Para a mulher que gosta de se cuidar

Botox: Tratamento Eficiente para Rugas e Linhas de Expressão

Botox: Tratamento Eficiente para Rugas e Linhas de Expressão

Está pensando em fazer Botox, ou já faz e quer se informar melhor? Então confira mais informações sobre o procedimento.

O que é o Botox?

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.

O Botox tornou-se a primeira toxina botulínica registrada no Brasil e, desde então, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas, como no uso do tratamento para a hiperidrose.

Existem diversos nomes comerciais, o Botox é apenas o nome mais conhecido da toxina botulínica (exemplos de outros nomes: Dysport, Xeomin, Botulifit).

O Botox pode ser usado em todo tipo de ruga?

Botox: Tratamento Eficiente para Rugas e Linhas de Expressão

Não. Os dermatologistas recorrem a essa técnica para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico.

O rosto pode ficar sem expressão?

A forma de uso da substância evoluiu muito nos anos mais recentes. Há alguns anos, dava, sim, um visual congelado. A tendência agora é deixar a aparência bastante natural. Isso vai depender da quantidade do material injetado em cada região, da técnica e do senso estético do dermatologista. Por isso, faz toda diferença optar por um especialista que tenha experiência no método e que avalie o seu rosto de forma individual, já que não há uma receita única para a aplicação da substância.

A partir de que idade pode começar a usar?

Os médicos falam que, mais importante do que a faixa etária da paciente, é saber se ela realmente precisa do tratamento. Mulheres jovens (30 anos em média) com tendência genética à formação de rugas podem usufruir da técnica de forma preventiva: ao relaxar determinado músculo, a toxina botulínica previne o aparecimento de um vinco mais profundo daqui a cinco ou dez anos. Mas esse uso ainda é polêmico e, como sempre, vale o bom senso do médico e da paciente.

Botox: Tratamento Eficiente para Rugas e Linhas de Expressão

Qual a principal vantagem do Botox?

Ao contrário de cremes, que não eliminam rugas e linhas de expressão, a aplicação do Botox traz resultados mais visíveis. O Botox é um dos únicos tratamentos que de fato minimiza as aparentes rugas e linhas de expressão e ainda atua na prevenção do envelhecimento da pele.

No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:

1 – De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o Botox.

2 – De forma reparativa: como o Botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

Quando se nota os resultados da aplicação de Botox?

O resultado da aplicação do Botox em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados em até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses. No entanto, o tempo de aparecimento dos resultados e sua duração variam de caso para caso.

Profissionais que podem aplicar o Botox

Botox: Tratamento Eficiente para Rugas e Linhas de Expressão

Dermatologistas e cirurgiões plásticos são os profissionais mais preparados para aplicar o tratamento estético com Botox. Cheque a formação e certificação de seu médico antes de se submeter a procedimentos. O preço varia conforme a marca e a quantidade a ser usada na paciente.

Contraindicações do Botox

O Botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.

Vou sentir dor ao fazer o Botox?

Você vai sentir as picadas da agulha, mas quem fez diz que é suportável. As pacientes mais sensíveis podem recorrer a um creme anestésico para passar sobre a pele antes da injeção.

Usos Terapêuticos do Botox

Além do uso estético, o Botox pode ser utilizado para o uso terapêutico no tratamento de bexiga hiperativa, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), distonias, espasmo hemifacial, hiperidrose, enxaqueca (migrânea crônica), estrabismo e blefaroespasmo.

E você, já fex Botox? Gostou do resultado?

7 comentários para “Botox: Tratamento Eficiente para Rugas e Linhas de Expressão”

  1. Avatar de Glaucia Nogueira

    Já fiz botox, umas 3 vezes, foi muito bom, mas agora parei porque não tenho dinheiro pra isso, mas quem tem grana recomendo muito.

  2. Avatar de Antonieta

    Tenho muita vontade de fazer, gostei de saber mais detalhes…

  3. Avatar de Valesca

    Olá! Sim, já fiz, dá uma boa ajuda, é o que realmente elimina as rugas. E ainda ajuda na prevenção, por isso á que não precisa esperar ficar velha pra fazer.

  4. Avatar de Luiz Antonio De Melo Pereira

    Sou homem tenho 68 anos e poucas rugas, posso fazer botox, e quanto custa aproximadamente as aplicações? obrigado

    1. Avatar de Doralice

      Luiz, cada caso é um caso, um preço, depende da quantidade que for usar de botox, o meu custa em torno de 900,00 mas como já tenho 55 anos, a quantidade é grande

  5. Avatar de Neiva Passuello

    Botox e maravilhoso,faço e recomendo!

  6. Avatar de Glenilene Resende

    Bom demais, faço há 3 anos, melhora muito a pele, é o que resolve para rugas.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva