Para a mulher que gosta de se cuidar

Anticoncepcional Yaz

Anticoncepcional Yaz

A pílula anticoncepcional Yaz foi lançada no Brasil em maio de 2007. É a única pílula com baixa dosagem hormonal aprovada pela FDA (Food and Drug Administration).

É um contraceptivo oral, com efeitos antimineralocorticóide e antiandrogênico que beneficiam também as mulheres que apresentam retenção de líquido de origem hormonal.

Benefícios do Yaz

Além do objetivo principal de evitar a gravidez, o Yaz também possui as seguintes vantagens:

  • Combate os sintomas da TPM
  • Melhora a acne
  • Previne a síndrome do ovário policístico
  • Diminui a retenção de líquido e o inchaço
  • Baixa dosagem hormonal
  • Cartela com 24 pílulas (ao invés das 21 dos anticoncepcionais habituais). Isso permite um controle maior sobre o ovário, não alterando tanto os hormônios ligados à TPM.

Yaz e a TPM

Anticoncepcional Yaz

O principal benefício do Yaz é redução dos sintomas da TPM.

A pílula provocou melhoras nos sintomas da TPM de 48% das 450 mulheres acompanhadas na fase de testes do remédio, todas com TPM severa.

A TPM é caracterizada quando em três ciclos menstruais consecutivos a mulher evidencia pelo menos um sintoma físico, que pode ser fadiga, dores de cabeça, dores nas mamas, inchaço dos pés e das mãos, dor no peito, cólicas, alterações do apetite e do sono, dores nas articulações e nos músculos.

Os sintomas podem também ser psíquicos, incluindo irritabilidade, depressão, ansiedade e tensão, tristeza repentina, choro, raiva, oscilações súbitas de humor, dificuldades de concentração, baixa auto-estima, falta de energia e pouco interesse por atividades habituais.

Se a mulher apresentar pelo menos um sintoma físico e um sintoma psíquico durante três ciclos menstruais consecutivos, os médicos diagnosticam como TPM.

A pílula Yaz promete reduzir esses sintomas, tornando mais fácil a vida das mulheres. O Yaz possui os efeitos antimineralocorticóide e antiandrogénico que permitem reduzir a retenção de líquidos de origem hormonal. As dores de cabeça que a maioria das mulheres sofre durante a TPM são associadas à retenção de líquidos, que dá a sensação de inchaço e ganho de peso.

O Yaz ajuda nesses aspectos, mas não dá para esquecer que uma alimentação saudável e exercícios físicos são fundamentais para uma melhor qualidade de vida.

Quanto aos efeitos colaterais, costumam desaparecer depois de 3 meses. Este é o tempo adequado para perceber a evolução ou adaptação ao anticoncepcional, caso contrário, é preciso procurar seu ginecologista para orientação.

Modo de Usar

Um comprimido por dia durante 24 dias e 4 dias de repouso e não 7 como são os contraceptivos com 21 pílulas.

Composição

Cada comprimido contém:

  • 3 mg de drospirenona
  • 0,02 mg de etinilestradiol como betadex-clatrato, mais excipientes.

Diferenças entre Diane, Yasmin e Yaz

Diane 35

Cada comprimido contém 2 mg de acetato deciproterona e 0,035 mg de etinilestradiol.

Diane é uma pílula de segunda geração, por isso seus efeitos colaterais ainda são muito fortes. Eles incluem retenção de liquido, celulite, depressão, dores de cabeça frequentes, dores nas pernas, inchaço do corpo e ganho de peso.

Em compensação, é bastante eficiente em casos de hiperandrogenismo (como excesso de pelos e acne). Atua melhor também em casos de alopecia androgenética (calvície hereditária) e seborréia (oleosidade em excesso).

Disponível nas drogarias Araújo.

Yasmin

Cada comprimido contém 3 mg de drospirenona e 0,03 mg de etinilestradiol.

Yasmin é uma pílula de terceira geração, ou seja, seus efeitos colaterais são mais amenos. É bom para pra mulheres com ovários policísticos, para acne (apesar do efeito mais lento que o Diane). Possui efeito muito fraco na contenção dos pelos no corpo, mas atenua a TPM e a retenção de líquidos, já que é um diurético suave. Como reflexo da atividade antiandrogênica (que reduz a ação dos hormônios masculinos), a substância tem efeito benéfico em casos de queda de cabelo (leve a moderada) e na diminuição da produção sebácea.

Disponível nas drogarias Araújo.

Yaz

Cada comprimido contém 3 mg de drospirenona e 0,02 mg de etinilestradiol.

Ela é pílula mais moderna entre as três. Yaz veio com o intuito de diminuir consideravelmente os sintomas de TPM e também de reduzir o fluxo menstrual. Tem efeitos benéficos para pele. Também atua como antiandrogênico, mas em menor escala, comparado com o Diane.

Disponível nas drogarias Araújo

O melhor é sempre consultar seu médico para a escolha do anticoncepcional que melhor se adapta ao seu perfil.

501 comentários para “Anticoncepcional Yaz”

  1. Avatar de Cleonice

    eu já uso o yas a 6 meses, estou amando, meus sintomas tpm sumiram, é bom mesmo, recomendado pela ginecologista, não faço pausa, tomo direto…

  2. Avatar de Bianca

    eu uso o diane, todos falam que faz mal, para mim é ótimo, tenho muita cólica e muita acne, agora a minha pele está sem nada depois de 7 meses de uso.

  3. Avatar de Kelly

    olá, eu estou querendo iniciar um anticoncepcional, mas não sei qual, tenho 18 anos e tenho muita cólica e vem muito fluxo, qual seria melhor?

  4. Avatar de Camilla

    já usei muito tempo o diane, faz 10 meses que uso o yasmin e minha médica pediu para eu passar para o yas, pois tenho serios problemas com tpm, nervosismo, choros, dores no corpo… é sério mesmo, e pelo que li aqui vai ser muito bom para mim, vou comprar, ahhh adorei o artigo, muito bem explicado.

  5. Avatar de Jaqueline Taborda

    oie meninas eu estou usando o yas a 2 meses, confesso que está melhorando meus sintomas, estou bem satisfeita… mas tb tenho problemas com espinhas, antes eu tomava o gracial e limpava minha pele, agora estou na dúvida se com o yas vai melhorar tb, alguém sabe?

  6. Avatar de Léa

    oie celisa, adorei as informações. Eu tb estava querendo mudar para o Yas(já tinha ouvido falar) mas tenho medo que meu cabelo comece a cair… estou usando o yasmin a mais de 1 ano. Será que pode acontecer? vc tb vai usar? beijo

  7. Avatar de Claudia Lemos

    Olá, Celisa esta matéria sobre os anticoncepcionais ficou muita boa, quanto mais informação melhor. Um beijo.

  8. Avatar de Jessica

    oi, achei muito interessante o texto, gostaria muito de experimentar esse yas, estou tomando o gracial, será que posso mudar?

  9. Avatar de Lana

    Olá, É a primeira vez que posto em seu Blog, que alíás, já está nos “meus favorito”!
    Bom, Já tive experiência com os 3 anticoncepcionais. O primeiro foi o Diane, indicado por causa do ovário policístico. Me recordo que em aproximadamente 1 ano, meu cabelo cresceu mais, minha pele melhorou bastante pois eu tinha muitasss espinhas… Quanto aos efeitos colaterias, o que mais senti foram dores nas pernas, mas isso, depois de uns 3 anos de uso. Também senti inchaço na barriga, mas não sei se é efeito do Diane, porque passei a comer mais depois que entrei na faculdade. Com relação ao Yaz, foi o segundo recomendado pela minha ginecologista. Minha principal queixa eram as dores nas pernas, mas com o Yaz senti que ficava 1 semana com “leve” sangramento, o que me incomodava bastante pois tinha que estar sempre com absorvente, o que deixa a pele bem sensível, além do mais senti que as espinhas começaram a apareçer novamente. Ah, não me lembro de ter sentido muitas melhores nas dores nas pernas, Usei apenas 6 meses. Com relação ao Yasmin, passei a tomá-lo por conta própria já que tinha uma dosagem de hormônio um pouco maior, e pela promessa de diminuir a retenção liquida, no entanto não vi muita diferença entre o yasmin e o Diane, mas deve ser porque usei apenas 1 ano. Não sei!
    De qualquer forma, voltei a usar o Diane esse mês, pois é mais barato e não sinto nehuma grande reação de desconforto. Além do mais de todos os 3, foi o que melhor deu resultados com relação a queda de cabelo e acne.

    1. Avatar de Keila

      Lana melhorou a suas dores nas pernas?

  10. Avatar de Dani

    O primeiro anticoncepcional que usei foi o Diane. Tive dores nas pernas e parei de usar.
    Comecei com o Yasmin e ficava muito nervosa! Hj em dia tomo o Belara e gosto bastante!

    Acho que ficarei nele por bastante tempo apesar de ter vontade de usar o Diane pra queda de cabelo…

    O Yas parece ser interessante tb…

    Bjos

  11. Avatar de Andreia Fortes

    oie, uso o yas e estou super satisfeita, sempre tive dores de cabeça e com ele melhoraram muito, faz 4 meses que uso, demora um pouco para fazer os efeitos, estou gostando, minha amiga tb toma e melhorou os sintomas da tpm. espero ter ajudado, beijo

  12. Avatar de Baixinha

    Realmente yaz é mmuuuuito bom….sofria com tpm, depois que comecei usar yaz,
    melhorou muuuito…eu recomendo !!!!!!

  13. Avatar de Poliana

    oi meninas, amei as dicas sobre os anticoncepcionais, estou querendo ingressar nessa, pelos relatos para mim o diane é a melhor opção pois tenho muita espinha e oleosidade na pele e cabelo, vou tentar 🙂

  14. Avatar de érica

    olá meninas , adorei saber um pouco mais sobre esse novo anticoncepcional, gostei muito do artigo, parabéns

  15. Avatar de Priscila

    estou usando o yas há 2 meses, não percebi muita coisa não… as cólicas e dores de cabeça ainda continuam, antes eu tomava o gestinol.

  16. Avatar de Sandra

    eu estou usando o yas há 7 meses estou gostando muito, minhas chatices de tpm melhoraram muito, recomendo sim, vale a pena

  17. Avatar de Claudia

    Uso YAZ há alguns meses e agora sou outra mulher! Livre da TPM… Meu marido, filhos, colegas de trabalho e amigos agradecem! RS…
    Obrigada.

  18. Avatar de Priscyla Maia

    meninas e Celisa vcs tem algum comentários sobre outros anticonceocionais?

  19. Avatar de Llory

    Olá sou a llory, é a primeira vez que entro no site e vi os comentarios e achei muito bom! gostaria de saber de vcs, alguem que ja tomou anticoncepcional injetavel como a mesygina, eu comecei a tomar ele esse mes, mais ja estou notando os efeitos colaterais,meus seios aumentaram, e sentir uma dor muito forte de cabeça, e eu tenho enxaqueca… gostaria de saber se alguem tem algum artigo que possa me ajudar, se caso eu não me der bem vou ter que passar para a pirula, mais sou muito esquecida e tb tenho ansia de vomito td vez que tomo comprimido.rsrs obrigada!

  20. Avatar de Geovana

    eu já usei sim, e não tive efeitos colaterais. Mas pelo que percebi vc tem sensibilidade. quem tem sintomas com a pilula terá com o injetável tb.
    Te aconselho usar o yas, ele é bem suave e quase não causa efeitos colaterias, veja com sua médica.

  21. Avatar de Gabi

    ola estou tomando a terceira cartela do yas,gostaria de saber se alguem que ja tomou teve mancha no rosto ou se as manchas aumentaram, manchas do tipo que adquirimos na gravides.sinto que as minhas manchas estao aumentando,estou na duvida se paro o remedio ou não..

    1. Avatar de Dora

      Oi pessoal, eu estava ha 8 meses sem tomar anticoncepcional e voltei agora com o Yasmin. Nunc tinha usado ele, estou na primeira cartela, na metade dela, tenho escape todos os dias desde entao, seios inchados e muito sensiveis e um pouco dolorosos. Zero paciencia e chorando fácil, alem de sentir a barriga inchada. E sinto um pouquinho mais de espinhas. E nao, nao estou gravida, uso correto de preservativo nos meses anteriores.
      Esperando passar os 3 meses para se resolveu.

  22. Avatar de Lígia

    estou usando o yas a 5 meses, estou adorando, nao sinto mais nada.

    celisa, tb tenho problema de espinha e nao me deu espinhas, enfim meninas podem usar que a caba mesmo com a TPM, beijos

    amo o blog

  23. Avatar de Eliane De Souza

    Comecei a usar o Yas…me parece que todos os sintomas que eu tinha com Diane melhoram bastante…só acho o custo dele um pouco alto…Mais se é pelo bem estar tá valendo!!!

  24. Avatar de Priscyla Maia

    e sobre o Belara alguem tem alguma coisa a falar?

  25. Avatar de Dayan

    Eu uso o belara a 3 anos, nunca tive problemas com ele, melhoraa pele tb e melhora um pouco minha TPM. Não penso em mudar…
    mas já ouvi falarem muito bem desse Yas… mas achei caro!

  26. Avatar de Sirene

    já uso o yas a 11 meses, recomendado pela ginecologista, faço pausa de 4 dias, desde entã0 não menstruava a 10 meses,engordei e minha smanchas no rosto estão mas acentuadas não sei se foi o uso de YAS,NÃO sei se faz bem pra saude não menstruar,parei de tomar faz 45 dias e hoje que veio a menstruaçao …,e alem disso tirou meu apetiti sexual…ai nao dá né…ka…ka

  27. Avatar de Maíra

    Olá meninas.
    Adorei esta matéria sobre os anticoncepcionais. Está de parabéns. Nunca havia tomado qualquer tipo de pílula, então para começar, escolhi o YAS por ser o mais indicado. Porém, durante essa primeira cartela senti por algumas vezes tonturas e mal estar. Decidi não continuar com o uso, mas preciso encontrar alguma outra pílula que não me proporcionem efeitos colaterais.

    1. Avatar de érica

      Oi Maíra…
      Procure seu ginecologista ele é o melhor caminho para vc achar o anticoncepcional certo pra vc.
      As vezes o que é bom pra mim pode não ser pra vc e vice e versa.
      O meu é o Yasmin, gosto muito pois tem baixo teor hormonal ( não engordei depois que passei a usá-lo) não me dá efeito colateral e melhorou muito minha pele.

  28. Avatar de Raquel

    Estou tomando o yas há 1 mes e na pausa não menstruei, é normal?
    Foi indicação médica pq antes do yas tomava o cerazette e não menstruei por uns 10 meses, mas tinha mta retenção de liquido, queda de cabelo e etc.
    Na pausa do yas senti os sintomas de menstruar mas iniciei a segunda cartela e nada de menstruação. è normal?

  29. Avatar de Raquel

    to aguardando uma resposta.obrigada

    1. Avatar de Eduarda Maria De Oliveira Ribeiro

      O efeito do yaz e acredito dos demais demora 3 meses ou mais dependendo do seu organismo. Então nesse prazo pode ser que não venha pelo uso do cerazette. Mais lembrando troca de anticoncepcional durante 7 dias deve ae usar outro método de barreira. Os efeitos colaterais também pode durar na sua adaptação. Depois poderá sumir.

  30. Avatar de Paula

    Oi Celisa achei rsrsr

    vc está tomando o yas? o que está achando? será que essa troca de pílula não faz o cabelo cair ainda mais???

    qual o melhor pro cabelo? diane ou o yas?

    bjos

  31. Avatar de Julia Fernandes

    oi meninas!
    Eu tb estou usando o YAS e estou amando… eu sempre tive problemas com TPM, inchaço, tontura, dor de cabeça, estress e até choradeira… incrível como melhorou tudo isso…
    fora que vem uma gota! recomendo a todas…

    Celisa, adoro seu trabalho, vc é incrível!

  32. Avatar de Angelita Mattoso

    Bom meninas, eu sempre tomei o Diane 35, tem mais ou menos 8 anos. Nunca tive problema. Não tenho espinhas e o cabelo cresce muito rápido, até acho que é mais que o normal. Mas ainda sinto todos os sintomas da TPM. Uma vez meu ginecologista disse para eu mudar de anticoncepcional porque o Diane segundo ele tem uma concentração grande de hormônios. Fui cair na besteira de acreditar e comecei a tomar um tal de Level, a maior burrada que eu fiz porque meu fluxo aumentou 100%. Voltei para o Diane rs.

  33. Avatar de Ana Carol

    Olá, meninas!
    Eu tomo o Diane há mais de 2 anos por causa das espinhas, que melhoraram muuuuuuuito!!! Não posso dizer que estou livre de espinhas, pois ainda me aparece umas 2 no rosto… ainda mais quando estou perto de menstruar. Mas ao comparar com fotos antigas, nossa, o resultado é maravilhoso!!
    Só estava pensando em consultar uma ginecologista porque as vezes eu tenho um pouco de sangramento no meio da cartela… uns pingos só, maas fico com medo do Diane não estar controlando bem meus hormônios… o que vocês acham?

    Beijos

  34. Avatar de Lilian

    Olá, meninas!!! Eu tomava o diane 35 ,agora tem 1 mês q estou tomando yas,pois me falaram q era bom para as espinhas, será q é msm bommm!!!
    Estou com o meu rosto todo manchado de espinhas.. Por favor me respondam rsrsrsr
    Bjinhos…

  35. Avatar de Tatiana

    Comecei toma o yas ,tem mais ou menos 1 mês,gostaria de saber quanto sua eficacia,no caso de manter uma relação sexual sem camisinha,após quanto tempo,posso fazer isso,qual a probabilidade de engravidar estando usando o yas?

  36. Avatar de Tatiana

    Comecei tomar o yas ,tem mais ou menos 1 mês,gostaria de saber quanto sua eficacia,no caso de manter uma relação sexual sem camisinha,após quanto tempo,posso fazer isso,qual a probabilidade de engravidar estando usando o yas?

  37. Avatar de Arisa

    Eii meniiinaas….
    (o blog é muito booooooooom!Parabéééns!)
    Eu tenho muuiiita tpm,sofro deemais!.Minha medica me passou o Yas,falou muito beim dele!
    Fiquei pensando pois ele é de dosagem baixa,então procurei ler mais sobre ele,realmente muita gente está gostando delee,que dá mt resultado mesmo com a TPM!Vou começar a usar mês que veem…
    Vc me ajudaram muito!OBDAAA!
    Beeeeejo

  38. Avatar de Maraiza

    Olá meninas, queria saber qual é a pausa de troca de remedio

  39. Avatar de Maraiza

    por favor quem puder me ajudar.
    beijos

  40. Avatar de Maraiza

    Eu tomo anticoncepcional á um ano e meio e quero trocar pelo yas.
    Quero saber qual é o tempo de pausa para começar iniciar o yas.

  41. Avatar de Maraiza

    Obrigada, esse site é ótimo!!!!!!!
    beijos

    1. Avatar de Solange

      como se toma o Yaz faz três meses que parei o anterior e agora devo esperar a próxima mestruaçao pra começar a tomar o yaz

  42. Avatar de Nicoly

    Olá meninas quero tirar uma dúvida, esse anticoncepcional yas seca o leite?
    Quem souber me de resposta.
    beijos

  43. Avatar de Paula

    Oi pessoal,

    Gostaria de saber se o yas ajuda a diminuir as manchas escuras no rosto. Já tomei varios anticonceocionais e todos deixaram minha pele manchada. O ultimo foi o Diane.
    Agora minha ginicologista indicou o yas, ainda não comecei a tomar.
    Ah. Já fiz também tratamento com dermatologista e não adiantou. Não gostaria de parar de tomar anticoncepcionais por causa disso.

  44. Avatar de Talita

    Minha gineco. indicou gracila ou yaz e fiquei em duvida em qual inicar o tratamento…alguem tem uma boa opinião sobre isso.

  45. Avatar de Ale

    olá meninas, estou adorando o blog .
    Agora preciso tirar uma dúvida, minha ginecologista indicou o YAS e receitou para toma-ló de tal forma : no primeiro dia da menstruação começar a tomar o YAS por 24 dias e dps da uma pausa de 4 dias e logo em seguida outra cartela ,gostaria d esabger se estar certo??
    bjo , me ajudem!?!?!

  46. Avatar de Ale

    Oi Celisa , porque é o meu primeiro anticoncep. ai vc sabe né , sempre aparece dúvidas.
    E me tira mas uma dúvida , teria risco se msm eu tomando o Yas corretamante e se o meu parceiro resolver manter uma relação sexual sem camisinha,após quanto tempo,posso fazer isso,qual a probabilidade de engravidar estando usando o yas?

    bjo.

  47. Avatar de Si

    Olá Celisa!!!
    Parabéns pelo blog, é maravilhoso!!!!
    Há + oi – 11 meses tomo o selene, minha médica me indicou pela ação antiadrogênica, pois pra variar tenho Agg, não tive nenhum efeito colateral, porém não sei se é pelo uso do anticocepicional, engordei uns 3 kilos, isso começou a me preocupar, ai esse mês troquei para o Belara, q diz na bula controlar a queda também, porém no primeiro mês de uso já consigo perceber um aumento na queda o q fazer, não queria mais usar o selene pelo fato de ter muito hormônio, será q o yaz resolve, bjus.

  48. Avatar de Si

    Desculpe errei é AAG,
    Celisa qual anticocepcional vc toma????bjs.

1 2 3 8

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva