Para a mulher que gosta de se cuidar

7 antioxidantes que vão melhorar sua saúde!

7 antioxidantes que vão melhorar sua saúde!

Você provavelmente já ouviu falar que deveria incorporar mais antioxidantes na dieta. Mas o que exatamente são os antioxidantes e onde você pode encontrá-los?

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger nosso corpo dos “radicais livres”, moléculas instáveis capazes de trazer danos a nossas células. Os radicais livres são formados durante processos normais do corpo, como comer e se exercitar, ou quando somos expostos a toxinas como a poluição e a fumaça de cigarros.

Os antioxidantes podem ajudar a neutralizar os radicais livres e reduzir os danos que eles causam em nossas células (também conhecido como estresse oxidativo). Então, simplificando, os antioxidantes neutralizam os radicais livres no corpo.

Onde encontrar os antioxidantes?

A melhor fonte de antioxidantes são os alimentos, principalmente frutas vermelhas, vegetais e grãos integrais. Hoje tem uma vasta quantidade de suplementos antioxidantes que complementam a dieta quando a alimentação não é suficiente. Os antioxidantes também podem ser encontrados no chá verde, no café e no chocolate amargo.

7 antioxidantes que vão melhorar sua saúde!

Antioxidantes Importantes para uma Boa Nutrição

1. Glutationa

A glutationa é considerada o antioxidante mais poderoso produzido pelo organismo. Ela ajuda a potencializar a ação de outros antioxidantes, como vitaminas C e E, CoQ10 e ácido alfa-lipóico. A principal função da glutationa é proteger as suas células de dano oxidativo e peroxidativo. Além disso, é essencial para a desintoxicação, utilização de energia e a prevenção de doenças atreladas ao envelhecimento.

Nos alimentos, tem no abacate, ovos e proteína, mas a quantidade é pouca. Como suplemento, a glutationa é comercializada na forma de cápsulas.

2. Astaxantina

A astaxantina é um carotenóide vermelho, considerado não somente como um dos antioxidantes mais poderosos do mundo, mas também sendo conhecido como o “ rei dos carotenóides”, superando em antioxidantes em até 500 vezes a vitamina E e em até 50 vezes o beta-caroteno. Assim, promove a saúde e protege o sistema nervoso e vascular. É encontrada no salmão, mas é melhor consumir em cápsulas, pois hoje em dia é muito difícil encontrar o salmão selvagem (salmão de cativeiro não se alimenta de algas e, por isso, não possui astaxantina).

3. Vitamina C

A vitamina C auxilia no crescimento e no reparo ósseo, e é importante para a recuperação de ferimentos. Ela também pode ajudar a evitar resfriados ou fazer com que eles vão embora mais rápido, além de poder ajudar o corpo na absorção do ferro. Boas fontes alimentares incluem frutas cítricas, como laranjas e toranjas, pimentões, morangos e brócolis.

4. Betacaroteno

O betacaroteno é rapidamente convertido em vitamina A no corpo, e é importante para uma boa visão, um sistema imunológico forte e a saúde em geral. Boas fontes alimentares incluem cenoura, batata doce, abóbora, espinafre, couve, melão cantalupo e damasco.

5. Licopeno

O licopeno pode ter um papel na prevenção do câncer de próstata e doenças cardiovasculares. Boas fontes alimentares incluem frutas vermelhas e vegetais, como tomates e melancia. As fontes mais ricas de licopeno estão na forma concentrada de tomates, como ketchup, suco de tomate e molho de tomate.

6. Antocianinas

As antocianinas são associadas à saúde do coração, e podem ajudar com o controle do peso e da diabetes. Boas fontes alimentares incluem frutas vermelhas, frutas roxas, mirtilos, romã, uva verde e roxa e vinho tinto.

7. Resveratrol

O resveratrol é um antioxidante que age no organismo protegendo o cérebro e o sistema nervoso por ser capaz de passar a barreira sangue-cérebro. Age na prevenção do câncer de próstata, reduz a pressão arterial, mantém o coração saudável, previne a doença de Alzheimer, ajuda a reduzir a inflamação do corpo e melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos. O resveratrol é encontrado em alimentos como uva, cacau e vinho tinto orgânicos.

​Receita de Vitamina Rica em Antioxidantes

7 antioxidantes que vão melhorar sua saúde!

Ingredientes:

  • Leite de amêndoas
  • Morangos frescos ou congelados
  • Mirtilos frescos ou congelados
  • Folhas de couve
  • 1 colher de sopa de manteiga de nozes
  • 1 colher de sopa de proteína
  • 1 colher de café de extrato de curcumina
  • Canela e gengibre

Instruções: Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso. Beba logo em seguida. A receita fica bem nutritiva, mas para os amantes de açúcar ela fica bem neutra. Caso prefira mais doce, acrescente tâmaras ou uma banana bem madura.

Observação: As quantidades de leite e frutas depende da quantidade que será feita.

6 comentários para “7 antioxidantes que vão melhorar sua saúde!”

  1. Avatar de Rafaella

    Uso quase todos, sempre estou em busca de alimentos antioxidantes.

  2. Avatar de Cintia Gomes

    Muito bom! Sempre é preciso melhorar a nossa alimentação.

  3. Avatar de Glenilene Resende

    Tento incluir sempre esses alimentos, gostei de saber mais sobre antioxidantes.

  4. Avatar de Gilmara

    Excelente post, informações valiosíssimas, parabéns muito bem explicado 😘

  5. Avatar de Rosemeri

    Sempre me preocupo em incluir os antioxidantes, faz muito bem;

  6. Avatar de Regina Medeiros

    Esclarecedora e revitalizante!