Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios da Ameixa Preta

Benefícios da Ameixa Preta

Você gosta de ameixa preta? Sabe o quão nutritiva é essa fruta? Além de excelente para o intestino, a ameixa preta é repleta de vitaminas e minerais, com muita fibra alimentar, baixas calorias, e sem gorduras nocivas.

Dentre os principais componentes da ameixa preta, destaca-se o sorbitol. O sorbitol é um açúcar que estimula o intestino, fazendo com que este funcione com mais facilidade. Ameixas também fornecem fibra alimentar e oferecem baixas calorias, sem gorduras nocivas.

Dentre as vitaminas presentes na ameixa preta, destacam-se as vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), b6 (piridoxina), C, E (alfa-tocoferol) e vitamina K. Quanto aos minerias, possui potássio, flúor, fósforo, magnésio, cobre, ferro, cálcio e zinco.

Benefícios da Ameixa Preta

  • Melhora a digestão e o funcionamento do intestino: A fruta contém um alto teor de fibras e nutrientes que facilitam a atividade intestinal. Essa propriedade laxativa vem principalmente da casca e da polpa e são úteis também para desinchar a barriga. O sorbitol e a isatina presentes na ameixa têm um efeito laxante, estimulando a secreção de fluidos no intestino e promovendo a lavagem eficiente dos resíduos através do cólon. São também uma boa fonte de fibra dietética, o que ajuda na regulação do sistema digestivo.
  • Fortalece os ossos: Contém flavonoides (tais como o ácido cafeico e rutina) que ajudam na inibição da degradação do tecido ósseo, e também na prevenção de doenças, tais como osteoporose na pós-menopausa, causada pela deficiência nos hormônios ovarianos. Os polifenois, e o potássio incentivam a restauração dos ossos, aumentando sua densidade. Pesquisas têm comprovado que, de fato, o consumo regular de ameixas secas ajuda na restauração da densidade óssea perdida pelo envelhecimento.
  • Boa para diabéticos: A ameixa exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos das ameixas auxilia na redução dos níveis de glicose e de triglicerídeos no sangue. Os flavonoides presentes nas ameixas ajudam a evitar a resistência à insulina.
  • Melhora a imunidade: Ameixas são benéficas no fortalecimento da defesa imunológica do organismo, devido à presença de vitamina C. Esta promove a resistência do organismo contra várias infecções e inflamações. Pesquisa feitas mostraram que as ameixas têm componentes que estimulam a produção de óxido nítrico no corpo, componente conhecido por frear a metástase de células tumorais.
  • Alivia a ansiedade: O consumo regular de ameixa ajuda na redução da ansiedade. Estudos forneceram provas sobre os efeitos ansiolíticos e propriedades antioxidantes dos ácidos clorogênicos presentes na ameixas, que ajudam na cura de comportamentos relacionados à ansiedade e danos causados pelo estresse oxidativo.
  • Mantém a pele saudável: Ameixas são ricas em vitamina C, juntamente com outros antioxidantes que ajudamm a manter a pele saudável, radiante e jovem. O consumo de ameixas ajuda a reduzir manchas escuras e rugas, devido à presença de nutrientes antienvelhecimento. Extratos de ameixa são usados em vários produtos de cuidados da pele.
  • Auxilia na coagulação do sangue: Ameixas contêm vitamina K, que ajuda na coagulação normal do sangue e promove a saúde dos ossos. A deficiência de vitamina K no corpo podem resultar em perda excessiva de sangue e outros problemas de saúde, tais como ossos fracos.

Como ingerir a ameixa preta?

Benefícios da Ameixa Preta

Para se obter os benefícios da ameixa, o ideal é que seja consumida frequentemente. 3 ou 4 ameixas por dia é o suficiente.

É importante cuidar com o o excesso: a fruta contém grande quantidade de oxalato, substância que, se for consumida em excesso, pode levar à formação de cristais na urina, dando origem ao cálculo renal.

Agora uma dica bem legal: O ideal é que antes de consumir, você deixe as ameixas de molho por 8 horas em um copo de água. Além de melhorar a digestibilidade, ela fica mais macia para ser mastigada — experimente!

Como sugestão de uso, a ameixa preta fica ótima em vitaminas, e pode ser usada também em sucos, pratos doces e salgados, conforme seu gosto.

Ah, importante: cuidado com o exagero! A fruta contém grande quantidade de oxalato, substância que, se consumida em excesso, pode levar à formação de cristais na urina, dando origem ao cálculo renal.

E você, gosta de ameixa preta? Como costuma consumir?

73 comentários para “Benefícios da Ameixa Preta”

  1. Avatar de Eletrícia

    Posso usar a água da ameixa em calda?
    Tenho intestino muuuito preso.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva