Para a mulher que gosta de se cuidar

Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica.

Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica.

Há anos ouvimos que beber sucos naturais é ótimo para saúde, pois contêm vitaminas concentradas. Mais recentemente, ouvimos que tomar sucos, mesmo naturais, seja ruim para saúde, pois contêm excesso de açúcar das frutas.

Publicidade

O argumento que os sucos possuem vitaminas e minerais concentrados é antigo, bem fácil de entender e faz bastante sentido. A ideia mais moderna é que nem tudo no suco de fruta é tão bom assim: como precisamos usar muitas frutas para fazer apenas um copo de suco (ex: 5 laranjas), ao ingerir esse copo de suco, estaremos ingerindo o açúcar de 5 laranjas inteiras de uma vez só, algo que dificilmente faríamos se estivéssemos comendo as frutas tal qual se apresentam na natureza. Além disso, ao ingerir apenas o líquido, estamos excluindo as fibras das frutas, o que faz o açúcar delas ser absorvido muito mais rapidamente no sangue, tornando o suco uma “bomba de açúcar”. A recomendação, é claro, seria comer frutas e vegetais inteiros, e não o suco.

Tendo dito isso, tomar sucos pode ser uma ferramenta sensacional para uma boa saúde; o segredo é o modo como ele é feito.

Qual a finalidade dos sucos naturais?

Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica.
  • Para uma “limpeza” ou desintoxicação: Quando se precisa fazer uma desintoxicação, dar um tempo para seu aparelho digestivo e intestinos, a melhor maneira é fazer uma dieta líquida, dessa forma seu corpo não “sofre” para digerir os alimentos. Essa dieta líquida ajuda a limpar as toxinas e, desde que por pouco tempo (1 dia por exemplo), pode ser muito benéfico.
  • Para complementar uma dieta normal: Tomar sucos frescos pode ser usado para complementar a dieta. Além de hidratar o corpo, você pode aproveitar alguns nutrientes de algumas frutas e vegetais que normalmente você não aproveitaria pois acabaria não comendo. Frutas e legumes são cheios de vitaminas, minerais, antioxidantes que podem proteger contra doenças. Se você achar que é difícil obter a quantidade recomendada de frutas e vegetais em sua dieta a cada dia, tomar um suco pode ser uma maneira conveniente de aumentar a sua ingestão.
Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica.

Afinal, o que é melhor? Comer frutas e vegetais ou tomar suco?

Ao comer um vegetal ou uma fruta você se beneficiará por completo daquele alimento. Você terá as fibras por inteiro, e existem alguns antioxidantes que são mais eficazes se combinados com as fibras.

A vantagem do suco é que você pode combinar folhas verdes, vegetais e frutas tornando o suco muito mais nutritivo, mais ricos em vitaminas e minerais. Especialmente se sua dieta for mais pobre, ao comer você não conseguiria obter uma boa quantidade desses nutrientes.

E o suco de fruta especificamente?

Os sucos de frutas contém um alto teor de frutose. Se tomado em excesso, pode elevar o açúcar no sangue, ganho de peso e aumento do risco de diabete tipo 2, portanto use a moderação.

Posso substituir uma refeição por um suco?

Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica.

Depende da maneira como esse suco é preparado. Uma refeição completa e nutritiva precisa conter gorduras, proteínas, fibras e carboidratos. Se o seu suco tiver tudo isso, ótimo!

Ou seja, se a ideia é pular refeições, usar apenas um suco simples é má ideia e não vai te alimentar. É super importante acrescentar alguma fonte de gordura no seu suco. As gorduras saudáveis são importantes para a energia sustentável, equilíbrio hormonal e membranas celulares.

Para fazer o suco de forma mais equilibrada, além de gorduras, adicione também proteína. Algumas boas fontes são proteínas de soro de leite (whey protein), leite de amêndoas, abacates, iogurte natural e óleo de coco.

Enfim, para substituir uma refeição os sucos são nutricionalmente desequilibrados, porque eles não contêm proteína ou gordura adequada. Adicionando fontes de proteína e de gordura no suco, você pode criar uma refeição saudável e nutritiva. Pode parecer estranho de início, mas fica gostoso e sacia muito bem!

E os sucos industrializados de caixinha?

Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica.

Felizmente, muitas pessoas estão descobrindo os malefícios do refrigerante, e migrando muitas vezes para sucos. O problema é que essas pessoas acabam indo para sucos industrializados. Os sucos industrializados, possuem uma alta quantidade de açúcar, podendo ser comparados até com as quantidades presentes no refrigerante (ex: há sucos com 39 gramas de açúcar em uma lata, enquanto nos refrigerantes há 36).

Além disso, normalmente contém muitos aditivos como: aromatizantes, sódio, emulsificantes, estabilizantes, acidulantes e flavorizantes que são substâncias tóxicas para o nosso organismo. O consumo frequente destas bebidas pode ocasionar em diabetes tipo 2 e obesidade. Há algumas pesquisas que dizem que alguns sucos contém apenas 1% de fruta em sua composição, tornando a bebida ainda mais desinteressante para sua saúde.

O que fazer então?

Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica.

Então… assim ficamos perdidos e não sabemos o que fazer, não é? Como sempre, acho que o segredo é manter o equilíbrio: não precisa tomar suco o dia inteiro, mas também não pense que é proibido tomar um suco natural de vez em quando. Acho que o importante é não basear sua dieta de líquido neles, achando que é algo tão saudável assim.

Para se hidratar de forma natural, não devemos depender de sucos. O ideal é tomar bastante água, chás e, eventualmente, por que não, um suco bem gostoso.

E você? O que acha de tudo isso?

20 comentários para “Beber suco é bom ou ruim? Entenda a polêmica.”

  1. Avatar de Bete

    Achei muito bom, eu procuro evitar tomar muito suco…

    1. Avatar de Marta Azevedo Vieira

      Muito boas informações,obrigada…

  2. Avatar de Marcos

    Excelente artigo! Boas explicações.

  3. Avatar de Mileide

    Muito obrigado pela informacao.vou mudar alguns abitos

  4. Avatar de Camila

    Faz muito tempo que não tomo suco de caixinha, antes eu era viciada. Agora quando tomo suco é só o natural… amei o artigo, esclareceu muitas dúvidas.

  5. Avatar de Albanit Silva

    suco é sempre bom a qualquer hora, o suco tem que ser inatura por que é mais saudavél
    recomendo para adulto e criança principalmente.

    1. Avatar de Albanit Silva

      suco é sempre bom a qualquer hora, o suco tem que ser inatura por que é mais saudável,
      recomendo para adulto e criança principalmente. um bom suco pode até substituir uma refeição,

  6. Avatar de Rosangela

    Não costumo beber sucos. Gosto de saborear frutas. Bebo água e chás.

  7. Avatar de Alcione

    Achei interessante.pois tomava muito suco e acabei enjoando.substitui por água.e passei a comer mais frutas.

  8. Avatar de Glenilene Resende

    Achei maravilhosa as colocações desse tema, parabéns.

  9. Avatar de Roselaine

    Eu evito tomar muito suco, tomo um copo umas 3 vezes na semana, dessa forma pelo que li é saudável…bem interessante as dicas.

  10. Avatar de Petra

    Gostei de ler esse artigo, sempre faço suco verde e coloco umas 2 frutas só… amei a ideia de colocar óleo de coco no suco, vou testar.

  11. Avatar de Lincon

    Muito bom!

  12. Avatar de Vivianne

    tomo bastante suco, preciso maneirar

  13. Avatar de Marta Azevedo Vieira

    Muito bom,obrigada

  14. Avatar de Ena Quiroga

    Gostei mto do artigo. Obg!

  15. Avatar de Amanda

    Já cheguei a fazer uma dieta que era só com sucos de fruta, resultado? engordei… hj eu já entendo que sucos não são tão bons assim, mas de vez enquando eu tomo sim.

  16. Avatar de Camila

    Muito bom! Me tirou várias dúvidas.

  17. Avatar de Silene

    Gosto de todo tipo de suco, e com estas dicas vou passar a consumir ainda mais. Mas com mais cuidado. bjusss…….

  18. Avatar de Keyla Campos

    Infelizmente tudo em excesso faz mal. Agora um saquinho moderado de vez em quando, creio faz bem.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva