Para a mulher que gosta de se cuidar

Biomassa de banana verde, funciona mesmo?

Biomassa de banana verde, funciona mesmo?

A biomassa de banana verde virou moda. Muitos nutricionistas estão indicando a biomassa na dieta, mas será que essa fama toda da biomassa faz jus? Será que realmente emagrece?

Publicidade

A biomassa é de fato um excelente alimento. Além de que, se você estiver comendo a biomassa, você provavelmente estará deixando de comer algo bem pior, como por exemplo uma bolacha recheada. De acordo com seu estilo de vida e alimentação, realmente dá para emagrecer uns quilinhos.

A grande vantagem da biomassa de banana verde é que ela não tem gosto e pode ser adicionada a muitas coisas. Além disso, por não conter glúten, é uma boa opção para quem tem doença celíaca e precisa de substituições.

A biomassa controla as taxas de açúcar no sangue, garante a saciedade e regula o intestino. Além disso, possui fibras, carboidratos, vitaminas A e C, sais minerais, magnésio e potássio.

A biomassa de bananas verdes cozidas, colocada na dieta, equilibra a flora intestinal, controla os níveis de glicose e ainda proporciona uma sensação de saciedade. Tudo isso faz com que você acaba comendo menos e consequentemente perder peso.

Além de tudo isso, a biomassa é muito rica em amido, que tem o poder de reduzir o colesterol e, ao mesmo tempo em que alimenta, retardar a absorção de açúcar pelo organismo.

Biomassa de banana verde, funciona mesmo?

O preparado também se demonstra ser bastante eficaz no controle da glicose do sangue e, como consequência, no controle do diabetes. Entre outros benefícios, também previne o desenvolvimento de doenças do coração e do câncer de intestino.

A biomassa também é capaz de melhorar a flora intestinal, o que facilita a absorção de vitaminas e minerais e, consequentemente, aumenta a produção da serotonina, o “hormônio da felicidade”. O triptofano é o precursor da serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar. Isso diminui a ansiedade e a compulsão pela comida.

Quando verde, a banana é rica em vitaminas e sais minerais (A, B1, B2, fósforo, magnésio, potássio, sódio, zinco, cálcio, que são predominantemente alcalinizantes e atuam como elementos energizantes e neutralizadores de ácidos do estômago.

Como Fazer a Biomassa de Banana Verde

Ingredientes:

  • Cerca de meia panela de água (a quantidade suficiente para cobrir as bananas)
  • 12 bananas verdes (preferir orgânicas). Tem que ser a banana imediatamente colhida, não adianta comprar banana verde no mercado, tem que conseguir com o produtor, ou no máximo com distribuidoras.
Biomassa de banana verde, funciona mesmo?

Material utilizado: panela de pressão, liquidificador, garfo, fôrma para gelo e pote de vidro.

Preparo: lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha a panela de pressão com metade de água e leve ao fogo para esquentar. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos e deixe a pressão passar naturalmente.

Depois disso, escorra a água da panela e tenha muito cuidado ao abrir as bananas, para não se queimar. Se preferir, utilize um garfo. Coloque a polpa da fruta — sem as cascas — para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Coloque a mistura em fôrmas de gelo e a outra metade em um pote de vidro, por até 7 dias.

Como descongela a Biomassa?

  1. Coloque a biomassa congelada por 9 minutos na regulagem "descongelar" do microondas. Na ausência de microondas, descongele-a à temperatura ambiente, e depois leve-a ao fogo com a água do descongelamento mais 1 xícara (café) de água. Mexa a biomassa sem parar até que desmanche totalmente.Se quiser apurar o ponto, deixe-a ferver mais, mexendo sem parar.
  2. Ponha a biomassa em uma vasilha refratária junto com 1 xícara (café) de água e volte com ela ao microondas, na potência alta, por 2 minutos.
  3. Se já descongelou e aqueceu bem, está no ponto certo. Senão torne a ligar o microondas na potência alta por mais 2 minutos, e assim sucessivamente, até que a biomassa esteja descongelada e bem quente.
  4. Só nessas condições poderá ser levada ao liquidificador com 1 xícara (café) de água fervente, ou então ao processamento sem a água, até virar uma pasta homogênea. É interessante bater bem quente. Se quiser encorpar mais ainda, volte com ela ao fogo até engrossar no ponto desejado.

Modo de utilização: batido em vitaminas, sucos, caldo de feijão, sopa, patês, massa de pão e bolo, tortas, biscoitos, inclusive na comida.

E você, já experimentou a biomassa de banana verde?

81 comentários para “Biomassa de banana verde, funciona mesmo?”

  1. Avatar de Elizabete Mantovani Polizeli

    Alguém falou que usou no lugar do fermento na receita. Isso procede?

  2. Avatar de João Alves

    Agora fiquei com uma grande dúvida. Há um mês atrás, minha glicose estava 110, depois de um mês foi para 117, isso consumindo biomassa. O que poderia ter acontecido?. Lembrando, eu consumo umas duas colheres por dia (pura)

    1. Avatar de Edinete Santos

      João, depende muito, primeiramento do seu metabolismo e depois de toda sua alimentação. Só o consumo da biomossa não garante redução da glicemia, afinal ela auxilia na redução, mas não é milagrosa e nem resolverá todos os problemas se não houver uma associação com a sua alimentação e a prática de exercício.

    2. Avatar de Raphaela

      João,

      como diz na matéria ela possui amido, e o amido quando chega no sangue se transforma em açucar… Ela (Biomassa), em algumas matérias dizem que trata a diabetes, mas tem um tipo especifico. Provavelmente, o aumento deste índice glicêmico não venha ser devido a biomassa, observe sua alimentação.
      Espero ter ajudado 😉

  3. Avatar de Sebastião Alves

    A biomassa e bom para ansiedade e depressão mesmo que seja hipertenso

  4. Avatar de Mary

    Queria colocar na comida como faço? ? Queria saber a quantidade? ?

    1. Avatar de Helena

      Mary pode colocar até no feijao para engrossar o calco, na canjica, no risoto, no suco etc pode colocar umas duas colheres para cada caso

  5. Avatar de Jaqueline

    estou amamentando! faz mal para o meu bebe?

  6. Avatar de Fabio Dornela

    Me responda por favor!
    Fiz o uso dessa biomassa de banana verde por dois dias, duas colheres de sopa.
    Estou com um desarranjo intestinal tenebroso.
    Parece que vou virar do avesso!
    Isso é normal????

  7. Avatar de Gabriel

    Boa noite !
    Tirem um dúvida pode ser consumida congelada msm?
    Comendo o cubo de gelo de biomassa de banana verde?

  8. Avatar de Rosicler

    Não tenho acesso a banana verde do produtor , se eu fizer com a do supermercado tem algum problema ?
    Obrigada!

    1. Avatar de Helena

      acredito que voce nao irá gostar de come -la congelada em cubos de gelo – nao é muito agradavel

  9. Avatar de Rosi

    Pode ser consumida pura?

  10. Avatar de Helena

    pode sim por nao ter sabor algum.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva