Para a mulher que gosta de se cuidar

Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais

Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais

Olá meninas, tudo bem? Vocês já ouviram falar em aromaterapia? Estou encantada com a descoberta desse mundo de aromas deliciosos e óleos essenciais para a saúde. Por isso, fiz um apanhado geral sobre o assunto para quem ainda não conhece; espero que gostem!

Publicidade

O termo aromaterapia é aplicado a um ramo da fitoterapia: pelo nome, aroma significa cheiro agradável, e terapia tratamento que visa à cura de uma indisposição mental ou física. É uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal.

O que são óleos essenciais?

Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Seu objetivo é proporcionar bem estar físico e emocional, já que possui diversos componentes químicos terapêuticos.

Em geral, são necessários muitos quilos de plantas para extrair uma quantidade pequena de óleo essencial. Por exemplo, para extrair 1 litro de óleo de lavanda, são necessários 350kg de flores de lavanda.

Pra que servem os óleos essenciais?

O uso dos óleos essenciais é bastante popular nas áreas farmacêutica, terapêutica e cosmética. A fitoterapia e a aromaterapia devem a sua fama ao uso das substâncias odorantes. Alguns óleos essenciais são muito conhecidos por suas propriedades medicinais: o óleo de cravo-da-Índia é um analgésico muito poderoso, bastante utilizado na área dentária; o de lavanda e o de maleleuca servem como antisséptico.

No campo da cosmética, eles servem para perfumar produtos como shampoos, sabonetes, cremes entre outros, e também estão presentes em dose moderada em produtos de cuidados. Os óleos essenciais estão em todos os lugares, até mesmo em detergentes e produtos de limpeza, que recorrem às suas virtudes aromáticas e suavizantes.

Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais

Benefícios dos Óleos Essenciais

Além dos benefícios físicos e emocionais quando utilizados na aromaterapia, os óleos essenciais também possuem aplicações medicinais excepcionais.

Muitos óleos essenciais são antissépticos e estão entre os mais potentes protetores da natureza contra as bactérias e outros organismos infecciosos.

Os óleos essenciais possuem uma ampla gama de propriedades curativas, podendo ser utilizados de forma eficaz para manter a saúde, estimulando a regeneração celular, aliviando dores, equilibrando as disfunções emocionais, e combatendo bactérias, fungos e outras formas de infecções. Além de proporcionar alívio do estresse, aumento de energia e aumento da concentração mental.

Os óleos essenciais têm uma lista quase interminável de usos terapêuticos, e a ciência continua a descobrir mais sobre eles a cada ano.

Formas de Utilização dos Óleos Essenciais

O fato de os óleos essenciais estarem em concentrações muito elevadas, exige cuidados e conhecimento.

Existem inúmeras formas de aplicação nas quais os óleos essenciais podem ser utilizados, e a forma mais adequada será sempre circunstancial, quer dizer, depende de cada situação. Alguns usos comuns:

1. Massagem Aromática

Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais

A massagem aromática combina as vantagens da massagem terapêutica com a eficiência do uso dos óleos essenciais. Faz-se uso de massagens com óleos essenciais quando se pretende redução do estresse, relaxamento muscular, estímulo à circulação, tratamentos depurativos e analgesia local.

A massagem terapêutica com óleos essenciais (sempre diluídos em óleo carreador – 30 a 40 gotas de óleo essencial para 60ml de óleo vegetal carreador) estimula a circulação sanguínea, e assim incrementa o suprimento de oxigênio e nutrientes às células; estimula intensamente o sistema linfático e ativa a seção límbica do cérebro.

2. Difusão

A difusão consiste em volatilizar o óleo essencial no ambiente onde o indivíduo está repousando, como um excelente complemento ao tratamento fitoterápico.

Às vezes a difusão é fundamental pelas respostas rápidas e pelo relaxamento adequado que propicia.

Existem vários modelos de difusores. De maneira geral, seu princípio de funcionamento consiste em, através de uma fonte de calor – que pode ser elétrica ou mesmo a chama de uma vela – elevar a temperatura do óleo essencial para que este se volatilize, espalhando-se pelo ambiente. O cheiro é delicioso!

3. Inalação Direta

A inalação consiste na absorção direta do óleo essencial volatilizado. É indicada, principalmente, para os casos de afecções das vias respiratórias e da pele, e para uma rápida alteração do estado emocional.

Pode ser conduzida através do uso do banho de vapor facial ou através da inalação a seco.

O banho de vapor facial consiste em colocar água quente em uma tigela e nela acrescentar algumas gotas do óleo essencial indicado. Em seguida, cobre-se a cabeça, envolvendo a tigela, formando uma câmara de vapor em volta do rosto.

Esse vapor aromático deve ser inalado por cerca de 10 a 20 minutos (6 a 8 gotas de óleo essencial por litro d’água)

4. Escalda-Pés

É o banho de imersão dos pés em recipiente com água quente e óleos essenciais (10 gotas de óleo essencial para 5 litros de água), e deve ter um nível de água até a porção mais inferior da panturrilha (“batata-da-perna”).

O aquecimento dos pés permite que os vasos sanguíneos desta região e das pernas se dilatem, recebendo mais sangue e assim reduzindo, consequentemente, a congestão em outras partes do corpo. Escalda-pés (ou pedilúvios) são especialmente recomendáveis nos casos de insônia, congestão, dores de cabeça, menorreia, gripes e resfriados, entre outros.

5. Compressa Aromática

As compressas aromáticas são especialmente indicadas para uma determinada região específica do corpo, e podem ser feitas frias ou quentes, em função do tratamento (2 gotas de óleo essencial para meio litro de água)

As compressas frias são indicadas para os casos de contusões, inchaços, dores-de cabeça e febres, entre outros.

As compressas quentes são recomendadas para a maturação de abscessos, cólicas, dores de ouvido, dores reumáticas e musculares, entre outros.

Consegue-se, desse modo, acelerar o processo pelo estímulo à ação sistêmica (de penetração nos tecidos) propiciada pelo óleo essencial.

6. Uso Cosmético

Cosméticos orgânicos e naturais utilizam óleos essenciais em suas composições. São eles que proporcionam um delicioso aroma natural, além de ajudar com suas propriedades terapêuticas. (se um produto utiliza aromatizantes sintéticos — essências — não pode ser considerado um produto natural.)

O que são óleos carreadores (óleos vegetais)?

Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais

 O óleo vegetal carreador é uma gordura extraída de plantas (geralmente sementes), que na aromaterapia é utilizada como base, como substrato para diluição dos óleos essenciais que, sozinhos, são muito concentrados. Por exemplo, ao fazer massagem contra celulite e gordura localizada, são utilizados os óleos essenciais em um óleo vegetal carreador, para criar uma mistura diluída que possa ser aplicada na pele.

Além de servir como base, os óleos possuem diversas vitaminas que nutrem e hidratam a pele e cabelos profundamente, e podem ser utilizados sozinhos em tratamentos estéticos corporais (ex: semente de uva), faciais (ex: rosa mosqueta) e capilares (ex: argan).

Os óleos essenciais podem ser diluídos não só em óleos vegetais, mas também em creme ou gel de base neutra.

Quais são os óleos essenciais mais usados?

Lavanda

Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais

É o óleo mais usado na aromaterapia, e o mais versátil. É o óleo número um no combate ao estresse e às tensões nervosas. Excelente no tratamento da insônia: basta uma gota no travesseiro para que seus efeitos sejam sentidos. Combate a ansiedade e a depressão. Alivia dores musculares e hematomas. É antisséptico e um excelente antídoto contra picadas de abelhas, borrachudos, formigas e outros insetos. Eficaz contra queimaduras de sol ou por combustão, aliviando a dor, cicatrizando e regenerando a pele. No tratamento pós-cirúrgico evita a ocorrência de queloides.

Como é hipoalergênico, pode ser usado no banho de bebês: duas gotas diluídas em leite são suficientes para cuidar de pequenas irritações da pele, além de acalmar. No escalda-pés, relaxa e revigora pés, calcanhares e tornozelos. Fornece alívio imediato nas cólicas menstruais e estomacais. Excelente para pele e queda de cabelo. Enfim, é um curinga mesmo! E o cheiro é simplesmente maravilhoso! Saiba mais sobre o óleo essencial de lavanda.

Melaleuca (Tea Tree)

Boa para quase todos os tipos de infecções. Excelente no combate aos problemas de pele, sobretudo aqueles provocados por fungos. Indicado para banhos íntimos masculinos e femininos. Muito eficaz no tratamento de micoses de unha, aftas, dor de dente, dor de ouvido, candidíase, psoríase, frieiras, calos, furúnculos, herpes (labial, genital) e no tratamento de acne. Fortalece o sistema imunológico. Desodoriza os pés. Combate o mau hálito. Para mais detalhes, confira nosso artigo especial sobre óleo essencial de melaleuca.

Alecrim

Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais

Bom para quem sofre de pressão baixa, tonturas ou fraqueza. Estimula a circulação. Na massagem capilar, previne a queda de cabelo, combate a caspa e é indicado para cabelos ressecados. É um ótimo antídoto contra o estresse. Muito usado no pré e pós-operatório, para a realização de drenagem linfática. Aumenta a memória e a concentração. Seu aroma combina com ambientes de trabalho.

Eucalipto (Eucaliptus globuius)

Excelente na prevenção e no tratamento de doenças das vias respiratórias, como resfriado, congestão nasal, rinite, sinusite, dor de garganta, asma e bronquite. Também fortalece o sistema imunológico. É um poderoso desinfetante de ambientes, purificando o ar (contra fungos e bactérias) e atuando como repelente de insetos.

Laranja (Citrus sinensis)

Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais

Estimula o metabolismo celular e as funções digestivas, agindo como um tônico estomacal. Por apoiar as funções renais e da bexiga, é indicado no tratamento de disfunções desses órgãos. De aroma extremamente agradável, envolvente e suave, é apropriado para o uso infantil, principalmente nas questões referentes à alimentação, medo, irritação e nervosismo, ou quando o intuito da criança é chamar a atenção. Descongestionante linfático, é excelente para ser usado durante a drenagem linfática, diluído em óleo vegetal de abacate. Tem ação hipotérmica, combatendo a febre. Fortalece cabelos quebradiços.

Conclusão

O assunto aromaterapia é muito vasto, mas espero ter passado um pequeno ideia. Se o tema despertar mais interesse das leitoras, pretendo escrever mais posts específicos com mais detalhes sobre vários usos (como em cosméticos naturais, por exemplo).

E você, já conhecia os óleos essenciais? Ficou com vontade de experimentar?

Atenção: Óleos essenciais não são remédios, e em tratamentos médicos devem ser utilizados apenas como coadjuvantes. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos.

76 comentários para “Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais”

  1. Avatar de Tania Mara

    Sou fã de óleos essenciais, uso a muito tempo, é tudo de bom! O meu preferido é o de lavanda francesa.

  2. Avatar de Antonieta

    Já ouvi falar sim nos óleos essenciais, mas nunca usei. Gostei de conhecer mais sobre aromaterapia, pois era um assunto meuo nebuloso na minha cabeça.

    1. Avatar de Edinalva Oliveira

      🙂 perfeito adoreiiii !!

    2. Avatar de Siomara Fernandes

      Oi Antonieta,

      Sou aromaterapeuta e posso de dar muitas dicas de como usar os miraculosos óleos essenciais para prevenir ou mesmo curar males físicos, psíquicos e emocionais. Visite meu site siomarafernandes.com, ou minha página no fecebook: TER – Terapias Energéticas Restauradoras.
      Espero você. Abs, Siomara

  3. Avatar de Léa

    Muito bom! quero experimentar 😉 😉 😉

  4. Avatar de Milu

    🙂 Adorei apesar do simples texto bastante explicativo !!! Parabéns não pare com este trabalho BjO !

  5. Avatar de Wanessa

    Adorei, nunca usei mas gostaria mais dicas de como usá-los

  6. Avatar de Vânia Luz

    Eu estou usando o óleo essencial de alecrim e também o de hortelã, estou amando de mais.
    😆
    http://miscigenadamenteafro.blogspot.com.br/

  7. Avatar de Eliana

    Uso o óleo essencial de copaíba. Tenho um problema nas unhas tipo uma micose, misturei o óleo num creme e simplesmente curei a minha unha. quero testar os outros óleos também.

  8. Avatar de Raquel Delis

    Só gosta de óleos essenciais quem já testou. Eu sou apaixonada por aromaterapia, já usei vários. Compro da marca phytoterápica. Meus preferidos, são: vetiver, patchouli, hortelã e tea tree.

    Celisa, amei ver esse assunto aqui no blog.

  9. Avatar de Clélia

    Uso os oleos essencial com argila. É só diluir (pele limpa) soro fisiológico com 3 gotas de O.E. tea tree e 3 de lavanda com argila verde (ótimo para acnes) deixar por 20 minutos e lavar.

  10. Avatar de Carina

    Gostei do artigo.

  11. Avatar de Tamires

    Adoro usar OE para massagem. Uso o de lavanda antes de dormir, é ótimo.

  12. Avatar de Cacilda

    Nunca usei, mas já fui pesquisar endereços perto de casa 😉
    Vou comprar e experimentar 🙂
    Celisa vc sempre nos ajudando, obrigada 🙂
    Bjs

  13. Avatar de Fatima Terezinha

    Gostei muito da matéria. Só gostaria de saber qual o óleo indicado para o tratamento da artrite.

  14. Avatar de Fabiana

    Eu amei! vou cuidar melhor dos meus clientes .

  15. Avatar de Andreia X

    Muito bom esse artigo, já usei um de alecrim, mas gostaria mesmo de me aprofundar mais, parece ser uma boa opção de tratamentos.

  16. Avatar de Julinha

    Amei o artigo, sou muito fã dos óleos essenciais.

  17. Avatar de Lana Bello

    Amei o post Celisa.❤️❤️❤️ Vou experimentar o óleo de lavanda,
    estou estudando para concursos e as vezes acontece
    uma insônia, o que é “normal”, mas acaba prejudicando o rendimento
    do meu dia.

    Posso encontra-los em farmácias de manipulação??

  18. Avatar de Rosemary Figueiredo

    Excelente post, bem completo ! Permitam-me acrescentar que além dos benefícios citados, podemos destacar os óleos essenciais ORGÂNICOS, que também são ótimos e sem agrotóxicos. Eu compro na loja virtual http://www.amaterrajundiai.com.br.

  19. Avatar de Cláudia

    Amo os óleos essenciais. Gosto muito do óleo de laranja e de lavanda. 😉

  20. Avatar de Alice

    Muito interessante Celisa! O seu site contém muitas coisas boas.

    Obrigada por posta-las.

  21. Avatar de Luisa Melo

    Que legal Celisa, amei o post, vou comprar para experimentar.

  22. Avatar de Eva

    O problema é onde encontrar estes oleos. Moro numa cidade pequena e ja procurei até em farmacia de manipulação e não achei.
    Os que achei pra venda on line, naõ da prea confiar

  23. Avatar de Kátia Vera Cruz

    😛 adorei o artigo vou usar em minha mãe, para acalmá-la para dormir.

  24. Avatar de Morgana

    Gente eu simplesmente adoro óleos essenciais, já fiz até curso, eles tem um poder incrível para aliviar vários tipos de problemas, eu tenho uns 15 óleos em casa, uso todos os dias, para tudo, dor de cabeça, cólica, problemas de pele oleosa, acne, fortalecimento do cabelo, dores musculares, enfim!!!
    usei de várias, gosto da força da terra, a bioessencia é a melhor que já experimentei, mas já é mais carinha 😆

    1. Avatar de Camila

      Olá, Morgana. Se possível, compartilhe conosco qual óleo você usa/usou para fortalecimento do cabelo e problemas de pele oleosa!!

      Adorei o texto Celisa. Parabéns!!!

  25. Avatar de Neide Maria

    Gostei muito do post! Agradeço!Beijos…!

  26. Avatar de Rafaella

    Simplesmente amei o artigo, parabéns.

    Eu acabei com minhas caspas pigando 15 gotinhas de óleo essencial de salvia em 100 ml de shampoo.
    Quero experimentar os outros óleos.

  27. Avatar de Lucia Das Dores Alves De Carvalho

    Nossa! adorei a matéria,nunca usei nenhum, queria que aprofundasse mais no assunto, pois gostaria de saber se existe um óleo bom para rinite.bjs 🙁

  28. Avatar de Cris Almeida

    onde encontro esses óleos???

  29. Avatar de Adriana Prado

    Acho bem interessante os óleos essenciais, mas ainda não usei. Gostaria sim, de saber mais sobre eles.

    Beijo

  30. Avatar de Lindaura

    😆 adorei irei comprar o as essencias e o olelos muito bom

  31. Avatar de Marines Alves

    Adorei o artigo sobre aromaterapia, fiquei interessada em fazer o curso. Parabens Celisa

  32. Avatar de Marines Alves

    Anotei receitas e vou comprar e usa-los também.

  33. Avatar de Fabiana Oliveira

    Amo óleo essencial…os da Bellarome eu uso e recomendo…são ótimos…sou terapeuta capilar e obtenho resultados incríveis…pra quedas de cabelo,ótimo!!!

    1. Avatar de Camylla

      Olá, Fabiana. Qual óleo você utiliza para a queda de cabelo. Compartilhe conosco!

      Abraço!

  34. Avatar de Catia

    Celisa vc sempre nos ajudando,obrigada 😆
    bjs!!!

  35. Avatar de Géssica

    😕 nossa xampus
    affff

  36. Avatar de Adenilton

    Os óleos essenciais são recursos valiosos na cura de doenças físicas ou psicossomáticas!
    https://www.saudetot.wordpress.com

  37. Avatar de Regiane Rangel

    MUITO BOM TODAS AS MATÉRIAS,SHOW DE BOLA AINDA NÃO LI TODAS MAS SIMPLESMENTE ESTÃO DE PARABÉNS ,NÃO SEI SE FIZERAM ALGUMA MATÉRIA SOBRE ARGILAS PARA USO DA ESTÉTICA,CASO NÃO TENHAM FEITO GOSTARIA DE SUGERIR POIS SERIA MUITO ÚTIL PARA MIM. 😆

  38. Avatar de Mari

    Boa noite!
    Que cantinho gostoso!! Adorei! Sou apaixonada por aromaterapia… Vou passar sempre por aqui… 😆

  39. Avatar de Hacsa

    Crianca com psioriase pode uzar na pele

  40. Avatar de Marilena Bianchi

    Celisa boa noite, onde eu poderia aprender a utilizar óleos essenciais?

  41. Avatar de Ruben

    Quais são os óleos que se podem aplicar diretamente na pele?
    Pode-se ingerir algum óleo essencial?

  42. Avatar de Ana Paula

    Excelente!!! Deem dicas de óleos para queda de cabelo e receitas de uso de oleos essencias em máscaras de argila

  43. Avatar de Ana Carolina

    Faz um ano e meio que comecei a estudar as plantas aromáticas e suas propriedades, é simplesmente fascinante o poder que as plantas tem… faço uso diário dos óleos essenciais e dos hidrolatos, que são subprodutos dos óleos e contém as mesmas propriedades, ricos em oligoelementos!!!
    Indico o óleo essencial de Melaleuca para o tratamento de fungos nas unhas!!!
    Segue também o site para a compra de óleos essenciais 100% puros e naturais… direto do produtor: http://www.treepac.com

  44. Avatar de Elisangela

    Estou apaixonada por esses óleos essenciais. Estou sofrendo com os sintomas da menopausa precoce. Tem algum óleo essensial para amenizar esses sintomas???

  45. Avatar de Marise

    Bom dia! Eu uso o óleo essencial da terraflor terra-flor.com, são excelentes, uso o de Nardo e Olíbano.

  46. Avatar de Luh

    Esses oleos pode ser usados através de um nebulizador para inalação?

  47. Avatar de Maria Do Socorro Mendes Ratis

    Maravilhosos oleos.

  48. Avatar de Mari Luce

    Amo óleos essenciais. Pingo umas gotinhas na lâmpada do abajur. Exala um perfume suave no ambiente. ?

  49. Avatar de Lú

    Celisa, amei seu blog esta de parabéns , sou apaixonada por óleos essenciais principalmente o lavanda e o alecrim .

  50. Avatar de Marco Gomes

    😆 😆 😀 faça isso é muito bom já pratiquei…

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva