Para a mulher que gosta de se cuidar

Arroz integral reduz a gordura abdominal

Arroz integral reduz a gordura abdominal

O arroz integral é conhecido por suas privilegiadas propriedades nutricionais. Ele mantém as qualidades nutritivas, energéticas e vitais do grão, pois ele está completo (integral), com todas as porções comestíveis que originalmente a natureza lhe forneceu.

A diferença que percebemos entre o arroz branco e o integral é uma casca fina. Para o corpo, no entanto, esse detalhe é fonte de inesgotáveis benefícios, que vão do controle do diabete à redução da gordura abdominal.

O arroz integral é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido.

Benefícios do Arroz Integral

A película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Além de vitaminas e minerais, vários antioxidantes já foram encontrados no arroz integral.

Entre os minerais, o magnésio é o mais importante, além de fósforo e potássio. Magnésio é um mineral que se encontra deficiente em grande parcela de nossa população, e possui funções nas mais variadas partes do corpo. Isto inclui a síntese de neurotransmissores, como a serotonina, a contração da musculatura, a formação óssea e a produção de energia.

Como o arroz integral reduz a gordura abdominal?

Arroz integral reduz a gordura abdominal

A presença de fibras, proteínas, magnésio e algumas vitaminas tornam o arroz integral um alimento especialmente importante para aqueles que buscam o emagrecimento. Ele pode auxiliar na sensação de saciedade, redução do colesterol, da glicose sanguínea, da ansiedade e da depressão. Obviamente, isso só será alcançado quando o arroz fizer parte de uma alimentação individualmente equilibrada e rotineira.

Agora resta a pergunta: como essa casquinha, que parece tão insignificante, consegue resultados tão surpreendentes?

A resposta está no seu teor de fibras. Quanto maior seu valor, menor é a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Esses fatores são importantes para evitar a deposição de gordura intra-abdominal. É que as fibras formam uma espécie de goma quando entram em contato com a água e, assim, tornam a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar proveniente dos alimentos seja assimilado aos poucos. Se não fosse dessa forma, aumentaria a produção de insulina, hormônio responsável por mandar a glicose para dentro das células. Só que, em excesso, ele infla os pneus da barriga e, ainda, abre caminho para o diabete.

Quantidade recomendada

Para se beneficiar de tudo isso, 90 gramas ou 4 colheres de sopa bem cheias de arroz integral todos os dias. Essa é a medida recomendada pelos especialistas para reduzir a gordura abdominal e até afastar males como o câncer de mama.

Sei que a maioria das pessoas não comem arroz integral, que tal fazer uma forcinha e optar por esse alimento que traz tantos benefícios à sua saúde?

169 comentários para “Arroz integral reduz a gordura abdominal”

  1. Avatar de Gabriela

    Eu como arroz integral umas 3 vezes na semana… fiquei super feliz com tantos benefícios assim, adoreiii

  2. Avatar de Teresa Simon

    Já consumi, e pretendo voltar a consumi-lo, aqui tenho a vantagem
    de encontrá-lo a um preço bem acessível, pois adquiro direto da
    máquina de beneficiamento. bjus

  3. Avatar de Suzy

    olá galera!
    tudo de bom essas informações, com certeza vou tentar comer + integral. No restaurante que almoço sempre tem o branco/integral, dificilmente opto pelo integral, mas depois de saber desses benefícios… como diz a celisa, vou fazer uma forcinha 🙂

  4. Avatar de Léa

    Muito boa dica celisa, comer arroz integral.
    Não sabia de tantos benefícios assim e se ajuda emagrecer, melhor ainda, ameiii
    consumo de vez enquando, mas quero comer todos os dias, beijo

  5. Avatar de Mônica

    adoro arroz integral, é muito mais gostoso que o branco, só como integral… amei o post

  6. Avatar de úrsula

    Sabia que era bom por causa das fibras, mas não sabia deste PLUS: diminuir a gordura abdominal. Agora que eu virei mais fã ainda!

  7. Avatar de Sônia

    Excelente matéria sobre esse arroz. Faz mais ou enos uns tres anos que ele faz parte da minha dieta e por isso sempre que faço exames para ver as taxas, todas estão normais.
    Uma dica: cozinho sempre com alho, cebola cheiro verde e cenoura sem gordura alguma. Façam o teste e comprovem!!!!.

  8. Avatar de Maria

    Eu uso o arroz parboilizado, que fica soltinho e é delicioso. Meu único problema com o integral é o preço, aqui custa muito caro, o que me inviabiliza o consumo diário.

  9. Avatar de Rosinha

    Diante de tantos benefícios não tenham dúvida vamos comer arroz integral.
    bjos!!

  10. Avatar de Karilaine Koziel

    Adorei as dicas…apartir de hoje vou aderir essa dieta no meu dia a dia…e acredite não sou muito fã desse tipo de arroz, mas não custa tentar, com tantos beneficios assim não deve ser tão ruim.
    bjin

  11. Avatar de Suze Basso

    Amei a dica…já consumo outros alimentos integrais, mas o arroz…tem um probleminha…não consigo acertar o ponto…rsrsrs…fica duro e com uma aparência horrível…será que alguém pode me ajudar e me ensinar a fazer um arroz integral legal…?estou com muita vontade de mudar, pelo menos uns quatro dias na semana, até acostumar…beijos e fiquem com Deus…

  12. Avatar de Carol

    Comecei a fazer uso do arroz integral há um mês como parte de uma reeducação alimentar e já estou contando com os benefícios dele. Foram 3 kg perdidos nesse mês, menos fome e mais saúde. Mês passado também fiz um post no meu blog incentivando essa mudança, posso afirmar que vale a pena.
    Beijos

  13. Avatar de Mariana

    OI meninas. Eu tenho uma duvida: alguem sabe a diferença entre o integral e o parbolizado? Celisa vc saberia dizer se o parbolizado traz algum beneficio? porq amo o gostinho dele…
    Não costumo comer arroz integral… vou tentar começar.
    Bjs! como sempre otima reportagem !=)

    http://www.marianaandrade.com

    1. Avatar de Mariana

      OOps! retificando é Parboilizado o nome certo … kkkk sorry !

  14. Avatar de Suy

    irei me adaptar a esse beneficio tudo pela saude bjs

  15. Avatar de Márcia Leme

    Que legal saber que além de tudo o que o arroz integral proporciona, ainda ajuda a eliminar a terrível gordura abdominal…
    Obrigada pela informação.

    beijo,

  16. Avatar de Mariana

    ahh meninas achei um site que fala de todos os arroz

    TIPO CALORIAS POR PORÇÃO (10 g ou uma colher de sopa)

    ARROZ POLIDO OU BRANCO: é o preferido no Brasil, mas pobre em nutrientes, devido ao processamento que retira os seus benefícios 16 calorias

    ARROZ ARBÓRIO: é ideal para risotos. Por possuir muito amido, mesmo depois de longo período de cozimento, continua com a parte central fi rme 15 calorias

    ARROZ INTEGRAL: é o mais nutritivo. Como não é processado, preserva todos os seus benefícios. Porém, leva mais tempo no cozimento 36 calorias

    ARROZ MOMIJI (japonês): Semelhante ao arroz branco, com alto teor de amido. É ideal para fazer sushis e shiro goham (pratos da cozinha japonesa) 36 calorias

    ARROZ SELVAGEM: de cor negra por fora e branca por dentro, é excelente nas dietas vegetarianas. É rico em fi bras, vitaminas, proteínas e minerais 15 calorias

    ARROZ SETE CEREAIS: trata-se da junção de sete cereais, entre eles os grãos do arroz integral e do selvagem 35 calorias

    ARROZ PARBOILIZADO: depois do integral é o mais nutritivo. A parboilização é feita no vapor, que transfere os nutrientes para o interior do grão

    Fonte:http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/40/artigo42638-1.asp

    1. Avatar de Mariana Texeira

      Mari,minha xará…. rs
      amei suas dicas! Bjss

    2. Avatar de ♥ Ana Paula Demarchi ♥

      Oi Mariana!

      Já comprei muitas vezes o arroz arbório pq adorooooo risoto!!! Meu prato predileto, sem dúvida! Gente que delíciaaaaa… hummmm deu até água na boca só de lembrar… Mas dei uma parada pq, apesar do arroz ser “apenas arroz”, os ingredientes que costumam ir nos risotos não são lá mtos saudáveis, e atualmente não temos cozinhado em casa… Tem as receitas mais saudáveis claro, mas sempre acaba indo algo gorduroso, rico em colesterol e por aí vai… Mas amoooo essa dádiva da culinária italiana (não podia deixar de ser minha descendência rsrsrsrs)…

      Um muito saudável é o arroz sete cereais (só que é mtoooo mais caro!!! Mto mais caro que arroz integral normal!!!), que eu fazia qd era solteira, normalmente qd chegava do trabalho, e morava na casa dos meus pais, mas hj eu teria que fazer só pra mim, pq meu marido não gosta… no entanto eu acho saboroso… Ai “Jisuis” rsrsrs… Mas, como se diz: gosto é gosto né???

      Beijos, e obrigada pelas informações! Mto úteis!!!

  17. Avatar de Fernando Goober

    Olá,

    Eu adoro arroz integral.. como eu só como arroz no almoço, acaba rendendo legal. Sem contar que ele tem sabor… sim, pq eu não gosto de arroz, só consigo comer se for mt temperado e com complemento, tipo feijão.. o integral você consegue saborear até puro!!

    Bjs

  18. Avatar de Rita

    adoro só como integral e notei a diferença no abdomen, muito bom

  19. Avatar de Adrielle

    Nossa, que interessante. Já falei aqui pra minha mãe comprar na proxima feira! ahaha
    Beijos

  20. Avatar de Luiza Mendonça

    Preparo do arroz integral

    Refogue temperos de sua preferência, na panela de pressão, com
    uns 3 dedos de água acima do nível do arroz, deixe cozinhar por
    uns 10 minutos. bjokas

  21. Avatar de Dani Nader

    Parabéns pela matéria Celisa.

    Adoro arroz integral! Os benefícios são enormes… Gosto de fazer aqueles de saquinho, são muito práticos e não tem erro.

    Bjoo

  22. Avatar de Rosimeire Carvalho De Jesus

    pasei a comer o arroz itregal é estou muito feliz, gostei muito dele com letilha muito mais saboroso!!bjoss.kkk

  23. Avatar de Neide Maria

    Amei a matéria!Não sabia que arroz integral traz tantos
    benefícios…Excelente!Vou começar a consumi-lo.
    Agradecida pelas dicas!
    Beijos…

  24. Avatar de Ana Célia

    Arroz integral e outros alimentos integrais e naturais são a minha dieta preferencial há mais de 20 anos. Além da alimentação, cuido da saúde através das terapias alternativas que utilizo como forma de conseguir equilíbrio energético e promover o bem-estar conseguindo, assim, atingir níveis muito satisfatórios de qualidade de vida, tanto minha como de minha família e pessoas que oriento e trato.

    1. Avatar de Andréia

      Oi Ana Celia !

      Que legal a mais de 20 anos, poxa !!
      Me conta quais terapias alternativas você utiliza, eu adoro saber sobre esses assuntos !!

      Obrigada !!
      beijinhos !!

  25. Avatar de Dani

    Puxa, que maravilha! Se todos soubessem, no mundo haveria pessoas mais enxutas…

  26. Avatar de Adriana Prado

    Até pouco tempo consumia arroz integral diariamente, com excessão de finais de semana. Acabei deixando o hábito de lado já que na minha casa só eu aprovo. E como aprovo…, é muito gostoso. Ainda tenho em casa, amanhã mesmo recomeço. Rsrsss

    Demorei um pouco a acertar o modo de fazer mas, mesmo quando não ficava soltinho, comia por prazer. É claro que, como todo alimento, precisa de um temperinho: alho, cebola e até vale incrementar com salsa, cebolinha, azeitonas, cenoura, brócolis, …

    Obrigada Celisa! Por me lembrar dos beneficios do arroz integral e pelo incentivo.

    Beijo

  27. Avatar de Lucio Lopes

    Como somente arroz integral cateto há 30 anos. O arroz da foto, o agulhinha, não é tão bom quanto o cateto.

  28. Avatar de Neia

    Ola meninas,
    Nao tenho o habito de comer o arroz integral mas depois de ler os beneficios que ele proporciona vou fazer uma forcinha e começar a usa-lo no dia a dia.
    Obrigado Celisa pela materia adorei.

  29. Avatar de Susana Lessa

    Amo arroz integral e como no mínimo em seis refeições por semana, mas não sabia que ajuda a combater as gordurinhas abdominais, vou espalhar a boa notícia.
    Bjs p/ todas.

  30. Avatar de Andrea Khaled

    Amei a dica!!! já estava nos meus planos trocar o arroz branco pelo integral, valeu a dica.

  31. Avatar de Mariana Texeira

    Maravilha!!!!! amei a matéria.

  32. Avatar de Maria De Fatima

    Adorei!!!!

  33. Avatar de Fabiane

    Adorei o post,muito interessante.Eu não sabia dessa maravilha que o arroz integral pode fazer,rs rs.Vou testar com certaza.
    Bjos

  34. Avatar de Giovana Frare

    Depois de ter lido a respeito dos benefícios do arroz integral, só faço arroz branco quando tem visitas em casa. Quando saio pra almoçar, procuro sempre por restaurantes q tenham o arroz integral. Eu já preparei de diversas maneiras, como: com brócolis; cenoura; sardinha; banana da terra.

  35. Avatar de Neiva.marins

    Eu também já comi muito arroz integral mais tive que dar uma paradinha pois meu marido começou a reclamar que só tinha arroz integral em casa ai voltei a fazer o bom e velho arroz branco, mais quando ele esquecer volto a fazer denovo, ele é um ótimo arroz, beijos galera,ótimo post Celisa.

  36. Avatar de Bruna Thamara

    Sou mais acostumada a comer arroz branco, agora que estou ciente de todos os beneficios, vou consumi-lo diariamente.
    Uma pergunta: o arroz integral ajuda no funcionamento do intestino?

  37. Avatar de Tay

    dica interessante, vou convencer minha mãe pra comprar!

  38. Avatar de Jully

    E verdade o arroz integral, faz super bem a saúde, o que não faz bem o valor do arroz integral, pois se fosse mais acessivel o consumo seria maior.

  39. Avatar de ângela

    Eu adoro arroz integral. Consumo pelo menos 3 vezes por semana e agora com essa informação valiosa que ele ajuda na redução da gordura abdominal com certeza vou aumentar o consumo.
    Já tentei fazer em casa mas nunca acerto. O grão sempre fica duro…rs

  40. Avatar de Mari Ferreira

    Gosto do arroz integral, porém uso o parboilizado pois a família não gosta muito do integral, e eu não sou muito fã de cozinhar, portanto me resta aderir!!!
    Bjus

  41. Avatar de Ana Paula - Rj

    Muito legal tudo isso!
    Vou experimentar fazer,tomara que dê certo e fique gostoso.

    Obrigada Celisa!

    Beijo!

  42. Avatar de Rosimeire Assis

    Oii pessoal,

    Muito interessante o post , ao responder a pesquisa podemos observar q a maioria da população brasileira não tem o hábito de comer arroz integral ,assim como “eu”…rsrs
    Eu ja comi e achei muito bom o sabor… mas confesso q não tenho hábito de comer regularmente e eu adoro arroz , principalmente risoto hummmm…q deliícia!!
    Mas o integral consumo apenas eventualmente…acho q é pura falta de hábito mesmo , vou tentar consumir com mais frequencia, já que traz uma infinidade de beneficios e é fonte de inumeras vitaminas…adorei a dica!!

    Beijusss…te++

  43. Avatar de ♥ Ana Paula Demarchi ♥

    Pessoal, tem tb os outros cereais integrais que trazem benefícios semelhantes… Claro que as vitaminas e minerais sempre vão variar, mas são uma boa opção para quem não consegue por algum motivo, comer o arroz integral… Aveia, trigo, milho, e etc, tem uma infinidade de vitaminas e são mto saborosos! Eu não dispenso minha SAGRADA granola todos os dias pela manhã… Ela leva aveia em flocos, mel, fibra e gérmen de trigo, flocos de milho, gergelim, açúcar mascavo e alguns outros ingredientes… Para quem se interessar, a marca chama-se Kobber… Eu adoroooo o sabor “Banana e Mel”, uma delícia!!! Mas p/ quem não gosta de banana existem outros sabores tb tá??? Ah, sim, na receita dessa que compro tb tem pedaços de banana passa e polpa de banana… hummmmm pura delícia bananada rsrsrsrs…

    Beijinhos…

  44. Avatar de Jacqueline Rodrigues

    Apesar de ñ gostar muito do gosto vou tentar me acostumar a consumi-lo diariamente, afinal tudo em nome da saúde!

  45. Avatar de Grace

    Adorei este post. Estou pensando em substituir o arroz branco pelo integral.
    Espero que a familia aprove.

  46. Avatar de Priscyla Maia

    Eu não lembro se já comi arroz integral. O gosto é bom? Alguém sabe alguma receita bem legal utilizando esse arroz?

  47. Avatar de Ednalva

    Oi pessoal ,que matéria maravilhosa,geralmente nos preoculpamos muito com a belesa externa e esquecemos o quanto é emportante comecarmos a nos preoculparmos primeiro internamente.Essa dica é simplismente ótima,visto que no Brazil se consome muito arroz. eu tenho problema estomacal e comecei a mudar minha alimentação,mas depois parei , mais vou voltar a aderir novamente em minha alimentação,quem sabe perco um pouco da barriguinha beijos.

  48. Avatar de ★ Pri ★

    Olá , Meninas

    Adoro arroz integral , sei bem os beneficios dele, como três vezes na semana, gosto de incrementar p/ não enjoar,fica uma delicia, mas´muito cuidado , consumir pouco arroz não é porque é integral que podemos comer a vontade, todos alimentos tem calorias, tudo tem ser regrado na medida certa diária………..

    njos iluminados

  49. Avatar de Martins_ce

    oi boa noite galera tou eu de volta…..

  50. Avatar de Silvana

    Gostei muito das informações sobre o benefícios que o arroz integral traz para nossa saúde.
    Nunca comi! agora vou incluí-lo ma minha alimentação.
    Bjoss!!!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva