Para a mulher que gosta de se cuidar

Alimentos que curam!

Alimentos que curam!

Não é novidade que determinados tipos de alimentos ajudam em uma vida mais saudável, mas você sabia que alguns alimentos podem aliviar — ou até curar — algumas doenças?

O estado nutricional de uma pessoa é determinante para garantir um bom funcionamento do sistema imunológico.

Veja algumas condições e deficiências de saúde em que os alimentos podem ajudar (e muito!):

TPM

A TPM é uma desordem hormonal neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social. A soja e as frutas vermelhas auxiliam no equilíbrio do estrógeno e amenizam os sintomas da TPM. Uma boa sugestão também é complementar a dieta com fontes de vitamina B6, como batata, banana e cereais integrais; além de cálcio (encontrado no leite e derivados) e magnésio (presente nas castanhas). O chocolate amargo e o suco de uva liberam a serotonina, e o resultado é uma melhora no bem-estar.

Colesterol Alto

O colesterol é um tipo de gordura que o corpo necessita para crescimento e regeneração das células. Ele é responsável pela produção de hormônios sexuais, cortisona e vitamina D. Quando está em nível elevado é necessário tomar algumas medidas.  A maçã tem pectina e fibras que auxiliam na diminuição do colesterol plasmático, um dos principais responsáveis por problemas cardiovasculares. E uma colher de aveia no cardápio diminui a absorção de gorduras e favorece sua eliminação. Um copo de suco de laranja antes da caminhada é também um santo remédio para o colesterol alto.

Intestino Preso

O segredo é ingerir fibras e muita águaAveia com semente de linhaça e brócolis são ótimas fontes. As folhas verdes escuras, como escarola e almeirão, têm inulina, uma das fibras mais eficazes no estímulo da função intestinal. Troque a ingestão de salgadinhos e doces por frutas e cereais. O mamão também é um poderoso regulador das funções intestinais.

Depressão

Abacate, melão e lombo suíno são recomendados.  Esses alimentos são ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. Presente nas vitaminas do complexo B, principalmente na vitamina B6, o triptofano atua como protagonista no combate a depressão. O triptofano também é encontrado nos pães e cereais integrais, leite e iogurte desnatados, queijos, feijão, lentilha, soja, grão de bico, gérmen de trigo e levedo de cerveja.

Alimentos que curam!

Falta de Energia e Fraqueza

A banana está no topo da lista para fornecer energia a nosso organismo. Rica em magnésio e potássio, nutrientes que regularizam a pressão arterial, fornece energia e fortalece os músculos. Abacaxi, tangerina e tomate são outras fontes de potássio. O magnésio também é encontrado no feijão, batata e na maçã.  A vagem é um alimento tonificante, usado nas convalescenças e nos estados de fraqueza.

Câncer

Evidências sugerem que o brócolis atua na prevenção de alguns tipos de câncer! Esse vegetal tem fartas doses de vitaminas A, C e E, substâncias antioxidantes capazes de combater radicais livres e, em contrapartida, prevenir tumores malignos, como o câncer de mama. Os radicais livres aumentam quando se consome muita gordura, o que pode alterar a reprodução celular e causar o aparecimento de células cancerosas. O vegetal também tem grande quantidade de clorofila, que funciona como desintoxicante, fazendo uma limpeza natural no organismo.

Pressão Alta

Morango, laranja e papaia são ricos em vitamina C, que contribui para estabilizar a pressão sanguínea e manter um alto nível do colesterol bom (HDL). A laranja e o mamão papaia ainda têm efeito duplo contra a hipertensão por apresentar elevado teor de fibras.

Anemia

Anemia é a carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. Lentilha, espinafre, fígado, couve, feijão e brócolis são primordiais para se evitar e tratar a anemia.

Baixa Imunidade

Morango, laranja e manga. A vitamina C é essencial para o bom funcionamento do organismo. São também importantes para a formação do sistema de defesa e estão presentes nas carnes vermelhas, frango e peixe, e os ovos. Todos os vegetais que são verde-escuros, leite e probióticos também são importantes.

Enxaqueca

É imprescindível curar a prisão de ventre, responsável pela grande maioria dos problemas de saúde, como também pela enxaqueca. Uma alimentação correta é imprescindível, que deve ser rica em fibras, como arroz e farinha integrais, muita fruta, verdura e legumes. Retirar o uso de enlatados, substâncias químicas e açúcar refinado.

E você? Tem alguma dica de alimento para melhorar a nossa saúde? Compartilhe nos comentários!

76 comentários para “Alimentos que curam!”

  1. Avatar de Maria Eunice

    bom dia, muito bom o seu texto. eu tenho sintomas terríveis de tpm. nunca tentei uma alimentação adequada nessa época, vou comprar frutas vermelhas e chocolate, quero fazer o teste.

  2. Avatar de Sabrina

    Eu queria ver aqui no beleza e saude um artigo sobre dor de cabeça…. sofro de enxaqueca por problemas hormonais.
    adorei as dicas dos alimentos

    1. Avatar de Amanda

      Voce nao toma nenhum remédio específico não? O meu médico neorologista conseguiu tratar a minha enxaqueca com um remédio controlado, ótimo. Tomei tds os dias por 1 mês e agr só uso quando sinto as dores… melhora em minutos … é muito bom. procure um neuro, o meu é de niterói, se precisar de dicas me mande um e-mail : amandafoligne@ymail.com, é Y mesmo tá, é o e-mail do yahoo…

      bjs

      1. Avatar de Dilson Boaventura

        fALE SOBRE O MEDICAMENTO QUE VC TOMOU PARA ENXAQUECA!

    2. Avatar de Flaviane

      Oi Sabrina,

      consegui ficar sem enxaqueca por um bom tempo quando passei a comer meia pimenta dedo de moça todos os dias. Picava em pequenos pedaços e misturava na comida na hora do almoço. Nos primeiros dias é ruim, mas depois acostuma. Depois de um tempo parei, mas se precisar volto a incluí-la no cardápio.
      Pode ser outra pimenta, mas tem que arder. Procure na internet sobre os benefícios da pimenta que você vai encontrar coisas muito interessantes.

      Abraços.

    3. Avatar de Elaine Oliveira

      Amiguinha, eu tinha fortes dores de cabeça diarias, nas quais me impediam de trabalhar estudar e etc, procurei um neurologista e o diagnostico foi enxaqueca, a médica passou uma formula e mudou toda a minha alimentação. Melhorei 95% …Existem bons remédios como cefaliv e naramig que me ajudaram, mais melhorei mesmo depois de ir ao médico…

      Boa Sorte!!!

    4. Avatar de Cel

      Sabrina, eu curei a minha enxaqueca, controlando a minha alimentação, não como na primeira refeição, coisas gordurosas como mussarela, fritura, e qdo sinto o sintoma tomo UM COPO DE ÁGUA COM BASTANTE AÇUCAR, indicação do meu médico, os sintomas some rapidinho, fazia muito tempo q n sentia e essa semana comi de manhã uma azinha de frango, as 11:00hs começou a dor de cabeça e corri e tomei minha água com açucar e em seguida ja senti melhoras.
      O médico do meu amigo receitou pra ele tomar algo no café da manhã com açucar e ele n sente mais dor de cabeça como ele sentia, segundo o medico o figado precisa de açucar logo pela manhã.

    5. Avatar de Kelly

      Eu assisti a um programa sobre enxaqueca que dizia que a pimenta libera uma sobstancia que alivia a dor. Fiz o teste e funcionou. Perto do meu período menstrual, evito comer enlatados e frango (acho que tem muito hormônio). O resultado é menos crises nos meses. Tenho de 1 a duas crises ao mês e há meses em que não tenho crises.
      Boa Sorte.

  3. Avatar de Júlia

    adorei o artigo, gosto quando são postados temas sobre saúde.

    A dica que eu dou é ingerir alho e cebola diariamente. Se vc não gosta de comer o alho, coloque 2 dentes em um copo de água e espere algumas horas, depois beba o líquido, vc ingere todos os benefícios do alho e evita resfriados.

  4. Avatar de Denise Barros

    Parabéns pela matéria! É inquestionável a importância das frutas, legumes e verduras em nossa alimentação, temos que nos concientizar e aprender a se alimentar para termos uma vida mais saudável.

  5. Avatar de Gabriela

    Ameiii! Eu sempre me alimentei muuuito mal. Depois de passar por alguns problemas de saúde mudei a minha alimentação, inseri frutas, verdura e água(não toamva água) notei uma melhora significativa na minha qualidade de vida, vale a pena se alimentar bem, tudo melhora! Bjs

  6. Avatar de Karen

    oi celisa, faz muito tempo que acompanho seu blog, adoro os posts de saúde. Posso te pedir umas sugestões de posts??

    Dor de cabeça
    Gastrite
    pressão alta
    algo sobre auto-estima e depressão

    muito obrigada!

  7. Avatar de Nina

    ola meninas

    eu super aconselho tomar agua de coco quando estamos com problemas digestivos diarréia, vomitos, ou desidratação… alem de fazer super bem por causa dos sais encontrados no coco, ainda faz um bem incrivel pra pele, deixa mais bonita e macia.

  8. Avatar de Karina De Franceschi

    Gostei da matéria, é muito importante valorizarmos o alimento e comer corretamente. Bjs para as colegas!

  9. Avatar de Luciane

    Adorei esta matéria sobre os alimentos,a gente ve como é importante uma boa alimentação ,todo o nosso corpo funciona bem…
    Bjos

  10. Avatar de Pri

    Oi, Celisa

    òtima resenha Kerida adoreiiiiii………..

    Realmente somos aquilo que comemos ……….

    Procuro seguir a risca sempre , com alimentação saudavel ….ótimas dicas aqui post p/ todas nós do blog , faz toda diferença conhecer os beneficios do que se come , saber qual alimento trata determinado disturbio , a aveia já enseri na minha via há muito tempo , tomo duas colheres de sopa por dia , e senti diferença , achei que emgreci um pouco, desinchei , to adorando , e frutas e legumes como todos , procuro divercificar p/ não enjoar de nenhum ……….
    Enxaqueca é caso serio , tem que ser tratada muitas vezes com remedios e antidepressivos , acupuntura ajuda muito …quem tiver oportunidade de fazer , faz que é ótimo ……

    bjos

  11. Avatar de Ka

    gente, pra curar essas e outras doenças façam acupuntura!

  12. Avatar de Luiza Helena

    Adorei as dicas, mas para evitar a enxaqueca é otimo comer maças todos os dias. Tomar muita água o organismo agradece.

  13. Avatar de Drielle

    Boa tarde,

    Também tenho enxaqueca e o alimento que tenho que evitar o máximo possível é o chocolate, que provoca aumento da dor no meu caso. Quando a crise é muito forte, tomo um remedio especifico para ajudar.

    sobre os alimentos citados, faço uso todos os dias de frutas, inclusive logo depois do almoço quando bate uma vontade de comer doce, recorro as fruts para evitar um pouco o consumo de doces

    Tenho que acrescentar linhaça, soja e aveia na minha alimentação.

    Alguem tem dicas de como inserir esses alimentos na alimentação, talvez misturando com outros produtos, preparando com outras receitas, para diversificar o consumo?

    Beijos a todas

  14. Avatar de Bia

    oi pessoas do beleza e saúde, gosto muito dos assuntos de saúde, esse artigo me ajudou muito, obrigada

  15. Avatar de Bárbara

    comam uma banana e uma laranja todos os dias, ficarão livres de doenças.

  16. Avatar de Valéria

    Olá,
    Já li em uma matéria que o melão consumido alguns dias antes da menstruação ajuda a aliviar os sintomas da TPM, ainda não experimentei a receita, porém vale a pena tentar!!!

    Bjos,
    Valéria.

  17. Avatar de Pollyanna

    Oi gente, adorei as matérias aqui publicadas, sofro com muitas dores de cabeça, tenho tentado mudar hábitos alimentares e não tenho conseguido. Comecei a incluir diariamente linhaça no meu cardápio o que tem mim ajudado na prisão de ventre, se vocês tiverem dicas para parar a enxaqueca, principalmente na TPM, por favor mim ajudem.

  18. Avatar de Celeste Cerqueira

    Amei as dicas que ajuda na boa alimentação. Agora nus der digas p/ dor nas juntas,gastrite,dor de cabeça .

    Obrigada: CELESTE

  19. Avatar de Julihana

    Oi Meninas!!!

    Eu tenho Herpes labial, e gostaria muiiito de saber como evitar que ela apareça!!!
    Alguma Dica???? 🙂

  20. Avatar de Vania

    Olá! gostaria de saber se alguem tem alguma receita caseira de creme hidratante para mãos ressecadas.

  21. Avatar de Marli

    É verdade a alimentação é um item de primeira importância na vida de todos, mas é necessario que tudo isso tenha constancia, não pode ser só de vez em quando, pra isso é preciso planejar o cardapio sempre e incluir os alimentos necessários. As vezes só a alimentação não basta é necessario utilizar suplementos, para isso é preciso uma avaliação com um medico ortomolecular que poderá avaliar as necessidades individuais conforme estilo de vida de cada um. Pessoas com mais de 40 anos começam a ter mudanças metabólicas e a assimilação de nutrientes não é igual a de um jovem, a cada decada de vida isso piora muito.
    Seria interessante que todos buscassem conhecer o trabalho da medicina ortomolecular no sentido de prevenir doenças e retardar o envelhecimento. Faço uso dela já alguns anos e garanto, vale muito a pena.

    Bjs- Marli

    1. Avatar de álida Maria De Souza

      Inacreditável, tenho 66 de idade, 16 anos que não sofro gripe, desde 82 cortei refrigerantes, temperos industrializados, enlatados, menos gordura, preocupo com o que comer, não tomei remédios p maldita menopausa que eles fazem muito mal, muitos banhos no momento de calor; comecei lembrando de 3 tias que morreram aos 98 de idade nunca consumiram tais remédios nem se falavam em soja. MAIS INTERESSANTE: AGORA ME CUREI DE CISTITE E ARTROSE NO JOELHO, MANCANDO USEI 12 DIAS CHÁ DE TRANSAGEM OU TANCHAGEM. MILAGRE É TANCHAGEM. AMBIENTE ABERTO QUE O AR TEM QUE SER RENOVADO, RALOS TAMPADOS, BANHEIRO FECHADO, PAREDES LIMPAS COM CLORO SENÃO GRIPE ALÉRGICA. ME SINTO COM 35 DE IDADE, SOLISTA E CANTORA, ESCRITORA OU SEJA: AGENDA CHEIA.

  22. Avatar de Miriane

    Sem dúvidas, uma boa alimentação é fundamental para que tenhamos uma qualidade de vida ainda maior. Mas vale lembrar que isso é prevenção, e não cura! Para quem tem alguma das doenças citadas, acompanhamento médico é imprescindível! No meu caso, por exemplo, sofro com enxaqueca há alguns anos, e mesmo mantendo uma boa alimentação, não consegui controlar. Há 1 ano e meio faço acompanhamento com neurologista e tomo medicamentos controlados. Assim, consegui estabilizar, e dificilmente tenho mais de uma crise por mês, geralmente 1 ou 2 dias antes de menstruar (antes eram 2 por semana, +ou-). No meu caso, a enxaqueca está ligada ao estado emocional. Uma crise nervosa desencadeia uma crise de enxaqueca.

  23. Avatar de Márciac

    Oi Celisa,
    gosto muito de ler sobre alimentação saudável e tudo que diz respeito a saúde. Muito bom as resenhas e obrigada por falar sobre TPM e os alimentos para o bem estar nesses dias.

    Bjs.

  24. Avatar de Márciac

    Pollyana,
    sofro com TPM tb e por isso é muito bom estar atento aos alimentos que devemos ingerir nesse período para amenizar os sintomas. Minha médica já passou remédio, mas não quis tomar por achar que devemos estar alertar e manter o controle se os sintomas não forem muito fortes. Evito tomar muito remédio e tratar o mais naturalmente possível, é só uma fase no mês que passa.

  25. Avatar de Mariana

    Ameiiiii a resenha! parabens!

  26. Avatar de Marinaapmello

    exelente materia que todas podemos por em pratica ,pois uma alimentaçao saudavel e a base de tudo.

  27. Avatar de Luciléia

    Tudo muito bom. Quando tenho dor de cabeça, aprendi a tomar chá de semente de laranja.Como chupo laranja todo dia, vou guardando as sementes, quando preciso faço chá.e muito bom.Ah! lavo a casca de laranja deixo secar bem no sol e de vez em quando tomo meu chazinho da tarde, de casca de laranja. não sei pra que serve, mas que é gostoso…isso é!`

  28. Avatar de Aline

    Ola !! Adoro esse site .. Adorei as dicas desses alimentos.. E o chocolate na TPM, funciona mesmo!!

    BeijO !

  29. Avatar de Neuzely Da Cruz Gonçalves

    Achei super interessante a materia. Parabéns por esta e outras matérias que vocês publicam. Adorei!
    Gostaria que vocês escrevessem um artigo sobre melasma (como acabar com as manchas na face.

    Obrigada
    Neuzely

  30. Avatar de Andrea Khaled

    Eu amo estas dicas!!! estou grávida de 7 meses, e tudo a respeito de uma alimentação saudável procuro saber. valeu a dica. bjus

  31. Avatar de Maria Aparecida

    Olha com toda essa correria do dia-a-dia, as vezes nos esquecemos de que a alimentação é mesmo muito importante, e tratando sobre enxaqueca, sabemos que a maioria das vezes essa é de origem estomacal. O que comemos influencia muito.

  32. Avatar de Sol

    Gostaria de saber sobre Mau Hálito, cuido dos meus dentes muito bem, mas sou abrigada a chupar balas para poder disfarsar o hálito. Muitas vezes até deixo de conversar para não
    sair o mau cheiro. Sofro muito por isso, não sei mais o que fazer. Já estou com vergonha de todos por isso. Me ajudem, por favor. Evito até falar com meu namorado. Estou complexada.

  33. Avatar de Rosilene

    quero saber sobre limpeza de pele e clareamento nas axilas e virilhas

  34. Avatar de Ana Cristina - Cris

    Adoro o site!!!!! Muito boas as dicas.
    Também aprendo muito acompanhando os comentários.
    Obrigada.

  35. Avatar de Pri

    Oi, Meninas (os)

    Vejo aqui que tem vários posts , com muitas meninas que sofrem com tpm , sou uma delas tbém infelizmente , antes não sofria disso , acredito que foi a mudança do remedio , olha tem mês que o negocio é feio , fora a dor na cabeça que tenho nessa epoca que nada passa , alguém tem essa dor na cabeça?
    Bom mais o que eu queria compartilhar , é que tenho uma amiga que começou a tomar capsulas de Primula (natural) , e está adorando p tpm , estou pensando em comprar , eu vi numna fármacia , mais nem olhei preço , pq na epoca não me interessei nem sabia p que era na verdade , mais com certeza ireri comprar ……….

    bjos 🙂

  36. Avatar de Rose

    Além dessas dicas de alimentação, maravilhosa,´só para acrescentar mais saúde e fortalecimento do sistema imunológico experimentem fazer um chazinho de gengibre.

  37. Avatar de Fatima

    Bom dia!!
    ótimas dicas…. aproveitem.. o resultado é real!!!
    Abraços

  38. Avatar de Ana

    Olá meninas !!!!!!

    Eu também tinha muita dor de cabeça , cólica e muitos outros sintomas na tpm e durante a menstruação , mas agora estou tomando óleo de primula , receitado pela minha médica , e diminuiu bastante todos essas sintomas , experimentem é bom mesmo…..

    Bjs a todas.

  39. Avatar de Gilvana

    Parabéns pela dicas.
    São muito interessantes e importantes.
    Bjux

  40. Avatar de Deni Cunha

    Olá meninas, eu tenho enxaqueca é muito ruim , nao sei mais o que fazer, no momento estou tendo uma alimentaçao equilibrada e fazendo exercicios , vamos ver no que vai dar.

  41. Avatar de Alexandra

    bom dia!gostei das dicas realmente elas são muito validas,tenho problemas com a terrível TPM e a indesejável prisão de ventre que deixa qualquer mulher de abdômen elevado inclusive eu particularmente pareço esta gravida neste período,mas percebo que tomando bastante ÁGUA essas mazelas diminuem bastante. então fica a dica meninas e rapazes:tomar bastante ÁGUA realmente faz muita diferença em nossa vidas VALEU?abraços para todos.

  42. Avatar de Gina Nunes De Andrade

    Realmente a nossa saúde esta numa horta, produtos baratos, naturais e que só fazem bem. Ótima a matéria.

  43. Avatar de Vreonica

    Esse comentario sobre saúde é ótimo a nossa alimentação é muito importante as dicas são muito boas . amei bjs bjs bjs saúde é fundamental !!!!!!!!!

  44. Avatar de Renata

    Eu adorei este artigo sobre alimentação. Eu trabalho e estudo muito e acabo não me alimentando direito. Mas com essas dicas vai dar para repensar! É muito importante ter uma alimentação saudável. O cabelo, a pele agradece.

  45. Avatar de Regina

    Oi gentee!!!
    Celisa,faz um tempo queeu acompanho as dicas desse blog, e acho muuitíssimo importantes sua dicas!! são muuuito úteis pra mim
    eu e minha mãe sempre que pudemos entramos no site pra saber as novidadeesou quando ela não pode eu entro e falo as dicas pra ela depois,rss…

    Muito obrigada pelas dicas,

    Reginaa 🙂

  46. Avatar de Rosely Dias

    Adorei a dica! Tenho imunidade muito baixa e com certeza vou seguir essa dica de alimentos que creio que será muito bom.

  47. Avatar de Rosinha

    adorei as dicas bjoss♥♥

  48. Avatar de Nova Versatil

    Deixo aqui a dica do Sorteio de Primavera da Nova Versatil.
    Visite nosso site para ver o regulamento e participar desse sorteio.

    http://www.novaversatil.com/promocao-2/sorteio-ellen-3d-rosa

    Bjs e boa sorte a todas!

  49. Avatar de Mario Sergio

    GOSTARIA DE SABER QUAL TIPO DE ALIMENTO É BOM,
    PARA BAIXA triglicérides, POIS FIZ ALGUNS EXAMES DE ROTINA,
    E APRESENTOU ALTA. DESDE JÁ AGRADEÇO

  50. Avatar de Joelma Oliveira

    OI GOSTARIA MUITO TER MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O CHÁ DA SEMENTE DE LARANJA, POIS UMA PESSOA MAIS VELHA ME ENSINOU PARA ENXAQUECA E PARA MIM FOI MUITO BOM, POIS ERA UMA TOMAVA MUITO REMÉDIO PARA ENXAQUECA E ME LIVREI DELES COMPLETAMENTE, QUANDO SINTO UMA LEVE MUDANÇA TOMO O CHÁ E NÃO E NÃO NESSECITO TOMAR REMÉDIO, ACHO QUE DEVERIA SER ALGO PARA SER ESTUDADO E INDICADO POIS HÁ MUITA GENTE SOFRENDO DESSE MAL. OBRIGADO.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva