Para a mulher que gosta de se cuidar

Tratamento com Argila para os Cabelos

Tratamento com Argila para os Cabelos

A argila é um ingrediente que, devido às suas propriedades, vem se tornando comum em clínicas de estética e spas no tratamento de pele e cabelos. Coletada diretamente do solo, ela é o resultado da mistura de elementos como derivados do alumínio, silicatos e hidróxidos coloidais, possuindo em sua composição ferro, potássio, boro, alumínio, enxofre e cálcio.

Publicidade

A argila é absorvente de toxinas e impurezas, e possui propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, purificantes, adstringentes, remineralizantes e antissépticas. Promove a cicatrização e a reconstituição dos tecidos, estimula a circulação sanguínea e linfática e tem efeito tensor imediato e antisséptico. A argila pode ser usada no cabelo, rosto e corpo.

Tratamento com Argila para os Cabelos

Argila no Tratamento Capilar

Você já passou argila nos cabelos? Além de ser ótima para pele, a argila também traz benefícios inegáveis para os cabelos.

A argila possui elementos muito eficientes na nutrição e hidratação e pode devolver a queratina perdida pelos fios danificados. O tratamento com a máscara de argila ajuda purificar, eliminar a oleosidade e fortalecer o couro cabeludo. Auxilia no crescimento saudável dos cabelos, repondo as proteínas e selando os fios.

A Argila Age como um Shampoo Antirresíduo

O tratamento com argila desintoxica o couro cabeludo, diminui a oleosidade e esfolia o couro, removendo as impurezas. Para quem usa muitos cremes, leave-ins, silicones é excelente a cada 15 dias usar a argila como shampoo. A argila ajuda limpar e eliminar todos esses resíduos que vão se acumulando no couro cabeludo. Digamos que a argila faça uma esfoliação no couro cabeludo.

Dessa maneira, antes lavar seus cabelos normalmente, prepare a argila (pode deixar a preparação bem mais líquida do que o habitual), passe no couro cabeludo,pode ser com os dedos ou pincel, acho que com pincel fica melhor, fazendo leves massagens com os dedos no couro cabeludo durante uns dois minutos, em seguida enxaguar e usar seu shampoo e condicionador habitual.

Como Usar Argila nos Cabelos

Coloque a argila num recipiente de vidro, cerâmica ou plástico (nunca use um recipiente de metal), e acrescente água (filtrada, fervida ou desmineralizada) aos poucos até formar uma pasta de consistência leve. Nem muito líquida, nem muito grossa (senão fica difícil de aplicar). Não utilize metal para misturar a argila.

Tratamento com Argila para os Cabelos

Com os cabelos úmidos, espalhe a pasta de argila sobre todo o couro cabeludo com um pincel, e depois massageie levemente o couro com a ponta dos dedos em movimentos circulares durante alguns minutos. Não esfregue a argila nos fios, pois pode causar um atrito forte, e danificá-los e também evite passar a argila no comprimento dos fios. Deixe agir por 20 minutos. Enxágue abundantemente com água morna. Você pode aplicar a argila com os cabelos secos também, veja o que você prefere.

Você pode usar a argila nos cabelos cada 15 dias.

Você pode combinar o uso da argila com óleos vegetais e óleos essenciais específicos para seu tipo de cabelo e objetivo. Fica uma delícia!

O vinagre de maçã é um aditivo comum aos tratamentos de argila. Há uma boa sinergia entre os dois. Logo, em vez de água você pode utilizar vinagre de maçã, para o tratamento da caspa e seborreia, ou para aumentar o brilho. Ele também ajuda a diminuir o pH da argila. Saiba mais sobre o vinagre de maçã para pele e cabelos.

Tipos de Argilas

Tratamento com Argila para os Cabelos

 A argila branca, verde e preta são as mais indicadas para os fios. A branca é mais leve e suave; a verde indicada  para cabelos normais que precisam apenas de tonificação, estimulação do couro cabeludo e limpeza; e a preta é indicada para quem possui excesso de oleosidade do couro e queda dos fios. Na hora de comprar sua argila, verifique se ela é esterilizada. Se for orgânica, melhor ainda.

  • Argila Branca – Rica em silício e alumínio e vários oligoelementos. Aumento na oxigenação das áreas congestionadas, regulam a queratinização, em distúrbios do couro cabeludo.
  • Argila Verde – Rica em magnésio, manganês, silício e vários oligoelementos.  Desinflama, esfolia, regula a produção sebácea e tem efeito desintoxicante e adstringente.
  • Argila Cinza – Rica em alumínio e silício. Melhora a circulação sanguínea e linfática, efeito anti-inflamatório e cicatrizante, melhora olheiras, varizes e queda de cabelo.
  • Argila Amarela – Rica em silício e alumínio. Ação calmante e regeneradora de tecidos.
  • Argila Vermelha – Rica em ferro e silício. Usada no tratamento de celulite, gordura localizada, pálpebras caídas, papada e inchaços.
  • Argila Preta – elevado teor de titânio, alumínio e silício (argila rara). Ativador da circulação, adstringente, contribui para a renovação celular, efeito cicatrizantes, desintoxicante, anti-inflamatório e combate a queda de cabelo provocada pela idade.

Vídeo: Receitas com Argila para os Cabelos

Caso tenha problemas na visualização, confira o vídeo no Youtube.

E você, já experimentou usar argila nos fios?

40 comentários para “Tratamento com Argila para os Cabelos”

  1. Avatar de Patrícia

    Eu passo argila nos cabelos, principalmente porque são oleosos, dá um bom resultado. Amei as sugestões agora vou usar com vinagre de maçã.

  2. Avatar de Leticia

    Nunca passei nos fios, vou experimentar.

  3. Avatar de Raquel Delis

    Oiee, sempre estou fazendo o uso da argiloterapia, faço há uns 3 anos já, é maravilhoso para saúde capilar.

  4. Avatar de Nayara

    Legal! sempre quis saber mais sobre isso, já tinha ouvido falar mas nunca fiz.

  5. Avatar de Juliana

    Muito bom! Vou experimentar, adoro fazer tratamentos naturais nos fios.

  6. Avatar de Eliane

    Faço uso da argila verde tanto nos cabelos quanto no rosto. Muito bom.
    Adorei saber das outras argilas, principalmente a preta.
    Beijos 😉

  7. Avatar de Dara Ramos

    Eu tenho um sítio com banhado e gostaria de saber se vocês tem interesse em comprar esse tipo de argila e também algumas plantas orgânicas como alfazema, babosa, carqueja,
    manjericão, etc…
    Como fazer a transação se caso houver interesse já que resido em Viamão, Rio Grande do Sul?
    Desde já agradeço pela atenção e fico aguardando resposta…

  8. Avatar de Adriana

    Muito bom esse post sobre argila nos cabelos, já faço o uso, só acho que resseca um pouco os fios, mas agora aprendi que é para passar mais no couro cabeludo e não nos fios.

    1. Avatar de Valdiria Correia Santos

      Oi Adriana..eu tenho interesse na argila.
      Por ser orgânica.
      Como faço para adquirir com vc?
      Qual o valor,? É a quantidade?
      Obrigada
      Valdiria

  9. Avatar de Manuelle

    Legal! Vou testar

    1. Avatar de Helenice

      Oi Adriana eu tenho interesse na argila.
      Como faço para adquirir com vc?
      Prefiro orgânica.

  10. Avatar de Renata

    Interessante….não sabia dessa propriedade para os cabelos, só conhecia mesmo os benefícios para a pele.

    http://belezacomnutricao.blogspot.com.br/

  11. Avatar de Karina

    Eu uso a argila preta, deixa os cabelos mais fortes e brilhantes.

    1. Avatar de Claudemir Martins

      Oi Karina é verdade que a argila preta trata a oliosidade e a queda de cabelo?

  12. Avatar de Cláudia

    Amei a dica e vou experimentar! 😉

  13. Avatar de Onde Eu Encontro Argila

    onde encontro argila.

  14. Avatar de Karen Dill

    Boa pergunta, onde encontrar argila?
    Sei da linha argiloterapia do Boticário, já testou Celisa??

  15. Avatar de Andréia Bárbara

    Gostei muito. Não sabia que a argila era boa para o cabelo.
    Quais são os lugares que vendem ?
    Abraços

  16. Avatar de Luciane

    Oie, sempre tive curiosidade de usar a argila nos cabelos, mas não sabia direito, agora vou testar…

  17. Avatar de Juliana

    Muito bom mesmo, eu uso argila verde. O resultado é maravilhoso. 😀

  18. Avatar de Luisa Melo

    Oi meninas, testei ontem usar argila nos cabelos, o meu cabelo estava bem oleoso e a argila ajudou retirar toda oleosidade, amei o resultado. Até parece que os fios ficam mais grossos.

  19. Avatar de Sofia

    Amei a dica e já comecei o tratamento

  20. Avatar de Sofia

    comecei a usar a argila no calelo

  21. Avatar de Maisa

    Bom dia!
    Minha mãe tem psoríase e o couro cabeludo fica vermelho e cheio de caspa, ela já usou tantos shampoos e nada resolve, não usa produtos químicos tipo, tintura alisantes, nada disso, pois ela só corta como cabelo de homem para amenizar. Mas gostaria de saber se eu posso passar? A minha argila que comprei já veio pronta comprei na loja AVATIM aqui em Itabuna-BA.

    1. Avatar de Cláudio

      Olá. Eu tinha psoríase também. Usava um shampoo que de uma hora para outra desapareceu das prateleiras do país: Polytar. Fui pesquisar outros que poderiam resolver o problema, fui à dermatologista e nada resolveu. Nas minhas pesquisas encontrei um site falando que havia cura de psoríase através da auto-hemoterapia (técnica não reconhecida pelo conselho de medicina no Brasil). Apesar da dificuldade para encontrar alguém (farmacêutico ou não) que retirasse 5 ml do meu próprio sangue e aplicasse no meu músculo, acabei encontrando alguém aqui em Belo Horizonte. Com 2 semanas comecei a perceber o resultado. Tomei um ano e meio de auto-hemoterapia (1 vez por semana, exceto nas férias e viagens) e já tem cerca de um ano e meio que nunca mais tive psoríase. Desde aquela época só utilizo shampoo comum anti-caspa (destes que custam de 10 a 15 reais o vidro na farmácia). Espero ter sido útil, de alguma forma.

    2. Avatar de Renata

      Maisa pode sim. Inclusive é super recomendada para quem tem psoríase. Dê preferência a in natura, pois é 100% livre de outros componentes e vc pode fazer a mistura com chás, vinagre, água. …

  22. Avatar de Ediene

    O tratamento é feito apenas na raiz dos cabelos, alguns salões fazem em toda a extensão do fio e com queratina. O que acha???

    1. Avatar de Meiry

      Olá! Já fiz esse tratamento, algun tempo, posso te afirma que tem excelente resultado, em todos os sentidos, e vou voltar a fazer .Foi encontrar alguém que também tenha feito.

  23. Avatar de Elisangela Siqueira De Lima Silva

    Eu posso misturar as argilas e colocar no cabelo

  24. Avatar de Michelle Oliveira

    Depois de ler este post, fiz a experiência, com argila branca e bepantol solução. Amei o resultado!!! Há tempos sofro com descamação no couro cabeludo e estou satisfeita com o resultado.

  25. Avatar de Andressa

    Pode fazer a hidratação capilar com a argila de uma e uma semana ?

    1. Avatar de Renata

      Argila é um produto adstringente. Não é hidratante. Você pode aplicar a argila no couro cabeludo antes de fazer a hidratação com produtos específicos para seu tipo de cabelo.

  26. Avatar de Paula

    meu cabelo fica descamando como se fosse caspa, uma cabelereira passou argila nos meus cabelos mais não sei qual foi, o que me indica ? queria mais explicações ;/

  27. Avatar de Ana

    nossa a argila e ótima mesmo eu uso no meu salão no cabelo das minhas cri ente e no rosto btm hj eu usei no meu rosto a preta nossa fico incriável mesm a preta ela trabalha muito bem no rosto deixa a pele muito boa no cabelo fica sensacional 😆

  28. Avatar de Rosana Bento

    Posso misturar as argilas? Se sim, Quais combinações podemos fazer com elas?

  29. Avatar de Juliana

    Posso usar argila com os cabelos pintados?

  30. Avatar de Jéssica

    Qual das argilas da para usar em cabelos pintados e danificados? (secos e estragados das pinturas) 🙂

  31. Avatar de Taciara Das Neves Trindade

    Depois que descobri os enormes benefícios das argilas e óleos essenciais, não fico mais sem, resultados sensacionais.
    Estou fazendo tratamento capilar e facial, na minha cidade existem lojas de produtos naturais e os encontro com facilidade.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva