Para a mulher que gosta de se cuidar

5 Benefícios Incríveis do Óleo de Coco!

5 Benefícios Incríveis do Óleo de Coco!

Do coco, fruto do coqueiro (Cocos nucifera), pode ser utilizada a água de coco, o leite, a polpa e o óleo.

O coco é altamente nutritivo, possui gorduras boas, proteínas, vitaminas e minerais — como cobre e ferro — que ajudam a formar glóbulos vermelhos. Além disso, possui também selênio, um importante antioxidante que protege as células.

Óleo de Coco

O óleo é obtido através de fervura ou fermentação do coco seco ou fresco, e pode ser dividido em duas categorias: refinado e extra virgem. O óleo refinado é tipicamente obtido do coco seco, já o óleo de coco virgem é obtido a partir de cocos frescos. O óleo extra virgem é de melhor qualidade, e possui maior quantidade de antioxidantes.

5 Benefícios Incríveis do Óleo de Coco!

Benefícios do Óleo de Coco

1. Pode beneficiar a saúde do coração

Estudos descobriram que as moradores de ilhas polinésias — frequentes consumidores de óleo de coco — têm menores taxas de doenças cardíacas do que aqueles que seguem uma dieta ocidental.

O óleo de coco pode aumentar os níveis de HDL, especialmente no caso das mulheres na menopausa, e também atuar na diminuição de colesterol total. Devido à sua ação antioxidante, ele pode ajudar ainda a prevenir doenças cardiovasculares.

2. Pode promover o controle de açúcar no sangue

O coco é pobre em carboidratos e rico em fibras e gorduras, por isso pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue.

Um estudo com ratos descobriu que o coco tem efeitos antidiabéticos, possivelmente devido ao seu conteúdo de arginina. A arginina é um aminoácido importante para o funcionamento do pâncreas. A gordura do coco ajuda a equilibrar os níveis de glicose no organismo, evita a hipoglicemia e o aumento da produção de insulina. Quanto mais insulina na corrente sanguínea, maior tende a ser o estoque de gordura abdominal.

E ainda para complementar: o óleo de coco evita a flacidez, aumenta o gasto calórico e melhora o fortalecimento muscular.

O óleo de coco ainda ajudar a diminuir a compulsão por doces e massas, o que é tão importante para quem tem diabetes ou deseja prevenir.

3. Óleo de coco ajuda a prevenir infecções

Devido à presença de ácido láurico, o óleo de coco pode combater diversos micro-organismos maléficos, protegendo o nosso corpo de infecções. O ácido láurico é o principal ácido graxo de cadeia média (TCM) presente no óleo de coco. No corpo humano, ele se transforma em monolaurina, que tem a função de exercer forte ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária, combatendo vários micro-organismos maléficos, tais como: Herpes, Cândida albicans, Clamídia, Estreptococos, Giárdia, Helicobacter pylori.

O óleo de coco é também rico em ácido caprílico e ácido láurico. Estes dois nutrientes juntos são poderosos agentes na melhora da imunidade do corpo. O ácido láurico presente no óleo de coco converte-se em monolaurina que desempenha um papel fundamental de proteção ao nosso organismo.

4. Melhora a saúde do intestino

O óleo de coco, por ser um alimento gorduroso, ajuda na digestão e, devido à presença do ácido láurico e suas propriedades antibacterianas, atua eliminando as bactérias ruins do intestino.

Devido à função antibacteriana, o óleo de coco ajuda a eliminar as bactérias ruins, melhorando, em geral, o funcionamento do intestino.

5. Ajuda na beleza da pele e dos cabelos

O consumo de óleo de coco pode deixar a pele mais bonita e ajudar a evitar o envelhecimento precoce, além de poder ser usado diretamente na hidratação dos cabelos.

Alguns estudos mostram que o consumo adequado de óleo de coco melhora a elasticidade da pele. Além disso, deixa a pele mais saudável e hidratada.

Vale destacar que o óleo de coco também pode ser usado diretamente no couro cabeludo para tratar secura e caspa.

5 Benefícios Incríveis do Óleo de Coco!

Como utilizar o óleo de coco?

O ideal é consumir de uma a duas colheres (sopa) por dia. É recomendado que ele seja utilizado em preparações frias, como saladas, batidas de frutas e na finalização de pratos quentes, a fim de preservar sua ação antioxidante. Porém, por ser gordura saturada, o óleo de coco pode ser usado para cozinhar, inclusive em frituras, sem oxidar.

Mesmo que seja um óleo natural e extremamente saudável, é importante sempre consultar um profissional de saúde antes de optar pela ingestão arbitrária de óleo de coco. Cada organismo reagirá diferente diante de cada nutriente, portanto cabe ao profissional de saúde indicar o melhor nutriente para cada organismo.

27 comentários para “5 Benefícios Incríveis do Óleo de Coco!”

  1. Avatar de Marilda

    Ótimas informações

    1. Avatar de Fatima

      Minha mãe controla a diabetes com o adoçante a base de óleo de coco. Uma bênção. Nunca mais tomou insulina. O adoçante se chama Taumalife.

      1. Avatar de Luzia

        Adorei a dica do adoçante minha cunhada fazuso de insulina e eu. adoli qualquer tipo de adoçante e açucar. Brigaduuuu

  2. Avatar de Valesca

    Consumo o óleo de coco todos os dias, ameiiii

    1. Avatar de Renata Aparecida Machado

      Uso no cabelo, muito bom,mas não sabia de tdos esses benefícios,vou começar usar mais mais óleo de coco.

  3. Avatar de Glenilene Resende

    Óleo de coco é tudo de bom, uso para tudo.

  4. Avatar de Quitéria

    Consumo o fruto inatura no dia dia ,uso o óleo pra hidratar meus cachos e tudo de bom.

  5. Avatar de Claudia

    óleo de coco é veneno. contem acido laurico. que danifica o endotélio vascular. E não me venham com bla bla bla de que leite materno contém ácido láurico que a composição é diferente. Óleo de coco. Gordura saturada que faz mal ao coração

    1. Avatar de Pedro

      otariaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      1. Avatar de Paulo Cesar

        Bom dia senhora. A senhora tá totalmente desinformada a cerca disso. Vá no YouTube e lá busque por Lair Ribeiro ele te dará mais informação a cerca disso

    2. Avatar de Ana Bezerra Carneiro Da Silva

      É o melhor óleo eu gosto muito, preciso usar mais 👏👏👏👏

    3. Avatar de Jorge Reis

      Perdoai pai , ela não sabe o que fala !

  6. Avatar de Andreia X

    Desde que comecei a tomar o óleo de coco diariamente, meu problemas estomacais diminuiram muito e nunca mais tive candida, pois mata fungos… é um santo remédio.

  7. Avatar de Luisa Melo

    Tenho usado o óleo de coco sem sabor para cozinhar… muito bom, e uso o normal sempre em jejum antes do café. A saúde agradece!

  8. Avatar de Wilza Marinho De Oliveira

    Uau 1 colher de óleo de coco *Copa* por dia com 1 copo de água c/ sumo de 1 limão. Tudo de bom, também no rosto e cabelo. Top💪

  9. Avatar de Isabela

    Tem um adoçante chamado ThaumaLife, ele tem apresentado resultados excelentes com pessoas que conheço e que possuem diabete.
    Reduz absurdamente a glicemia de quem está consumindo. É demais !
    Eu uso e indico!

  10. Avatar de Sirlei

    Utilizo óleo de coco para cozinhar, e tb coloco 1 colher d sopa n café com leite..no hidrante para cabelos.É maravilhoso!!

  11. Avatar de ......................

    Oleo de coco é muito bom, eu faço em casa.

  12. Avatar de Jairo Sanches

    Muito bom este seu artigo sobre os benefícios do óleo de Coco, tenho a certeza que poucos assim como eu os conhecia ,meus parabéns ótimo conteúdo me ajudou muito.
    Você está me ajudando muito a cada dia mais formular melhores conteúdo para meu blog http://www.saudeebeleza32.com ,obrigado mesmo!

  13. Avatar de Maria Teresa Sousa

    Gostei e fiquei informada das vantagens , eu já consumia , mas não sabia nada sobre o assunto ,obrigada pelas vossas informações , tão uteis para a saúde !

  14. Avatar de Vera Lucia Peixoto

    Eu não sabia mas vou começar a consumir tbm

  15. Avatar de Maria Tereza

    Eu uso e super indico muito bom mesmo
    Para todas essas informaçoes que foi dada.
    Eu fabrìco e vendo.

  16. Avatar de Cíntia Barroncas

    Eu comecei a usar óleo de coco no cabelo depois que tive um corte químico, graças a Deus salvou meu cabelo, e uso também no rosto é maravilhoso. Tem poucos dias que passei a tomar 1 colher por dia, descobri sérios problemas na tireoide, e desde que comecei a ingerir o óleo de coco observei melhoras até no meu intestino que era muito preguiçoso. Enfim super recomendo.

  17. Avatar de Zena Olenca Leão

    Faz quase um ano que estou usando é muito bom me sinto bem melhor, é ótimo tomo no meu café da manhã sem usar açúcar ou adoçante o gostinho é uma delícia

  18. Avatar de Maria Helena

    è tudo de bom para saúde inclusive a saúde mental,é 10,é 100 ,maravillhsooooooo.

  19. Avatar de Bernardete

    Nao conhecia todo esse potencial do óleo de coco, vou incluir na minha dieta e no tratamento capilar. Obrigada

  20. Avatar de Deli

    BOM DIA, OBRIGADA PELAS DICAS PRINCIPALMENTE PELO ADOÇANTE TAUMALIFE.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva