Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios da Laranja

Benefícios da Laranja

Dificilmente alguém não gosta dessa fruta suculenta, doce e um pouco azedinha. E, por ser uma fruta tão comum e fácil de encontrar, deveríamos aproveitar e consumir muito mais!

Publicidade

Propriedades da Laranja

Quanto mais se estuda a laranja, mais compostos fitonutrientes são encontrados. Estes fitonutrientes incluem flavanonas citrinos (tipos de flavonoides que incluem as moléculas de hesperitina e naringenina), antocianinas, ácidos hidroxicinâmicos, e uma variedade de polifenóis. Quando estes fitonutrientes são colocados em combinação a vitamina C, as propriedades antioxidantes se reforçam ainda mais.

A laranja possui vitamina C. Porém, em apenas uma laranja a quantidade é muito pouca: para se obter uma quantidade razoável, o ideal é tomar um suco, assim as vitaminas ficam mais concentradas.

A laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo.

O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides que apresentam propriedades anti-inflamatórias, antitumor e inibem a formação de coágulos no sangue.

Benefícios da Laranja

Benefícios à Saúde

  • Controla a pressão sanguínea
  • Combate o colesterol
  • Melhora os problemas digestivos
  • Estimula as funções intestinais
  • Previne gripes e infecções
  • Reforça as defesas do organismo
  • Corrige a acidez excessiva do organismo
  • Estimula o sistema circulatório, combatendo inflamações das veias

Bagaço da Laranja

É no bagaço da fruta que são encontrados a maior parte das fibras. Além disso, na parte branca encontra-se a pectina, que exerce várias funções para o organismo. Na boca, ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento, causando sensação de saciedade. No intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. O bagaço da laranja também estimula o funcionamento do intestino, ótimo para aqueles com intestino preso.

Fonte de fibra

A laranja é rica em fibras, que pode melhorar os níveis elevados de colesterol, ajudando assim a prevenir a aterosclerose. A fibra também pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle e pode ser útil para reduzir a constipação desconfortável ou diarreia naqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável. A fibra também ajuda na digestão, na desintoxicação do organismo e na purificação do sangue.

Suco de Laranja

Benefícios da Laranja

O suco de laranja sempre foi visto pelas pessoas como saudável. Nos últimos anos, entretanto, ele foi demonizado por muitos adeptos de uma alimentação natural. Isso porque há uma grande quantidade de frutose que pode acarretar diabetes (já que é o açúcar de várias laranjas ingeridas de uma só vez).

No entanto, pesquisas fresquinhas mostram que isso não é verdade: aliás provou-se que o suco até ajuda no emagrecimento, além de ser rico em nutrientes. Então vamos ter o bom senso, não precisa parar de beber o suco: basta não exagerar.

O suco tem potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Possui também betacaroteno, um renovador celular, e vitamina C que facilita a absorção do ferro (de alimentos como feijão). O consumo da vitamina C também faz bem à pele.

Para aproveitar o máximo dos nutrientes do suco, prepare no liquidificador ou em uma centrífuga (que aproveita o suco da fruta inteira). Se você espremer a laranja, alguns nutrientes podem não ser aproveitados por completo.

Dicas

Antes da caminhada tome um copo de suco de laranja: ele dá energia e hidrata o corpo.

Consuma a vitamina C junto com a vitamina E. Assim, os antioxidantes tornam-se mais potentes. Fontes de vitamina E incluem amêndoa, semente de girassol, pimentão e grão de bico.

Qual a melhor forma de consumir a laranja?

A melhor forma é consumir é a fruta in natura. Dessa forma, você consegue obter o suco rico em nutrientes e também as fibras. Porém, pode também tomar um copo do suco por dia, que só trará benefícios à sua saúde. Viva a laranja! 🙂

11 comentários para “Benefícios da Laranja”

  1. Avatar de Gil Evaristo

    Obrigado equipe de Beleza e saúde pelas dicas sobre a Laranja.

  2. Avatar de Rosangela De Jesus

    Laranja lembra Sol… repare no desenho dos gomos, na cor do fruto. Laranja é essencial. Obrigada.

  3. Avatar de Rosária Silva Machado

    Como a laranja pode ser usada para síndrome do intestino irritável?

  4. Avatar de Edvaldo Vieira Da Silva

    Os sucos das frutas nunca devem ser comparados ou substituídos pela fruta in natura.

  5. Avatar de Glaucia Nogueira

    Amo laranja! Amei o post!

  6. Avatar de Viviane Costa

    Eu adoro suco de laranja, tomo sempre, mas não exagero, adorei o artigo

  7. Avatar de Jacira Prado

    Laranja aqui em casa é essencial! É garantia de saúde de inverno a verão!! Obrigada pela matéria!!

  8. Avatar de Cleo

    amei a materia tirei muitas duvidas, obrigada

  9. Avatar de Marcos

    Excelente artigo!

  10. Avatar de Riselda Oliveira

    Sensacional essas informações sobre a laranja!!! Amo laranjas!!!

  11. Avatar de Tarsila Marinho

    Assim,é muito bom o artigo,mas um item que me deixou um pouco chocada foi falarem que a laranja é melhor em forma de suco,o que está errado.Eu como filha de nutricionistas e estudante de nutrição posso afirmar com certeza que a laranja é melhor ser comida sem ser em forma de suco.Para conseguir explicar melhor,vamos supor que cada gominho da laranja tem uma película(no caso a fibra)e dentro dela temos o suquinho,que tem frutose.Quando batemos isso no liquidificador o suquinho vai e a fibra fica na peneira.Assim podemos considerar que estamos só ingerindo a frutose,sendo que a fibra é importante para a digestão de todos os nutrientes presentes na laranja.E sim,se cortamos Uma laranja obtemos mais nutrientes do que em um copo de suco

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva