Para a mulher que gosta de se cuidar

Você conhece os alimentos que evitam rugas e flacidez da pele?

Você conhece os alimentos que evitam rugas e flacidez da pele?

Muito se fala sobre a importância da alimentação para manutenção do peso e a prevenção de doenças, mas o que nem todo mundo sabe é que ela influencia até mesmo a sua aparência.

Em primeiro lugar, o que nossa pele não precisa é de açúcar e carboidratos altamente glicêmicos como arroz, massas e batatas. O açúcar (e os carboidratos — alimentos que se convertem em açúcar) são potentes agentes inflamatórios e, em consequência, figuram na lista dos maiores inimigos da pele. Consumir grandes quantidades de açúcar, pode levar à má oxigenação celular e, consequentemente, ao envelhecimento precoce.

Felizmente, também é possível contar com uma grande variedade de nutrientes que estimulam a produção de colágeno da pele e combatem radicais livres, impedindo a degeneração celular.

Quais são os bons alimentos e onde é possível encontrá-los?

Os nutrientes a seguir estimulam a produção de colágeno e combatem radicais livres da pele.

Licopeno

Você conhece os alimentos que evitam rugas e flacidez da pele?

Poderoso antioxidante, o licopeno está presente em alimentos de cor vermelha, como melancia, goiaba e, principalmente, tomate. Ele potencializa a ação das enzimas que combatem radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, estudos mostram que ele pode ser um eficaz protetor contra os raios solares. Prefira investir em molhos e extratos de tomate, pois o nutriente é melhor absorvido quando cozido ou processado.

Ômega 3

Você conhece os alimentos que evitam rugas e flacidez da pele?

Muita gente não sabe, mas a gordura insaturada é fundamental para se ter uma pele bonita. A deficiência desse nutriente deixa a pele ressecada, pois sem gordura ela não é lubrificada adequadamente. Ingira alimentos como:  peixes — como salmão e atum — e alimentos como castanha do Pará e amêndoas. Todas essas opções são ricas em Ômega-3, uma gordura poli-insaturada.

Saiba mais sobre o Ômega 3.

Betacaroteno

Você conhece os alimentos que evitam rugas e flacidez da pele?

Assim como o licopeno, o betacaroteno faz parte da família dos carotenoides, e é o principal precursor da vitamina A.  Ele pode ser encontrado em alimentos amarelados ou alaranjados, como cenoura, abóbora e batata-doce. Sua principal atuação é como antioxidante, combatendo alterações celulares que poderiam levar ao envelhecimento da pele. A vitamina A, por sua vez, auxilia na restauração de lesões da pele e equilibra a produção de secreções das glândulas sebáceas, o que dificulta o entupimento ou a inflamação dos poros, que poderia causar espinhas.

Proteínas

Você conhece os alimentos que evitam rugas e flacidez da pele?

A ingestão de proteínas é fundamental para a produção de colágeno. Deixar de comer proteínas de alta qualidade resulta na quebra das células e na incapacidade do corpo em restaurá-las. Esse é um dano desnecesssário e 100% evitável. Para serem aproveitadas pelo organismo, entretanto, elas precisam ser quebradas em pequenas unidades chamadas aminoácidos. Os alimentos que possuem maior variedade de aminoácidos (os quais nosso corpo não consegue produzir sozinho) são as carnes, o leite e ovos. Por isso, vale a pena incluir porções desses itens no cardápio. Para vegetarianos, o que mais se aproxima desses alimentos é a soja. Também é possível aumentar a oferta desses nutrientes consumindo o tradicional arroz com feijão que, juntos, constituem uma refeição altamente nutritiva.

Flavonoides

Você conhece os alimentos que evitam rugas e flacidez da pele?

Flavonoides são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ser encontradas em frutas secas, no chá verde, na uva e até no chocolate amargo. Esses nutrientes agem sobre as enzimas que combatem os radicais livres, impedindo a deterioração celular. Eles ainda são fundamentais para a absorção de vitamina C, que estimula a produção de colágeno. Esta, por sua vez, pode ser encontrada em frutas cítricas, como a laranja e o limão.

Probióticos

Você conhece os alimentos que evitam rugas e flacidez da pele?

Probióticos são alimentos que possuem micro-organismos vivos em sua composição. Tal característica faz com que ele ajude a repor as bactérias benéficas no corpo, o que indiretamente leva a uma melhora da pele como um todo. Pessoas com problemas gastrointestinais estão mais propensas a sofrer com acne e outros problemas de pele. Boas fontes de probióticos são iogurtes e leites fermentados.

Vitamina E

Você conhece os alimentos que evitam rugas e flacidez da pele?

A vitamina E é um antioxidante que está presente em vegetais de cor verde escuro, como o espinafre, a couve e o agrião. Ela protege as células da ação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o nutriente auxilia na ação da vitamina A, importante para a formação da camada de gordura natural da pele. Óleos vegetais também são boas fontes da vitamina, por exemplo óleos de soja, cártamo e girassol. Note entretanto que esses óleos não podem ser submetidos a altas temperaturas para não perder as vitaminas.

67 comentários para “Você conhece os alimentos que evitam rugas e flacidez da pele?”

  1. Avatar de Amélia

    Como mamão e iogurte todos os dias, minha pele é muito boa.

  2. Avatar de Marta

    Muito bom o artigo, vou incluir alguns alimentos, eu já tomo o omega 3 e vitamina E

  3. Avatar de Carine

    Há mais ou menos 2 mêses eu fui a uma nutricionista e como eu estva com a pele fácida ela me recomendou comer proteina, carne… eu comia quase nada de proteina
    Hj que como carne todos os dias já noto melhora significativa na pele, está mais firme.

  4. Avatar de Bianca Santos

    Muito bom o artigo, esses dias mesmo eu estava com essa dúvida e gostaria de saber o que comer para melhorar a nossa pele e cabelo, já que a beleza vem de dentro…

  5. Avatar de Rosi Lis

    Amei, esse artigo, tenho arlegia a glute e não como arroz, é por isso que aparento ter menos idade que minha irmã mais nova, ela pira com isso. Beijos amo vcs

    1. Avatar de Vivi

      Rosi, arroz não tem glúten. Os alimentos que contém glúten são aqueles feitos a base de trigo, centeio, cevada e aveia. Alguns alimentos industrializados também contém glúten, por isso você deve ficar atenta aos rótulos, pois é obrigatório a declaração “contém ou não contém glúten”.

  6. Avatar de Camila

    Celisa, muito bom o artigo, eu estou tentando me alimentar melhor e grande parte desses alimentos já fazem parte da minha dieta.
    Acho que vou tomar a vitamina E, sempre ouvi dizer que é ótima para pele 🙂

  7. Avatar de Lidiane

    O MELHOR PARA PELE ALÉM DA BOA ALIMENTAÇÃO, É BEBER BASTANTE ÁGUA. 😉

  8. Avatar de Maria Eunice

    E para aqueles que não comem carne? Agora entendi porque sou flácida 🙂

    1. Avatar de Anamaria

      A questão não se resume a um único alimento.
      Quem se empanturra de carne e não ingere frutas, cereais, verduras e alimentos integrais, certamente têm uma pele em mau estado.
      Aparento pelo menos uns 12 anos a menos e meu consumo de carne e leite é mínimo. Mas, por outro lado, invisto em aveia, amaranto, gérmen de trigo, frutas e folhas.
      Tenho 52 anos, mas ninguém acredita quando fala.
      Os fatores hereditários também devem ser considerados.

      1. Avatar de Anamaria

        Complemento o que eu disse:
        Já tomei o Exynutriment, Vit. E, Pill Food, Innèov, Exímia (separadamente). Agora tomo um medicamento similar aos citados que comprei no exterior. Experimentei por um mês, antes desse medicamento, um suplemento da Sanavita para pele. Como agora retornei com o colágeno, parei com ele.
        Conclusão: São várias ações que se complementam. Também ingiro suco verde ou suco de pepino.

  9. Avatar de Elvira Helena Cascao

    😆 A dois meses fiz uma plastica no rosto,quais os cremes recomendados para usar.

    1. Avatar de S

      Querida, por enquanto somente aqueles que o cirurgião indicar, ou o seu dermatologista que estará ciente da sua cirurgia. Eles dirão o que pode usar, quanto, quando e por qual período. A exceção quanto a escolher você mesma os produtos, ocorreria somente no caso de ter sido liberada pelo médico.
      Por mais que a sua recuperação esteja bem, dois meses penso ser cedo para usar quaisquer produtos sem a indicação do médico.
      Boa sorte!

  10. Avatar de Iolanda

    Excelente post, consumo todos os alimentos, inclusive estou tomando cápsulas de omega 3 a 4 meses… ótimo

  11. Avatar de Mila

    Muito bom!!! Minha irmã é vegetariana e isso explica porque ela é flácida e tem rugas, proteínas é tudo!!!

  12. Avatar de Lu

    Interessante!

  13. Avatar de Alessandra

    Tenho 43 anos e tenho muitas rugas, o que posso fazer para acabar coma s rugas, existe algum creme?

    1. Avatar de S

      Sim, há os que nutrem a pele, atenuando o problema. Mas os procedimentos médicos sempre são mais eficazes e visíveis. Não falo somente de uma cirurgia, mas de procedimento como aplicações de ácidos, preenchimentos, botox, etc.
      Procure um bom cirurgião plástico para realizar qualquer procedimento médico mais invasivo na sua pele, e certifique-se previamente de que ele inclusive faça parte da Sociedade Brasileira de Cir. Plástica. Nesse site, mediante o nome/CRM, descobrirá.
      Boa sorte!

  14. Avatar de Susana Lessa

    Ôpa, estou bem na fita.
    Consumo diariamente pelo menos 90% dos alimentos recomendados e não tenho a pele
    flácida, mas confesso que tomo todos os dias colágeno em pó hidrolisado e o famoso Exynutriment, recomendo.
    Bjs

  15. Avatar de Geisa

    Olá amigas, belo texto, gostei de saber que esses alimentos fazem bem a pele…

  16. Avatar de Moní

    estou com a susana, minha alimentação é igual a dela , mas confesso que não tenho a mesma pele , acho que o meu caso é de genética e só tem solução com cirurgia plástica rs………
    Onde encontro o colágeno em pó hidrolisado e o famoso Exynutriment que a susana recomenda, achei a dica interessante.
    Bjs

  17. Avatar de Carla

    Muito boa estas dicas, depois que comecei a seguir BeS estou me alimentando bem melhor, me cuidando mais e levando um vida mais saudável.

    Obrigada Celisa, vc é um amor, parabéns por melhorar nossas vidas!
    Bjo

  18. Avatar de Silmara

    De todos esses alimentos o único que não costumo comer é o omega 3, acho que vou comprar as acpsulas e tomar

  19. Avatar de Morgana

    Oiee adorei o testo, era o que eu queria saber, bona alimentos para nossa pele.

  20. Avatar de Cerise

    Vou comer mais carne… principalmente mais carne vermelha que como raramente

  21. Avatar de Márcia Leme

    🙂 pra variar, excelente artigo…
    até que me alimento direitinho…. só falta investir nos probióticos…
    obrigada pelas dicas…

  22. Avatar de Hortência

    Olá!desejo fazer um comentário e dar uma dica;sou vegetariana mas como peixe,a minha pele é linda e aparento 10 anos a menos. Dica para quem quer emagrecer:misturar 1 colher das de chá,de canela em pó no café da manhã e no lanche,isso basta para não sentir fome durante todo o dia!!!

    1. Avatar de Márcia Leme

      Hortência, se você come peixe, você não é vegetariana (peixe não é vegetal)… Você pode não comer carne vermelha, mas peixe é animal, portanto, você come carne…
      Acho muito legal abolir a carne vermelha (pra quem consegue)…
      Gostei da dica da canela…

      1. Avatar de S

        Não há diferença entre comer carne ‘branca’ ou carne ‘vermelha’. Carne é carne. E você estará consumindo carne se comer carne, não imoprta a cor ou de que animal.
        Todo animal criado em grande escala em granjas/fazendas/criadouros, etc, está passível de conter hormônios e/ou antibióticos, etc. E todos eles estarão recheados da adrenalina descarregada pela proximidade do abate.
        Portanto, carne isso ou aquilo é mito, sendo a única diferença entre elas talvez o corte se privilegia ‘tecidos magros’ e o modo de preparo.

        1. Avatar de Jeane

          Se for pensar nas químicas e antibióticos, ninguém come nada

          1. Avatar de S

            Exatamente.

  23. Avatar de Cacilda

    D+ seu post Celisa, carne vermelha não gosto , frutos do mar não suporto, agora frutas, legumes leite derivados do leite e o chocolate esses eu gosto mesmo!
    Como ja estou na terceira idade vou perguntar p o medico sobre omega 3. vitamina E eu ja tomo…Celisa e meninas , uma semana abençoada..
    Abraços

  24. Avatar de Cláudia

    …puxa, quanta informação interessante. 😉

    Parabéns Celisa!

    Bjs.

  25. Avatar de Janaína Bertoldi

    Gostei, vou passar a cosnsumir mais esses alimentos. Muito bom o artigo

  26. Avatar de Adriana Prado

    Me alimento bem, mas ultimamente tenho ingerido poucas frutas. O calor excessivo desta época interfere no meu apetite.
    Bom saber sobre estes alimentos!

    Beijo

  27. Avatar de Luciane

    Olá, gostei demais do post de hj, justamente porque eu estava pensando esses dias se existia alimentos que pudessem ajudar na pele. Estou aos poucos melhorando minha alimentação, mas ainda preciso melhorar mais… estou chegando nos 30 e agora preciso me cuidar. Já aprendi muitas coisas nesse blog que tanto amo, mas agora vou levar mais a sério, ontem percebi ruguinhas no meu rosto e fiquei triste.

  28. Avatar de Marcus Túlio

    Amo mamão, uva, leite de soja, e outras coisas citadas no post. Porém odeio, espinafre e peixe! Não dá, mesmo que eu queira, fico com vontade de vomitar.
    Achei o post bem interessante, informativo e não cansativo, haha.
    Beijos (:
    http://docemetafora.blogspot.com.br

  29. Avatar de Glenilene Resende

    Muito bom!!! Gostei das informações, me alimento de quase tudo só não como vegetais verdes, é bem raro

  30. Avatar de Rosário

    Eu já tinha feito uma pesquisa antes e já sabia dos benefícios do betacartono e do licopeno, bom saber dos demais.

  31. Avatar de Neide

    Lendo as informações desse post noto que me alimento mal, não é a toa que tenho notado mais ruguinhas em mim com apenas 36 anos… me animei para melhorar minha alimentação, esse blog me inspira.

  32. Avatar de Jeane

    Muito interessante essa dica dos flavonóides, eu não sabia…

    Estou super feliz que consegui emagrecer 17 kilos desde dezembro, só comia porcarias, agora me alimento bem, e faço exercícios

  33. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    gostei muito ,não sabia que esse alimentos são taõ inportante para nossa saúde,

  34. Avatar de Daniella Menezes

    Mas o ômega 3, pelo fato de ser um óleo, não aumentaria a oleosidade da pele?
    Se tenho pele oleosa, seria ruim ingeri-lo?

  35. Avatar de Larisce Lauton

    Adorei o artigo!

  36. Avatar de Aline

    Gostei muito do post, pois gosto e como diariamente o tomate e cenoura como salada, sou pobre em proteínas, por teimosia mesmo. Mas senti a necessidade de me alimentar melhor depois que tive ataques de gastrite, por trabalhar em uma lanchonete famosa e só comer lanches. Parabéns pelo post

  37. Avatar de Rose

    Alem dessas maravilhas citadas aqui,por sinal uma matéria exelente, parabéns a equipe, eu como tres qualidades de fruta ao longo do dia, não gosto de açúcar e incluo stévia como adoçante e não tenho gripe a anos.

  38. Avatar de Eliana Bertucci

    Não é à toa que minha pele e cabelos, mesmo aos 50, continuam viçosos, estes alimentos sempre fizeram parte de minha alimentação.
    Desde criança a refeição em casa era composta por: arroz, feijão, verduras ou legumes cozidos, saladas cruas e pouca carne.
    Nos lanches, frutas variadas…
    Hoje, aboli refrigerantes, já consumia pouco!

  39. Avatar de Mariane

    Muito boa a matéria!

    Sempre sofri com intestino preguiçoso e isso refletia negativamente na minha pele, que naturalmente já é bem oleosa.

    As frutas e o iogurte ajudam muito, mas ainda pra mim não foi suficiente, comecei a incluir granola e linhaça na alimentação (principalmente com iogurte) e super recomendo!!! Hoje nem preciso ingerir diariamente, meu intestino finalmente se equilibrou e minha pele melhorou muito 🙂 Aconselho esse tratamento simples pra quem já sofreu ou sofre com esse tipo de problema 😉

  40. Avatar de Marta

    Muito bom e fundamental esse documentário adorei!

  41. Avatar de Vanessa

    Adorei o post Parabéns Celisa!!!

  42. Avatar de Gileila

    Adorei….os posts !! Estão de parabénsss… Beleza e Saúde e toda a equipe!!
    Agora sim, minha alimentação vai melhorar!!
    Desde já agradeço.

  43. Avatar de Thais

    Muito Interessante !!! GOSTEI

  44. Avatar de Leli

    Vou tentar aplicar estes conselhos ….. talvez aparento para muitos ser mais velha.
    Isto tem me incomodado profundamente.

  45. Avatar de Sonia

    Gente, sou vegetariana e não sou flácida e tenho uma ótima pele , consumo aveia, suco verde , pepino , germe de trigo e muito pouco lactios. Como muitos vegetais, frutas e castanhas.

  46. Avatar de Arlindo

    é ótimo termos uma alimentação diversificada(quanto mais consumirmos produtos vegetais e com casca melhor).

  47. Avatar de Elmanara

    Muito boa matéria, execelente dicas. Valeu ..
    bjuss 😉

  48. Avatar de Linda

    Gostei muito da materia.

  49. Avatar de Stella

    tenho flacidez perto da boca, a pele da perna aspecto de casca de laranja o que fazer?

  50. Avatar de Alexandre

    Emagreci e faço musculação e Pilates que ajudaram a recuperar a pele flácida. Para quem come pouca carne sugiro o Whey que é rico em proteínas e ajuda a massa magra. Também tomo vitamina centrum ou genérica.

    O Exysinutriment também é fantástico para dar um up na pele e cabelos.

    Minha recomendação procure um nutricionista a prevenção é mais barata que cirurgias. Saúde é tudo.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva