Para a mulher que gosta de se cuidar

Quais alimentos mais possuem proteínas?

Quais alimentos mais possuem proteínas?

Uma quantidade adequada de proteínas promove força muscular, saciedade, perda de peso e melhor saúde em geral. Por isso, é sempre importante buscar alimentos proteicos de qualidade.

Publicidade

As proteínas são moléculas orgânicas compostas de aminoácidos que auxiliam no crescimento e na reparação de tecidos, ajudam na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos, na reposição do gasto energético das células e no transporte de substâncias para o corpo.

Alguns destes aminoácidos podem ser produzidos pelo corpo, e outros podem ser obtidos através da dieta. Esses aminoácidos que o corpo não produz são chamados de aminoácidos essenciais.

De um modo geral, a proteína animal fornece todos os aminoácidos essenciais na proporção certa para nós a fazer pleno uso deles. Se você está comendo produtos de origem animal (como carnes , peixes, ovos ou laticínios) todos os dias, a quantidade necessária de proteína provavelmente está sendo suprida.

Se você é vegetariano é um pouco mais difícil de obter todas as proteínas e aminoácidos essenciais que o corpo necessita. Muitos especialistas concordam que uma dieta vegetariana ou vegana bem planejada pode sim fornecer todos os nutrientes que você precisa.

Qual a quantidade necessária de proteína?

Não existe uma quantidade certa que sirva para todos. A quantidade ideal varia de acordo com o peso e o quão ativa é cada indivíduo.

É importante não exagerar na proteína. Não devemos deixar faltá-la no corpo, mas há de se evitar exageros, como tenho visto em dietas onde a proteína é o componente principal.

Para obter a quantidade adequada, o ideal é comer pelo menos um pouco de proteína em todas as refeições do dia. Para isso, a suplementação com whey protein é bastante adequada e recomendada para todos quando feita com critério.

Para uma pessoa saudável, ativa, mas que não levanta pesos e nem faz musculação, equivale mais ou menos para homens de 70 a 100 g de proteína e mulheres de 50 a 80 g de proteína diariamente. Se você é um atleta ou pratica musculação é preciso bem mais do que isso.

Alimentos Ricos em Proteínas

Peito de Frango

Quais alimentos mais possuem proteínas?

O peito de frango é um dos alimentos mais ricos em proteínas. Alguns estudos mostram que o consumo de frango em uma dieta de alta proteína pode ajudar a perder peso. No entanto, os mesmos benefícios também são vistos com carne como a principal fonte de proteína. Opte por frangos caipiras e criados soltos: eles têm mais proteínas, vitaminas, minerais, antioxidantes e ômega 3.

Carne Vermelha

Carne vermelha é uma fonte de proteína completa, contendo todos os aminoácidos essenciais para a construção e manutenção da massa muscular. Também fornece uma quantia significativa de zinco, nutriente essencial para a produção natural de testosterona em homens e mulheres. É também a principal fonte natural de creatina.

Queijo

Quais alimentos mais possuem proteínas?

O queijo tem proteínas, cálcio, vitaminas, gorduras, e minerais. Para formação e crescimento do músculo, as proteínas são necessárias. Todos os queijos contém proteínas, mas o tipo cottage é o mais rico.

Camarão

Eles não são apenas ricos em proteínas, mas também com baixo teor de calorias, carboidratos e gordura. Camarão contém algumas vitaminas do complexo B. Eles também contêm ferro, zinco, fósforo, cobre e selênio.

Ovo

Quais alimentos mais possuem proteínas?

O ovo é um alimento muito versátil e nutritivo. Além disso contém proteína, principalmente na clara. A proteína da clara do ovo pode ser considerada uma proteína de alto valor biológico (AVB), o que demonstra que ela possui todos os aminoácidos essenciais para o corpo.

Atum

Rico em proteína e também uma boa fonte de vitaminas do complexo B, além de minerais como o magnésio, fósforo e potássio. Também tem propriedades antioxidantes, devido a quantidades elevadas de selênio. Além disso, o atum é uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, que combatem a inflamação.

Lentilha

Quais alimentos mais possuem proteínas?

A lentilha tem um elevado teor de triptofano, um aminoácido importantíssimo na produção de proteínas. É também um precursor da serotonina e da melatonina, com efeitos sedativo e calmante. Por isso, é também de grande ajuda na prevenção da depressão.

Grão-de-Bico

Contém proteínas, mas não tão completas e por isso seu consumo deve ser combinado a outros alimentos, como arroz e ervilhas. O grão-de-bico é ainda rico em vitaminas do complexo B, fibras, cálcio e magnésio.

Spirulina

Quais alimentos mais possuem proteínas?

Esta alga verde é definitivamente uma potência nutricional. Além de conter proteínas, a spirulina contém magnésio, riboflavina, manganês, potássio e pequenas quantidades da maioria dos outros nutrientes que seu corpo precisa, incluindo os ácidos gordos essenciais.

Cogumelos

Esses alimentos são também fontes protéicas e possuem vitaminas B1, B2, B3, B7 e C, sódio, potássio e fósforo. A variedade de tipos atende a todos os gostos: paris, shiitake, shimeji e funghi. Qualquer tipo de cogumelo pode ser consumido de 2 a 3 vezes por semana, pois também contém nutrientes que estimulam o desenvolvimento do sistema imunológico.

Castanhas

Quais alimentos mais possuem proteínas?

As castanhas (sementes oleoaginosas) como a castanha do pará, amêndoas, nozes, avelãs e castanha de caju, também são ricas em proteínas. As castanhas são também excelentes fontes de gorduras e fibras saudáveis, para além de ferro, de cálcio, de magnésio, selênio, fósforo, vitamina E e certas vitaminas B.

Gérmen de Trigo

Com sua abundante quantidade de proteínas, vitaminas e antioxidantes, o gérmen de trigo retarda o envelhecimento da pele, ajuda nos cabelos e na saúde em geral, oferecendo-se como um excelente cosmético e suplemento alimentar.

Confira a Quantidade de Proteína de Alguns Alimentos

AlimentosProteína por 100g
Carne de Frango31 g
Carne Vermelha26 g
Queijo24 g
Germe de Trigo23 g
Atum23 g
Castanhas21 g
Camarão20 g
Grão de bico14 g
Ovo13 g
Lentilha9 g

O importante é ter uma dieta diversificada, combinando diversos alimentos para obter as quantidades necessárias de proteína e todos os aminoácidos importantes para o bom funcionamento do corpo.

18 comentários para “Quais alimentos mais possuem proteínas?”

  1. Avatar de São Piedade

    Amei a dica.
    Muito obrigada

  2. Avatar de Angela Santos

    Adorei
    Vcs estão de parabéns

  3. Avatar de Maria

    Olá,
    Parabenizo e agradeço pelos artigos, os quais sempre leio e tento incorporar na minha rotina e/ou alimentação.
    Sobre as proteínas, tenho algumas dúvidas, quanto à forma que esses alimentos devem ser consumidos para se aproveitar os nutrientes.
    1-O ovo, melhor cozido ou mexido, preparado na frigideira untada com azeite ou óleo de coco?
    2- Não tendo facilidade em se conseguir o peito de frango caipira, esses congelados, das grandes marcas não fazem mais mal que bem, devido ao excesso de hormônios?
    3- O atum em lata, conservado em azeite, ou óleo, mantém os nutrientes?

    Agradeço

    1. Avatar de Maria Abdul

      Adorei a dica. Obrigada

  4. Avatar de Marta Maria Mendes Diniz

    Adorei Comentário das Proteínas. Como quase todos os dias ovo. Gosto de preparar no óleo deixando a gema e clara meia mole, ou preparar o molho com tempero de peixe e quando estiver fervendo quebro os ovos dentro, mas deixando ficar a gema mole. Peixe de gosto de frito, assado e cozido, Carne cozida com verduras, carne assada de panela, carne mal passada no óleo quente. Aproveito para perguntar: A Carne Suína é um bom Alimento? Adoro a carne suína na feijoada e assada na brasa. Cada dia que passada Eu fico apaixonada pela Beleza e Saúde! Obrigada.

  5. Avatar de Nathalia

    Eu procuro sempre comer uma proteina nas refeições, adorei as dicas, vou incluir mais os cogumelos e castanhas

  6. Avatar de Renatinha

    Amei, estava mesmo querendo saber, comecei a pouco tempo fazer musculação e preciso ingerir mais proteina.

  7. Avatar de Silvia

    Procuro sempre consumir os frangos organicos, compro na feira. Incluo sempre que dá muito ovo e cogumelo 😆 😆

  8. Avatar de Simone

    eu gostei muito do artigo.

  9. Avatar de Luciene

    É a primeira vez que vejo falar que a lentilha é rica em triptofano… Adorei saber disso! Agora vou incluir a lentilha nas minhas refeições pra ver se me ajuda contra a depressão. Obrigada pela dica!

  10. Avatar de Marcos

    Excelente artigo! Proteína é super importante.

  11. Avatar de Amanda

    Eu adoro esses artigos de saúde de vocês.

  12. Avatar de Silene

    Amei as dicas, valeu demaisssssssssssss
    Bjsss.

  13. Avatar de Maria Ivete Mattos

    Gosto de todos os artigos que vocês compartilham conosco, tiro proveito de todos! Obrigada Celisa.

  14. Avatar de Elizabeth Severiano

    Ótimos artigos, vou procurar consumir mais esses alimentos.

  15. Avatar de Izabel Santos

    Estou gostando muito das dicas..parabéns

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva