Muito se fala sobre a importância da alimentação para manutenção do peso e a prevenção de doenças, mas o que nem todo mundo sabe é que ela influencia até mesmo a sua aparência.
Em primeiro lugar, o que nossa pele não precisa é de açúcar e carboidratos altamente glicêmicos como arroz, massas e batatas. O açúcar (e os carboidratos — alimentos que se convertem em açúcar) são potentes agentes inflamatórios e, em consequência, figuram na lista dos maiores inimigos da pele. Consumir grandes quantidades de açúcar, pode levar à má oxigenação celular e, consequentemente, ao envelhecimento precoce.
Felizmente, também é possível contar com uma grande variedade de nutrientes que estimulam a produção de colágeno da pele e combatem radicais livres, impedindo a degeneração celular.
Quais são os bons alimentos e onde é possível encontrá-los?
Os nutrientes a seguir estimulam a produção de colágeno e combatem radicais livres da pele.
Licopeno
Poderoso antioxidante, o licopeno está presente em alimentos de cor vermelha, como melancia, goiaba e, principalmente, tomate. Ele potencializa a ação das enzimas que combatem radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, estudos mostram que ele pode ser um eficaz protetor contra os raios solares. Prefira investir em molhos e extratos de tomate, pois o nutriente é melhor absorvido quando cozido ou processado.
Ômega 3
Muita gente não sabe, mas a gordura insaturada é fundamental para se ter uma pele bonita. A deficiência desse nutriente deixa a pele ressecada, pois sem gordura ela não é lubrificada adequadamente. Ingira alimentos como: peixes — como salmão e atum — e alimentos como castanha do Pará e amêndoas. Todas essas opções são ricas em Ômega-3, uma gordura poli-insaturada.
Betacaroteno
Assim como o licopeno, o betacaroteno faz parte da família dos carotenoides, e é o principal precursor da vitamina A. Ele pode ser encontrado em alimentos amarelados ou alaranjados, como cenoura, abóbora e batata-doce. Sua principal atuação é como antioxidante, combatendo alterações celulares que poderiam levar ao envelhecimento da pele. A vitamina A, por sua vez, auxilia na restauração de lesões da pele e equilibra a produção de secreções das glândulas sebáceas, o que dificulta o entupimento ou a inflamação dos poros, que poderia causar espinhas.
Proteínas
A ingestão de proteínas é fundamental para a produção de colágeno. Deixar de comer proteínas de alta qualidade resulta na quebra das células e na incapacidade do corpo em restaurá-las. Esse é um dano desnecesssário e 100% evitável. Para serem aproveitadas pelo organismo, entretanto, elas precisam ser quebradas em pequenas unidades chamadas aminoácidos. Os alimentos que possuem maior variedade de aminoácidos (os quais nosso corpo não consegue produzir sozinho) são as carnes, o leite e ovos. Por isso, vale a pena incluir porções desses itens no cardápio. Para vegetarianos, o que mais se aproxima desses alimentos é a soja. Também é possível aumentar a oferta desses nutrientes consumindo o tradicional arroz com feijão que, juntos, constituem uma refeição altamente nutritiva.
Flavonoides
Flavonoides são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ser encontradas em frutas secas, no chá verde, na uva e até no chocolate amargo. Esses nutrientes agem sobre as enzimas que combatem os radicais livres, impedindo a deterioração celular. Eles ainda são fundamentais para a absorção de vitamina C, que estimula a produção de colágeno. Esta, por sua vez, pode ser encontrada em frutas cítricas, como a laranja e o limão.
Probióticos
Probióticos são alimentos que possuem micro-organismos vivos em sua composição. Tal característica faz com que ele ajude a repor as bactérias benéficas no corpo, o que indiretamente leva a uma melhora da pele como um todo. Pessoas com problemas gastrointestinais estão mais propensas a sofrer com acne e outros problemas de pele. Boas fontes de probióticos são iogurtes e leites fermentados.
Vitamina E
A vitamina E é um antioxidante que está presente em vegetais de cor verde escuro, como o espinafre, a couve e o agrião. Ela protege as células da ação dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce da pele. Além disso, o nutriente auxilia na ação da vitamina A, importante para a formação da camada de gordura natural da pele. Óleos vegetais também são boas fontes da vitamina, por exemplo óleos de soja, cártamo e girassol. Note entretanto que esses óleos não podem ser submetidos a altas temperaturas para não perder as vitaminas.
Voltei para reler o post , nossa muito calor e não consigo mesmo comer carne vermelha 🙁
Estou comendo salada de frutas..pego uma tigela e faço uma salada de frutas e vou assistir tv comendo frutas, estou bebendo agua de côco e legumes cozidos tipo salada, coloco apenas azeite.
Estou evitando frituras, maionese e molhos.
A unica estravagancia que faço é um pizza no fim de semana .
Sorvete adoro, para não abusar muito entrei na de comer gelatina, vou variando os sabores .
Agora vamos combinar uma mousse é bom d+ e como no final de semana.
Passei na nutricionista , mas não consegui seguir o que ela me aconselhou a comer.
Não suporto carne vermelha , frutos do mar, do mar encaro o bacalhau, mas enjoa comer sempre.
Mas todas as informações no post da Celisa são preciosas e de grande ajuda.
Obrigada Celisa e Feliz Natal à vc e família!
Meninas Feliz Natal !
porque vcs não colocam essas mensagens p\ra nos mandarmos por e mail ???
porque só por fecebook ? gostaria de mandar para minha irmã, mais ela não tem fecebook.
att,
elaine
copia o link da pagina e em envia por e-mail resolvido !
Eliane
Concordo com você.
Antes o blog tinha a opção de enviar por email. Ao invés de aumentar o leque de divulgação, optaram por incluir um (facebook) em detrimento de outro.
Oi meninas o sistema de envio por email foi desativado por problemas técnicos no site. Se quiser enviar os artigos por email, é só clicar no link e enviar. É bem simples.
O leite de soja ; tenho 47 anos ,estou fazendo menopausa .. há algum problema se eu tomar ?
Minha terapeuta não come carnes, por isso desde os 20 anos de idade faz uso da soja.
Passou pela menopausa e climatério sem sintoma algum!
Tenho 42 anos e queria q me enviasse quais os alimentos posso comer para melhorar minha pele e evitar rugas, sendo q considero q não tenho tantas..aguardo por mais obrigado…
Sou diabética o que comer para melhorar a pele
Tenho pele seca desde menina, meu corpo magro, tenho 58 anos e a minha pele é firme para minha idade, mas é ressequida. Costumo ser persistente nas dietas, assim que obtiver um resultado positivo farei meu comentário com elogios. Mas desde já agradeço pois achei interessante os nutrientes recomentados.
Os conteúdos de vcs são ótimos,gostaria tambem de compartilhar los,porém só consigo mandar por email,wthasapp seria ótimo e também o intagram. 😆