Que nossa pele envelhece todo mundo já sabe. Mas e o cabelo, será que envelhece também?
Sim, pode apostar. O envelhecimento do cabelo está diretamente ligado à nossa idade biológica, entretanto alterações hormonais ou fatores externos como tabagismo, alcoolismo e deficiências nutricionais podem acelerar este processo de envelhecimento.
Por volta dos nossos 30 anos, há uma diminuição no metabolismo, provocando afinamento da fibra capilar e uma desaceleração na velocidade de crescimento do cabelo, o que se manifesta como uma redução na densidade capilar (número de fios por unidade de área). Nas mulheres os cabelos se afinam, enquanto nos homens acontece a perda total dos fios. Isso acontece quando duas proteínas responsáveis pela resistência e selamento dos fios, a elastina e o colágeno, são produzidas em menor velocidade.
Na menopausa, a qualidade da queratina capilar, uma proteína fibrosa que responde pela elasticidade, é diretamente afetada pela queda da produção de hormônios pelo corpo. A consequência são fios ásperos, porosos e sem brilho. Quando os níveis do hormônio feminino estrogênio decrescem na menopausa, a qualidade da queratina fica comprometida e os cabelos se tornam mais frágeis.
Qual a diferença de um cabelo envelhecido e danificado?
O cabelo danificado apresenta especialmente alterações da haste pilosa, isto é, pontas duplas, fios quebrados, perda do brilho e maior opacidade dos fios devido a danos externos (como excesso de manipulação com escovas ou tratamentos químicos). Já os cabelos envelhecidos apresentam alteração em toda a estrutura do fio, que se torna menos espesso, menos denso, em menor quantidade e também com o branqueamento gradual. Este processo de envelhecimento ocorre tanto por fatores intrínsecos como bioquímicos e hormonais como por fatores externos.
Quais as consequências para os fios com o passar dos anos?
- A produção de melanina diminui: por volta dos 30 anos, os melanócitos (produtores de melanina, a substância que dá cor aos fios), começam a trabalhar mais devagar. Neste caso, para resolver o problema dos cabelos brancos, apenas pintando. Para minimizar os danos, prefira tinturas com fórmulas livre de metais pesados e tóxicos como chumbo.
- Os fios mudam de textura: com o tempo o cabelo fica poroso, com frizz e quebradiço, pois há nele menor quantidade de água, proteínas e lipídios. Para perder parte da queratina perdida, tratamentos de salão como cauterização e queratinização.
- Há um desequilíbrio: a atividade das glândulas sebáceas no couro cabeludo diminui e ele acaba ficando menos elástico, mais seco e quebradiço. Alternar as lavagens é um bom jeito de preservar a defesa natural do couro.
- Perda de densidade e volume: o bulbo capilar começa a ser menos irrigado, pois a microcirculação fica prejudicada e, por isso, o fio nasce cada vez mais fino.
Como manter a vitalidade dos fios?
Existem algumas dicas para aumentar a longevidade dos fios, entre elas podemos citar:
- Evitar procedimentos químicos, chapinha e secador.
- Não importa se seus fios são longos ou curtos – cortar em camadas é o que mais rejuvenesce. Mas lembre-se também de manter o penteado em dia.
- Com o tempo, há um desbotamento natural. Por isso, é uma boa ideia usar tonalizantes periodicamente, no seu tom natural, para devolver vivacidade e brilho aos cabelos
- Cabelo ressecado tem o poder de acrescentar uns bons anos ao visual. Por isso, invista nas máscaras para uso em casa, uma vez por semana.
Se cuidados simples não ajudar, você pode testar um procedimento chamado botox capilar.
Botox capilar
O botox capilar promete rejuvenescimento capilar. É um reconstrutor da fibra do cabelo. Ele preenche as “rugas” do fio.
Ele age só onde o cabelo mais precisa de reparo. Em geral, a raiz é mais grossa do que as pontas, e o Botox capilar deixa as duas com a mesma espessura. Assim, a técnica elimina as pontas duplas, os arrepiados e o volume do cabelo. O resultado visual é um cabelo um pouco mais liso, sedoso, cheio de brilho e balanço.
É indicado para qualquer tipo de cabelo, principalmente os fios mais danificados. É preciso fazer a manutenção a cada 3 meses. O retoque pode ser feito apenas na raiz.
Durante o tratamento, as cutículas dos fios são abertas com ar quente e, depois da aplicação do produto, fechadas com ar frio. A chapinha sela os fios para que o efeito da hidratação seja prolongado.
Portanto, não importa qual seja o seu sexo ou a sua idade, é importante que você se conscientize da necessidade de manter o cabelo sempre limpo, bem cuidado e hidratado, da importância de ter uma alimentação balanceada e um controle constante da sua saúde. Estes cuidados podem fazer toda a diferença. Afinal, qual mulher que não gostaria de ter um cabelo bonito e saudável?
Meninas, minha listinha do Mercado Livre foi atualizada essa semana com muitos produtinhos novos! Confiram! 😉
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_143616943
Agora, sobre o post… hehe
Alguém aqui já fez esse tal de Botox Capilar? É bom mesmo? Agride o cabelo de alguma forma? Tenho cabelos frágeis e muita queda, então sempre tenho medo desses procedimentos que surgem todo dia nos salões…
Bjs!
Olá! Eu já fiz o Botox Capilar e super-recomendo. O resultado é incrível! O meu cabelo que é loiro, e estava bem detonadinho por conta da química utilizada pra conseguir a tonalidade tão desejada, melhorou e muito o seu aspecto. Deu brilho, maciez e reduziu o volume. Mas, vale ressaltar que o Botox não é como a Escova Progressiva que vai aos poucos ALISANDO os fios, o Botox é um tratamento capilar.
E não deixe de fazer a manutenção do tratamento em casa e
Olá! Eu já fiz o Botox Capilar e super-recomendo. O resultado é incrível! O meu cabelo que é loiro, e estava bem detonadinho por conta da química utilizada pra conseguir a tonalidade tão desejada, melhorou e muito o seu aspecto. Deu brilho, maciez e reduziu o volume. Mas, vale ressaltar que o Botox não é como a Escova Progressiva que vai aos poucos ALISANDO os fios, o Botox é um tratamento capilar.
E não deixe de fazer a manutenção do tratamento srmanal em casa e no salão
…continuando, A manutenção tanto em casa quanto no salão é necessário sempre! , com o uso de reparador de pontas, leave in, termo ativadores, protetor solar capilar, e claro, a hidratação semanal! espero ter ajudado.
Beijos!
Muuuito obrigada Simone! Ajudou sim! 🙂
Acho que vou perguntar no salão onde corto o cabelo se eles fazem esse procedimento!
gostei do post, eu estou com 45 anos e noto que meu cabelo está mais fino e frágil…
Vou cuidar mais para não deixar ficar velho coitado do meu cabelo, é bastante judiado
Oi Celisa!! Adorei o post… queria uma ajuda sua.. também moro em Curitiba igual a você, e preciso de uma indicação de algum bom salão ou bom profissional que realize o botox capilar… se você ou as colegas aqui puderem me indicar… preciso urgente!! Fiz mechas no meu cabelo, e eles ficaram detonados… já cortei, fiz muitas hidratações e nada tira aquele aspecto de cabelo danificado e pouco saudável sabe? preciso muito da ajuda de vocês. Estou desesperada…Obrigada!
Sim, minha dermato falou sobre isso, o meu está um pouco envelhecido, vou fazer mais hidratações, muito legal o post
Oi Celisa, gostei do post, noto que meus fios estão cada vez mais finos, estou com 39.
Interessante, não sabia disso, ainda bem que não cheguei nos 30 ainda hahaha
Aguarde seu dia chegará logo
Bom saber, bem interessante, falta-me 10 anos pra alcançar o temido 30 anos hehe
Eu tenho 37 anos e não vejo nada demais nisso! Não tenho cabelos brancos e sou muito jovem aparentemente!
Oi Celisa, o post está maravilhoso. Tenho 50 anos e meus fios estão bastante desgastados, pois além da idade ainda sofro com alopécia, notei que nessa situação o avicis dá uma forcinha….
Bom Dia Meninas
Gostei das informações,gostaria de fazer Botox capilar.
Por hora tenho usado o Shampoo de Chá Verde, Colágeno e Elastina,evita a queda de cabelos e oxidação dos fios. Vou deixar o link para vocês.
http://www.nenagugel.com.br/produtos/linha-vivah-green-tea/geral/geral/shampoo-vivah-green-tea#.Ujm-YdKUS58
http://www.nenagugel.com.br/produtos/linha-vivah-green-tea/geral/geral/condicionador-vivah-green-tea#.Ujm-jtKUS58
Nao concordo que o crescimento diminui.Sempre vemos senhores e senhoras cortando cabelo.O cabelo da minha mae cresce muuuuito.O que acho que acontece,pelo menos no meu caso(35) estou percebendo e falta de brilho,nao fica muito sedoso mais,e de vez em qdo queda mais acentuada.
Adorei o post! Realmente com idade nossos cabelo mudam, o meu está bem mais fino e diminuiu a qtidade tb. Fiz o botox capilar no final de junho/13, gostei bastante, os fios ficam mais harmoniosos, tipo: a mesma espessura da raiz é a mesma nas pontas, mais brilho e o frizz tb diminuiu. Ainda não fiz o retoque. bjs 😀
Tânia, já tem 3 meses então que você fez né? Percebeu se a medida que o efeito foi passando, se o cabelo foi danificado de algum modo? Precisou de algum cuidado especial?
Olá, amei o post Celisa, já noto que meu cabelo anda envelhecendo mesmo, fiquei super interessada em fazer o botox capilar, vc já fez?
Eu já fiz Raquel, vá num salão bom, vale a pena
Oi Celisa, tenho 60 anos e noto que meu cabelo é bem diferente do que quando tinha 30, realmente os cabelos envelhecem, nada fica bom, agora entendo porque…
Sim… tb percebi que meu fio hj em dia é diferente do que a 10 anos atrás, não sabia disso.
É bem verdade mesmo 🙂
Estou com quase 50 anos e meus cabelo está bem mais fico e ressecado, agora entendo porque
Oi Celisa que post maravilhoso, meus cabelos sempre foram finos e muito liso, lembro que minha mãe perdia a paciência e me levava para cortar o cabelo e meu pai ficava bravo com ela. 😉
Ele achava meu cabelo lindo 🙂 Mas é que tudo que minha mãe amarrava no meu cabelo no calor , perdia de tanto liso e fino que era e no calor ela me convencia a cortá-lo.
Hoje com 61 anos, tenho bastante cabelo, mas só melhorou depois que achei um excelente salão é um ótimo cabeleleiro.
Compro os produtos para o cabelo no salão indicado pelo cabeleleiro, e o corte que ele faz dá uma aparencia mais jovial.
Estou sempre retocando o corte, e na minha humilde opinião cabelo comprido só é bonito para as mais jovens.
Adorei o post super esclarecedor e como sempre Celisa vc sempre nos ajudando !”Obrigada”
Abraços
Meninas, já fiz o botox capilar, amei 🙂
Já fiz botox capilar no ano passado e adorei ( apesar do preço). Sim, com o tempo a estrutura dos fios muda muito e, apesar de todos os cuidados que tenho com os cabelos. eles estavam com fios arrepiados e as pontas feias ( mesmo com brilho e sem pontas duplas). Como eu queria um tratamento e que mantivesse a ondulação natural, optei pelo botox. O resultado foi muito bom, creio que durou mais de três meses e foi saindo gradualmente, mesmo assim meu cabelo continuou melhor do que estava antes e por isso não retoquei, mas já estou pensando em fazer novamente
Gostei dessas informações, não sabia não
😆 Obrigada pela informação e dicas sempre uteis e interessante.
🙁 Oi Celisa,tenho notado que meu cabelo está mais fraco,o crescimento diminuiu muito,estou com 44 e já sinto o peso da idade.
Olá meninas, que legal esse post, não conhecia esse tal de botox, meu cabelo está envelhecido, quero fazer… amei as dicas
Meu cabelo já é mt fino por natureza e devido às químicas, progressiva, tintura, relaxamento…Enfim…Sou obrigada a fazer hidratação toda semana, com mt ampola, cremes para cabelos quimicamente tratados…Como já tenho 35 anos, a tendência é ficar ainda mais fino, e já notei que mesmo com todo esses recursos, ele tá perdendo ainda mais o brilho!
Bom, Meninas, eu já estive por aqui falando sobre a minha loja de Bijuterias, essa semana está com mais novidades! Acessem: http://www.lacostabiju.loja2.com.br , também temos uma fanpage: http://www.facebook.com/lacostabiju . Aguardo vcs lá! Bjs
Oi Celisa, amei o post. Faço alguns tratamentos e por restrições medica nâo devo usar produtos que contenham chumbo. Sera que os produtos usados no botox estão livre desse metal?
Obrigada, beijos.
amei esta matéria , valeu ….
Olá a todos. Lendo os comentários, fiquei interessada no botox capilar. Quem fez pode me dizer o que é realmente? Já vi algumas informações, mas no fundo vi que se tratava de uma progressiva, e eu não quero mais fazer. Quem puder indicar algum botox, agradeço. Obrigada.
R., muito obrigada pela dica! Quero fazer sim! Vou só pesquisar primeiro onde e o preço né? hehe
Bjs
Oi Celisa, muito interessante, eu não sabia desse detalhe de envelhecimento dos fios… por isso que nosso cabelo vai mudando…
quero te parabenizar, pois seus posts são diferentes e muito instrutivos.
Fiz botox há uns 4 meses, gostei até preciso fazer de novo…
Oi Celisa, como vai? Tenho acompanhado vários dos seus post’s e tenho gostado muito, mas esse sobre o envelhecimento do cabelo superou todos os outros que li.
Parabéns e continue nos dando essas preciosas informações. A nossa saúde e nosso bem estar agradecem.
Super beijo.
É INCRÍVEL…PARECE QUE VC ADIVINHA O QUE NÓS MULHERES QUEREMOS SABER!!!
PARABÉNS PELO SITE POIS NESSA PARTE DE BELEZA ATÉ ENTÃO NÃO ENCONTREI NADA
PARECIDO E QUE SE IDENTIFICA TANTO COM A GENTE NO DIA A DIA.
Já fiz a uns 4 meses e amei recomendo, tenho os cabelos finos e com tinta e luzes, vou fazer novamente, mas foi em um salão que usa produtos bons eu recomendo sim, botox é um tratamento para os cabelos.
Bom dia meninas
Adorei o post, muito bom, nem sabia que cabelo envelhecia mesmo, mas depois de ler e pensando bem, realmente faz sentido. Depois de ler este post, comecei a procurar produtos que evitam o envelhecimento e ainda restaurando os fios de preferencia, encontrei uma linha perfeita e fabulosa, já havia usado alguns produtos da marca antes, é da Auge Cosmética. Eles têm o DD cream hair, com sh, cond, spray fortalecedor e um Óleo MARAVILHOOSO! Vocês vão adooorar meninas… adoro aprender com este blog, bjus!!! http://www.augecosmetica.com.br
POXA QUE LEGAL…TOTALMENTE DEMAIS RSRS