Para a mulher que gosta de se cuidar

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços

Se você está com os cabelos quebradiços e danificados, esse artigo é para você! Confira um tratamento completo para recuperar a saúde e devolver o brilho para seus cabelos.

Cabelos Danificados

Identificamos um cabelo danificado pelo desgaste da estrutura dos fios. O cabelo fica poroso, áspero, opaco, sem brilho, sensibilizado, com pouca elasticidade, fino, seco, sem cor, frágil e com pontas duplas e quebradiças.

Por outro lado, quando o cabelo está saudável, cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas (chamadas cutículas), que protegem o interior do cabelo. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular — o que retém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo — mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

O que faz um cabelo ficar danificado?

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços
  • Descoloração. É o processo químico que mais danifica o cabelo, pois, além de destruir os pigmentos, oxida os aminoácidos, sendo que de 15 a 45% da cisteína é destruída
  • Outros tratamentos químicos, como alisamento, escova progressiva com formol, permanentes, tinturas (quando forem de má qualidade) e decapagem (retirada da coloração dos fios)
  • Raio ultravioleta da radiação solar
  • Secador e chapinha em excesso
  • Exposição frequente ao ar condicionado
  • Shampoo com grande concentração de detergente
  • Vento, poeira, cloro e falta de umidade do ar
  • Alimentação inadequada e pobre em nutrientes

Tratamentos para Melhorar os Cabelos Danificados e Quebradiços

Hidratação Capilar

Uma das melhores opções para se tratar de cabelos danificados e ressecados é repor a umidade natural dos fios através de uma hidratação capilar. A hidratação é uma das formas mais práticas para tratar cabelos danificados. Pode ser feita em casa ou em salão de beleza, com produtos caseiros ou cosméticos.

Para informações completas e dicas de produtos de hidratação, visite a página Hidratação Capilar.

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços

Cauterização ou Plástica Capilar

O tratamento de cauterização faz a reposição de nutrientes e queratina na fibra capilar. O cabelo fica mais forte, macio, hidratado e revitalizado.

Esse tratamento é indicado para cabelos muito danificados, porosos, com pontas duplas ou para cabelos muito lesionados pelo uso constante de secador e chapinha. Para um melhor resultado, o tratamento deve ser feitos em salão de beleza com profissionais especializados.

Saiba mais detalhes em Cauterização Capilar.

Cronograma capilar

O cronograma capilar ajuda na recuperação de cabelos danificados. É um projeto de tratamento capilar de reconstrução, hidratação e devoluções de massa capilar e vitaminas para um cabelo. É como se fosse uma agenda de tratamentos para repor os nutrientes necessários para que os fios estejam sempre saudáveis.

Saiba mais detalhes sobre o Cronograma Capilar.

Tratamento Intensivo Para Recuperar a Vitalidade dos Cabelos em 2 Semanas

Segue uma sugestão de tratamento completo para recuperar a vitalidade dos fios deixando-os saudáveis, macios e brilhantes. Indicado para cabelos danificados, quebradiços e ressecados. Para iniciar o tratamento, esteja atenta a algumas informações:

  • Primeiramente, corte o cabelo para tirar as pontinhas duplas e ressecadas.
  • Caso não tenha o hábito de lavar os cabelos dia sim, dia não, nesse período é necessário que se faça. Foi comprovado por especialistas que essa é a quantidade ideal para lavar os cabelos.
  • Nos períodos das lavagens você deve alternar as hidratações caseira, profunda e instantânea. Caseira 2 vezes; Profunda 3 vezes; Instantânea 2 vezes.
Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços

Sequência do Tratamento

1º. Dia (1ª lavagem). Hidratação profunda (2 colheres de creme hidratante + 1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de abacate).

Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água com uma toalha e passe o creme nos fios (evite passar no couro cabeludo). Deixe agir conforme informação do fabricante. Enxágue bem.

3º. Dia (2ª lavagem). Hidratação caseira (½ abacate + 1 gema de ovo)

Misture o abacate e a gema de ovo em um mixer ou liquidificador. Passe o creme nos cabelos secos, inclusive no couro cabeludo. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

5º. Dia (3ª lavagem). Hidratação instantânea (nesse caso você vai escolher a ampola da sua preferência)

Lave os cabelos e retire o excesso de água com uma toalha. Passe a ampola nos cabelos e deixe agir por 5 minutos. Enxágue bem.

7º. Dia (4ª lavagem). Hidratação profunda (2 colheres de creme hidratante + 10 ml de Bepantol líquido)

Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água com uma toalha e passe o creme nos fios (evite passar no couro cabeludo). Deixe agir conforme informação do fabricante. Enxágue bem.

9º. Dia (5ª lavagem). Hidratação instantânea (escolha a ampola de sua preferência)

Lave os cabelos e retire o excesso de água com uma toalha. Passe a ampola nos cabelos e deixe agir por 5 minutos. Enxágue bem.

11º. Dia (6ª lavagem). Hidratação caseira (mix de óleos: óleo de coco, óleo de abacate e óleo de rícino)

Misture uma colher de sopa de cada óleo. Passe nos fios secos desde o couro cabeludo até as pontas. Coloque uma touca e deixe agir por 30 minutos). Lave os cabelos com shampoo até sair bem todo o resíduo do óleo. Em seguida, use o condicionador.

13º. Dia (7ª lavagem). Hidratação profunda (2 colheres de creme hidratante + 10 ml de queratina líquida)

Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água com uma toalha e passe o creme nos fios (evite passar no couro cabeludo) e deixe agir conforme informação do fabricante. Enxágue bem.

Sugestão de Produtos

Para mais informações sobre ampolas, acesse esse post sobre ampolas. Para mais opções de óleos vegetais, veja aqui. A queratina líquida que eu gosto é essa da Haskell (tem na Drogaria Araújo).

Para máscaras, você pode usar a de sua preferência, mas se você quiser uma dica, no momento as máscaras mais badaladas e queridinhas do público são:

Observação sobre Coloração

Logo após o período da hidratação é necessário investir na coloração, isso se você já costuma colorir seus cabelos. A coloração é a melhor maneira de devolver o aspecto saudável aos fios, recuperando e reavivando o tom natural dos cabelos. Pode ser feito com coloração, tonalizante ou banho de brilho.

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços

Como recuperar a saúde dos fios através da suplementação?

Não adianta fazer vários tratamentos no cabelo se você está com deficiência de vitaminas e minerais. O suplemento mais indicado para melhorar a saúde dos fios é o Pantogar. Na verdade todos os nutrientes são importantes, mas alguns deles não podem faltar:

  • Proteínas: Recupera os cabelos danificados. Tem a função de reparar e fortificar os fios de cabelo.
  • Ômega 3: Proporciona a saúde do couro cabeludo e mantém a hidratação natural dos fios.
  • Biotina: Ajuda a aumentar a circulação do couro cabeludo, promovendo assim o crescimento do cabelo. Boas doses de biotina proporcionam cabelos hidratados e saudáveis.
  • Silício: O silício atua nos cabelos regenerando a derme capilar, regularizando a secreção sebácea e fortalecendo os fios.
  • Vitamina A: Ajuda a promover um cabelo brilhante, pois trabalha com a síntese de gordura nos folículos pilosos e também estimula o crescimento do cabelo.
  • Vitamina E: É um nutriente necessário para o crescimento capilar. Ela estimula a circulação no couro cabeludo.
  • Ferro e Vitamina C: Reduz a perda de cabelo. O ferro mineral ajuda a aumentar a circulação no couro cabeludo, ocasionando o crescimento do cabelo.

Para mais informações sobre os nutrientes mais importantes para o cabelo, confira o post Vitaminas e Minerais para os Cabelos.

E você? O que faz para cuidar dos cabelos danificados?

461 comentários para “Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços”

  1. Avatar de Bruna

    Gente, parabéns pelo site! É maravilhoso! Estava desesperada atrás de uma boa hidratação pros meus cabelos. Há mais de um ano não paro de usar o secador seguido pela chapinha. Quando decidi, simplesmente, não fazer, vi como meu cabelo está danificado. Parece que foi “mastigado”. Achei o site de vocês e decidi fazer a hidratação profunda. Já comprei todos os ingredientes, mas tenho uma dúvida… Quando for fazer a hidratação, eu devo lavar o cabelo (durante os sete dias) com o xampu anti-resíduos? A moça da perfumaria onde comprei disse que o uso recomendado é de apenas duas vezes por semana… Fiquei confusa rs. Muito obrigada pelas dicas 🙂
    Um beijo.
    Bruna.

    1. Avatar de Rosa

      Oi meninas,faço relaxamento sempre até minhas raiz crescer,meus cabelos sao ondulados e quero-os lisos,tenho medo de arriscar uma definitiva já q todo mundo me fala q vai agredir demais os fios,fazê-los cair,enfim…
      Mantenho o liso fazendo chapinha,2 veses na semana,só tiro na próxima vez q lavar,faço 2 veses pra nao usar a mto a chapinha pra nao resseca-los mais ainda,já q preciso,saio mto durante a semana por isso teria de molha-los todos os dias,já q ele é cheeeeeeio.
      Qdo secam eles estao mto ressecados,mto mesmo,cheeeeeeioo,sem condicoes de usa-los assim,quero hidrata-los sem ter de deixar de usar a chapinha,já q é a minha única solucao,de aparemente”um cabelo bonito”

      Me ajudem!

      1. Avatar de Renata

        pode fazer progressiva sim,desde que seja no tempo certo,ou seja respeitando os intervalos ,com profissionais e produtos bons,eu faço e não me arrependo

  2. Avatar de Cleide Cássia Bastos Moraes

    Gostaria de saber como tratar calelos crespo , ou seja cabelos de pessoas negras
    Aguardo a resposta.
    Obrigado

  3. Avatar de Cleide Cássia Bastos Moraes

    O que é ,e para que serve o óleo de argan?

    1. Avatar de Marcelo Kionoha

      O oleo de argan tem muitas funções

      Ele hidrata e nutre profundamente

      Redus frizz e volume

      Anti porosidade

      Disciplinante

      Selador

      Emoliente

      Brilho e maciez

      Hidratação natural

      Antifrizz

      Efeito prolongado e progressivo

      Efeito antipontas duplas

      Estímulo da circulação do couro cabeludo (estimula o crescimento dos fios)

      Efeito antiinflamatório no couro cabeludo.

      Proteção contra os danos das radiações UV

      Proteção térmica aos fios

      Com o argan de faz cauterização e reconstruçao e e otimo tambem para tratar cabelo descoloridos e cabelos afros!.

      bjs… 😉

      1. Avatar de Rosa

        Oi meninas,faço relaxamento sempre até minhas raiz crescer,meus cabelos sao ondulados e quero-os lisos,tenho medo de arriscar uma definitiva já q todo mundo me fala q vai agredir demais os fios,fazê-los cair,enfim…
        Mantenho o liso fazendo chapinha,2 veses na semana,só tiro na próxima vez q lavar,faço 2 veses pra nao usar a mto a chapinha pra nao resseca-los mais ainda,já q preciso,saio mto durante a semana por isso teria de molha-los todos os dias,já q ele é cheeeeeeio.
        Qdo secam eles estao mto ressecados,mto mesmo,cheeeeeeioo,sem condicoes de usa-los assim,quero hidrata-los sem ter de deixar de usar a chapinha,já q é a minha única solucao,de aparemente”um cabelo bonito”

        Me ajudem,por favor.

        Se no caso fizer essa hidrataçao,posso depois das lavagens fazer chapinha?

  4. Avatar de Paula

    Eu sou desesperada por produtos para hidratar meus cabelos que são descoloridos. Fiz uma Reconstrução indicada oelo meu cabeleireiro e foi sensacional. Procurem no seu salão, fiz questão de pegar o nome porque meu cabelo está saudável e macio. Passam shampoo limpeza depois gel de queratina e óleo de argan e depois máscara de aminoácidos com óelo de argan o nome é ridonne hair 4D. Comprei o óleo de argan puro da mesma marca é é maravilhoso! Parabéns pelo site e pelas dicas. Para mim hidratação em casa nunca resolveu muito.

  5. Avatar de Victoria

    estou a muito tempo preculrado um produto certo para o meu cabelo mais nao emcontro me ajude a preculra ta

    1. Avatar de Heloisa

      O que seria “preculra” ???

    2. Avatar de Marcelo Kionoha

      deu pra entender vai eloisa ela quis diser procurar.

      rsrsrrs…

      Victoria… para ajudar a emcontrar o produto certo para seus cabelos é nescessario que nos diga como é seu cabelo, por exemplo.

      loiro, colorido, descolorido, se ele tem progressiva, se ele e seco, oleoso, misto…

      me passando essas imformações creio que consigo te ajudar!.

      bjs… 😉

  6. Avatar de Aline

    gostaria de mais dicas de hidratação meu cabelo esta estragado devido a muita quimica
    secador e chapinha

  7. Avatar de Edina

    Bom dia olha no meu cabelo uso muita quimica e por esse motivo estava quebrando muito fiquei no desespero só,foi quando pesquisando descobri que açucar com leite e creme era bom ,ñ foi bom ñ foi exelente…espero ter ajudado beijossss.

    1. Avatar de Mychelly

      como é que se faz??

  8. Avatar de Sheron

    Bom dia,

    De 3 em 3 meses faço escova progressiva, estou notando que os fios do meu cabelo estão ficando cada um de um jeito. Um é grosso outro mais fino e alguns porosos (grosso e fino 1 único fio). Quero fazer a cauterização para ver se melhora o aspecto e textura dos fios. Queria saber se pode ser feito entre o intervalo das progressiva ? exp. Fazer a progressiva hoje e a cauterização no mês que vem ?

    Obrigada …

    1. Avatar de Marcelo Kionoha

      Pode sim….

      na verdade isso vai ate a ajudar a prolongar o efeito da progressiva.

      E certo que ira ajudar na porosidade do cabelo, eliminando boa parte da porosidade!.

      Quem faz progressiva tem a obrigaçao e fazer pelo menos 1 reconstrução ou cauterização depois de cada progressiva!.

      bjs… 😉

  9. Avatar de Fernanda

    Gente preciso de ajuda!! Já fiz de tudoooo e meu cabelo não para de quebrar! Ele tem ,ao longo do comprimento,umas pequenas depressões,tipo uns nozinhos,que com uma leve pressão se partem.Eu não sei bem como explicar,mas é basicamente isso. Já comprei creme caro,tipo ABSOLUT REPAIR,DA LOREAL que todo mundo disse q é ótimo,hidratou mas não parou de quebrar.Já usei queratina,já fiz reconstrução,só uso produtos bons,ampolas de tratamento,DE VITAMINAS A,E,B5,SEMI DI LINO…Afff E nada de parar de quebrar!! Alguém já passou por isso? Tem alguma dica? Pleasee?

    1. Avatar de Elisa Müller

      Oi!
      O meu cabelo também está super quebradiço, pintei o meu faz um tempo e a mulher onde deixei pintar tinha um pote grande de água oxigenada e agora estou perdendo muito cabelo! Se souberem alguma dica simples fico muito grata!
      Beijos

      1. Avatar de Marcelo Kionoha

        Isso de dar um nosinho e uma doença do fio de cabelo, por excesso de quimica o que acaba ressecando muito ele.

        O tratamento e nutrir mesmo e cauterização e reconstrução, mas voce disse que ja fez e nao deu efeito, emtao experimente usar o argan, oleo de coco, oleo de abacate, oleo de semente de uva, mas tem que ser o oleo vegetal!.

    2. Avatar de S

      É provável que o seu cabelo tenha sofrido muitas quimicas e, no local onde as cutículas estão abertas, formam-se esses ‘nozinho’ que, emaranhados, se partem com facilidade.
      Procure ‘descansar’ um pouco das químicas, fuja de água quente e de calor nos fios e, antes de deitar, passe algumas gotas de silicone ao longo das mechas e penteie o cabelo com suavidade, com pente de madeira.
      Se o seu cabelo for longo, após o silicone e o pente, faça um rabo-de-cavalo baixo amarrado com uma faixa larga e longa de tecido de seda pura, firmando com um elástico por cima do tecido. Vá ‘enfaixando’ o rabo até as pontas com essa tira de seda, finalizando também com um elástico (nunca por cima dos fios, mas do tecido). E tente ainda uma fronha bem macia e que não os ‘embarace’.
      Se você usa cabelos curtos, mande fazer uma touca de seda pura com elástico (por dentro da bainha) e use-a para dormir. Não funciona tanto quanto a faixa em cabelos longos, mas sempre ajuda a não ‘embaraçar’ muito os fios.
      O tecido tanto da touca como da faixa deve ser lavado dia sim e dia não, sempre.

      1. Avatar de Marcelo Kionoha

        Que legal do laço e toca de seda eu nao sabia, vou indicar para as minhas clientes, ja o pente prefiro o de osso!!!!.

        Super valeu pela dica!!!.

        1. Avatar de S

          Ah tem razão! O pente de osso é preferível sempre. Aliás ando procurando, mas não tenho achado com facilidade… Por isso uso o de madeira, infelizmente.
          (Obs.: Se for muito dificil ‘enfaixar’ o cabelo com a seda, uma trança folgada usando as faixas é mais fácil também, mas pode deixar os cabelos meio ‘ondulados’, etc.)
          abrçs!

          1. Avatar de Marcelo Kionoha

            Nossa essa dica da trança larga, do laço e touca de seda são otimas, nao conhecia!.

            Nao tenho esse problema de nozinhos nao, graças a deus meus cabelos são finos, mas bem hidratados, nutridos e cuidados e lisos naturalmente, vou dar essas dicas para algumas clientes que tem esse probleminha que e bem comum em quem tem cabelos finos e ou com muita quimica!.

            A trança vou fazer pois e melhor para nao enbaraçar os cabelos, deixar cacheado nao e nada de mais com o tempo sai!!!.

            Abraços querido!!!.

  10. Avatar de Leticia

    Bom dia meu cabelo tem luzes e por ultimo fiz uma ombre hair, depois disso meu cabelo esta muito danificado principalmente as pontas.

    Se eu der um Banho de brilho tentando manter a cor dos fios que estão agora corro o risco de manchar o cabelo? É uma tintura o Banho de brilho?

    Se possível alguma dica para ajudar nas pontas e não ser muito cara agradeço.

  11. Avatar de Almira

    Muito boa a hidrtação com Bepantol, cabelo fica super marcio,

  12. Avatar de Letícia

    Meninas, meu cabelo ficou muito fraco devido a muitas quimicas. Guanidina e progressiva.
    Começei a tratar com uma Linha da Itallian Collor muito boa, é especialmente para queda quimica. O nome dela é EXtrem UP. No inicio vc usa usa de 15 em 15 dias, e após esse período vc usa uma vez por mês e vai intercalando com hidratações. Para Caspa meu dermatologista passou Diprosalic Solução por 40 dias seguidos, usar só na raiz. Pena que quebrou muito na frente , fica aqueles fios espetados. Não vejo a hora de crescerem novamente saudaveis, agora vou ter mais cuidado.

  13. Avatar de Sharleny Andres

    muito boa essas dicas,ainda não fiz mais vou fazer pis meus cabelos, estão bem danificados por causa da chapinha.gostaria q vcs pudessem me informar,de algum tratamento de idratacão para crianças pois minha filha tem 10 aninhos e ela vai muito a praia i piscina e isso danifica os cabelos dela estão pior q os meus me ajude por favor não vou passar nenhuma quimica nos cabelos de minha filha por isso estou te pedindo ajuda . muito obrigadinha!!!

  14. Avatar de Sandra De Sa

    Bom…pra ser sinsero meninas e uma otima dica …por experiencia propria eu fiz e arrasei

  15. Avatar de Vanessa Batista

    Me ajudem meu cabelo esta horrivel tenho luzes e estao aspero secos poroso e armados e pontas dupla tripla e por ai vai tem fio q tem 7 pontas estou usando tressemé hidrataçao profunda e o reconstruçao e n esta adiantando mada o oleo de argan da exxa tb nao surte efeito ja usei seda novex repositor de massa e nada resolve ah e estao amarelo ovo me ajude por favor ass loira desesperada

    1. Avatar de S

      Os fios com luzes tendem sempre mais a ressecamentos, quebras e alterações na cor. É preciso cauterizações frequentes feitas pelo seu profissional de confiança. Os produtos usados nos salões são sempre mais potentes e as técnicas do profissional sempre mais elaboradas, o que pode restaurar melhor a ‘vida’ dos fios.

      1. Avatar de Marcelo Kionoha

        Ate que enfim alguem que fala como as coisas realmente são!!!!.

        Digo isso pois um tempo atras uma cliente resolveu dizer que o feito em casa tem o mesmp efeito do salão ou ate melhor!!!.

        Profissional sofre!.

        Obrigado amigo.

        1. Avatar de S

          rsrsr! Não é? rsrrsrsr!

          1. Avatar de Marcelo Kionoha

            Voce ja ouviu isso?

            Quero meu cabelo igual a de uma artista, celebridade, etc…

            Uma cliente com um cabelo afro terrivelmente seco, poroso me pediu para deixala com os cabelos iguais os da Byonce!!!.

            eu quase surtei, gente a quando tempo a Byonce cuida e trata daqueles cabelos com os melhores produtos e profissionais, fora o quanto que ela nao gasta para cuidar no salão e na manutenção em casa!.

            Eu fiz e ficou lindo e bem parecido mesmo, mas pergunta se ela levou uma linha de manutenção, se ela fez reconstrução, cauterisação….. nem uma mascara ela quiz comprar, no fim acabei dando pra ela saches de amostra de shampoo, condicionador e mascara nutritiva da De Sirius o suficiente pra um mes!.
            Nesse mes o cabelo dela ficou maravilhoso, mas depois ela volto com um cabelo fua de novo e disse que eu e que fiz mal feito.

            Afff… mas so rindo mesmo!.

            Ja passou por isso???

          2. Avatar de S

            Ah, infelizmente a mídia coloca muita ilusão nas pessoas! Então querer ‘ser’ esse ou aquele ator/atriz/personalidade, ou ao menos ‘se parecer’ com ele, vira um desespero!…
            Imagine os cabelereiros da França, lá pelos idos de Maria Antonieta??! Aff. Imagine a tormenta! rsrs!

          3. Avatar de Marcelo Kionoha

            Menino nem me diga, so de imaginar da pra ficar louco!.

            Guri eu to e desesperado, to com uma cliente que tem o cabelo colorido a 3 anos de preto azulado e ela quer ser loira platinada, afff….

            Ja disse que no maximo consigo um cobre, mas vai tentar comvebcer ela.
            Ela ate disse que vai procurar outra pessoa que faça, se ela emcontrar nem quero ver o estrago!.

            Imagina cabelo clorido de preto azulado para loiro platinado.
            SOCOROOOO…..

            abçs…

          4. Avatar de S

            Não vai prestar! Mas enfim, perde-se a cliente mas o seu bom nome fica!

          5. Avatar de Marcelo Kionoha

            Concerteza….

            O bom nome é um bem precioso!!!.

          6. Avatar de S

            Sem dúvida!

  16. Avatar de Mel

    Olá pessoal gostei muito das dicas que li,gostaria bastante de saber que linha de xampu, condicionador,creme de tratamento e se devo usa creme de pentear nos meus cabelos.se a rotina deles é ,em primeiro lugar meus cabelos são tingidos e cacheados,lavo-os só nos finais e após lava-os seco-os com o secador e a chapinha e agora os cabelos estão ficando ressecados cada vez mas,não sei o que usa?Que tratamento devo fazer para reidrata-los de novo,por favor mim ajudem não sei o que fazer e nem o que usar.

  17. Avatar de Lulu

    Óla, para todas vocês que estão desesperadas com seus cabelos danificados e não sabem o que usar vou dar uma dica que resolveu o meu problema. Não é simplesmente um cosmético e sim um tratamento, que faz com que o próprio cabelo produza queratina. Meu cabelo estava poroso armado duro com aparência de alisado e partindo. Minha cabeleireira me recomendou a linha inter- resist da MIX USE, e um bom corte para retirar a parte mas danificada para o cabelo ganhar nova vida. Meus cabelos estão ótimos e lindos e crescendo que uma maravilha. Espero ter ajudado, principalmente a Fernanda. Beijos!

    1. Avatar de Maria Juraci

      hola,voce quando tenia o cabelo danificado,cuantas vezes voce hidatrava seu cabelo.eu tengo o cabelo danificado e lavo meu belo todos os dia..espero sua responta

  18. Avatar de Adriana

    Olá, gostaria de dizer que amei as dicas, mais tenho uma dúvida, varias pessoas me disseram que a hidratação só pode ser feita 01 vez por semana no máximo, esse processo de hidratação que vocês ensinam de alternar dia sim dia não, não pode agredir os cabelos? Me tirem essa dúvida por favor, beijos!!!!!!

  19. Avatar de Elisa Müller

    Oi! Queria de umas dicas para meu cabelo. Pinto ele no salão já faz um bom tempo e cada vez sai mais danificado. O que vocês acham(mesmo não usando) da tintura da casting creme gloss? Acho que talvez poderia ajudar. Qual os melhores cuidados para cabelos tingidos e muito danificados? A mulher onde deixei pinte só tinha água oxigenada em pote e colocou demais na mistura agora meu cabelo está quebrando e caindo.
    Gente o que eu faço agora?

  20. Avatar de Cassiana

    ola, faço hidratação toda semana no cabelo,uso vario oleos, vitaminas, ampolas, queratina liquida, pastosa, e venho notando que meu cabelo está otimo na parte de cima,mas as pontas continua ressecadas e pior cheias de pontas duplas, minha cabeleireira disse para cortar, cortei mas depois de dois meses as pontas voltara a ficar duplas, triplas e ressecadas o que eu faço? me ajudem!

    1. Avatar de Dani

      O que me ajudou foi o oleo extraordinario da elseve

  21. Avatar de Maria

    Ola´ tudo bem?, olha só as dicas foram infalíveis pra mim os meus cabelos que , são muito grespos , estão otímos , com brilho , sedosos e sem frizz, eu seguir as dicas, e aproveitei todas , muito obrigado a vcs ! um grande abraço

  22. Avatar de Michele

    Ola boa tarde!!!
    Pinto meu cabelo a muitos anos de preto mais agora quero clariar.
    Fiz duas decapagens e meu cabelo ainda não clariou ta bem avermelhado.
    E agora ta bem danificado….
    Mais ainda quero clariar o que eu faço???
    Obrigado!

    1. Avatar de S

      Você deve insistir muito em hidratações feitas pelo seu profissional de confiança entre as quimicas, caso resolva de fato continuar no clareamento. Talvez possa optar por luzes enquanto tenta recuperar um pouco a saúde dos fios.

  23. Avatar de Renata

    Oi meninas, faço relaxamento desde os 12 anos com o mesmo produto, e no ano passado fiz definitiva por 3 vezes com intervalos de 3 meses de uma pra outra; a ultima foi em setembro(2011)de la pra ca foi so desastre, meu cabelo caiu muito na parte de cima ,e quebrou tambem, hoje quase 1 ano depois ainda tenho problemas, cai um pouco ainda e agora pra variar to com pontas duplas.
    Comprei uma linha shitake da bioextratus e shapoo anti residuos(queravit) queratina tambem, ja fiz 2 hidrataçoes uma com elixir e a outra com queratina;ja deu uma melhorada boa ta com um brilho maravilhoso e diminuido a queda.espero que volte a ser como era antes!por que se nao voltar nao sei mais o que fazer.obrigado.

  24. Avatar de Dani

    meu cabelo esta elastico o que fazer?

    1. Avatar de S

      Talvez seja quimica demais e com produtos muito fortes. Reforçe nas hidratações, num profissional de confiança, e procure ‘descansar’ os fios.

    2. Avatar de Marcelo Kionoha

      Reposiçao de queratina ajuda muito!.

      Reconstrução, cauterisação menssal ou de acordo com a recomendação de seu profissional tiram esse efeito elastico.

      Fiz mechas 3D no meu cabelo e esse tratamento de cauterisação e reconstrução resolveram esse probleminha!!!.

  25. Avatar de Jaqueline

    oi eu estou desesperada mau cabelo esta muito seco e os fio estam grosos de mais
    o normal dele e andulado, mais agora ta horivel mande dica de shampoo e condicionador
    ele ta agora acaju purpura beijos

  26. Avatar de Jaque

    Adoreeeei as dicas! Com certeza vou fazer aquele tratamento intensivo de duas semanas

  27. Avatar de Ana Paula Martins

    gostaria muito de saber se os cremes de cabelo é útil para meu cabelo. Pois eu uso muito umidificante

    1. Avatar de S

      No lugar dos umidificantes, tente um milk siliconado usado em quantidade pequena. São mais adequados para impedir algum ressecamento dos fios.

  28. Avatar de Valéria

    Eu vou começar nesse sábado, indo ao cabeleireiro cortar meu cabelo, espero voltar em alguns meses e comentar sobre o grande resultado.
    Obrigada.

  29. Avatar de Daniela Cristina

    Dicas maravilhosas! Só não estou conseguindo copiar para impressão. Celisa, você mudou alguma coisa no blog? Gosto de copiar para seguir as sugestões passo a passo.

  30. Avatar de Michele

    faço química e pinto o cabelo de preto com a Magirel da Loreal.Morro de preguiça de máscaras caseiras.Uso as linhas kerastase e loreal professional pra cabelos danificados ou tingidos.

  31. Avatar de Bruna

    Tenho o cabelo muito frizado e fica muito seco nas pontas, o que posso fazert já tentei tantos produtos:( beijos

    1. Avatar de S

      Use bem pouquinho de um leaving suave nas pontas dos fios à noite após ter penteado cuidadosamente, antes de se deitar. Então ‘embale’ (somente as pontas!) em plástico-filme, amarrando com um elástico por cima dele se precisar. Pela manhã penteie normalmente, mas sempre suavemente. Não é necessário que faça isso todas as noites, mas à medida em que sentir necessidade e não muito frequentemente, aliás.
      Não use o plastico filme jamais na cabeça inteira, especialmente para dormir!

  32. Avatar de Luciana Soares, Salão Look Lu

    Olá meninas .
    Para tratar os cabelos quimicamente danificados ou envelhecidos com ação do tempo , apresento-lhes o BOTTOX CAPILAR da YBERA , recupera os fios danificados em uma única aplicação . O BOTTOX CAPILAR reconstroi , hidtrata , alinha sem tirar os cachos . Não é progressiva , é tratamento que dura de 3 a 5 meses .

    O DISCOVERY da YBERA , é uma alisamento temporário ( progressiva ) que alisa naturalmente , não contém química , poiS , sua formula é retirada da célula-tronco de um maça Suíça e pode ser aplicado em CRIANÇAS e GESTANTES .

    Contato 31 3392 77 1 / 9164 71 30 Luciana Soares . Blog Salão Look Lu

    1. Avatar de Marcelo Kionoha

      É zero formol e derivados???.

      Qual é o ativo desse botox???.

      Esse alisamento alisa cabelo afro???

      Quanto tempo dura esse alisamento temporario???.

      Obrigado.

    2. Avatar de Anonino

      LUCIANA, FIZ ESSE TRATAMENTO COM AS CÉLULAS TRONCO DA MAÇA E MEUS CABELOS CONSTINUARAM COM AS PONTAS BEM DANIFICADAS E DUPLAS, MESMO EU TENDO CORTADO IMEDIATAMENTE DEPOIS DO TRATAMENTO.ALÉM DO MAIS, ELE DEIXOU DE FAZER EFEITO, DIMINUIR O VOLUME E ALISAR UM POUCO, APÓS 2 MESES DA APLICAÇÃO DO PRODUTO.ACHEI SUPER CARO (PAGUEI POR VOLRA DE 400,00) E NÃO VI NENHUMA DIFERENÇA P OS DEMAIS TRATAMENTOS Q SE PROPÕEM À MESMA COISA: TUDO IGUAL, TODOS ESTRAGAM BASTANTE O CABELO.E OLHE Q EU HIDRATO MEU CABELO TODA SEMANA.ESPERO Q AINDA ENCONTREM UM TRATAMENTO Q TIRE VOLUME E ALISE UM POUCO Q NÃO ESTRAGUE TANTO OS CABELOS.SENÃO, FICAREI SEM REPETIR, Q É O Q TENHO FEITO ULTIMAMMENTE.USO A ESCOVA ROTATIVA E EU MESMA O ESCOVO:FICA ÓTIMO E DISFARÇA O DESGASTE DAS PONTAS DOS CABELOS.

      1. Avatar de S

        “Pontas duplas” não têm cura, infelizmente. Pense num guarda-sol aberto e sem mecanismo de fechamento: assim são os fios de cabelo e as cutículas que eles possuem; as mesmas, uma vez abertas, são como as hastes desse guarda-sol.
        O que se pode fazer é ‘preencher’ esse espaço que as cutículas deixam quando se abrem. O melhor é sempre a selagem feita com queratina aplicada em conjunto com um termo ativado e chapinha em seguida, mas nos cabelos lavados e secos pelo secador previamente. É um tratamento temporário, também, mas que pode durar algumas semanas se feitas por um bom profissional.
        Escovas caseiras costumam danificar ainda mais os fios, especialmente se feitas sob muito calor e sem a proteção de um termo-ativado. E a escova-rotativa, embora usada com cuidados, sempre pode ‘embaraçar’ os fios já danificados e acabar por piorar o conjunto mediante o uso continuado. Mas um leave-in usado à noite e pela manhã pode muito auxiliar.
        Para acabar com o ‘volume’, um bom corte realizado pelo seu profissional de confiança já pode ir ajudando. As progressivas, entretanto, mas desde que feitas igualmente por bons profissionais, não estragam os fios e acabam mesmo com o efeito volumoso, sendo esperado que seus efeitos durem por vários meses.

    3. Avatar de S

      Poderia me informar por gentileza o que há na formulação do mencionado Botox Capilar? ÉR apenas um nome ou contém de fato a toxina botulínica laboratorial devidamente tratada?
      grta!

      Ps.: Toxína Botulínica não tem qualquer efeito sobre tecidos, exceto sobre os ‘vivos’ como o muscular.

  33. Avatar de Lainha

    Sou uma senhora, ja estou entrando na menopausa, faço reposiçao hormonal e tenho alguma dúvidas. Meu cabelos quando jovem era muito bonito, sedoso e com brilho. Nunca me deu o menor trabalho. Comecei a pintar e tambem fiz umas luzes. Desde que comecei a pintar, ele vem ficando cada vez mais ressecado, ainda mais depois das luzes. Ja usei de tudo que existe, da melhor qualidade. Quando hidrato no salão e faço escova, claro que fica bom, mas ao lava-lo em casa, ele volta a ficar ressecado. O que vc me sugere?

    1. Avatar de Marcelo Kionoha

      Ola Lalinha.

      Experimente usar oleo de coco em hidratações, umectações, use como reparador de pontas.

      Coloque 2 colheres em sua mascara de hidratação e aplique no cabelo lavado e deixe por 30 minutos, emxague e seque como de costume!!!!.

    2. Avatar de S

      Hidratações quinzenais feitas pelo seu profissional de confiança, à base de queratina.

    3. Avatar de Marcelo Kionoha

      Existem algumas queratinas vendidas em perfumarias que dão um efeito interessante, misture uma boa quantia na mascara e passe nos cabelos previamente lavados e deixe agir por alguns minutos na touca termica, isso ja ajuda.

      Obvio que a feita em salão e bem melhor, costumo fazer nas minhas clientes e elas gostam muito, mas essa feita em casa quebra um galhão!!!.

  34. Avatar de Priscila

    Boa Tarde …

    Há cerca de 1 mês fiz luzes Californianas, e logo em seguida fiz, hidratação no salão, com produto da loreal Paris, mas não ficou muito bom, achei que continuou um pouco seco ainda, meu cabelo é cacheado e descolorido nas pontas, qual produto me indicam ?

    1. Avatar de S

      Talvez um selamento à base de queratina feito por um profissional de confiança fosse adequado.

  35. Avatar de Lia

    Tenho luzes no cabelo,o que enfraqueceu um pouco.Posso usar azeite de oliva com oleo do ricimo?

    1. Avatar de S

      Pode, mas vai ‘pesar’. Que tal usar diariamente um bom leave-in pela manhã e à noite? Talvez esse uso fosse aos poucos ajudando os fios a ganhar mais vida.

  36. Avatar de Silvia

    me ajuda meu cabelo esta orivel resecadoe quebrado me ajuda por favor

    1. Avatar de S

      Você não informou como são os seus cabelos, se possuem luzes, se são longos, cacheados, tingidos ou não, etc. De todo modo, uma abordagem padrão para cabelos muito danificados seria uma selagem à base de queratina feita em salão por um profissional da sua confiança, que de todo modo antes de mais nada examinaria os fios, pois podem estar precisando de um leve corte inclusive nas pontas, etc. E o tratamento aqui sugerido também pode dar excelentes resultados se feito corretamente.

  37. Avatar de Patricia

    meu cabelo está muito danificado devido a uma quebra quimica, ja fiz uma cauterisação e agora preciso pintar, posso aplicar o elixir da shitake antes de aplicar a tinta para proteger e não danificar mais ainda, e logo em seguida fazer outra cauterização.

  38. Avatar de S

    Não é necessário o elixir. Num profissional da sua confiança, deve realizar a tintura e a seguir uma cauterização.

    1. Avatar de Patricia

      obgda pela dica

  39. Avatar de Patricia

    oi minha duvida é se como meu cabelo está danificado devo usar a agua oxigenada de 20 vol ou mesmo de 30 que vem com a tintura.

    1. Avatar de S

      Não é recomendado que realize colorações convencionais em casa, especialmente se o cabelo está fragilizado, mas sempre num bom profissional. Isso evita zonas manchadas nos cabelos (onde às vezes a tinta não se uniformizou bem na aplicação), evita agressões nos fios por erro na dosagem do tempo de espera da fixação da cor (as caixas informam tempo-padrão) e que o cabelereiro às vezes ‘fareja’ pela sua prática um tempo mais adequado, e garante que a cor desejada pela mulher seja de fato obtida.
      Mas caso opte de fato por realizar a coloração em casa, não use/misture nada a ela exceto o que vier na embalagem, tomando o cuidado de seguir as instruções do fabricante bastante atentamente. Não parece, mas estará manipulando produtos químicos e usando-os diretamente em você.

  40. Avatar de Irany Cecillia

    gente meu cabelo é ondulado com cacheado a crespo,desde um tempo eu assumi meus cachos super volumosos e eu super recomendo vc deixar o cabelo natural é so dar uma ajeitadinha, eu uso um shampoo da marca amazoni com argila roxa q é pra cabelos ressecados mas tambem tem outros com argila branca,preta etc cada uma para cada tipo de cabelo,condicionador eu uso o potao de hidrataçao da novex,depois eu passo um ativador de cachos,mas o que define mesmo os meus cachos é um produto da capicilin chamado g gelatina(é com 2 g mesmo)ele é com colageno e gelatina incolor é 10 reais super otimo modela sem deixar duro ou feio,e vc tambem pode modelar os cachos com gelatina inconlor(so nao passa muito pra nao ficar duro e nem com umas pelinhos brancos)e modele com a mao

  41. Avatar de Irany Cecillia

    e eu tenho 12 anos

  42. Avatar de Maria Haro

    Preciso de ajuda,pois, estou tentando fazer essa sequência de hidratação,porém, não consigo encontrar esses produtos em minha cidade.Não encontrei vizcaya queratina líquida,apenas um spray queratina líquida termo ativada:Skove line. Será que posso substituir sem problemas!? Alguém me ajude por favor.

    1. Avatar de S

      Você pode fazer a encomenda da queratina liquida spray da marca Niely Gold pela Ultrafarma (com 120 ml, a R$6,55 – consulta ao site nesta data). É a marca que eu uso e recomendo. O termo ativador pode ser uma marca que localize em perfumarias: fale com uma das atendentes, peça o produto e tome o cuidado de verificar se na embalagem consta de fato essa função, a de termo ativadora.

  43. Avatar de Maria Haro

    Celisa, antes de mais nada gostaria de parabenizá-la pelo site, é o meu preferido, adoro, e também agradecer por ter me ajudado na dúvida anterior.
    Meu cabelo é longo e ondulado e eu não sei bem como devo prendê-lo sem maiores danos. E durante a noite, devo dormir com ele solto ou preso? Qual a melhor solução? Ficaria muito agradecida se você pudesse me ajudar nesta questão.

    Grata,

    Maria Haro.

    1. Avatar de S

      Já que o cabelo é ondulado, pode dormir com uma trança frouxa, mas desde que a amarração não seja feita com elástico e somente com tecido. Pode inclusive fazer a trança agregando a ela uma fita larga de seda pura, para proteger melhor os fios do embaraço noturno. Antes de trançar, penteie com delicadeza e use um leave-in suave que ‘trata’ um pouco os fios tanto para o trançado como para que eles amanheçam menos indóceis.

  44. Avatar de Cássia Dos Santos Guimarães Mendes

    Meu cabelo estava muito ressecado pelo uso de secador e chapinha mesmo com uso de um creme antes de secá-lo. A situação estava tão crítica que parecia que estava pegando em uma lã de aço( bombril). Resolvi, parar de lavar tanto, usar somente o secador, usar xampu Seda Revitalização e reposição da massa. Hoje só lavo uma vez por semana, não fica oleoso,pois trabalho com ele amarrado rabo de cavalo. Estou fazendo certo de lavar so uma vez por semana? A melhora dos fios é visivel, está mais brilhante e sedoso.

    1. Avatar de S

      Não, nem tanto. Os fios estão menos agredidos pelas lavagens, mas o seu couro cabeludo pode se ressentir pelo acúmulo do suor, de partículas de gordura e/ou do meio-ambiente.
      Que tal ao menos de 2 a 3 lavagens semanais com um shampoo bem suave, do tipo uso diário, em água quase fria?
      Após as lavagens, ‘espremer’ os fios numa toalha bem limpa, sem torcê-los ou esfregá-los, e espalhar pelos fios queratina liquida e depois um leave-in. E então, deixá-los secar naturalmente antes de pentear com suavidade com pente de osso ou de madeira.
      À noite, antes de deitar, espalhar ao longo dos fios uma gotinha de silicone e novamente pentear com suavidade.
      Em paralelo, selagens feitas à base de queartina e num profissional de confiança a cada dois meses, podem revitalizar os fios.

  45. Avatar de Rose

    S, Tudo bem?
    Vc o quê Vc acha da secagem Eu li a respeito e fiquei curiosa, pois promete domar os fios por dois meses.
    Meus cabelos eram lisos ocorridos, mas devido às luzes, tintira, algumas permanentes quê fiz para ganhar uns cachos, hoje ele está um cabelo liso mas armado. Agora decidi quê quero ele liso novamente…rs… mas está difícil.
    Ah… tb estou na menopausa, estou com 43 anos

    bjos e obrigada.

    1. Avatar de S

      Para cabelos completamente lisos, a Progressiva ainda é a campeã e os efeitos são mais duradouros, Rose. Mas de fato as selagens à base de queratina tratam os fios e os deixam mais domáveis por aproximadamente 60 dias, quando precisará renovar o processo.
      Mas atenção. Se os fios estiverem muito danificados, e o seu estado de saúde exigir, qualquer processo requer sempre a aprovação do médico e um profissional de muita confiança para executá-lo, como sabe.
      Em geral processos químicos estão contra-indicados para as gestantes ou portadores de doenças mais severas, ou que apresentem alterações no couro cabelo, queda exagerada, etc. No seu caso, ante o processo de menopausa, é bem verdade que os seus cabelos tenderão a se ressentir pelas alterãções hormonais, ficando talvez mais frágeis, mais passíveis de queda, etc. Mas se o seu médico e o profissional da sua confiança aprovarem, em tese pode realizar processos químicos.
      Em paralelo, há boas orientações que o seu médico de confiança pode fazer quanto à menopausa e os seus cabelos, indicando talvez suplementação vitamínica, reposição hormonal, etc. Uma visita ao dermatologista também pode auxiliar em sugestões para os seus fios, a modo de preservá-los frente à menopausa.
      Boa sorte!

  46. Avatar de Sandra Rocha

    Obrigada por achar esse site , estava qz raspando a cabeça rsrs, o meu prob é que descolorir os cabelos p/ ficar loira,e o rapaz que cortou minhas madeixas c/navalha p/dá leveza dizia ele, então meu cabelo está assim igual de boneca sb aquele cabelo palha, seco,quebrando só de olhar e depende dq hidrato ele fica igual gominha se escovo queima deve está fraco demais e olha que uso aquele termoativo leave antes da escova ai fc pesado é melhor deixar sem escovar não sabia mas oq fz mas vir uma luz no fim do tunel vou fz tudo só uma pergunta a mais quando faço banho de brilho com esse azeite devo lavar com shampoo p/ depois usar condicionador ou finalizado bj gd no coração

  47. Avatar de Denise

    Olá! Estou desesperada, quase raspando a cabeça! Faz 7 anos (hoje tenho 18) que pinto meus cabelos pois desde cedo tenho cabelos brancos. Mas a 4 meses atras descolori meu cabelo muito mais de 20 vezes em casa (eu sei, loucura!) porque queria meu cabelo colorido de laranja! ele ficou muuuuuito seco,quebradiço e de tanto quebrar já diminuiu 10 cm! Voltei a pintar da cor natural dele (castanho escuro) e por estar horrível ele não ficava mais liso e passando chapinha não adianta mais, ficando duro e esticado. Resolvi passar um alisante pra ver se melhorava, mas só piorou, pois não podia passar em cabelos descoloridos! meu cabelo quebrou mais ainda! estou com cabelos perto da orelha! horrível! Queria meu cabelo liso e grande de novo ligeiro! Não tenho mais coragem de sair de casa. Não consigo mais ir nas aulas de vergonha. Como faço? Sera que tem jeito ou tenho que cortar?

    1. Avatar de Marcelo Kionoha

      So tem uma coisa que pode salvar esse cabelo.

      Voce precisa esquecer de chapinha, secador, escova ou qualquer coisa que o agrida.
      Voce precisa procurar urgente um proficional de sua confiança que seja conpetente para fazer hidratações a base de queratina e depois que ele estiver com melhor saude fazer cauterizações e reconstruções para recuperar ele mas, ainda assim não se pode garantir que ele fique a 100%.

      Voce devera tanbem usar um shampoo e condicionador a base de queratina e ceramidas para uso diario com uma mascara tbm a base de queratina ou uma nutrição capilar.

      Me perdoe que usa e gosta mas, nao indico vc usar essas marcas de produtos vendidos em mercados pois elas nao tem nutrientes e vitaminas o suficiente para tratar de um cavbelo com o grau de danos que vc descreveu.
      Vou dar exemplos dessas marcas: Novex, Niely Gold, Seda, Tresemmé engtre outras, essas marcas ate funcionam para cabelos que tem leves danos mas, no seu caso e dinheiro no lixo.

      Falo isso pois tenho uma cliente que fez 5 decapagens para ficar loira e esta com o cabelo destruido e e assim que tenho cuidado dele, estou cuidando desse cabelo a quase um mes, faço nutrição de queratina a cada 3 dias e ela usa uma linha de shampoo e condiconador a base de queratina e ceramidas na casa dela o cabelo dela ja melhorou digamos quase 40% e agora no natal para que ela possa passar o fim de ano com o cabelo bonito vou fazer uma progressiva a base de queratina, oleos vegetais e um fundo de selagem de formol que é para selar bem esse fio e depois disso ela vai continuar a tratar como tem tratado fazendo nutrições e reconstruções e csauterizações!!!.

      Caso nao tenha bolso pra isso raspe os cabelos e nunca mais faça uma loucura dessas

  48. Avatar de Rosangela Ferreira

    Rosangela Brito
    Do ano passado para cá voltei a ser uma mulher que se cuida e devido as químicas que bombardearam meus cabelos, como progressivas e colorações quero continuar a cuidar dos meus cabelos sem maltratá-los. E graças a esse blog maravilhoso venho conseguindo isso, hidratando, nutrindo e à uma semana fiz a cauterização em casa:FICOU LINDOOOO!!!!!!! Agora vou pintá-
    los hoje e cauterizá-los amanhã. Estou certa? Só tenho duvidas de quando faço a progressiva e se devo cauterizar novamente. Obrigada vcs salvam as nossas vidas, pois não somos nada sem nossas madeixas eu que o diga elevei muito minha autoestima e quero me manter assim e melhor a cada dia. Bjs!

    los

  49. Avatar de Helena

    Amei as dicas e os comentários!! 😀

  50. Avatar de Rosimeire

    Oi, me ajudem por favor, minha filha de 4 anos tem o cabelo liso e bem fininho, no final do ano passado ele começou a ficar todo quebrado atras, ficou danificado parece ate uma bucha, oque posso fazer para concertar isso?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva