Para a mulher que gosta de se cuidar

Beber Café faz Bem?

Beber Café faz Bem?

Essa já é uma discussão antiga e que ainda gera dúvidas.

Mas a resposta, em geral, é sim. Alguns pesquisadores garantem que ele traz benefícios para a saúde, como estimular o foco e a atenção e até ajudar a combater a depressão. Mas outros afirmam que pode prejudicar a saúde, causando arritmia, problemas gastrointestinais e insônia.

Segundo pesquisadores, o café merece lugar de destaque no seleto rol dos alimentos funcionais. É que, além de oferecer nutrientes, ele contém substâncias capazes de reduzir o risco de doenças. Observaram, também, uma boa atuação no fígado e proteção contra o desenvolvimento de tumores.

Na verdade, essas pesquisas são para a população em geral: para saber se o café faz bem ou mal para você individualmente, é importante perceber como você se sente depois de tomar. A individualidade sempre prevalece diante das pesquisas gerais.

Beber Café faz Bem?

Benefícios do Café

  • Aumenta a disposição e o estado de alerta
  • Reduz o risco de cirrose hepática
  • Previne cálculo na vesícula
  • Aumenta o desempenho durante o exercício prolongado
  • Ajuda na remoção dos radicais livres reduzindo o estresse oxidativo nos tecidos
  • Melhora a memória e o desempenho no aprendizado
  • Acelera o metabolismo

Esses benefícios que o café traz a saúde são decorrentes dos antioxidantes contidos na bebida, que são eles: ácido clorogênico, ácido cafeico, o ácido ferúlico e o ácido p-cumárico.

Composição do Café

Além da cafeína, a fruta também possui potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, ácidos graxos livres, niacina e diversos outros minerais. Contém aminoácidos e lipídeos importantes para o bom funcionamento do organismo. É também rico em antioxidantes.

Cafeína

Em doses moderadas, a cafeína traz benefícios para o organismo, como diminuir a sensação de fadiga e sonolência, aumentar a capacidade de processamento mental e aumentar a irrigação coronária, além de exercer uma função de vasoconstrição do sistema vascular cerebral. Além disso, a cafeína também tem características analgésicas, agindo na inibição da ação de uma enzima chamada fosfodiesterase, envolvida no processo de dor. Por isso são vários os medicamentos que a colocam como ingrediente em suas formulações – especialmente os para dor de cabeça. A cafeína de uma xícara de café forte pode contribuir para o alívio da enxaqueca, quando ingerida nos primeiros momentos da dor de cabeça. Por ser uma substância vasoconstritora, pode ajudar a combater os efeitos dolorosos da dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.

Beber Café faz Bem?

Qualidade do Café

Embora o processamento preserve boa parte das substâncias benéficas, é o grau de torrefação que determina a quantidade dessas substâncias. Quanto menor a torra, maior o número de compostos fenólicos e de nutrientes encontrados na bebida.

Para que o café seja benéfico, esse café deve ser de qualidade, de preferência orgânico e moído na hora ou há pouco tempo. E se o café for de qualidade você não irá sentir necessidade de colocar açúcar.

Excesso de Café

A diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Por isso é bom consumir o café moderadamente. Exagerar na dose pode levar a taquicardia, agravamento das lesões no aparelho digestivo (aftas, gastrite), piora dos sintomas das doenças intestinais, como os da doença de Crohn (constipação, disenteria e aparecimento de pólipos) e, o mais comum, a dificuldade para dormir.

Beber Café faz Bem?

Quantidade de Café Ideal

Para desfrutar da bebida com prazer e sem ter complicações, a entidade alerta que o ideal é não ultrapassar o limite de 150 ml a 200 ml de café ao dia (o equivalente a três ou quatro xícaras pequenas). O ideal é distribuir a quantidade entre de manhã e no início da tarde, evitando tomar café após ás 16:00h.

118 comentários para “Beber Café faz Bem?”

  1. Avatar de Sueli

    Amo café. Tomo todos os dias, várias vezes. Não me faz nenhum mal. E também ajuda na digestão

  2. Avatar de Déia

    Tive que parar com o consumo de café pois ficava muito agitada e olha que estamos falando de uma xícara por dia no máximo duas. Mas realmente meu organismo por ser de natureza mas agitado com o café foi ao extremo.
    Como andava muito agitada, com palpitação e insônia suspeitei já de cara do café e então ao excluí-lo do meu dia a dia parei de ter os sintomas.
    Bem interessante né se tratando de tão pouco consumo. Abs!

    1. Avatar de Fatima Souza

      Estou acostumada a tomar cafe , seja hora que for nao me tira o sono.

  3. Avatar de Marcelle

    🙂

  4. Avatar de Maria Lopes

    Amo café mas tenho refluxo, pequenas doses já pioram bastante os sintomas…infelizmente

    1. Avatar de Carmem

      Eu? Amo café, sempre que estou com dor de cabeça tomo e logo me sinto melhor. Porém estou reduzindo a quantidade.

  5. Avatar de Graciele Sousa Dos Reis

    Bom assunto amei. Amo café porém devido a minha gastrite o doutor me proibiu. Mas mesmo assim ainda tomo porém em menor quantidade..

  6. Avatar de Marion

    Café é tudo de bom!!! Não sei viver sem ele. A mim faz muito bem, me dá energia e disposição, não me tira o sono, geralmente tomo antes de ir para a cama (feito após 1 hora), mas também da academia fresquinho. Gosto de experimentar de todos os tipos e formas de fazer.

  7. Avatar de Marly Amador

    Café amo amo amo. Delicia de matéria!

  8. Avatar de Dorly

    Sempre tomei café de manhã ao meio dia a tarde e à noite. Sempre me fez muito bem.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva