Para a mulher que gosta de se cuidar

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

Existe muitos alimentos por aí que se passam por “saudáveis”, mas que no fundo são verdadeiras bombas! Você sabe quais são? Conheça e não caia em ciladas para sua saúde.

1. Cereal Matinal

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

Já reparou no que sobra no saquinho quando acaba o cereal do seu filho? Açúcar puro. Pode ser uma boa fonte de energia, já que cada grão do cereal é um grão de milho, mas só. É possível conseguir a mesma quantidade de carboidratos em outros alimentos, como pão integral e mingau. Há, no entanto, opções sem açúcar (em geral, destinadas aos adultos). Nesses casos, você pode adicionar uma fruta, como banana ou morango, se quiser deixar a mistura mais docinha.

2. Barrinha de Cereais

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

Elas prometem ser uma ótima opção para o lanche porque são práticas de armazenar e contêm fibras – nutrientes que aumentam a sensação de saciedade, dão energia e ajudam no funcionamento do intestino e na absorção de gorduras. Pelo menos na teoria. Especialistas alertam que muitas das barrinhas de cereais que existem no mercado são, na verdade, ricas em açúcar e sódio. Para saber se a é o caso, compare os ingredientes que estão no rótulo. O que vem primeiro é o que está em maior quantidade, então procure marcas em que a fibra esteja no começo da lista. Prefira as de fruta, que são menos gordurosas, e as que contêm flocos de milho, mel, aveia e castanhas.

3. Suco de Caixinha

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

Algumas dessas bebidas, também chamadas de néctar de fruta, têm tanto quanto ou até mais açúcar do que os refrigerantes. São até duas colheres de sopa a cada 200 ml, além de uma quantidade grande de sódio, substância que, em excesso, pode sobrecarregar os rins. Os corantes e aromas também aparecem no suco de caixinha (inclusive nos de soja), ou seja, mais química ainda. A saída é alterná-lo com o suco natural (ou água mesmo!).

4. Peito de Peru

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

Apesar de ser visto como uma alternativa melhor do que o presunto, os dois têm a mesma quantidade de sódio e gordura porque são uma mistura de carne e pele  do animal. E o pior: para conservar o produto, as indústrias usam nitritos e nitratos, substâncias químicas que, segundo algumas pesquisas, podem causar câncer se consumidas de forma prolongada. Por isso, libere esses alimentos embutidos ou processados (e, nessa categoria, entra também a salsicha e a mortadela) no máximo uma vez por semana, de preferência a versão sem capa de gordura.

5. Sobremesa Láctea

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

As sobremesas lácteas, como o queijo petit suisse, ou aquelas sabor chocolate ou baunilha, fazem sucesso com as crianças porque são bem docinhas e saborosas. Mas não se engane pela aparência de iogurte, pois elas têm bem menos quantidade de cálcio, são bem mais gordurosas e têm pouca proteína. Ao contrário das frutas, mais nutritivas, muitas dessas sobrememsas contêm aromas e corantes artificiais. Eles devem ser evitados principalmente nos primeiros anos de vida, pois estão relacionados a uma série de problemas – de alergia à hiperatividade.

6. Leite de Soja

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

A soja é muitas vezes vista como uma opção saudável, mas isso nem sempre é verdade. A soja pode ser tão alergênica quanto a lactose presente no leite. Isso sem falar que a grande maioria de nossa soja é transgênica, sem se ter muita certeza das consequências de longo prazo disso. A soja é uma proteína de difícil digestão, por isso, pode causar alergias alimentares em crianças menores de dois anos, que têm um sistema digestivo imaturo. Alguns especialistas até questionam o nome “leite de soja”, já que este não oferece os mesmos nutrientes que o leite comum.

7. Bisnaguinha

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

Se você já ouviu falar que pão francês faz mal, é por que não conhece a bisnaguinha! Ela é molinha e fofinha graças a muita gordura hidrogenada! Esse tipo de pão é feito de farinha branca e açúcar, ou seja, tem poucos nutrientes e nada de fibras. Não faz tanto mal comê-lo no máximo uma vez por semana, mas, nos outros dias, opte pela versão integral ou de fôrma, recheando com requeijão ou até geleia. Os pães de padaria ou feitos em casa, naquelas panificadoras portáteis, também são ótimos substitutos, pois têm menos conservantes.

8. Empanados de Frango

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

Parece carne de frango, mas o empanado é o que os nutricionistas chamam de compensado: uma mistura de ingredientes nada nutritivos, como partes “estranhas” de frango, pele, farinha e leite em pó. Então, mesmo que você faça assado em vez de frito, ainda assim ele não é saudável. Para piorar, o que dá gosto à mistura é o glutamato monossódico. A substância realça o sabor e interfere no paladar, deixando a papila gustativa acostumada a esse tipo de alimento. Muitas vezes o empanado industrializado é usado como substituto da carne de boi ou de frango, que são proteínas completas, só que eles nem de longe são equivalentes.

9. Produtos Light e Diet

Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

Se você tinha a impressão de que poderia consumi-los sem restrições, esqueça. Os Diet e os Light são indicados apenas em casos de doenças como obesidade e diabetes. Achar que eles podem ser servidos à vontade, já que têm menos açúcar e gordura, é um erro. Isso porque o fabricante normalmente adiciona muito sódio para preservar o sabor. Então, se for para escolher, melhor ingerir uma quantidade menor da versão tradicional do que o dobro da Light.

E você? Já caiu em alguma dessas ciladas? Conhece algum outro alimento que merece estar nesta lista?

75 comentários para “Alimentos que parecem saudáveis, mas não são!”

  1. Avatar de Miriam

    To passada como somos enganados por esses produtos…. Obrigada por esse post!!!! Agora quando for ao supermercado a atenção aos alimentos industrializados será redobrada

  2. Avatar de Fátima

    Obrigada pelas informações, ficarei mais atenta quando for ao supermercado .

  3. Avatar de Silvana Ricceto

    Bom se vc for parar para pensar tudo que comemos hoje é prejudicial a saúde,todos os alimentos embalados,enlatados etc. estão cheios de conservantes,corantes,agrotoxico etc… acho que só poderíamos ter a certeza de comer bem se plantássemos nossos próprios alimentos(verduras,legumes e frutas) sabemos que é inviável e seria impossível isso,pra ser sincera se formos levar tudo ao pé da letra não comeremos mais nada e ficaríamos seres humanos infelizes,deprimidos e não realizados. conclusão ponderar as quantidades com consciência não fara mal a saúde.

  4. Avatar de Eldim

    meu deus do ceu to impressionado com a mentira da industria alimenticia

  5. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    nossa q interessante, achei que esse alimentos fazia bem para nossa saúde,principalmente o peito de peru jurava q trazia benefícios para nós,gostei muito do artigo e obrigado pelas orientações.

    bjusssssssss

  6. Avatar de Cris Almeida

    gente eu estou horrorizada, dou cereal todo dia para meu filho de 4 anos, eu e meu mario comemos barrinhas de cereal, e eu consumia todos citados acima por ser dito que era saudaveis 😕

  7. Avatar de Elza

    Obrigada pelas informações, assunto muito importante em se tratando de alimentação.

  8. Avatar de Marcia Cristina

    É SEMPRE BOM SABER COMO OS ALIMENTOS FUNCIONAM NO NOSSO ORGANISMO.

  9. Avatar de Vera Lucia

    Sou da mesmíssima opinião da Silvana Ricceto.
    Não podemos nos tornar neuróticos em relação aos alimentos.

  10. Avatar de Fernanda

    Achei bem feito para aqueles que acham que são saudáveis só porque tomam suco de caixinha rsrs.

  11. Avatar de Francisca Candida Jesus

    Raramente consumo estes lanches citados, nunca tive certeza que fossem saudáveis
    está difícil largar o leite desnatado e o pão integral no café da manhã e tarde.

  12. Avatar de Ci

    O ruim eh que na opcao da bisnaguinha, que voces colocam o requeijao como opcao para rechear outro tipo de pao… mas requeijao eh gordura hidrogenada tb… nao?

    1. Avatar de Ci

      O ruim eh que na opcao da bisnaguinha, que voces colocam o requeijao como opcao para rechear outro tipo de pao… mas requeijao eh gordura hidrogenada tb… nao?
      O que eu acho muito ruim, é que cada um diz uma coisa, um contradiz o outro… numa hora, a manteiga p exemplo é o vilão, na outra é o herói… mas nesse caso vcs se contradisseram na mesma informação… vai entender….

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva