Para a mulher que gosta de se cuidar

Biomassa de banana verde, funciona mesmo?

Biomassa de banana verde, funciona mesmo?

A biomassa de banana verde virou moda. Muitos nutricionistas estão indicando a biomassa na dieta, mas será que essa fama toda da biomassa faz jus? Será que realmente emagrece?

A biomassa é de fato um excelente alimento. Além de que, se você estiver comendo a biomassa, você provavelmente estará deixando de comer algo bem pior, como por exemplo uma bolacha recheada. De acordo com seu estilo de vida e alimentação, realmente dá para emagrecer uns quilinhos.

A grande vantagem da biomassa de banana verde é que ela não tem gosto e pode ser adicionada a muitas coisas. Além disso, por não conter glúten, é uma boa opção para quem tem doença celíaca e precisa de substituições.

A biomassa controla as taxas de açúcar no sangue, garante a saciedade e regula o intestino. Além disso, possui fibras, carboidratos, vitaminas A e C, sais minerais, magnésio e potássio.

A biomassa de bananas verdes cozidas, colocada na dieta, equilibra a flora intestinal, controla os níveis de glicose e ainda proporciona uma sensação de saciedade. Tudo isso faz com que você acaba comendo menos e consequentemente perder peso.

Além de tudo isso, a biomassa é muito rica em amido, que tem o poder de reduzir o colesterol e, ao mesmo tempo em que alimenta, retardar a absorção de açúcar pelo organismo.

Biomassa de banana verde, funciona mesmo?

O preparado também se demonstra ser bastante eficaz no controle da glicose do sangue e, como consequência, no controle do diabetes. Entre outros benefícios, também previne o desenvolvimento de doenças do coração e do câncer de intestino.

A biomassa também é capaz de melhorar a flora intestinal, o que facilita a absorção de vitaminas e minerais e, consequentemente, aumenta a produção da serotonina, o “hormônio da felicidade”. O triptofano é o precursor da serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar. Isso diminui a ansiedade e a compulsão pela comida.

Quando verde, a banana é rica em vitaminas e sais minerais (A, B1, B2, fósforo, magnésio, potássio, sódio, zinco, cálcio, que são predominantemente alcalinizantes e atuam como elementos energizantes e neutralizadores de ácidos do estômago.

Como Fazer a Biomassa de Banana Verde

Ingredientes:

  • Cerca de meia panela de água (a quantidade suficiente para cobrir as bananas)
  • 12 bananas verdes (preferir orgânicas). Tem que ser a banana imediatamente colhida, não adianta comprar banana verde no mercado, tem que conseguir com o produtor, ou no máximo com distribuidoras.
Biomassa de banana verde, funciona mesmo?

Material utilizado: panela de pressão, liquidificador, garfo, fôrma para gelo e pote de vidro.

Preparo: lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha a panela de pressão com metade de água e leve ao fogo para esquentar. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos e deixe a pressão passar naturalmente.

Depois disso, escorra a água da panela e tenha muito cuidado ao abrir as bananas, para não se queimar. Se preferir, utilize um garfo. Coloque a polpa da fruta — sem as cascas — para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Coloque a mistura em fôrmas de gelo e a outra metade em um pote de vidro, por até 7 dias.

Como descongela a Biomassa?

  1. Coloque a biomassa congelada por 9 minutos na regulagem "descongelar" do microondas. Na ausência de microondas, descongele-a à temperatura ambiente, e depois leve-a ao fogo com a água do descongelamento mais 1 xícara (café) de água. Mexa a biomassa sem parar até que desmanche totalmente.Se quiser apurar o ponto, deixe-a ferver mais, mexendo sem parar.
  2. Ponha a biomassa em uma vasilha refratária junto com 1 xícara (café) de água e volte com ela ao microondas, na potência alta, por 2 minutos.
  3. Se já descongelou e aqueceu bem, está no ponto certo. Senão torne a ligar o microondas na potência alta por mais 2 minutos, e assim sucessivamente, até que a biomassa esteja descongelada e bem quente.
  4. Só nessas condições poderá ser levada ao liquidificador com 1 xícara (café) de água fervente, ou então ao processamento sem a água, até virar uma pasta homogênea. É interessante bater bem quente. Se quiser encorpar mais ainda, volte com ela ao fogo até engrossar no ponto desejado.

Modo de utilização: batido em vitaminas, sucos, caldo de feijão, sopa, patês, massa de pão e bolo, tortas, biscoitos, inclusive na comida.

Onde Comprar Biomassa de Banana Verde?

Se você quer experimentar os benefícios da biomassa e busca uma solução pronta, a Natue já possui opções de biomassa de banana verde.

E você, já experimentou a biomassa de banana verde?

100 comentários para “Biomassa de banana verde, funciona mesmo?”

  1. Avatar de Josilene

    Olá! Será que em farinha funciona igual? Pois fiz este “purê” mas achei intragável.. não consegui inseri-lo em minha alimentação. Tenho seguido o método MR do Rodrigo Polesso, comendo mais legumes e carnes.. aí não consegui colocar junto. Alguém tem alguma sugestão para me ajudar? Muito grata.

    1. Avatar de Nadir

      Voce deve acrescentar no preparo do arroz, molho, feijão, etc. Ela não modifica o sabor do alimento. Eu acrescento no suco verde.

      1. Avatar de Josilene

        Obrigada!” 🙂

      2. Avatar de Joana

        voce pode acrescentar na massa uva passas ameixa picada linhaça em pó e castanhas batidas também no liquidificador acrescente mel. fica uma delícia. boa sorte.

    2. Avatar de Ivanildeferreiradasilva

      Nossa eu mesmo fiz ficou uma delícia faço purê fica ótimo e também coloco no suco fica muito bom não muda o gosto do suco
      Amei.

  2. Avatar de Rossane

    Nossa, que interessante, nunca ouvi falar. Bom conhecer

  3. Avatar de Leticia

    Estou usando a biomassa, é show de bola, dá para comer puro, colocar no suco, na comida… estou me sentindo melhor

    1. Avatar de Elizangela Mascena

      Oi Letícia eu também amei puro eu acrescento canela e como feito papa fica uma delícia também

  4. Avatar de Meme

    Já ouvi falar sim, mas preciso me animar para fazer em casa…

  5. Avatar de Morgana

    Nossa, fantástico minha nutricionista recomendou.

  6. Avatar de Marielle

    Celisa, que bacana esse post, já ouvi falar, mas nunca consumi, achei mega interessante, estou precisando, preciso melhorar o funcionamento do meu intestino. Interessante é que não tem gosto e pode ser combinado com tudo.

  7. Avatar de Camila

    ui q nojo nao tnho coragem 😆 😛 😮 😳 😎 😡

  8. Avatar de Juci

    Só corrigindo: o triptofano é um aminoácido, dele que deriva a serotonina. A informação está invertida. A frase correta seria assim: “O triptofano é o precursor da serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar!”

  9. Avatar de Angela

    Estou consumindo a biomassa, dica de uma amiga, estou adorando, perdi barriga e os gases que eu tinha se foram.

  10. Avatar de Marta

    Não conheço tb, interessante.

  11. Avatar de Tania Cristina

    INTERESSANTE! O QUE TALVEZ, SEJA UM POUCO COMPLICADO É ENCONTRAR A BANANA IMEDIATAMENTE COLHIDA, MAS VOU BUSCAR AKI ONDE MORO INFORMAÇÕES DE COMO ADQUIRIR. BJS 😉

    1. Avatar de Elizabete Mantovani Polizeli

      Tânia, você pode encomendar com algum feirante. Comecei usar fazem três dias, coloco num canto do prato, pego um pouco da comida e misturo. Dá pra ingerir tranquilamente.

  12. Avatar de Arlindo

    nordestino é arretado porque come gódó de banana verde.que alimento bom.

  13. Avatar de Flávia Silva

    😮 Nunca ouvi falar… achei interessante, acho que vou experimentar rs 🙂 Bjinhoss

  14. Avatar de Cristina

    Quanto nós devemos consumir desta biomassa por dia?

    1. Avatar de Elizangela Mascena

      Oi celisa eu acho que fica ao seu critério mas eu faço assim eu como ela tipo uma papa com canela no cafe da manhã e se der fome que nunca da ja que ela enche muito ai eu almoço direitinho o que tiver em casa normal lancho uma receita feita com a biomassa que faço e o jantar eu escolho ou como comida normal ou a biomassa e fico satisfeita 😀 mas você faz do seu jeito bjs

  15. Avatar de Mirlene

    ADOREI… VOU EXPERIMENTAR;PERDER BARRIGA VALE QUALQUER ESFORÇO. :

  16. Avatar de Edjanny Correia

    Já conhecia a receita é mt boa colocar um pouquinho de sal fica bem melhor pode ser injerido junto com a comida… 🙂

  17. Avatar de Rejane

    Nossa biomassa é tudo de bom, faz 3 meses que estou usando, amando…

    1. Avatar de Elizabete Mantovani Polizeli

      Tânia, você pode encomendar com algum feirante. Comecei usar fazem três dias, coloco num canto do prato, pego um pouco da comida e misturo. Dá pra ingerir tranquilamente.

  18. Avatar de Leka

    Sou suspeita pra falar, já recomendei para todas as minhas amigas

  19. Avatar de Gilze Santana

    eu sou privilegiada tem pés de banana em casa,ja fiz uma vez mais vou fazer novamente,msm o povo aqui acha que é loucura visto que tenho 1,57 cm e estou com 40kg,mais qual mulher ñ precisa eliminar alguns quilinhos ????

    1. Avatar de Cleo

      Muito bom mesmo, estou usando até em sucos e vitaminas, quem usar não irá se arrepender!

  20. Avatar de Ilna

    Vou experimentar. Não entendí porque tem que separar uma parte gelada e outra não e também só pode consumir por 7 dias?

  21. Avatar de Marisa Pontes

    Olá! Realmente a biomassa de banana verde é fantástica, tem muitas propriedades boas para nosso corpo, sou nutricionista e estou recomendando muito, os pacientes estão amando os resultados, essa biomassa é ótima para substituir lanches calóricos e vc perde peso mesmo.
    Excelente artigo, parabéns

    1. Avatar de Tania Cristina

      Marisa Ponte, bom dia! uma pergunta: não estou conseguindo banana colhida na hora, vc acredita que o efeito será mesmo, se eu comprar na feira???

      Grata

  22. Avatar de Orbelia

    Não foi dito a quantidade de consumo diário!

    Adorei a dica!

  23. Avatar de Ellen

    Muito boa essa biomassa eu já fiz bolo com ela, fica ótimo e super saudável.

  24. Avatar de Ana

    ola, gostei muito da novidade.
    amo comer banana.
    vou tentar comer essa biomassa.

  25. Avatar de Rossana

    Qual é o tipo de banana mais recomendável?

  26. Avatar de Renata

    MEUS FIHOS TEM COLESTEROL ALTO, MAIS SÃO MAGROS , UM TEM 8 ANOS E O UTRO 11 EES PDE CONSUMI A BIOMASSA BJ .

  27. Avatar de Clementina Guia André

    Gostei da dica e uma pena que na cidade onde vivo e difisil encontrar a banana colhida no momento porque vem de cidades um pouco longe.

  28. Avatar de Juarez

    Há diferença entre variedades de banana( prata,nanica, da terra…)

  29. Avatar de Maria Fabiana Gomes

    OLHA, AINDA NÃO PROVEI ESSA RECEITA. MAS, TENHO ELA EM UM JORNAL QUE COMPREI ANO PASSADO E ACHEI INTERESSANTE. ESPERO O QUANTO ANTES FAZER. GOSTEI DA MATÉRIA.

  30. Avatar de Dircinha

    Quanto ao encontrar a Banana verde direto do pé, não tenho problema pois ao lado de minha casa tem uma Bananeira, mas a minha dúvida é porque eu tenho Diverticulite,
    Posso usar, ou não?

  31. Avatar de Micheli De Fatima

    E muito bom para manter a forma no lugar do fermento e ótimo colocar a biomassa no bolo

  32. Avatar de Monalisa

    Legal!!! Pode me informar se posso congelar o feijão já pronto com a biomassa de banana?

    1. Avatar de Favigu

      Oi Monalisa, pode congelar sim, eu faço isso cada semana e fica uma maravilha. Bjs!

  33. Avatar de Débora

    Tbm é ótimo colocar a biomassa no brigadeiro fica uma delicia.

  34. Avatar de Fran

    amei a biomassa 😮 😆 😀

  35. Avatar de Eliane

    vou provar hoje vamos
    ver se é bom

  36. Avatar de Sandra

    Gostaria de saber se existe alta concentração de potássio e consequentemente faz mal ao organismo

  37. Avatar de Sheila

    A biomassa possui o amido resistente. Minha duvida é. Li que qndo esquentada as propriedades do amido resistente se perdem e vira o contrário o efeito, no caso do amido resistente da fécula da batata. Será que ao esquentar essa biomassa tb se perde?

  38. Avatar de Marcia

    JÁ FIZ E USEI . NÃO ALTERA O SABOR DOS ALIMENTOS, SE COLOCADO EM SOPAS E SUCOS. REALMENTE SACIA A FOME.

  39. Avatar de Cleo

    🙂 Perfeitoo, estou usando até em sucos e vitaminas, não altera o gosto!

  40. Avatar de Eliane

    Estou consumindo já a uns dois meses mais ainda não emagrecimento nada 😆 😀

  41. Avatar de Jair

    Posso usar para engrossar o caldo do feijão? Obrigado!

  42. Avatar de Poliana

    posso utilizar a biomassa congelada no preparo de sucos com iogurte e frutas por exemplo?

  43. Avatar de Aparecida

    BOM DIA AMEI MUITO BOM PENSEI QUE FOSSE RUIM, MAS SÓ ME FEZ BEM COLOCO EM TUDO REALMENTE A DIFICULDADE MAIOR E ENCONTRAR BANANA VERDE MAS ENCOMENDEI E DEU SUPER CERTO

  44. Avatar de Kátia

    Eu fiz a biomassa e quero saber se posso comê-la sem misturar com outros alimentos.

  45. Avatar de Telma Silva

    Posso comer pura?Fiz e gostei .Mas depois de ir para a geladeira ficou firme,é assim mesmo?
    Valeu a dica!

  46. Avatar de Iza

    maravilha! sempre uso a biomassa

  47. Avatar de Thays

    Posso comer a biomassa pura, antes da refeição?? E depois de qnto tempo eu posso me alimentar? ??

  48. Avatar de Priscila Santos Martins Dias Ponte

    Dá pra criar uma infinidade de receitas! Meus pacientes adoram!

  49. Avatar de Tânia

    Olá! meu interesse não é emagrecer, então posso incluir a biomassa em qualquer alimento (sorvete, suco, leite, purê, carne moída) ou mesmo ingerir a biomassa pura??

  50. Avatar de Edilene

    Comecei usar hoje, meu objetivo é ajudar a cuidar da depressão, espero que dê certo. Já tentei algumas medicações que não deram mto resultado, então vi uma reportagem sobre a biomassa. Embora emagrecer um pouquinho tbem me fará mto bem. Se alguém tiver alguma opinião sobre se ajudou a controlar a depressão eu agradeço.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva