Para a mulher que gosta de se cuidar

12 Alimentos sem Glúten

Recentemente publiquei um artigo falando sobre o glúten, e algumas pessoas perguntaram sobre dicas de alimentos sem glúten. Dentre os inúmeros alimentos sem glúten, segue uma listinha de 12 alimentos selecionados, que podem servir como base para quem quer começar a ter mais opções sem glúten na dieta.

Publicidade

1. Arroz

12 Alimentos sem Glúten

Existem diversos tipos de arroz, o que o torna uma das principais opções para uma dieta sem glúten. Além da utilização normal como grão cozido, pode ser utilizada a farinha de arroz integral ou refinada, ou ainda o creme de arroz (em pó), que tem a textura ainda mais fina do que a farinha refinada. Esses derivados podem ser utilizadas no preparo de pães, bolos, mingaus, pudins, biscoitos e outras sobremesas. Também podem ser usados para untar a forma das receitas.

2. Milho

Fonte de carboidratos, o milho fornece energia, é rico em vitamina E e carotenoides que protegem a saúde dos olhos. A farinha de milho amarelo é indicada para bolos, cuscuz, virado, farofa, pães e broas. Já a farinha de milho branca, com sabor e textura mais suave, pode ser usada para tortas e sobremesas. O amido de milho é comum em pratos que precisam ter a textura engrossada, como mingaus e cremes

3. Mandioca

12 Alimentos sem Glúten

Outra fonte importante de carboidratos, a mandioca contém boas quantidades de magnésio, fósforo, potássio e cálcio, colaborando para a formação de ossos e dentes. Pode ser consumida cozida ou assada. Além disso contém muitos derivados. A farinha de mandioca é encontrada fina e em flocos e pode ser usada em bolos, bolinhos e farofa. O polvilho azedo é indicado para pães de queijo e biscoitos. O polvilho doce é usado de forma semelhante ao amido de milho, como espessante de mingaus e molhos. É também da mandioca que é produzida a goma para tapioca, uma excelente opção para substituir pães e pizzas.

4. Batata

Possui alta concentração de vitamina B6, necessária para a produção de serotonina, cuja diminuição deixa o organismo sujeito a depressão, ansiedade e compulsão alimentar. Assim como a mandioca, a batata é extremamente versátil: pode ser utilizada cozida, assada, recheada, em purê ou como base para tortas e massas (nhoque, assados, salgadinhos, etc.). A fécula de batata é indicada para pão, panqueca, bolo, torta, salgadinhos, biscoito ou para engrossar sopas, molhos e mingaus.

5. Banana Verde

12 Alimentos sem Glúten

A banana verde pode ser consumida sob a forma de farinha, ou de biomassa. A banana verde é uma rica fonte de potássio, fósforo, magnésio e outros minerais, mas a principal propriedade é o amido resistente, que não é digerido nem absorvido. Ajuda, assim, no trânsito intestinal, na redução do colesterol e controla a liberação de glicose no sangue. Serve como base para bolos e tortas, substituindo a farinha de trigo. Pode ser misturada em sucos e vitaminas, pois ao contrário da banana comum, não possui gosto.

6. Linhaça

Por ser riquíssima em fibras, a linhaça favorece o funcionamento do intestino. Ela também é ótima para o controle do diabetes, colesterol e hipertensão, pois contém ômega-3, um importante nutriente anti-inflamatório. Para preservar os nutrien- tes, o melhor é comprar as sementes inteiras e triturá-las no liquidificador até virar farinha, para consumo imediato. Pode substituir parte de outra farinha em pães, panquecas, bolos e biscoitos. Pode ser consumida em sucos, vitaminas, saladas, frutas e iogurte.

7. Coco

12 Alimentos sem Glúten

Além do leite de coco e do coco ralado, a farinha também é ótima para receitas sem glúten. O coco, a água de coco e o óleo do coco também são liberados e são excelentes fontes de minerais como cálcio, sódio e potássio. A farinha de coco atua indiretamente no emagrecimento, por ter em sua composição uma das maiores quantidades de libras insolúveis quando comparada a outros alimentos. Ela é indicada para o preparo de pães, granola, barrinha de cereal, bolos e biscoitos.

8. Grão-de-Bico

O grão de bico possui um nutriente importante, o triptofano. Este aminoácido participa da serotonina, hormônio importante para a sensação de prazer, bem-estar e confiança. Assim, o alimento afasta ansiedade e nervosismo, além de ajudar no controle do apetite e do sono. Não é à toa que é chamado de "grão da felicidade". Cozidos, os grãos são versáteis e funcionam bem em sopas, saladas, refogados, em patês e pastas. A farinha pode ser utilizada misturada com outros tipos em pães e bolos.

9. Quinoa

12 Alimentos sem Glúten

A quinoa é um pseudocereal que não contém glúten, mas nem por isso deixa de ser fonte de proteina. É um alimento completo, um "super-alimento": sua proteína é de alto valor biológico, pois contém uma combinação de aminoácidos de excelente qualidade. Além disso, possuí baixa concentração de carboidrato e de gordura. O alimento de pode ser consumido como farinha, em receitas de pães, biscoitos e bolos. Como flocos, salpicada em frutas e iogurte, Em grãos, como substituto do arroz ou incrementando saladas.

10. Lentilha

Um dos melhores grãos para sua saúde, a lentilha é uma ótima opção para acompanhar o arroz, contendo mais proteína que o feijão. Fósforo, ferro e ácido fólico, importantes para as gestantes, também são abundantes. O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, e é indispensável para o sistema nervoso. A grande quantidade de fibras ainda regula o intestino, sacia a fome e ajuda no emagrecimento. Os grãos ficam saborosos como sopa ou em saladas. A farinha de lentilha serve de ingrediente para panquecas, waffles e crepes, deixando as receitas com uma textura mais leve.

11. Chia

12 Alimentos sem Glúten

A chia é um dos alimentos mais ricos em ômega 3 (ácido graxo que reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom), preserva a memória e reduz o acúmulo de gordura abdominal. Repleta de fibras, ajuda no funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade já que, ao ser ingerida, absorve água e aumenta seu tamanho em cerca de 12 vezes no estômago. Pode ser usada salpicada em saladas, sopas ou saladas de frutas, batida no liquidificador com vitaminas e sucos.

12. Amêndoas e Castanhas

A amêndoa é rica em gorduras benéficas que protegem as artérias e as funções cerebrais, além de fornecer boa quantidade de proteinas, vitamina E e vitaminas do complexo B. A castanha do pará é a oleaginosa mais rica em selênio. A castanha de caju também é muito rica em vitamina E, cobre e triptofano, por isso ajuda no controle da irritabilidade, do cansaço e do nervosismo. As oleaginosas devem ser consumidas frequentemente, mas nunca em exagero. Podem também ser usadas como recheio ou cobertura de tortas e bolos. Trituradas, podem ser ingrediente de farofas e empanados.

E então, se animou? 🙂 Existem inúmeros outros alimentos sem glúten, é claro. Por isso, se estiver disposta à fazer a dieta sem glúten, com um pouco de força de vontade, pesquisa e imaginação é possível, sim! 🙂

42 comentários para “12 Alimentos sem Glúten”

  1. Avatar de Iolanda

    Muito bom! queria mesmo saber mais alimentos sem gluten

  2. Avatar de Marta

    Estou comendo alimentos sem gluten, me sentindo melhor

  3. Avatar de Anderson

    Boas sugestões, estou querendo fazer o teste 😕

    1. Avatar de Thiago

      estou começando hj!. Tomara q dê certo.

  4. Avatar de Amélia

    Só tem alimentos caros nessa lista, não tenho grana para essas coisas, o jeito é comer pão mesmo.

    1. Avatar de Vanessa Little

      Em que lugar lentilha, mandioca, batata, muilho e arroz são caros?????
      Não arrume desculpas para continuar se alimentando de calorias vazias…
      Vai economizar nos remédios também!!!

      1. Avatar de Luciane Xuan

        Melhor resposta, Parabéns menina, isso mesmo, as pessoas inventam desculpas…

    2. Avatar de Regina

      Oi Amélia! Experimenta substituir o pão por tapioca. É bem mais saudável e saborosa. Fica a dica (pode ser doce ou salgada):

      http://www.falecomanutricionista.com.br/como-fazer-tapioca/

      http://www.tudogostoso.com.br/receita/6584-tapioca.html

    3. Avatar de Milena

      Caro é pagar um médico porque vc ficou doente.

    4. Avatar de Kelly.

      nao,,nem tudo e caro! e so vc realmente ver os preços,,olha! nao coma paes,,de padaria branco,eles fazem muito mal.substitua por bolachas crackes,integrais,nao custa.entao,,como na merenda 2 ovos frito,,uma laranja ja estar! a noite nao como carne pesada,,mas compre arroz integral e otimo,e custa somente 1 real,a mas que os brancos.compre comida fresca,muita frutas da estaçao.duvido pesar no bolso,,e ti deixa linda.

  5. Avatar de úrsula

    😀 Gostei muito das dicas!

  6. Avatar de Patrícia Melo

    Que ótimo alternativas desses alimentos. Só sabia praticamente da tapioca. Vou dar uma melhorada na minha alimentação com esses alimentos. Valeu pela matéria e dica. Obrigada

  7. Avatar de Sabrina Bets

    Muito boas dicas, valeu mesmo

  8. Avatar de Rossane

    Uma mudança que fiz recentemente foi trocar o pão pela tapioca… já senti a diferença. Agora quero incluir mais coisas para ir mudando aos poucos.

  9. Avatar de Hilda Gomes

    Alguém sabe dizer porque que de repente a maioria das pessoas estão sofrendo de intolerancia ao gluten?

    1. Avatar de Dri

      porque o trigo de hoje em dia contém muito mais glúten do que o trigo que nossos ancestrais comuns. Além disso, esse trigo foi “piorado” geneticamente para produzir mais, o que o torna praticamente um alimento irreconhecível pelo nosso organismo.

  10. Avatar de Julianne

    Parabéns a matéria!!

  11. Avatar de Raquel Delis

    Eu estou parando aos poucos de comer pão, não é fácil mas agora já como só 3 vezes na semana, está dificil achar opções de substituição.
    Já como praticamente todos esses alimentos citados na amtéria.

  12. Avatar de Cacilda

    Não tenho intolerencia ao Gluten, mas a matéria é excelente e de grande ajuda.
    Conheço pessoas que não podem tomar leite e seus derivados e derivados de gluten.
    Mas com tanta coisa gostosa para se comer nessa listinha dá para ficar feliz e de barriguinha cheia 😉
    Celisa, obrigada 😉

    Excelente semana
    Bjs

  13. Avatar de Poliana

    Pode ser que o gluten não engorde mesmo, mas ele causa inchaço.

  14. Avatar de Juliana Rocker

    Perfeito, estava precisando de um incentivos desses

  15. Avatar de Marcos

    Eu continuo comendo pizza, pão, macarrão, nunca esses alimentos me fizeram mal.

  16. Avatar de Milena

    Consumo praticamente todos esses alimentos, mas ainda como de vez enquando o gluten, porem não me faz mal….

  17. Avatar de Jéssica

    Opa! precisava mesmo dessas dicas.

  18. Avatar de Anamara

    Descobri a doença celíaca a 2 anos, hj em dia eu não posso comer nada que tenha gluten, no começo é dificil, mas depois se acostuma, tem muitas opções, é só conversarem com uma nutricionista.

  19. Avatar de Conceição Chaves

    😀 Excelente matéria.Abraços

  20. Avatar de Silvia Cristina

    Gostei muito dos 3 posts sobre gluten, me esclareceu bastante as duvidas. Continuem mandando os emaisl. Obrigada

  21. Avatar de Rodrigo

    A tapioca é muito boa no lugar do pão, mas é bom sempre comer uma proteina junto, pois o pico de insulina dela é alto.

  22. Avatar de Ana

    Muito boa essas dicas, muuuito boa mesmo.
    alguns alimentos eu ja consumo , os outros vou experimentar

    bjs

  23. Avatar de Evelise

    Gosto muito dos artigos, sempre ajudam.

  24. Avatar de Mônica Alves

    Então…eu já troquei e adorei , e inclusive acho a tapioca muito saudável além de ajudar a perder a barriga maravilhoso. Desde que comecei a comer no café da manha minha barriga esta murchinha foi a troca mas saudável que já fiz.o pão aliás eu gosto mas a tapioca e muito melhor 😉

  25. Avatar de Eldim Oeste

    gostei muito; este saite é muito bom muda a
    estetica das pessoa eu sou um da qual sou fruto da mutaçao de estetica

  26. Avatar de Tatiana Vertes

    Acho que minha filha esta com essa doenca celiaca , qual o nome do medico especialista que eu tenho que procurar para fazer o diagnostico e ajudar a fazer o tratamento ??? obrigada

    1. Avatar de Mmb

      Procure um Gastro.

  27. Avatar de Suzana

    Amei a dica!!!
    Este site é ótimo, mas egoísta, não tenho tempo de copiar a matéria à mão. Porque bloqueiam a opção copiar? Ou sou eu quem não estou sabendo? Alguém me ajuda? Ou alguém do site responda por favor. Obrigada.

  28. Avatar de Eliane

    😀 Eu mesma faço o meu pão sem gluten, mega rápido, receita no liquidificador, coloco chia, linhaça e fica uma delícia, duas fatias pequenas e fico satisfeitíssima…e já estou vendo a diferença no meu corpo, abolindo o gluten!!!

  29. Avatar de Elisabeth

    Gostei muito da matéria eu estava prescisando

  30. Avatar de Ironete

    A alegista descobriu agora q tenho celiaca, fiquei feliz pirque já sofri muito .Esses alumentos citados já não comiu porque passava muito mal.Agora quero viver melhor

  31. Avatar de Kelli

    Eu sentia às vezes desconforto abdominal e não sabia o que era. Fiz há um mês a cirurgia de hérnia de hiato e depois, provavelmente pela redução do estômago, está bem mais evidente esta intolerância. Assim que como glúten, em torno de cinco a dez minutos depois sinto dores abdominais, às vezes a barriga incha e fico com muitos gases. Estou tentando inserir esta dieta sem glúten e já estou me sentindo melhor, mas não é fácil essa mudança de hábito, requer ir atrás de produtos diferentes e há a alteração no valor da alimentação também que encarece. 🙂

  32. Avatar de Florinda

    Deixei de comer pão e derivados do trigo, óleo, leite e margarina, passei a usar banha, comer tapioca com ovos fritos na banha, e fiz praticamente todas as substituições possíveis, trocando os alimentos industrializados por alimentos orgânicos, deixei de tomar refrigerantes e meus exames que sempre deram super alterados, inclusive o colesterol e triglicerideos que nunca ficavam normais e o médico falava que era genético , depois dessa mudança estão nos níveis certos e eu só tenho que agradecer, vida nova com saúde.

  33. Avatar de Juaci

    queria saber rosca tem gluten

  34. Avatar de Thainá

    Olá! Tenho um familiar com histórico de doença celíaca e foi muito difícil administrar essa realidade. Fiz algumas oficinas culinárias, a família se mobilizou, enfim…é uma luta diária. Gostaria de dividir com vcs um livro q me ajudou muito, pq as vezes ficamos sem ideia do q preparar e ficar na mesmice tbm não dá. Segue abaixo o link do e-book q m ajudou muito, acho q vale a pena dar um conferida: http://mon.net.br/page Bjs e boa sorte p nós sempre!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva