Para a mulher que gosta de se cuidar

Banho de Brilho para seus Cabelos!

Banho de Brilho para seus Cabelos!

Seu cabelo está opaco, ressecado, sem vida e com a cor desbotada? Um simples banho de brilho feito em casa pode ser a solução!

Publicidade

Benefícios do Banho de Brilho

  • Recupera o brilho do cabelo
  • Previne o desbotamento da cor
  • Deixa os fios com uma aparência mais saudável
  • Restaura o cabelo danificado por química
  • Intensifica o movimento e a maciez

O banho de brilho é ideal para as pessoas que querem deixar seus cabelos mais brilhantes e para realçar a cor. Além disso, também hidrata os fios. Ele é especialmente recomendado:

  • Para quem pinta o cabelo e não usa o filtro solar, ou não usa shampoos para cabelos tingidos
  • Para quem pinta e lava os cabelos diariamente
  • Para quem fica exposto ao sol, água de mar ou piscina, que deixam os cabelos apagados e sem vida

  • Para quem quer simplesmente reavivar a cor e dar brilho
Banho de Brilho para seus Cabelos!

Antes do banho de brilho, corrija a raiz

Não adianta você fazer um banho de brilho perfeito se a aiz do seu cabelo está pedindo retoque. O ideal é retocá-la antes de realizar o tratamento, com a coloração apropriada para não dar diferença na cor final do cabelo. Em geral, o banho de brilho nos cabelos precisa cumprir o papel de formar uma película protetora sobre os fios, que, por sua vez, é capaz de corrigir as imperfeições.

Receitas de Banho de Brilho com Tinta

Há várias possibilidades de fazer o banho de brilho em casa, os ingredientes principais são a tinta e o creme. Cada receita contém nutrientes que recuperam a fibra capilar e também pigmentos que restauram a cor. Escolha a técnica mais adequada ao seu perfil e faça o tratamento em casa.

Ingredientes

Receita 1

  • 2 colheres (sopa) de tinta
  • 2 colheres (sopa) de creme (cor branca)
  • Ampola de vitaminas

Receita 2

  • ½ tubo de tinta
  • 3 colheres (sopa) de creme (cor branca)
  • Ampola de vitaminas
  • 1 Ampola Semi di Lino Alfaparf (azul)

Receita 3

  • 3 colheres (sopa) de tinta
  • 3 colheres (sopa) de creme (cor branca)
  • 1 colher de queratina líquida
  • 1 colher de pantenol (vitamina B5) ou Bepantol líquido

Sobre os Ingredientes

Escolha uma tinta de qualidade, da sua confiança e exatamente da cor do seu cabelo. A máscara hidratante precisa ser da cor branca. As ampolas de vitaminas podem ser de acordo com a sua necessidade. A marca Dermabel tem essas ampolinhas nutritivas para os fios. Quanto à ampola, minha sugestão é essa aqui da Semi Di Lino, mas pode ser outra de sua preferência. O pantenol pode ser puro, ou o Bepantol líquido que é vendido nas farmácias.

Como fazer o banho de brilho em casa?

Banho de Brilho para seus Cabelos!
  1. Lave os cabelos com shampoo antirresíduo para abrir bem as escamas
  2. Tire o excesso da água com uma toalha
  3. Misture todos os ingredientes
  4. Passe nos fios, mecha por mecha, inclusive na raiz
  5. Deixe agir por 20 minutos
  6. Enxágue o cabelo e passe um condicionador nas pontas para fechar as escamas
  7. Enxágue e seque como de costume

Quando for usar a tinta, faça a preparação antes, misture a tinta e a loção reveledora, exatamente como se prepara antes de pintar.

Banho de Brilho para seus Cabelos!

Banho de Brilho com Tonalizante

O tonalizante muda a cor do cabelo de maneira menos agressiva. Alguns só realçam o brilho, levantam o tom natural ou dão aquela levantada em uma coloração que já estava desbotando. Em vez de abrir a cutícula e penetrar no fio, eles apenas o envolvem, como um revestimento. A maioria não contém substâncias químicas agressivas como amônia. Por isso, podem ser usados sem medo por quem já tem outras químicas ou por quem tem cabelos mais frágeis, caso dos crespos e cacheados.

No banho de brilho com tonalizante, o produto, que pode seguir o mesmo tom do seu cabelo ou até incolor, é misturado ao creme de hidratação. Quem tingiu de loiro, fez luzes, mechas ou reflexos mais claros pode usar um cinza para retirar o amarelado do cabelo. Veja a diferença entre tintura permanente e tonalizante.

E você, já fez banho de brilho? Gostou do resultado?

330 comentários para “Banho de Brilho para seus Cabelos!”

  1. Avatar de Lavinia

    Gostaria de saber..Quais os beneficios do banho de brilho alem desses há mais? ese eu fizer em um salão havera os mesmos resultados?

  2. Avatar de Tati

    Gostaria de fazer um banho de brilho no meu cabelo, porem nao sei qual tinta usar ,pois retoco meu cabelo no salao e nao sei qual tinta ela usa. So coloco mechas no cabelo. Qual a melhor hidrataçao p/ meu cabelo,esta muito ressecado.

    1. Avatar de Dee

      querida,faço hidratação no meu cabelo 1x na semana,uso a Beauty Color preto azulado,a tinta demora pra sair e faço a hidratação com queratina liquida e bapontol tambem,o meu bepantol so achei na internet com uma tal de Moniquinha Cosmetics 😀

  3. Avatar de Kaira

    ola, primeiramnte queria parabeniza-las pelo site, muito bacana. Mas queria tirar uma duvida, fazia mexa em meu cabelo tipo luzes mas recentemente resolvi pinta-lo totalmente com tinta permanente, porem notei q desbota facilmente queria entao fazer o banho de brilho e gostaria de saber de quanto em quanto tempo posso repetir e se eh preciso retocar a raiz mesmo fazendo o banho de brilho. Pintei com o tom 121 da koleston. Agradeco desde ja.

  4. Avatar de Silvia

    Fiz a receita número 2 e segui todos os passos recomendados….adorei o resultado, pois estava descontente com o aspecto dos meus cabelos, usei por mais de 20 anos a cor vermelho intenso, como estava escrava da tintura de 15 em 15 dias resolvi deixar os brancos surgirem, fiz uma série de decapagens e não consegui retirar 100% o vermelho, em consequência disto os cabelos ficaram amarelados e sem vida.Agora ficou como eu queria, o amareão desapareceu e avivaram os brancos….adorei e recomendo as que estão no mesmo impasse….façam que da certo…maravilha!!!!!Obrigada pela dica!!!!!

  5. Avatar de Kelly

    Tem como fazer o banho de brilho sem usar tinta? Nunca pintei meu cabelo,porém ao longo dos anos ele foi ficando menos preto,ta como se ele tivesse queimado pelo sol uma cor que não é nem preto e nem castanho,não estou satisfeita com isso porém não queria usar tinta no meu cabelo que é virgem e aí tem como?

    1. Avatar de Lorainy

      Kelly, não tenha medo de usar tinta no seu cabelo virgem, no caso do banho de brilho. Pois o banho de brilho se usa só o tubo da coloração (que contém os pigmentos da cor) , não se usa a emulsão de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) que acompanha o kit. Usando a coloração sem água oxigenada, não agride o fio, somente encapa, como se fosse uma cor fantasia. E essa cor fica retida nas cutículas do cabelo, não entra dentro da estrutura capilar, por isso não causa dano a fibra.

      1. Avatar de Daniela Leones

        😆 Oie meninas!!! A Kelly tinha exatamente a mesma duvida que eu! Obrigada pela resposta esclarecedora e pelas super dicas =D

    2. Avatar de Beatriz Mattos

      Daniela, a tinta é justamente pra dar um ‘banho’ de cor no cabelo, avivando a tonalidade desejada. Se você não usar tinta, vai funcionar como uma hidratação normal.

  6. Avatar de Edilaine Pereira Flauzino

    OLA MEU CABELO TEM QUIMICA, POSSO FAZER BANHO DE BRILHO COM TINTA COM AMONIA!!!

  7. Avatar de Kesia

    ola eu senpre faço banho de brilho + é so com a tinta o creme e a gota do oleo que aconpanha a tintura, nao fico muito satisfeita com o resutado, meu kbelo nao fik tao sedoso e brilhoso como espero que fiqe.

  8. Avatar de Andressa

    Essas dicas são super úteis,qndo temos dúvidas é so recorrer ao site!muito legal 🙂

  9. Avatar de Miriam

    Amei suas dicas de hidratação capilar, vou fazer. Depois te digo no que deu. BJ Miriam

  10. Avatar de érica

    faz tempo q não pinto meu cabelo e não quero mais, e ja esta crescendo e ta ficando duas cores, o banho de brilho serve para amenizar esta diferença?????

  11. Avatar de Gih Valentine

    Amei as dicas!

  12. Avatar de Kaline

    não estava satisfeita com a cor do meu cabelo! nunca tinha pintado ele ante,
    dai resolvi faser o banho de brilho mas depois não gostei do resultado
    ele ficou muito escuro ,não gostei dai gostaria de saber se a cor vai saindo aos poucos? e se as lavagens ajuda a cor sair ?.obrigado.

    1. Avatar de Moema

      Sim às suas duas perguntas Kaline, eu gosto de fazer banho de brilho no meu cabelo justamente porque não gosto que a cor fique por muito tempo.

  13. Avatar de Suzana

    e pra quem tem mechas nas pontas? como fica a questão da tinta?

  14. Avatar de Luiza G.

    A minha dica é a seguinte – para quem tem progressiva nos fios dá para fazer esse banho de brilho passando qquer umas das receitas do post nos cabelos só molhados mesmo, sem lavar com o anti-resíduo…Eu já conhecia essa tecnica há uns 15 anos, inclusive, era uma prática comum em saloes – chamavam de “rinsagem” para recuperacao da cor.. Ao logo desses 15 anos o que eu comprovei é que tanto nos cabelos lavados com o antiresíduo como direto sobre os cabelos somente molhados dá o mesmo resultado.. Isso porque a “amonia” presente na fórmula da coloracao já vai abrir a “escama” para enetrar os produtos.. Isso ajuda muito para dar uma igualada “aparente” na raiz, evitando o retoque mensal que muitas fazem ( dependendo da cor( se nao for aquele louro platinado) dá até para só colocar fazer a colororacao de 3 em 3 meses – isso ajuda a proteger os fios evitando o ressecamento, frizz etc.. E, claro, as hidratacoes e reconstrucoes, cauterizacoes sao recomendadíssimas, sobre isso dispensa comentários !!
    Faco progressiva há 7 anos, faco coloracao (louro claro com ox 20) e mantenho o louro fazendo essa receita a cada 50 dias e só faco a coloracao integral de 3 em 3 meses. Sou adepta da terapia co-wash e só uso shampoo normal, mesmo com sal, somente 1 vez por semana ( lavo os cabelos com condicionador liberado com amedimethicone comuns em perfumarias e farmacaias(veja lista no sitewww.encaracoladas.com ou wwwafronatural.ativoform.com – em ambos sites procure por produtos liberados no poo).
    Meu cabelo natural nao é afro, é fino e antes da progressiva era ondulado, arrepiava pacas – muito frizz.. Nao dispenso o uso de creme sem enxague, uso o Relaxima care da Matrix, na minha opiniao o melhor em custo beneficio, aliás, tem amesma composicao daquele famoso da kerastase! – nao dispenso, também, o uso do serum – o da Amend da linha discipline liss(embalagem roxa, nao aquele lilás) que, por acaso, também tem a mesma composicao do serum ultime liss da kerastase (!). O serum da aquaflora tb é uma opcao mais baratinha e que tem composicao parecida, apesar de ambos possuirem silcones sinteticos – nao solúveis. O da kerastase tb é assim,e, por causa disso, é necessário a cada 2 semanas lavar os fios com sh hidratante passando 2 x (para quem tem progressiva) ou passar 1x sh anti-resíduo ( p quem nao tem progressiva) para eliminar o silicone..
    Gosto do blog e espero que o meu depoimento ajude alguém de alguma forma..
    bj a todas!!

  15. Avatar de Kaline

    o que posso faser para que o tonalisante do bahno de brilho possa sair
    mais rapido do meu cabelo?.

  16. Avatar de Waldyane

    O creme mencionado nas receitas acima é o creme de pentear ,ou creme de hidratação?

    1. Avatar de Joelma Luz

      é o creme de hidratação..

  17. Avatar de Aline Rezende

    Então eu comprei a tinta e fiz o banho do brilho com o BEPANTOL e uns pingos de OLEO DE ARGAN………KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NÃO FEZ EFEITO NENHUM NO MEU CABELO………. NAO MUDOU NADA NAO DEU BRILHO NENHUM……….Apenas permaneceu hidratado porque eu hidrato toda semana com MOROCCANOIL. Mas tudo bem….

  18. Avatar de Elis Pelirroja

    Eu fiz e adorei !!! =)

  19. Avatar de Michelle

    Isso e o maior mito….Cabelo Precisa de hidradataçao,,,e nao vai ser Arovit e nem bepantol liquido que vao resolver…Tomem muito ja vi gente perder cabelo por isso….Eximtem varias vitaminas que realmente resolvem o problema.

  20. Avatar de Karine

    Olá, boa tarde!
    Há muitos anos sempre fiz luzes no meu cabelo, porém em novembro do ano passado resolvi mudar e pintei meu cabelo de castanho escuro, ficou beeem escuro, porém depois daquele dia pintei meu cabelo mais duas vezes apenas, e com cores diferentes (para não ficar tão escuro).. Hoje, meu cabelo está há seis meses sem um gota de tinta, a raiz está grande mas não contrasta tanto com a cor que ficou meu cabelo. Gostaria de saber se eu fizer esse banho de brilho vou perder a raiz ‘virgem’ que deixei por tanto tempo. Pois estou interessada em fazer para deixar o meu cabelo com aspecto mais bonito, mas tenho medo de perder todo esse tempo que estou esperando, deixando os fios crescerem… E será que a cor vai ficar diferente da raiz para as pontas devido a isso?

    Obrigada!
    Karine

    1. Avatar de Moema

      Celisa, meu caso é o mesmo que da Karine, alguém responde a gente???
      Karine, se você já obteve resposta, me conta???
      =D

    2. Avatar de Joelma Luz

      eu tbm gostaria muito de tirar essa mesma dúvida alguém pode responder pra gente?

  21. Avatar de Natassia

    Fazer banho de brilho sem água oxigenada funciona?
    Não é a água oxigenada que fixa a tinta no cabelo?

  22. Avatar de Andressa

    ola aki na minha cidade nao tem ampola arovit oq posso usar no lugar disso? obg

  23. Avatar de Ana

    Amei tds as dicas !!!!
    Vou fazer no meu !!!

  24. Avatar de Cryslaiine Albuquerque

    Eu gostaria de saber , o que eu faço , para dar banho de brilho no meu cabelo , se no caso ele ainda esta com as luzes?

  25. Avatar de Daniele Carvalho

    Quais destes banhos de brilho que pode ser feito em cabelos com ESCOVA DEFINITIVA?

    BJUS DANI

  26. Avatar de Biia Oliveeira

    Fiz essa 3ª receita ;; nn to vendo nem a cor da tiinta simplesmeente detestei 🙁

  27. Avatar de Juliana

    gostaria de fazer isso, mas meu cabelo está com luzes, como faço? vocês podem passar alguma receita que não precise da tinta, já que ele está com as luzes e pretendo deixá-lo de luzes?
    responde pooor favor!!
    bojss

  28. Avatar de Danielle

    Gente, tomem cuidado com o Bepantol líquido. Ele é um medicamento e em algumas pessoas pode causar alergia, já que ele tem uma substância anti-séptica que pode ser alergênica em pessoas sensíveis. Meu médico disse que essa forma líquida é a que causa mais efeitos, por isso existe a versão em pomada que é hipoalergênica. Tomem cuidado antes de ficarem fazendo receita de bolo na cabeça.

  29. Avatar de Mel

    Gurias! Estou com a tinta casting creme gloss loiro natural em casa há dias e com um medo de usar sozinha e acabar estragando meu cabelo, tipo deixá-lo manchado, alaranjado por causa da água oxigenada. Minha cabeleireira disse que não era para eu usar tinta com água oxigenada no meu cabelinho, que é lisinho e fininho, de meneira nenhuma. Por isso o medo… Mas, à procura de dicas na net, encontrei esse site maravilhoso! Adorei as dicas do banho de brilho caseiro. Farei a nº 1 e depois conto para vcs o resultado. Bjs!

  30. Avatar de Franci

    Olá!!!! primeiramente parabéns pelo site, muito interessante.
    Retoco meu cabelo sempre, pois tenho uma mecha de cabelo branco na frente, então gostaria de saber se esse processo de banho de brilho pode ser substituído pelo retoque, ou ele não cobre os brancos?

  31. Avatar de Franci

    Outra Obs é que retoco com tonalizante, funciona?

  32. Avatar de Marcelli Khisner

    oi!!!!! gostaria de saber se necessariamente eu tenho que usar o creme branco para dar banho de brilho; por que eu tenho creme de hidratação, não é escuro todos eles são claros mais não brancos totalmente; nenhum deles é branco, tem algum problema?

  33. Avatar de Vilma

    🙂 Hola, gostaria de saber se o banho de brilho aparte de hidratar serve como tinta para que o cabelo fique so de uma cor, pois por causa da gravidez nao Pinto meu cabello à 10 meses e esta horrivel com duas cores, mas a raíz esta virgen e queria q a raíz crescesse para eu não pintar mais meu cabelo e manter o cabelo virgem. Existe alguma maneira de fazer algo para q o cabelo fique só de uma cor mantendo o cabelo virgem sem ter q usar tinta? Obrigado, por favor me responde.

  34. Avatar de Leandra

    oi fiz escova progesiva qual a melho hidratacao 😆

  35. Avatar de Suzanny

    Olá, essas receitas de banho de brilho são pra qual comprimento. Qual seria o adequado para o meu? Ele está um pouco abaixo de bumbum. Obrigada! 😆

  36. Avatar de Thais

    🙂 eii eu posso usar tonalizante pra fazer banho de brilho??

  37. Avatar de Alicia

    😀 adorei demais 😎 radicallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllcaraca

  38. Avatar de Gardenia

    nossa! amei esta matéria sobre os cabelos. Vou fazer essas receita caseiras. 😀

  39. Avatar de Jussy Duran

    oi não usa a água oxigenada da tinta mais se eu querer usar eu posso?bjs

  40. Avatar de Geicy

    eu gostaria de saber se isso serve para quem esta uma tonalidade acima do tom natural ?

  41. Avatar de Thais Caroline

    gostaria de fazer mas sem usar a tinta somente dar brilho e possivel?

  42. Avatar de Dani

    Meninas eu fico confusa…
    Tenho o cabelo loiro porem esta bem amarelado.
    Tem banho de brilho que manda usar shampo + tintura + ox + agua
    E tme banho de brilho feito com creme branco + tintura = ox
    Dai vem minha duvida qual dos dois é melhor?
    O banho de brilho com shampoo ou com creme branco.
    obg a taodas

  43. Avatar de Dani Bri

    Não ficou claro pra mim, se esse banho de brilho com tinta, é com a tinta preparada normalmente como se fosse pintar, e adicionar os outros ingrediente?
    Ou se é so a tinta do tubinho direto, mais os outros ingrediente???

    1. Avatar de Luisa

      É a tinta pronta, como se fosse pintar os cabelos, depois mistura com o creme.

  44. Avatar de Vivi

    adoreiii ficou perfeitooo! 😀

  45. Avatar de Rosalia

    Hó eu tenho uma duvida eu posso fazer uma mistura do banho de brilho da marca Keraton com essa receita 3 colheres de tinta que no caso é o banho de brilho Keraton 3 colheres de creme branco 1 colher de queratina liquida e 1 colher de bepantol liquido. Olha só achei que essa mistura iria ficar muito mas forte é idratante pra meus cabelos, é que meu cabelo foi descolorido e esta muito seco e danificado por isso não quero pintalo pois iria danificar mas,Então descobri que o banho de brilho seria uma otima opção pra pintar e idratar meu cabelo mas preciso de uma opinião, então me ajuda eu posso ou não ? Obrigada.

  46. Avatar de Patricia

    :)ola,eu gostaria de saber se eu posso usar uma tinta que eu tenho em casa da cor 11.o para fazer banho de brilho meu cabelo e castanho claro a medio e esta com luzes

  47. Avatar de Sara Rodrigues

    Eu fiz a receita número 1 e ficou ótimo!!! Adorei!!!!

  48. Avatar de Petty Graize

    Olá….td bem?
    Tenho luzes e gostaria de saber se posso fazer banho de brilho?
    Qual a forma e a mistura correta a se fazer?
    Obrigada!!!!
    BjoO

  49. Avatar de Luziane

    🙂 qria saber qual reparador de pontas ideal pra meu cabelo..??????
    . tenho cabelos com mechas vermelha

  50. Avatar de Renata

    Fiz a fórmula com oxigenada.

    Para mim deu super certo!

    – Cabelo mega macio!
    – Nas partes com luzes: escureceu um pouco (como eu desejava), deu brilho, camuflou as pontas com aspecto “palha”.
    – Nas partes sem luzes e que não pegam sol – brilho intenso!!! Maravilhoso!!!

    Só tenho a agradecer!!!
    Bjs

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva