Para a mulher que gosta de se cuidar

Dicas para Cabelos Finos

Dicas para Cabelos Finos

Para entender o porquê dos cabelos finos, é importante saber que os fios de cabelo são compostos de três camadas:

Publicidade
  • Cutícula, responsável pela proteção do fio.
  • Córtex, que dá cor, elasticidade, volume e força aos fios.
  • Medula, porção central esponjosa do fio.

A espessura do fio depende principalmente do córtex. A causa dos fios finos é, geralmente, de origem genética. Para estas pessoas que já nascem com cabelos finos, deve-se simplesmente tomar os cuidados necessários para o tratamento dos fios finos, conforme listado abaixo.

Há também pessoas que adquirem cabelos finos ao longo da vida por outras razões. A principal delas é porque houve um problema de queda de cabelo. A queda de cabelo enfraquece os fios deixando-os finos, sensíveis e fáceis de quebrar. Nesse caso, antes de tomar os cuidados específicos com cabelos finos abaixo, deve-se fazer uma avaliação médica para que seja feita uma análise da causa da queda. Outra causa é o excesso de químicas. A descoloração e a escova progressiva também vão afinando o fio com o tempo.

Cuidados com Cabelos Finos e Sem Volume

1) Cabelos Lisos

Dicas para Cabelos Finos
  • Os finos tendem a ser mais oleosos e por isso devem ser lavados diariamente.
  • Utilizar shampoos específicos para cabelos finos.
  • Usar shampoo neutro e de preferência sem sulfato.
  • Fazer uma limpeza profunda com shampoo antirresíduos uma vez por semana.
  • Usar condicionador somente nas pontas.
  • Fazer hidratação a cada 15 dias com produtos específicos.
  • Usar pentes largos e de madeira para evitar a quebra os fios.
  • Fazer um corte adequado para aumentar o volume.
  • Aplicar o secador primeiramente nas raízes, usando a menor potência e temperatura mais baixa possível. Com isso, obtém-se mais volume sem ressecar os fios.

2) Cabelos Crespos e Ondulados

  • Utilizar shampoos específicos para cabelos finos e que dão volume.
  • Usar shampoo neutro e de preferência sem sulfato.
  • Uma vez por semana fazer uma limpeza profunda com shampoo antirresíduos.
  • Em vez de condicionador, usar máscaras hidratantes.
  • Evitar o uso do secador e chapinhas para não arrebentar e ressecar os cabelos.
  • Fazer hidratação uma vez por semana.
  • Usar cremes sem enxágüe e silicones para baixar os fios arrepiados.
  • Fazer reposição com queratina para ajudar encorpar os fios.
  • Fazer um corte adequado para aumentar o volume.

A Importância do Corte Certo

As pessoas com cabelos finos frequentemente pensam que adicionar várias camadas ao corte lhes dará volume. Mas se as camadas forem curtas demais e o cabelo se posicionar ao redor da face, isso pode deixar o aspecto geral ainda mais sem vida. O ideal é deixá-los mais longo, com um corte em ondas de diversas camadas longas, que confiram e tirem proveito do movimento natural que os cabelos lisos tendem a ter, mesmo que finos. Se o corte deixar os fios se apoiando e dobrando sobre os ombros o efeito de volume é ainda melhor.

Dicas para Aumentar o Volume

  • Lave os cabelos diariamente. Cabelos sujos pesam e diminuem ainda mais o volume.
  • Use produtos específicos para cabelos finos.
  • Enxague muito bem os fios, para retirar todos os resíduos do shampoo e condicionador, que podem deixá-lo ainda mais pesado e sem movimento.
  • Cuidado na hora de passar os produtos sem enxágue, o exagero pesa e perde o movimento, passe somente nas pontas.
  • O secador de cabelos, usado na temperatura fria, é um ótimo aliado para "armar" os cabelos finos.
  • Faça hidratações e cauterizações para manter o cabelo forte e resistente.
Dicas para Cabelos Finos

Tratamentos para cabelos finos

Reconstrução do Fio

Além dos cuidados com hidratações e umectações, é essencial fazer uma reconstrução capilar para repor nutrientes perdidos do fio. Além da queratina, as máscaras de reconstrução podem ser potencializadas com alguns aminoácidos(tirosina, a serina e a treonina) que atuam na reconstrução da fibra e que também agem no fortalecimento e resistência dos cabelos.

Vitaminas e Minerais

Alguns minerais como o enxofre e silício ajudam na construção dos aminoácidos cisteína e metionina, e também para produção de colágeno e queratina, que são indispensáveis para ter cabelos fortes e saudáveis. Pill food e pantogar são suplementos , composto basicamente por aminoácidos, proteínas, vitaminas e minerais. Esses componentes agem na formação do fio ajudando a fortalecer os cabelos desde a raiz. Algumas pessoas usam o produto para solucionar problemas de queda capilar, ou para que os fios cresçam rápido, outras pessoas sentem que o fio engrossa, devido a recuperação que ele faz na fibra capilar. Outra vitamina que é ótima para cabelos finos é a biotina.

Óleos Vegetais

Já faz algum tempo que os óleos vegetais – como o óleo de argan, óleo de coco, abacate, gergelim e rícino – tem ganhado destaque no mercado de produtos cosméticos devido a sua intensa hidratação. Esses óleos dão mais peso para as madeixas de maneira que elas acabam se tornando mais encorpadas e poderosas.
Você pode incluir esses óleos nos cuidados diários tanto a partir da escolha de shampoos e condicionadores que os tenham em sua fórmula como a mistura de gotas deles nesses produtos. Veja como usar os óleos vegetais para os cabelos.

Cuidado com as Químicas

Qualquer tratamento com química (como escova progressiva, alisamentos e descoloração) podem deixar os fios mais finos ainda. Esses tratamentos tornam o cabelo mais poroso, e por isso ele está mais propenso a quebra. Por isso mesmo, é melhor tomar cuidado ao fazer esse tipo de tratamento, ainda mais quando o cabelo está danificado. O cabelo fino recebe a química mais facilmente que qualquer outro tipo, e por isso os danos podem ser profundos em apenas uma aplicação. Antes de fazer qualquer tratamento que use químicas é preciso fazer um diagnóstico capilar, será a densidade do fio que determinará qual a química pode ser utilizada com segurança.

Produtos para Cabelos Finos

Cabelos finos costumam ser frágeis e quebradiços, por isso é importante usar produtos para fortalecer a estrutura capilar proporcionado corpo e densidade. Os cabelos finos exigem cuidados especiais, pois embaraçam com mais facilidade e apresentam maior fragilidade. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para facilitar a sua rotina de beleza, além de manter os fios soltinhos e saudáveis.

Lola Cosmetics Volumão - Shampoo - 250ml
L'Oréal Professionnel Volumetry - Leave-In
John Frieda Luxurious Volume 7 Day Volume In-Shower Treatment
Máscara de Reconstrução do Fio Ekos Murumuru
Joico Body Luxe Design Foam Mousse de Volume
Loreal Profissional Serioxyl Mousse
Schwarzkopf BC Bonacure Volume Boost Shampoo
Reparador de Brilho Cabelos Finos Schwarzkopf Bonacure

E você tem cabelo fino? faz algum tratamento para dar mais volume?

357 comentários para “Dicas para Cabelos Finos”

  1. Avatar de Dudah Britto

    queria saber como faço pro meu cabelo ficar pesado ja que ele e muuuuuuuito volumoso fino e bem cacheado pq ele e bem grande na altura do bumbum mas ele encolhe e fica na altura do meu ombro

    1. Avatar de Airam

      use um living para cabelos caheados.

    2. Avatar de Iara

      O que fazer para deixar o meu cabelo mais pesada pois ultimamente eles estão mais volumosos e mais finos , quando saio de carro sem fechar os vidros parece que tomei um choque à eles são cacheados as vezes acho que é porque mudei de marca

  2. Avatar de Andressa

    meu cabelo e fino liso mas com volume o que eu fasso

    1. Avatar de Airam

      Faça um botox pra diminuir o volume

  3. Avatar de Adriana

    Meus cabelos são bem liso mas sem volume. Pois quebram muito e tenho queda. Já usei tudo quanto tipo de shampoo já tomei patongar fiz tratamento mas ñ tive resutado nenhum. Pois ele são bem oleosos na raiz e seco nas pontas. Ñ sei mais o que uso. Por favor me indica algum shampoo adequadro nesse caso. Estou desesperada… ñ cresce mais… me ajuda….obg. bjs.

    1. Avatar de Ana

      Usa tarflex ou sastid ou doctar 3x na semana compra na farmácia, usa shampoo normal anticaspa fortalecedor do clear nas outras lavagens e condicionador da orelha pra baixo o pote, não o tubo, do fructis repara danos.

      1. Avatar de Iris De Lima

        Querida meu cabelo é fino o que me ajudou muito foi um produto chamado Hair Inter em comprimidos, não tenho certeza se é um ou dois ao dia.Usei tbem o shampoo anti- caspa da Head & Shoulders principalmente no verão a raiz tende a ficar muito oleosa, para tratar o problema do fio por ser fino vez ou outra hidrato com a baba de babosa misturo com creme de hidrataçãotipo ( nem todo cabelo se dá com babosa faça um teste em uma mecha). SOU CURIOSA E PESQUISO BASTANTE ESPERO TER AJUDADO.

      2. Avatar de Ceu Carvalho

        Experimente a linha de fortalececer cabelos que a Natura lançou de Patauá…. Tem shampoo que limpa suavemente sem agredir , condicionador que hidrata e tira o frizz , mascara , oleo finalizador, tonico fortalecedor e oleo concentrado de Patauá… são excelentes…. estou usando a 10 dias e meu cabelo está bem mais forte e tem caído menos…

    2. Avatar de Fernanda

      😎 Lave diariamente,e no seu caso de uma xaqualhada nele ,lava bem a raiz massageia,e o resto que no caso e de crescimento vc encontra nesse site http://www.rotinadeboneca.com.br/2012/09/top-10-produtos-que-estimulam-o.html# <<<muito bom! 😳

    3. Avatar de Julia

      Oii,voce pode tentar trocar o medicamento, um que é muito bom chama pill food!Ou tentar fazer umectaçao com azeite de oliva extra virgem 3 vezes por semana.. e a medida que for melhorando diminuir a frequencia!! Espero ter ajudado 😀

    4. Avatar de Julia

      ja que seu cabelo é muito seco nas pontas na hora de passar o condicionador deixe ele por 2 minutos no cabelo e depois retire faça isso toda fez que vai lavar o cabelo.Ajuda bastante.

    5. Avatar de Lilian

      Flor, será que você não tem problema na tireóide? é bom passar com um médico para verificar

  4. Avatar de Luzia

    Meu cabelo tem um ano e 4 meses que eu não dou quimica nenhuma,só faço lavar e da massagem e,em vez em quando dou uma prancha. Mas o meu cabelo estar muito fino…..o que devo fazer ?

  5. Avatar de Eliziane

    TENHO CABELOS FINOS E VOLUMOSO VCS TEM ALGUMAS DICAS.

  6. Avatar de Eliziane

    MANDA UMA DICA PARA CABELOS FINOS E VOLUMOSOS

  7. Avatar de Roseli Rita

    Meu cabelo e muito fino fica crespo por baixo e ondulado por cima parece o bozo fiz progressiva e piorou nao ficou liso mais de5 dias e agora ta caindo e duro o que fazer para ficar liso ou cacheado bonito.

  8. Avatar de Leasocorro

    Meu cabelo e ondulado mais com tanta tintura ficou fino e ralo uso cor clara utimamente eu estava com mega mais nao quis mais passei uma semana depois tirei r ficou mais fino eu gosto de cabelo grande tou precupada ficou mais curto me oriente falo de manaus. Lea.
    ???

  9. Avatar de Jaqueline Moreira

    Meu cabelo esta na altura do bumbum mas e fininho o que faco para encorpalo e para um pouco de cair 😆

    1. Avatar de Ana Julia

      😮 e so vc pedir a ela que ela , faz uma dica pra vc 😀

  10. Avatar de Nik

    Meu cabelo se arma fácil, é sem forma + pra liso, os “fios” são bem finos,mas o “cabelo” em si é cheio. Quando puxo o fio entre os dedos arrebenta fácil. O que recomenda pra mim???

    1. Avatar de Lilian

      o cabelo fino e sem volume geralmente é oleoso, então, o correto é lavar todo santo dia!, mas nas pontas sabe aquele creme amarelinho yemasterol? ele é super baratinho e não agride os fios, enfim, antes de lavar o cabelo, passe ele nas pontas e enxague, em seguida venha com o shampoo e depois o condicionador ou máscara(eu prefiro as mascaras) nas pontas e enxaguem beeeemmmmm! Secar o cabelo de cabeça para baixo da um up! a função do creme amarelinho antes do shampoo é proteger as pontas que são fininhas e o shampoo limpa muito e resseca as pontas que não tem o óleo necessário para se proteger.

    2. Avatar de Valesca Paião

      😆 Meu cabelo é fino e volumoso, ondulado! Arrebenta fácil, o que fazer?!

  11. Avatar de Joana

    muito sinceramente meninas eu acho tudo isto uma mentira, cada queda tem o seu problema não é ampolas, nem shampoos que vao fazer milagres . muito sinceramente vao por mim. se alguém quiser mesmo resolver o seu problema vao ao medico se queixar do vosso problema e peçam um p.um a sua medica é o melhor que vos posso indicar, muito sinceramente pois pode ser porcausa das vossas hormonas ,stress,gravidez ou ate mesmo porcausa de alguma doença . se alguém estiver gravida recomendo a ir a farmácia e pedir vitaminas para não perder tanta vitalidade so para ajudar meninas . espero poder ajudar

  12. Avatar de Karina

    Meu cabelo é fino e eu quero aumentar o volume do cabelo, o Que devo fazer?

  13. Avatar de Andreza

    Ola, meu cabelo esta fininho e esta parecendo palha, alguem me indica um tratamento caseiro ? Obrigado.

  14. Avatar de Karen

    Oi , meu cabelo… bom não dá pra saber se ele é cacheado ou ondulado. Ele está um pouco abaixo do seio , queria que ele ficasse na altura do bumbum e bem cheio, volumoso. Alguma dica? ?

  15. Avatar de Karen Dias

    Oi , meu cabelo… bom não dá pra saber se ele é cacheado ou ondulado. Ele está um pouco abaixo do seio , queria que ele ficasse na altura do bumbum e bem cheio, volumoso. Alguma dica? ? 🙁

  16. Avatar de Cláudia Coleone

    Oi boa noite meu horrível já fiz hibridação e depois fiz selagem,mais meu cabelo muito seco e muito volume e parece Bombril, não acredito qual melhor shampoo e vário eu não sei e como faz me ajudar……

  17. Avatar de Wal

    onde eu encotro para comprar esses produtos lifetex,mascara force vector ja procurei em todo site e nao encontrei

  18. Avatar de Michele Azevedo

    meus cabelos são muito finos e depois que fiz descoloração piorou a situação.Quebrou bastante não sei mais o que faço

  19. Avatar de Helena Ferreira

    TBM CONCORDO CM UM COMENTÁRIO AQUI. NADA DE CREMES E AMPOLAS, SHAMP00 VAO RESOLVER , TUDO ISSO É UMA GRANDE MENTIRA, O QUE PODERIA MESMO RESOLVER SERIA UM BOM CHECP UP DESCOBRIR A CAUSA DA QUEDA OU DO AFINAMENTO COMO NO MEU CASO MEU CABELOS SUMIRAM SER FOR ANDROGENETICO ESQUEÇAM. SER FOR UMA CAUSA DE FALTA DE VITAMINA NORMAL. FAZENDO TUDO CERTINHO
    PODE SER QUE RESOLVA

  20. Avatar de Quality Luna

    Para cabelos Finos, recomendamos o Intensive Reconstrutor Luna System;
    https://www.qualityluna.com.br/luna-system-intensive-reconstrutor

  21. Avatar de Ana Maria

    Tenho cabelos mistos, nas têmporas e arco são mais finos, não crescem e tendem ao frizz. São ondulados, com volume. O que melhorou é ter colocado um pouco de gelatina (peguei um xampu já aberto, quase na metade, um envelope de gelatina incolor, coloquei quase todo, esquentei água, quando esfriou pus no vidro). Encorpou um pouco. Outra coisa, repeti a receita da gelatina, desta vez com uma máscara. Gostei. Procurei na Internet como engrossar cabelos finos e veio essa dica da gelatina.
    Vale a pena experimentar!

  22. Avatar de Nayara Ferreira Da Silva

    Meu cabelo é um desastre!!
    É muito fino, com pouquíssimo cabelo e como ele tem um ondulado muito forte desde a raíz eu costumo fazer progressiva mas só na raíz e de 3 em 3 meses. Além disso, da metade do cabelo até as pontas ele é muito ressecado.
    Não sei se devo lavar todo dia por ele ser muito ressecado, não sei quais produtos de cabelos ajudariam a resolver todos esses problemas ao mesmo tempo. me ajudeem.

    1. Avatar de Ana Maria

      Quanto menos química melhor. No meu uso gelatina – recente – babosa, passo nos fios antes de lavar, deixo cerca de uma hora, misturo com óleo de alecrim às vezes. Nada de progressiva, selagens etc.
      Não pinto com tinta, apenas henna.

  23. Avatar de Elisete

    Beleza meninas vou tentar a gelatina sem sabor,já ouvi algumas pessoas dizerem que deu certo!!!

1 4 5 6

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva