Muito se fala sobre a importância da alimentação para manutenção do peso e a prevenção de doenças, mas o que nem todo mundo sabe é que ela influencia até mesmo a sua aparência.
Em primeiro lugar, o que nossa pele não precisa é de açúcar e carboidratos altamente glicêmicos como arroz, massas e batatas. O açúcar (e os carboidratos — alimentos que se convertem em açúcar) são potentes agentes inflamatórios e, em consequência, figuram na lista dos maiores inimigos da pele. Consumir grandes quantidades de açúcar, pode levar à má oxigenação celular e, consequentemente, ao envelhecimento precoce.
Felizmente, também é possível contar com uma grande variedade de nutrientes que estimulam a produção de colágeno da pele e combatem radicais livres, impedindo a degeneração celular.
Quais são os bons alimentos e onde é possível encontrá-los?
Os nutrientes a seguir estimulam a produção de colágeno e combatem radicais livres da pele.
Licopeno
Poderoso antioxidante, o licopeno está presente em alimentos de cor vermelha, como melancia, goiaba e, principalmente, tomate. Ele potencializa a ação das enzimas que combatem radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, estudos mostram que ele pode ser um eficaz protetor contra os raios solares. Prefira investir em molhos e extratos de tomate, pois o nutriente é melhor absorvido quando cozido ou processado.
Ômega 3
Muita gente não sabe, mas a gordura insaturada é fundamental para se ter uma pele bonita. A deficiência desse nutriente deixa a pele ressecada, pois sem gordura ela não é lubrificada adequadamente. Ingira alimentos como: peixes — como salmão e atum — e alimentos como castanha do Pará e amêndoas. Todas essas opções são ricas em Ômega-3, uma gordura poli-insaturada.
Betacaroteno
Assim como o licopeno, o betacaroteno faz parte da família dos carotenoides, e é o principal precursor da vitamina A. Ele pode ser encontrado em alimentos amarelados ou alaranjados, como cenoura, abóbora e batata-doce. Sua principal atuação é como antioxidante, combatendo alterações celulares que poderiam levar ao envelhecimento da pele. A vitamina A, por sua vez, auxilia na restauração de lesões da pele e equilibra a produção de secreções das glândulas sebáceas, o que dificulta o entupimento ou a inflamação dos poros, que poderia causar espinhas.
Proteínas
A ingestão de proteínas é fundamental para a produção de colágeno. Deixar de comer proteínas de alta qualidade resulta na quebra das células e na incapacidade do corpo em restaurá-las. Esse é um dano desnecesssário e 100% evitável. Para serem aproveitadas pelo organismo, entretanto, elas precisam ser quebradas em pequenas unidades chamadas aminoácidos. Os alimentos que possuem maior variedade de aminoácidos (os quais nosso corpo não consegue produzir sozinho) são as carnes, o leite e ovos. Por isso, vale a pena incluir porções desses itens no cardápio. Para vegetarianos, o que mais se aproxima desses alimentos é a soja. Também é possível aumentar a oferta desses nutrientes consumindo o tradicional arroz com feijão que, juntos, constituem uma refeição altamente nutritiva.
Flavonoides
Flavonoides são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ser encontradas em frutas secas, no chá verde, na uva e até no chocolate amargo. Esses nutrientes agem sobre as enzimas que combatem os radicais livres, impedindo a deterioração celular. Eles ainda são fundamentais para a absorção de vitamina C, que estimula a produção de colágeno. Esta, por sua vez, pode ser encontrada em frutas cítricas, como a laranja e o limão.
Probióticos
Probióticos são alimentos que possuem micro-organismos vivos em sua composição. Tal característica faz com que ele ajude a repor as bactérias benéficas no corpo, o que indiretamente leva a uma melhora da pele como um todo. Pessoas com problemas gastrointestinais estão mais propensas a sofrer com acne e outros problemas de pele. Boas fontes de probióticos são iogurtes e leites fermentados.
Vitamina E
A vitamina E é um antioxidante que está presente em vegetais de cor verde escuro, como o espinafre, a couve e o agrião. Ela protege as células da ação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o nutriente auxilia na ação da vitamina A, importante para a formação da camada de gordura natural da pele. Óleos vegetais também são boas fontes da vitamina, por exemplo óleos de soja, cártamo e girassol. Note entretanto que esses óleos não podem ser submetidos a altas temperaturas para não perder as vitaminas.
Como mamão e iogurte todos os dias, minha pele é muito boa.
Muito bom o artigo, vou incluir alguns alimentos, eu já tomo o omega 3 e vitamina E
Há mais ou menos 2 mêses eu fui a uma nutricionista e como eu estva com a pele fácida ela me recomendou comer proteina, carne… eu comia quase nada de proteina
Hj que como carne todos os dias já noto melhora significativa na pele, está mais firme.
Muito bom o artigo, esses dias mesmo eu estava com essa dúvida e gostaria de saber o que comer para melhorar a nossa pele e cabelo, já que a beleza vem de dentro…
Amei, esse artigo, tenho arlegia a glute e não como arroz, é por isso que aparento ter menos idade que minha irmã mais nova, ela pira com isso. Beijos amo vcs
Rosi, arroz não tem glúten. Os alimentos que contém glúten são aqueles feitos a base de trigo, centeio, cevada e aveia. Alguns alimentos industrializados também contém glúten, por isso você deve ficar atenta aos rótulos, pois é obrigatório a declaração “contém ou não contém glúten”.
Celisa, muito bom o artigo, eu estou tentando me alimentar melhor e grande parte desses alimentos já fazem parte da minha dieta.
Acho que vou tomar a vitamina E, sempre ouvi dizer que é ótima para pele 🙂
O MELHOR PARA PELE ALÉM DA BOA ALIMENTAÇÃO, É BEBER BASTANTE ÁGUA. 😉
E para aqueles que não comem carne? Agora entendi porque sou flácida 🙂
A questão não se resume a um único alimento.
Quem se empanturra de carne e não ingere frutas, cereais, verduras e alimentos integrais, certamente têm uma pele em mau estado.
Aparento pelo menos uns 12 anos a menos e meu consumo de carne e leite é mínimo. Mas, por outro lado, invisto em aveia, amaranto, gérmen de trigo, frutas e folhas.
Tenho 52 anos, mas ninguém acredita quando fala.
Os fatores hereditários também devem ser considerados.
Complemento o que eu disse:
Já tomei o Exynutriment, Vit. E, Pill Food, Innèov, Exímia (separadamente). Agora tomo um medicamento similar aos citados que comprei no exterior. Experimentei por um mês, antes desse medicamento, um suplemento da Sanavita para pele. Como agora retornei com o colágeno, parei com ele.
Conclusão: São várias ações que se complementam. Também ingiro suco verde ou suco de pepino.
😆 A dois meses fiz uma plastica no rosto,quais os cremes recomendados para usar.
Querida, por enquanto somente aqueles que o cirurgião indicar, ou o seu dermatologista que estará ciente da sua cirurgia. Eles dirão o que pode usar, quanto, quando e por qual período. A exceção quanto a escolher você mesma os produtos, ocorreria somente no caso de ter sido liberada pelo médico.
Por mais que a sua recuperação esteja bem, dois meses penso ser cedo para usar quaisquer produtos sem a indicação do médico.
Boa sorte!
Excelente post, consumo todos os alimentos, inclusive estou tomando cápsulas de omega 3 a 4 meses… ótimo
Muito bom!!! Minha irmã é vegetariana e isso explica porque ela é flácida e tem rugas, proteínas é tudo!!!
Interessante!
Tenho 43 anos e tenho muitas rugas, o que posso fazer para acabar coma s rugas, existe algum creme?
Sim, há os que nutrem a pele, atenuando o problema. Mas os procedimentos médicos sempre são mais eficazes e visíveis. Não falo somente de uma cirurgia, mas de procedimento como aplicações de ácidos, preenchimentos, botox, etc.
Procure um bom cirurgião plástico para realizar qualquer procedimento médico mais invasivo na sua pele, e certifique-se previamente de que ele inclusive faça parte da Sociedade Brasileira de Cir. Plástica. Nesse site, mediante o nome/CRM, descobrirá.
Boa sorte!
Ôpa, estou bem na fita.
Consumo diariamente pelo menos 90% dos alimentos recomendados e não tenho a pele
flácida, mas confesso que tomo todos os dias colágeno em pó hidrolisado e o famoso Exynutriment, recomendo.
Bjs
Olá amigas, belo texto, gostei de saber que esses alimentos fazem bem a pele…
estou com a susana, minha alimentação é igual a dela , mas confesso que não tenho a mesma pele , acho que o meu caso é de genética e só tem solução com cirurgia plástica rs………
Onde encontro o colágeno em pó hidrolisado e o famoso Exynutriment que a susana recomenda, achei a dica interessante.
Bjs
Muito boa estas dicas, depois que comecei a seguir BeS estou me alimentando bem melhor, me cuidando mais e levando um vida mais saudável.
Obrigada Celisa, vc é um amor, parabéns por melhorar nossas vidas!
Bjo
De todos esses alimentos o único que não costumo comer é o omega 3, acho que vou comprar as acpsulas e tomar
Oiee adorei o testo, era o que eu queria saber, bona alimentos para nossa pele.
Vou comer mais carne… principalmente mais carne vermelha que como raramente
🙂 pra variar, excelente artigo…
até que me alimento direitinho…. só falta investir nos probióticos…
obrigada pelas dicas…
Olá!desejo fazer um comentário e dar uma dica;sou vegetariana mas como peixe,a minha pele é linda e aparento 10 anos a menos. Dica para quem quer emagrecer:misturar 1 colher das de chá,de canela em pó no café da manhã e no lanche,isso basta para não sentir fome durante todo o dia!!!
Hortência, se você come peixe, você não é vegetariana (peixe não é vegetal)… Você pode não comer carne vermelha, mas peixe é animal, portanto, você come carne…
Acho muito legal abolir a carne vermelha (pra quem consegue)…
Gostei da dica da canela…
Não há diferença entre comer carne ‘branca’ ou carne ‘vermelha’. Carne é carne. E você estará consumindo carne se comer carne, não imoprta a cor ou de que animal.
Todo animal criado em grande escala em granjas/fazendas/criadouros, etc, está passível de conter hormônios e/ou antibióticos, etc. E todos eles estarão recheados da adrenalina descarregada pela proximidade do abate.
Portanto, carne isso ou aquilo é mito, sendo a única diferença entre elas talvez o corte se privilegia ‘tecidos magros’ e o modo de preparo.
Se for pensar nas químicas e antibióticos, ninguém come nada
Exatamente.
D+ seu post Celisa, carne vermelha não gosto , frutos do mar não suporto, agora frutas, legumes leite derivados do leite e o chocolate esses eu gosto mesmo!
Como ja estou na terceira idade vou perguntar p o medico sobre omega 3. vitamina E eu ja tomo…Celisa e meninas , uma semana abençoada..
Abraços
…puxa, quanta informação interessante. 😉
Parabéns Celisa!
Bjs.
Gostei, vou passar a cosnsumir mais esses alimentos. Muito bom o artigo
Me alimento bem, mas ultimamente tenho ingerido poucas frutas. O calor excessivo desta época interfere no meu apetite.
Bom saber sobre estes alimentos!
Beijo
Olá, gostei demais do post de hj, justamente porque eu estava pensando esses dias se existia alimentos que pudessem ajudar na pele. Estou aos poucos melhorando minha alimentação, mas ainda preciso melhorar mais… estou chegando nos 30 e agora preciso me cuidar. Já aprendi muitas coisas nesse blog que tanto amo, mas agora vou levar mais a sério, ontem percebi ruguinhas no meu rosto e fiquei triste.
Amo mamão, uva, leite de soja, e outras coisas citadas no post. Porém odeio, espinafre e peixe! Não dá, mesmo que eu queira, fico com vontade de vomitar.
Achei o post bem interessante, informativo e não cansativo, haha.
Beijos (:
http://docemetafora.blogspot.com.br
Muito bom!!! Gostei das informações, me alimento de quase tudo só não como vegetais verdes, é bem raro
Eu já tinha feito uma pesquisa antes e já sabia dos benefícios do betacartono e do licopeno, bom saber dos demais.
Lendo as informações desse post noto que me alimento mal, não é a toa que tenho notado mais ruguinhas em mim com apenas 36 anos… me animei para melhorar minha alimentação, esse blog me inspira.
Muito interessante essa dica dos flavonóides, eu não sabia…
Estou super feliz que consegui emagrecer 17 kilos desde dezembro, só comia porcarias, agora me alimento bem, e faço exercícios
gostei muito ,não sabia que esse alimentos são taõ inportante para nossa saúde,
Mas o ômega 3, pelo fato de ser um óleo, não aumentaria a oleosidade da pele?
Se tenho pele oleosa, seria ruim ingeri-lo?
Adorei o artigo!
Gostei muito do post, pois gosto e como diariamente o tomate e cenoura como salada, sou pobre em proteínas, por teimosia mesmo. Mas senti a necessidade de me alimentar melhor depois que tive ataques de gastrite, por trabalhar em uma lanchonete famosa e só comer lanches. Parabéns pelo post
Alem dessas maravilhas citadas aqui,por sinal uma matéria exelente, parabéns a equipe, eu como tres qualidades de fruta ao longo do dia, não gosto de açúcar e incluo stévia como adoçante e não tenho gripe a anos.
Não é à toa que minha pele e cabelos, mesmo aos 50, continuam viçosos, estes alimentos sempre fizeram parte de minha alimentação.
Desde criança a refeição em casa era composta por: arroz, feijão, verduras ou legumes cozidos, saladas cruas e pouca carne.
Nos lanches, frutas variadas…
Hoje, aboli refrigerantes, já consumia pouco!
Muito boa a matéria!
Sempre sofri com intestino preguiçoso e isso refletia negativamente na minha pele, que naturalmente já é bem oleosa.
As frutas e o iogurte ajudam muito, mas ainda pra mim não foi suficiente, comecei a incluir granola e linhaça na alimentação (principalmente com iogurte) e super recomendo!!! Hoje nem preciso ingerir diariamente, meu intestino finalmente se equilibrou e minha pele melhorou muito 🙂 Aconselho esse tratamento simples pra quem já sofreu ou sofre com esse tipo de problema 😉
Muito bom e fundamental esse documentário adorei!
Adorei o post Parabéns Celisa!!!
Adorei….os posts !! Estão de parabénsss… Beleza e Saúde e toda a equipe!!
Agora sim, minha alimentação vai melhorar!!
Desde já agradeço.
Muito Interessante !!! GOSTEI
Vou tentar aplicar estes conselhos ….. talvez aparento para muitos ser mais velha.
Isto tem me incomodado profundamente.
Gente, sou vegetariana e não sou flácida e tenho uma ótima pele , consumo aveia, suco verde , pepino , germe de trigo e muito pouco lactios. Como muitos vegetais, frutas e castanhas.
é ótimo termos uma alimentação diversificada(quanto mais consumirmos produtos vegetais e com casca melhor).
Muito boa matéria, execelente dicas. Valeu ..
bjuss 😉
Gostei muito da materia.
tenho flacidez perto da boca, a pele da perna aspecto de casca de laranja o que fazer?
Emagreci e faço musculação e Pilates que ajudaram a recuperar a pele flácida. Para quem come pouca carne sugiro o Whey que é rico em proteínas e ajuda a massa magra. Também tomo vitamina centrum ou genérica.
O Exysinutriment também é fantástico para dar um up na pele e cabelos.
Minha recomendação procure um nutricionista a prevenção é mais barata que cirurgias. Saúde é tudo.