Para a mulher que gosta de se cuidar

Analgésicos Naturais

Analgésicos Naturais

A função dos analgésicos é amenizar ou eliminar as dores em qualquer parte do corpo, sobretudo na cabeça, mas também nos músculos e articulações. Existem diferentes tipos de analgésicos que podemos comprar nas farmácias, muitas vezes com o alívio rápido da dor. O problema é que, se esses analgésicos forem usados em excesso, podem ocorrer diversos efeitos colaterais.

Caso você seja o tipo de pessoa que toma muitos analgésicos (mais que 15 comprimidos no mês), o ideal é tentar alguns analgésicos naturais para amenizar o efeito negativo no organismo.

Cada organismo reage de forma diferente para cada componente, então faça testes e veja o que mais funciona para o seu caso.

Casca de Salgueiro

O uso da casca de salgueiro branco para alívio da dor vem desde a Grécia Antiga. Por ser rico em salicina, a casca de salgueiro branco tem o mesmo efeito da aspirina que compramos nas farmácias. A casca de salgueiro branco pode ser adquirida em lojas de produtos naturais, inclusive sob a forma de cápsulas para consumo imediato. Pode-se usar a casca de salgueiro para ajudar a aliviar o desconforto originado por dores de cabeça, dores lombares, osteoartrite e muitas outras doenças.

Analgésicos Naturais

Cúrcuma e Pimenta Caiena

Esta especiaria contém curcumina, um potente analgésico que ajuda a bloquear a dor no corpo e, por sua vez, a combater a inflamação. Pode-se consumir a cúrcuma no lugar dos fármacos, sem nenhum efeito colateral. Como foi demonstrado em vários estudos, a cúrcuma pode ajudar a deter as dores da artrite reumatoide, ao “anular” o envio de neurotransmissores ao cérebro.

A pimenta é um estimulante estimula o fluxo sanguíneo e assim alivia a dor. Da mesma forma, eles têm um ingrediente, a capsaicina, que bloqueia a dor, pois persuade o cérebro de que a área tratada não é, de fato, dolorosa e, portanto, cega os nervos.

Então, o cérebro produz a substância que acalma a dor. Capsaicina na pimenta caiena também reduz dor nas costas, dor muscular e dor devido à artrite.

Além disso, os dois ingredientes — cúrcuma e pimenta caiena — se potencializam quando ingeridos juntos, aumentando o aproveitamento pelo organismo.

Gengibre

A raiz do gengibre foi usada na antiguidade no tratamento de problemas como a artrite, graças à sua capacidade para reduzir a inflamação e a dor nas articulações. O gengibre, tanto em forma de chá como para uso tópico, tem um poderoso efeito anti-inflamatório e analgésico, capaz de combater diferentes doenças.

Cravo da Índia

O cravo é utilizado em todo o mundo. Ele é um excelente analgésico natural capaz de aliviar fortes dores de cabeça e de dentes. Esse benefício é atribuído aos seus conteúdos significativos de eugenol, componente ativo que tem propriedades anestésicas e antibacterianas, crucial para reduzir doenças e outros problemas associados.

Analgésicos Naturais

Bolsa de Água Quente ou de Gelo

Considere usar também compressa de água quente para aliviar cólica menstrual, compressa gelada para dor de cabeça e gelo para dores musculares.

O gelo: é um anti-inflamatório natural. Por isso, é indicado para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Acidentes que possam causar edemas ou hematomas — como pancadas e torções — devem ser tratados com gelo. A temperatura fria contrai e diminui o fluxo de fluidos. O gelo também age como analgésico; por isso é bastante utilizado em esportes de impacto.

Compressa quente: a compressa quente age no corpo como um relaxante muscular. Por isso, é indicada quando a pessoa tem tensões musculares esporádicas como, por exemplo, torcicolos de causa não traumática ou fadiga muscular na região da lombar. O calor é um potente vasodilatador, o que causa o aumento da vascularização e oxigenação da musculatura.

Exercícios Físicos

A atividade física aumenta a produção de serotoninas e endorfina, que estimulam a sensação de bem-estar e diminuem a dor.

Se praticada regularmente, a atividade física não só alivia as dores de quem já sofre com a lombalgia, como também previne a dor nas costas em quem ainda não a sentiu. O exercício ajuda a fortalecer a musculatura, o que aumenta a sustentação do corpo, diminui o risco de lesões e melhora a postura.

Suplementação de Magnésio

O magnésio é essencial para manter o funcionamento do nosso corpo. Entretanto, devido ao aumento de consumo de comida industrializada, muitas pessoas sofrem com deficiência de magnésio. Tomar suplementos de magnésio melhora o funcionamento dos nervos e dos músculos, diminuindo as dores. A suplementação de magnésio também é muito eficaz para aliviar as dores de cabeça.

Acupuntura

Esta antiga prática médica chinesa busca aliviar a dor, alegando equilíbrio das “vias de energia natural do corpo”. Para esta prática, os acupuntores colocam minúsculas e finas agulhas na sua pele. A localização da inserção está relacionada à fonte da dor. A acupuntura pode aliviar a dor, fazendo com que o corpo libere a serotonina , um produto químico “sensacional” para alívio da dor.

Analgésicos Naturais

Óleos Essenciais

Para o alívio natural da dor de cabeça, dois óleos essenciais são eficazes: o óleo de hortelã-pimenta melhora a circulação e o óleo de lavanda reduz a tensão muscular – duas maneiras de parar rapidamente uma dor de cabeça.

Tente misturar algumas gotas de óleo de lavanda em suas mãos e, em seguida, esfregando a mistura na sua testa e na nuca. Você também pode diluir algumas gotas, misturando os óleos essenciais com óleo de amêndoa ou coco.

Água

Segundo especialistas, beber uma boa quantidade de água por dia pode ajudar a tratar várias dores. Por quê? A água ajuda a eliminar a histamina, um composto que desencadeia a dor de tecidos lesionados.

Quem sabe sua dor não é simplesmente desidratação? A água é um elemento chave para a cartilagem que amortece as extremidades dos ossos e, quando estes tecidos estão bem hidratados, eles podem se mover e deslizar uns sobre os outros sem causar dor.

E você, costuma tomar muitos analgésicos no mês? Que tal experimentar algo mais natural?

16 comentários para “Analgésicos Naturais”

  1. Avatar de Elaine Affonso Amorim

    Adorei o post e certamente já me deu alguma ideia para começar a tratar naturalmente a minha fibromialgia.

  2. Avatar de Carlinha

    Achei legal ler essas dicas pois tenho muita dor de cabeça e acabo tomando muito analgésico, vou testar algumas dicas

  3. Avatar de Alessandra

    Amei 😆 😆 😆 😆

  4. Avatar de Suzana Mariano

    Alguém tem fibromialgia? Como trata as dores?

    Obrigada pelo post

    1. Avatar de Alexandra

      Eu tenho fibromialgia diagnosticada há 20 anos. Venho tomando analgésicos e anti-inflamatórios vários. Mas no tratamento direto da fibro, eu tomo Cymbalta, Lyrica e mais pra depressão que vem acompanhada à fibro, Quetiapina e Donaren.
      Espero ter te de alguma forma.

      1. Avatar de Maria Aparecida Ristoff

        Oi Alexandra
        Eu não tenho fibromialgia, mas tenho muitas dores causadas por hérnia de disco na lombar, na cervical, artrite, desgaste e bursite nos quadris.
        Estava tendo muita dor de cabeça, que aliviaram muito, e agora, com este post, deduzi que foi por causa da cúrcuma, que estou consumindo diariamente. Ralo um pedacinho no café, sobre a salada ou misturo já no prato de comida.
        Umas duas colheres de chá por dia.
        Recomendo

    2. Avatar de Jose Gonçalves De Sa Neto _

      Compre oleo de sucupira e tome pela manhã e a noite, ou faça o chá de 12 sementes socadas para sair o oléo e 1,5 (um litro e meio de água), soque as sementes e adicione na água, tome 3 copos por dia 180 ml, conserve o restante do chá na geladeira e vai tomando. veja na internet a dose do oléo de sucupira. Minha esposa tinha e não tem mais, tomou o chá.

  5. Avatar de Roberta

    AMEI!!!

  6. Avatar de F(avio Me((o

    Informações valiosas.. Parabéns!! Boa tarde.

  7. Avatar de Eliana

    Muito boa e saudável informação!

  8. Avatar de Raquel Delis

    Eu vou incluir mais curcuma e gengibre…já sabia do cravo para dor de cabeça…

  9. Avatar de Eliete

    Não sabia que a bolsa de gelo era anti-inflamatoria, vou usar mais hehehe
    como temos dores né…

  10. Avatar de Lavínia

    O cravo é fantástico para aliviar as dores, tenho usado o óleo essencial de cravo para dores

  11. Avatar de Sonia Maria Abrahao

    Sem querer descobri que ao passar Óleo de Alecrim nos joelhos pois dois muito e o Dr disse q e artrite , bem minhas palmas das mãos estavam ficando nas juntas cheias de corocos e doía e machucava ao pegar algo e depois q comecei a passar o óleo nos joelhos os caroços sumiram então como não fiz nada p isso deduzi que foi o óleo q agiu, fiquei muito feliz a espero q de certo para outras pessoas, obrigado pelo Site q vem ajudar

  12. Avatar de Manoela Cecilia Ferreira

    Eu uso açafrão pimenta caiana cloreto de magnesio tenho 86 anos não sinto nenhuma dôr !!!

  13. Avatar de Claudia Nunes

    informaçâo muito boa para uso parabens 😎

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva