VIVE MAIS. 😎

  15. Avatar de Lana Bello

    Celisa carne vermelha e açúcar envelhecem?

    😆

  16. Avatar de Suzana

    AMEI AS DICAS, ALGUMAS JÁ FAZEM PARTE DO MEU COTIDIANO. FICOU FALTANDO INCLUIR A SEMENTE DE CHIA, QUE É UM EXCELENTE ANTIOXIDANTE, ALÉM DA CASTANHA DO PARÁ. 🙂 😀 😉

  17. Avatar de Eliane

    Gostei muito do artigo.
    Consumo uma boa parte da lista

  18. Avatar de Carolina Mendonça

    Olá! gostei do artigo! eu costumo cosnumir muita alcachofra e muita quantidade de aguacate! o aguacate tmb constitui o ingrediente dos cremes de uso para hidratar a minha pele, especialmente Lefery

  19. Avatar de Leda

    😆 Muito bom esse artigo. Alguns desses alimentos vou passar a consumir.
    Obrigada pelas orientações.

  20. Avatar de Arlete

    ADORO AS DICAS ESTOU ADORANDO ,ESTOU USANDO CEBOLA ROXA EM TODAS AS SALADAS,É MUITO GOSTOSA.ESTOU COMENDO MUITA MAÇA QUE EU NÃO COMIA.OBRIGADA

  21. Avatar de Dilane

    Gostei desse artigo, muito bom saber para que serve.

  22. Avatar de Silvina

    Artigo muito interessante. estou feliz por saber que alguns desses alimentos fazem parte da minha dieta e elevou o meu alto estima.

  23. Avatar de Raquel Thalia

    Excelente matéria. Amo ler sobre alimentos nutritivos e que beneficiam à saúde do nosso corpo. ?????

  24. Avatar de Alexandre Silva

    Amei. Muito bom seu post !!! obrigado… Alexandre ( http://www.barrigachapada.com.br )

  25. Avatar de Euclaudio Lima

    MUITO BOM SABER A ENPORTANCIA DOS ALIMENTOS SALDAVES

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva