Para a mulher que gosta de se cuidar

Ashwagandha: você conhece?

Ashwagandha: você conhece?

A Ashwagandha é uma planta originada na Índia, de nome Withania somnifera ou Ginseng indiano. Há muito tempo é usada como medicamento pela Ayurveda, a medicina tradicional indiana, com objetivo de aumentar a vitalidade e longevidade, sendo considerada um “tônico para a saúde”.

A ashwagandha é um pequeno arbusto com flores amarelas e uma fruta vermelha, nativa da Índia, norte da África e Oriente Médio. O extrato é tipicamente retirado das bagas ou raízes da planta.

Propriedades

Possui função antioxidante, anti-inflamatória, revitalizante, afrodisíaca, neuroprotetora, antiestresse, antitumoral, melhora o desempenho físico, eleva a qualidade do sono e fortalece o sistema imunológico.

Ashwagandha: você conhece?

Benefícios da Ashwagandha

  • Bom para o cérebro: A erva exótica é um tratamento alternativo promissor para uma variedade de doenças degenerativas mentais. Seu uso demonstrou uma grande capacidade de promover o crescimento de células nervosas e proteger as células do cérebro dos efeitos nocivos do meio ambiente.
  • Estimula a tireoide: Estimula a atividade tireoideana, aumentando os níveis de hormônios e assim, sendo uma possível opção de coadjuvante ao tratamento de distúrbios da função da tireoide. Além disso, atua diminuindo a peroxidação lipídica por sua ação antioxidante, o que diminui os danos dos radicais livres sobre as células.
  • Melhora o desempenho físico: O consumo de ashwagandha proporciona maior resistência na realização de exercícios físicos, sendo considerado que possui efeito adaptógeno. Atua também diminuindo a fadiga ao aumentar a resistência ao estresse produzido pelo esforço físico.
  • Fortalece o sistema imune: O sistema imunológico pode ser estimulado com o consumo da planta, já que pode promover o aumento do número das principais células imunes, responsáveis pela proteção do organismo, essencial para evitar o aparecimento de doenças.
  • Possui ação antioxidante: A principal propriedade da ashwagandha é sua ação antioxidante, que contribui com a diminuição dos danos causados pelos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce, além de sua ação antiestresse. Quando o cérebro é exposto a situações de estresse intenso, pode ocorrer degeneração das células do sistema nervoso, ocasionando problemas cognitivos. O uso da planta indiana pode auxiliar na diminuição da degeneração dessas células, prevenindo o surgimento de possíveis problemas neurológicos.
  • Melhora a ansiedade: Ajuda a aquietar a mente. Em princípio, a ashwagandha não atua como sedativo, mas reduz o nível de ansiedade, melhorando a vitalidade, de modo que o corpo ganhe mais força e disposição, sendo útil na restauração de seus mecanismos fisiológicos; isso inclui os mecanismos encarregados do sono.
  • Melhora o nível de açúcar no sangue: O nível de açúcar no sangue pode comprometer a noite de sono. O corpo está programado para queimar gordura enquanto dorme e romper o jejum no café da manhã. Porém, se o nível de açúcar no sangue for instável e a queima de gordura estiver comprometida, ter uma boa noite de sono será algo impossível. A ashwagandha, de acordo com uma série de estudos, sustenta o nível de açúcar no sangue e regula o nível de gordura.
  • Combate efeitos tóxicos no cérebro: No nosso dia a dia sempre estamos em contato com toxinas. Com chegada ao cérebro facilitada, as toxinas solúveis agem congestionando os linfáticos. Esses vasos são responsáveis por fazer a drenagem linfática das toxinas do cérebro enquanto dormimos. A drenagem linfática cerebral, quando mal feita, oferece-nos um sono de má qualidade. O glicobutanol, componente bioativo encontrado na ashwagandha, induz um efeito antioxidante no cérebro e no fígado, desencadeando uma ação protetora natural contra danos que afetariam o cérebro, sem deixar de lado o principal órgão responsável pela purificação do sangue, o fígado.
Ashwagandha: você conhece?

Como consumir a Ashwagandha?

A ashwagandha está disponível nas versões em cápsulas e em pó (para ser adicionada em preparações). Também é possível obter um chá a partir da fervura de sua raiz. A Ashwagandha pode ser tomada pela manhã, para dar uma maior clareza mental ou à noite para diminuir a ansiedade e ter uma noite de sono com mais qualidade. A dose mais recomendada é de 300 a 500mg de ashwagandha por dia.

9 comentários para “Ashwagandha: você conhece?”

  1. Avatar de Maria Da Glória

    Tenho gostado tenho posto alguma dicas em prática

  2. Avatar de Ruth

    Melissa boa tarde, eu ainda não conheço, pode postar onde podemos adquirir?? Muito obrigada pelo carinho com que vc se importar, em não só comentar, mas também pesquisar e trazer sempre novidades para todos(a) que lêem o site. DEUS te abençoe sempre e a sua família também em nome do SENHOR JESUS CRISTO. Grata. Ruth.

  3. Avatar de Benedita

    Ruth
    Gratidão por compartilhar essa informação sobre a Ashwagandha, muito boa,boa….. não sabia que existia essa planta tão maravilhosa para nossa saúde. Fiquei curiosa e quero conhece-la, e fazer uso, onde posso comprá-la , mais uma vez mil gratidões.

  4. Avatar de Marta Rodrigues Dos Santos

    Gosto de todas as matérias vou procurar a ashwagandt.

  5. Avatar de Raquiele

    Boa tarde Celisa e há todos que acompanham o blog!
    Gostei da matéria, porém gostaria muito de saber aonde posso adquirir ela naturalmente?
    Muito obrigada por compartilhar e agradeço se puder responder!
    Abraços e beijos.

    1. Avatar de Antonieta

      Eu tomo em cápsulas, tem em lojas de produtos naturais, compro on line

  6. Avatar de Antonieta

    Adoroo, uso sempre, é muito bom para tirar a ansiedade

  7. Avatar de Paty

    Eu uso a Ashwagandha da marca now, é muito boa, ajuda muito a dormir bem, recomendo.

  8. Avatar de Nati

    Não conhecia essa erva, bem interessante

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva