Existe muitos alimentos por aí que se passam por “saudáveis”, mas que no fundo são verdadeiras bombas! Você sabe quais são? Conheça e não caia em ciladas para sua saúde.
1. Cereal Matinal
Já reparou no que sobra no saquinho quando acaba o cereal do seu filho? Açúcar puro. Pode ser uma boa fonte de energia, já que cada grão do cereal é um grão de milho, mas só. É possível conseguir a mesma quantidade de carboidratos em outros alimentos, como pão integral e mingau. Há, no entanto, opções sem açúcar (em geral, destinadas aos adultos). Nesses casos, você pode adicionar uma fruta, como banana ou morango, se quiser deixar a mistura mais docinha.
2. Barrinha de Cereais
Elas prometem ser uma ótima opção para o lanche porque são práticas de armazenar e contêm fibras – nutrientes que aumentam a sensação de saciedade, dão energia e ajudam no funcionamento do intestino e na absorção de gorduras. Pelo menos na teoria. Especialistas alertam que muitas das barrinhas de cereais que existem no mercado são, na verdade, ricas em açúcar e sódio. Para saber se a é o caso, compare os ingredientes que estão no rótulo. O que vem primeiro é o que está em maior quantidade, então procure marcas em que a fibra esteja no começo da lista. Prefira as de fruta, que são menos gordurosas, e as que contêm flocos de milho, mel, aveia e castanhas.
3. Suco de Caixinha
Algumas dessas bebidas, também chamadas de néctar de fruta, têm tanto quanto ou até mais açúcar do que os refrigerantes. São até duas colheres de sopa a cada 200 ml, além de uma quantidade grande de sódio, substância que, em excesso, pode sobrecarregar os rins. Os corantes e aromas também aparecem no suco de caixinha (inclusive nos de soja), ou seja, mais química ainda. A saída é alterná-lo com o suco natural (ou água mesmo!).
4. Peito de Peru
Apesar de ser visto como uma alternativa melhor do que o presunto, os dois têm a mesma quantidade de sódio e gordura porque são uma mistura de carne e pele do animal. E o pior: para conservar o produto, as indústrias usam nitritos e nitratos, substâncias químicas que, segundo algumas pesquisas, podem causar câncer se consumidas de forma prolongada. Por isso, libere esses alimentos embutidos ou processados (e, nessa categoria, entra também a salsicha e a mortadela) no máximo uma vez por semana, de preferência a versão sem capa de gordura.
5. Sobremesa Láctea
As sobremesas lácteas, como o queijo petit suisse, ou aquelas sabor chocolate ou baunilha, fazem sucesso com as crianças porque são bem docinhas e saborosas. Mas não se engane pela aparência de iogurte, pois elas têm bem menos quantidade de cálcio, são bem mais gordurosas e têm pouca proteína. Ao contrário das frutas, mais nutritivas, muitas dessas sobrememsas contêm aromas e corantes artificiais. Eles devem ser evitados principalmente nos primeiros anos de vida, pois estão relacionados a uma série de problemas – de alergia à hiperatividade.
6. Leite de Soja
A soja é muitas vezes vista como uma opção saudável, mas isso nem sempre é verdade. A soja pode ser tão alergênica quanto a lactose presente no leite. Isso sem falar que a grande maioria de nossa soja é transgênica, sem se ter muita certeza das consequências de longo prazo disso. A soja é uma proteína de difícil digestão, por isso, pode causar alergias alimentares em crianças menores de dois anos, que têm um sistema digestivo imaturo. Alguns especialistas até questionam o nome “leite de soja”, já que este não oferece os mesmos nutrientes que o leite comum.
7. Bisnaguinha
Se você já ouviu falar que pão francês faz mal, é por que não conhece a bisnaguinha! Ela é molinha e fofinha graças a muita gordura hidrogenada! Esse tipo de pão é feito de farinha branca e açúcar, ou seja, tem poucos nutrientes e nada de fibras. Não faz tanto mal comê-lo no máximo uma vez por semana, mas, nos outros dias, opte pela versão integral ou de fôrma, recheando com requeijão ou até geleia. Os pães de padaria ou feitos em casa, naquelas panificadoras portáteis, também são ótimos substitutos, pois têm menos conservantes.
8. Empanados de Frango
Parece carne de frango, mas o empanado é o que os nutricionistas chamam de compensado: uma mistura de ingredientes nada nutritivos, como partes “estranhas” de frango, pele, farinha e leite em pó. Então, mesmo que você faça assado em vez de frito, ainda assim ele não é saudável. Para piorar, o que dá gosto à mistura é o glutamato monossódico. A substância realça o sabor e interfere no paladar, deixando a papila gustativa acostumada a esse tipo de alimento. Muitas vezes o empanado industrializado é usado como substituto da carne de boi ou de frango, que são proteínas completas, só que eles nem de longe são equivalentes.
9. Produtos Light e Diet
Se você tinha a impressão de que poderia consumi-los sem restrições, esqueça. Os Diet e os Light são indicados apenas em casos de doenças como obesidade e diabetes. Achar que eles podem ser servidos à vontade, já que têm menos açúcar e gordura, é um erro. Isso porque o fabricante normalmente adiciona muito sódio para preservar o sabor. Então, se for para escolher, melhor ingerir uma quantidade menor da versão tradicional do que o dobro da Light.
E você? Já caiu em alguma dessas ciladas? Conhece algum outro alimento que merece estar nesta lista?
Muito bom! Sempre achei que diet era melhor, mas de uns tempos para cá só tenho confirmado que não. como barrinha se cereal achando que é saudável… 🙁
A soja é uma das grandes enganações, tido como um alimento bom, é uma porcaria e ainda transgênica.
Muito bom esse artigo!
Eu como o peito de peru, como se fosse super saudável, então não é?
Se você comer o peito de peru puro, sem aditivos, é saudável, mas o problema é o sódio e os conservantes que colocam.
Olá
E o fiambre de peru?
´Tem menos sódio que os outos?
Qual o melhor?
Então a verdade é uma só ,nesse mundo onde todo mundo faz trapaça não temos nada
saudável….
Excelente postagem, algumas coisas sempre desconfiei
não comerei mais peito de peru 👿
Excelente artigo! Já sabia isso pela minha nutricionista mas ninguém quase nunca toca nesse assunto e o seu blog chegou lá! Ah! Que tal se você incluísse a margarina? Ela também estaria nesse grupo não é? Beijos e de novo, parabéns!
Oi Flávia, na verdade já é de conhecimento de todos que a margarina não pode nem ser considerada alimento, de tão ruim. Mas vc está falando daquela Becel que é boa para o coração e tal??? É tudo a mesma coisa, não existe margarina saudável. Bjo
Muito legal, não sabia dessas informações.
É bem isso mesmo!!!!
Um alimento que acho que deveria incluir nessa lista é o leite, tido como saudável, mas só prejudica nossa saúde.
Sim Michele, vc tem toda razão o leite se enquadraria perfeito, já estou vendo que vou fazer outro post desses com mais alimentos.
Oi Celisa,
Achei interessante os comentários de alimentos que parecem saudáveis. Mas… como ficaria p/ mim ???? Não como carne vermelha, de frango só de vez em quando… ovo não sei se é boa opção, leite não tomo, incluí o peito de peru e o leite de soja como fonte “saudáveis ” de proteínas …. e agora ? Por favor faça um trabalho sobre proteínas saudáveis …. vai ser muito bom!!!!
Obrigada
Patrícia
Excelente Celisa, nota 10, sempre tenho a impressão que estou sendo enganada.
Caí na cilada do peito de peru 😉
Eu tb já 🙂 a próxima vez leia os ingredientes.
Adorei artigo, consumo quase tudo dessa lista achando que era bom, vou tomar mais cuidado
Muito bom.
Vou prestar mais atenção na hora de consumir alguns produtos.
Nossa, no fim, não sabemos mais o que devemos ou não comer.
Oi celisa adorei! Tenho uma duvida:
Como cereal tdo dia e adoro.no meu caso como sem açucar si com leite o nesfit q é una mistura de milho arroz e trigo.
Ele nao faz bem pra digestao? Por favorr conente
Mariana, como eu não conheço esse cereal, eu sugiro que leia os ingredientes, assim vc saberá se é saudável ou não.
Dica: o primeiro ingrediente é o que mais tem. Quanto menos ingredientes tiver, melhor e quanto mais, pior.
Quanto a fazer bem para digestão, é vc que tem que analisar, veja como vc se sente. Se se sentir mal, evite.
Acho que mesmo que o cereal seja sem açucar não é bom, muitos nutri condenam esse alimento.
oi ! o peito de peru, foi indicado para minha filha por uma nutricionista…. é complicado mesmo …..
Além desses, ainda tem o leite de vaca, os fabricantes dizem ser saudavel, mas não presta para consumo humano.
Folhetim muito bom, gosto de entrar a qui e conferir as novidades.
Gostei muito desse post, dessa lista, só a bisnaguinha e a soja que não como, sempre estou atras dos diet 🙂
Barrinha de cereal, bisnaguinha, soja e empanado eu já sabia que era porcaria, o resto surpreendeu.
Muito bom o artigo. Vou tomar mais cuidado, principalmente na bisnaguinha, no iogurte light e o empanado que a minha filha de 4 anos adora. 😉
Já havia sido alertada quanto a isso. Diminuí bastante o consumo de alguns alimentos, como presuntos (sal), sucos de caixinha, inclusive o de soja, que vinha tomando após entrar na menopausa. Evito consumir em casa, deixando para ocasiões em que não tenho opção ou em festas, por exemplo.
Beijo
Então os Ades da vida né, que é tido como saudável, mas não é… uma boa dica antes de comprar os alimentos é sempre ler os ingredientes, tem muita diferença de alimento para alimento.
O ideal é sempre comprar os alimentos na forma mais natural posssível, quanto mais ingredientes, pior são.
Excelente Celisa, eu tenho ficado mais consciente e lendo os ingredientes, realmente é de ficar de cabelo em pé, é muita porcariada que colocam nos alimentos. Amei o post
Faça sua coalhada. Fica ótimo, pode bater no liquidificador com ameixa ou damasco.
Também fica ótima batida com gelatina.
Adorei o post, nota 10!
É bem assim mesmo, pensamos que estamos nos alimentando bem no fim é tudo sacanagem das industrias
Excelente artigo! Acrescento pão integral (maior enganação), margarina (sinônimo de família feliz nos comerciais) e leite!!!
Parabéns amei as dicas destes itens que vc sabiamente
citou já não gostava de consumir
Uma observação em relação à soja: a matéria deve estar se referindo à soja brasileira.
É sabido que as orientações, que ingerem a soja a vida toda, não têm os sintomas do climatério apresentado pelas mulheres ocidentais. Portanto, percebo que não é a soja que parece saudável mas não é e sim a soja brasileira, modificada.
… é sabido que as orientais, que ingerem …
Amo empanados de frango, mas sou bem ciente que é uma porcaria
Excelente!!!!! é bem isso mesmo, faltou o leite e o café, que tb é porcaria.
Tb achei bem interessante, parabéns ao blog, isso nos faz pensar melhor no que estamos comendo.
Eu sugiro que sejam incluidos na lista
espinafre: se comido cru é tóxico
melancia: maior indice glicemico
iogurte: muitas porcarias incluidas
leite: outra bomba para o corpo
carne vermelha: dizem que é saudavel, mas causa cancer.
Legal Rubinha, gostei das suas colocações
Parabéns pelo artigo! 😀
Barrinhas de cereal de peito de peru. Não acredito :/
😆 Bom demais o artigo…como nos enganamos, muitos alimentos que damos preferência por pensar que nos farão bem.
Parabéns a esse blog que tras só coisas boas para nossa saude. Adoro vcs
Certamente o leite e a carne vermelha deveriam entrar nessa lista, infelizmente
Eu não tomo leite, mas comia ele em bolo e em pratos que vão leite e a doutora me proibiu tomar qualquer tipo de leite porque ele incha a barriga e atrapalha com o tratamento de fungos. Eu comprava barrinha de cereal e acho muito doce que eu acho muito enjoativo e até parei de comprar.
Além do leite, carne vermelha e açúcar, que não foram incluídos, tem os adoçantes.
Deveríamos tentar apreciar o sabor natural dos alimentos. Intervenções como sal, açúcar, adoçantes, temperos de caixinha, são verdadeiras bombas.
Todo cuidado é pouco.
Quanto a soja, prefiro comprá-la em pó e daí fazer o leite, misturado com água e/ou gergelim, acrescido de frutas como banana ou mamão.
Leite e carne vermelha sempre foram tidos como saudáveis, mas açucar??? desde quando? Adoçante tb nunca foi visto como saudavel
Poxa… Vários aí eu não sabia. Ótimas explicações. Bjs
Meninas!!!!
Fiquem longe do leite de soja…Já tem informações de que é friiiiia!!!!
carne vermelha, entãoooo….nada a ver!
Que pena….Logo precisaremos viver apenas do ar….desde que encontremos um local não poluído…..difícil!!!!
Olá adorei o post !!
O petit suisse me surpreendeu adooooooooro rsrsrs
Um alimento que pode incluir é a carne de soja. Já li em um blog de comida vegana, que nada mais é que o resto do farelo de soja que depois de moída – para ser retirado o óleo – se torna a “saudável” carne de soja …
Achei ótimo seu post.
Meu filho come demais peito de peru e eu vivo dizendo que não faz bem. Beijos.
Achei ótimo,mas vc falou de soja transgênica e o milho? Inclusive os industrializados de milho como a farinha. polenta e outros vem com um triângulo amarelo com um T, bem pequeno, inclusive o óleo de soja. Li uma reportagem que cobaias ficaram deformadas ao consumirem por um bom tempo o milho transgênico e seus derivados. Deveria ser um Alerta.! 😕
nossa !!+sempre desconfiei de todos esses alimentos principalmente da barra de cereal
e do leite de soja parece pesado demais
PERFEITO POST
Mulherpreparada.blogspot.com.br
Acho que o pão integral, leite e carne vermelha deveriam entrar na lista 😆
Não está claro porquê o pão integral deveria entrar na lista.
Alguém sabe a razão?
Grata