Para a mulher que gosta de se cuidar

Cuidados Especiais para Cabelos Cacheados

Cuidados Especiais para Cabelos Cacheados

As fãs de cabelos lisos que me desculpem, mas cabelos cacheados, quando bem cuidados, são fascinantes. Eu gosto muito de cabelos com volume; por isso o cacheado ainda é meu tipo de cabelo preferido.

Publicidade

Os cabelos cacheados crescem lisos a partir da raiz e formam cachos ao longo do fio. Os cachos dos cabelos impedem que a oleosidade produzida na raiz chegue até as pontas e —  apesar de normalmente serem menos ressecados que os cabelos crespos — eles acabam ficando também um pouco mais secos, frágeis, arrepiados e sem forma. Mas se você tomar os cuidados necessários, os cachos podem tornar-se belos, soltos e definidos.

Cuidados Especiais para Cabelos Cacheados

Principais Vantagens dos Cabelos Cacheados

Os cabelos cacheados têm mais volume e ficam bem com diversos tipos de penteados. Além disso, pessoas com esse tipo de fio dificilmente tem cabelos oleosos. Muito pelo contrário, eles costumam ser mais secos no comprimento, pedindo cuidados de hidratação.

Outra vantagem é não precisar penteá-los todos os dias. Inclusive, fazer isso pode aumentar a quebra dos fios, além de fazê-los perder a forma.

Principais Problemas dos Cabelos Cacheados

Os cabelos cacheados, no entanto, têm problemas bem específicos. Tudo começa com a estrutura do fio, que é irregular. Por isso mesmo os cabelos cacheados são mais frágeis e porosos, reagindo pior à aplicação de químicas, pois as absorve mais e acaba se danificando mais facilmente. No entanto, alguns costumam ser mais grossos, o que compensa esse problema.

Além disso, a estrutura irregular do fio nos cabelos cacheados não permite que a oleosidade da raiz se espalhe para as pontas, tornando esses cabelos mais secos. Por fim, esses fios também têm maior tendência ao frizz, principalmente quando são alisados com secadores e escova, grandes agentes do problema.

Como Cuidar dos Cabelos Cacheados

Cuidados Especiais para Cabelos Cacheados
  • Lave-os utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.
  • Se for lavar todos os dias, utilize apenas produtos específicos e de qualidade.
  • Massageie o couro cabeludo durante a lavagem para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos.
  • Depois de lavar seu cabelo, remova o excesso de água com uma camiseta macia de algodão ao invés de uma toalha. Assim você previne o frizz e evita que o cabelo fique bagunçado. Ao contrário da camiseta, as toalhas absorvem água demais. A maciez da peça ajudará a suavizar seus cachos e irá evitar que eles embaracem.
  • Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária.
  • Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixa os fios opacos e sem movimento.
  • Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter a estrutura intacta.
  • Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.
  • Utilize máscaras hidratantes de tratamento intensivo de acordo com a necessidade (em casa ou no salão).
  • Utilize finalizadores diários em abundância, tais como silicone, gloss, leave in, reparadores de pontas, spray intensificador de brilho, pomadas e mousses.
  • Corte periodicamente os cabelos, para evitar o ressecamento dos fios e controlar os cachos.
  • Se você tem o cabelo extremamente seco, não use shampoo e lave os fios apenas com condicionador uma vez por semana (ou quantas vezes for necessário) para evitar que seu cabelo fique armado. Se o seu cabelo não tem óleo ou umidade, você não precisa de shampoo. Confira a técnica Co-wash.
  • Aplique óleo de coco no cabelo antes de tomar banho para fazer uma hidratação profunda. Se o seu cabelo for extremamente seco, você pode usar o óleo como um reparador de pontas.
  • Para definir seus cachos, faça uma mistura com água e leave-in. Passe nas pontas e amasse o cabelo com as mãos. Esse truque é ótimo para os dias em que você não lavou os fios.
  • Para definir os cachos de maneira natural, sem produtos químicos, esperimente a linhaça para os cachos.

Produtos para Cabelos Cacheados

Cuidados Especiais para Cabelos Cacheados

É muito importante saber a diferença entre os cabelos crespos e cacheados para utilizar os produtos certos – caso contrário, seus cabelos podem ficar opacos e sem movimento.

A hidratação capilar é fundamental para repor os nutrientes necessários, devolvendo o brilho, maciez, elasticidade e a forma dos cachos. Essa hidratação deve conter produtos enriquecidos de produtos umectantes, fortalecedores, hidratantes e emolientes.

Confira algumas sugestões de produtos específicos para cabelos cacheados:

Deva Curl No-Poo - Shampoo Cremoso
Shampoo Tresemmé Cachos Perfeitos
Shampoo cachos Cadiveu Professional Bossa Nova
Condicionador Creoula Cachos Perfeitos Lola Cosmetics
Máscara de Tratamento Pantene Cachos Definidos
Unwind Curls Calming Creme Antifrizz John Frieda
CHI Curl Preserve Leave-In

Para mais informações sobre cada produto, os links abrem em uma nova janela ou aba de seu navegador. Essa é uma pesquisa dos produtos mais eficientes e recomendados, e os links são todos para lojas confiáveis.

309 comentários para “Cuidados Especiais para Cabelos Cacheados”

  1. Avatar de Gabriela

    Meu cabelo sempre foi cacheado minha avó sempre cortou as pontas dele cuido bem dos meus cabelos mais quando eu completei 12 anos eu estraguei ele pintando de loiro fiquei com o loiro durante 10 anos e percebi q ele n cresce mais . Pintei de vermelho e n gostei e ag eu to loira de novo , meu cabelo tem uma metade cacheada e a outra lisa por causa das progressiva , eu queria saber se tem algo q eu possa fazer pra N estragar mais os meus cabelos e volta as minhas origem?

    1. Avatar de Nicolly Caroline

      Uma dica para você Gabriela:pesquise muito sobre o seu tipo de cabelo e tente ao máximo deixar ele como era antes, desde pequena eu estraguei o meu cabelo, ele era muito lindo mais agora ele está super quebradisso e desidratado, agora eu estou procurando formas de hidratar,reconstruir e nutrir o meu cabelo e isso esta dando muito certo,está me ajudando muito,uma dica de marcas para nós cacheadas é a Nutrire Novex e a Salon Line elas são marcas ótimas que pensaram nas cacheadas do mundo e nessas marcas tem de tudo para cuidar do cabelo cacheado.

  2. Avatar de Laira Barbosa Dos Santos

    Boa noite!
    Meu nome e Layra tenho 20anos há quase 1ano e 5 meses que eu não coloco produto químico nenhum eu coloco em meu cabelo, so que de alguns dias pra cá eu fui percebem que meu cabelo estar ficando sem cachos, e ele estava um Black tao bonito. Os produtos que uso e a linha meus cachos, o que eu faço pra ter meus cachos de volta, por que lutei tanto pra ter ele não quero ter que alisar.
    Mi ajudem por favor 🙏🙏🙏

  3. Avatar de Fernanda Gama

    Tenho cabelo cacheado e muito volumosos.. ja pensei muito em alisar muitas vezes por conta do fris ..
    mas depois que conheci o produto da salon line ..
    meu Deus minha vida mudou..❤❤❤

    agora com cuidados que estou tendo estou arrazando..

    😉

  4. Avatar de Neidelene

    Eu tinha os cabelos cacheados. Fiz progressiva me a repente. Quero que volta os cachos. E estou deixando crescer. Para voltar. Gostaria de saber como faço para ele voltar e crescer rápido ele é muito difícil de crescer. Obrigada

  5. Avatar de Berta Barros

    😆 Amei essas dicas, agora os meus cachos estão com mais volume e com movimento

  6. Avatar de Priscila

    Estou no começo da minha transição e tem sido muito dificil.. Além do preconceito, são muitos detalhes para levar em consideração, né? Comecei a acompanhar vários blogs e canais do youtube que ajudam também na auto estima e isso tem sido muito bom! Meninas vocês conhecem o Cachos e Fatos? Elas tbm tem dicas incríveis e um mural de fotos para continuar nos inspirando.. http://cachosefatos.com.br/ 😆

  7. Avatar de Franciele

    Amo meus cachos,amei as dicas 😆

1 3 4 5

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva