Para a mulher que gosta de se cuidar

10 Motivos por que seus Cabelos estão Fracos, Finos e Ralos

Muitos aspectos de nosso estilo de vida — desde o que comemos até como penteamos os cabelos — podem afetar a aparência de nossos cabelos. Isso quer dizer que ter um cabelo mais forte e volumoso está nas nossas mãos. Conheça 10 formas de devolver a energia e aparência dos seus cabelos.

1. Banho Muito Quente

10 Motivos por que seus Cabelos estão Fracos, Finos e Ralos

Banhos quentes desidratam não somente sua pele, mas também suas fibras capilares. Isso leva a cabelos secos e quebradiços, que caem com mais facilidade. Quando a temperatura da água é muito alta, você remove os óleos de proteção dos fios e faz com que os poros do couro cabeludo produzam um excesso de óleo para reposição, o que danifica a raiz e leva a ainda mais queda. Portanto, habitue-se a diminuir a temperatura do chuveiro na hora de enxaguar o shampoo.

2. Secador Muito Quente

10 Motivos por que seus Cabelos estão Fracos, Finos e Ralos

O ar do secador, quando em temperaturas muito elevadas, danifica as proteínas de seu cabelo, assim como a sua cutícula protetora. Uma vez que a cutícula esteja danificada, o equilíbrio de hidratação é perdido, e seu cabelo fica mais propenso à queda. Limite o uso do secador a no máximo duas ou três vezes por semana, e use a opção de ar menos quente. Além disso, utilize sprays de proteção contra calor, que criam uma barreira térmica protetora.

3. Dietas Radicais

10 Motivos por que seus Cabelos estão Fracos, Finos e Ralos

Dietas muito restritivas (ou alimentação muito pobre) fazem o seu organismo dirigir a energia (o pouco que tem) para funções essenciais — como para o funcionamento de seu coração e cérebro — e não para fabricação de cabelo. Tanto isso é verdade que um dos principais sintomas da anorexia é a queda de cabelos grave. Então, tenha uma dieta saudável, com muita proteína magra, como as presentes no peixe, frango, lentilhas e feijão. Proteína é o ingrediente essencial de seu cabelo, então, para cabelos maravilhosos, é primordial ingerir o suficiente.

4. Falta de Cuidado com Cabelos Molhados

10 Motivos por que seus Cabelos estão Fracos, Finos e Ralos

O momento em que nossos fios estão mais frágeis e propensos à quebra é quando estão saturados com água. É nesse momento que a cutícula protetora está mais "levantada", ou "aberta". Escovar os cabelos molhados, ou enxugar com toalha de forma agressiva é um prato cheio para o enfraquecimento dos fios. Ao lavar o cabelo, preocupe-se em desembarassá-lo antes de secar, ainda no chuveiro. No momento de secar com a toalha, procure fazer movimentos suaves. Se possível, utilize uma toalha bem macia. Espere secar um pouco antes de pentear o cabelo para evitar que ele se quebre.

5. Cabelos Muito Presos

10 Motivos por que seus Cabelos estão Fracos, Finos e Ralos

Se você usa rabo de cavalo ou trança apertada, cuidado: esse estilo de cabelo causa tensão excessiva sobre os folículos pilosos, danificando-os e criando microcicatrizes que os destroem de forma definitiva. Isso pode levar a alopécia por tração (puxamento dos fios), uma condição que torna impossível o crescimento do cabelo. Por isso, solte-se! 🙂 Tente usar seu cabelo solto mais vezes. Especialmente durante o sono, pois tracionar o fio contra o travesseiro pode causar ainda mais atrito. Se você amarrar seu cabelo atrás, procure deixá-lo menos apertado (se você sente sua pele sendo puxada, precisa soltar mais).

6. Laquês e Produtos de Longa Duração

10 Motivos por que seus Cabelos estão Fracos, Finos e Ralos

Se você utiliza produtos como spray fixador ou laquê, cuidado. Esses produtos normalmente são ricos em álcool, que torna o cabelo seco e quebradiço. Quando você pentear ou escovar o cabelo, esse resíduo faz com que o cabelo quebre e caia. Evite todo e qualquer produto que torne o cabelo duro ou pegajoso. Em vez disso, opte por soluções mais suaves, como cremes, que mantêm a umidado do cabelo intacta e não criam atrito durante a escovação.

7. Escova Progressiva

10 Motivos por que seus Cabelos estão Fracos, Finos e Ralos

Fazer uma alteração na estrutura do fio (alisar ou relaxar) sempre trará um dano ao cabelo. A diferença está em quanto tempo este fio se restabelece. Alguns processos ‘selam’ o fio de maneira que este não consegue absorver a hidratação e resseca. O resultado são cabelos pesados, opacos e cheio de fios arrebentados. Como eles perdem proteínas e aminoácidos os fios acabam ficando mais finos.

8. Coçar a cabeça

10 Motivos por que seus Cabelos estão Fracos, Finos e Ralos

Coceira no couro cabeludo (como a causada pela caspa) pode resultar em enfraquecimento dos cabelos, devido aos danos induzidos pela fricção. Uma vez que a cutícula se danifique, a fibra do cabelo ficara suscetível à quebra. Para resolver o problema, utilize algum shampoo que contenha selênio ou piritionato de zinco. Esses componentes normalmente estão presentes em shampoos anti-caspa. Se as opções comercializadas não funcionarem, seu dermatologista pode oferecer outras opções, como prescrever um shampoo antifúngico, por exemplo.

9. Falta de Proteção Solar

10 Motivos por que seus Cabelos estão Fracos, Finos e Ralos

Mesmo para aquelas que já estão bem conscientes do uso do protetor solar na pele, é comum esquecer que os cabelos também precisam de proteção! A exposição prolongada a raios UV tiram toda a força e elasticidade dos seus cabelos. O sol excessivo provoca a o enfraquecimento e quebra das camadas das cutículas, levando a cabelos quebradiços e à eventual queda dos fios. Portanto, utilize algum recurso para proteger seu cabelo do sol forte: use leave-ins com protetor solar, ou também chapéu (sempre lembrando de "guardar" o rabo de cavalo, se for o caso).

10. Não lavar o cabelo o suficiente

10 Motivos por que seus Cabelos estão Fracos, Finos e Ralos

Principalmente com a chegada dos shampoos a seco, é fácil ficar vários dias sem lavar o cabelo. Esse recurso é muito conveniente, mas tem que ser usado em moderação. O acúmulo de produtos por muito tempo pode causar caspa excessiva, e ainda entope os folículos pilosos, podendo dificultar o crescimento dos cabelos. Não há nada de errado em "pular" um dia de lavagem. É importante lavar os cabelos um dia sim, um dia não, especialmente se você está suando muito ou usando muitos produtos no cabelo. Para evitar o ressecamento, procure também utilizar shampoos sem sulfato.

E você, possui os fios finos e fracos? O que faz para melhorar?

160 comentários para “10 Motivos por que seus Cabelos estão Fracos, Finos e Ralos”

  1. Avatar de Elaine Mariano

    O meu está fino e acho que é porcausa de uma progressiva que fiz, acabou com meu cabelo, como me arrependi, nunca mais faço nada agressivo, queria tanto meu cabelo encaracoldo de volta…

    1. Avatar de Viviane Gonçalves Mariano

      Elaine, fiz e faço progressiva em meus cabelos, e não me arrependo. Uma vez fiz progressiva de álcool aquela que falam que é sem formol, meu cabelo ficou muito quebrado e fraco, fiz então uma hidratação com queratina em cápsula dentro do creme tressemé,fiz uma boa massagem deixei agir por 30 minutos sem a touca. Consegui restaurá-los, mas faço hidratação uma vez por semana para ajudar na hidratação e recuperação dos fios e procuro me alimentar bem com legumes, frutas e gosto muito de feijão, e faço o uso de colágeno hidrolisado onde ajuda e muito na melhora dos cabelos. BJs

      1. Avatar de Adriana

        Essa hidratação com queratina que vc fez, foi na época ou vc faz até hoje?

  2. Avatar de Eliete

    Amei o artigo, meu cabelo está mais fino e sensível, estou tentando descobrir o que é, o artigo deu algumas dicas boas…

    1. Avatar de Simone

      O MEU ESTAVA ASSIM E DESCOBRI QUE ERA HORMONIOS ANDROGENIOS E CISTO, ENTÃO AGORA QUE ESTOU FAZENDO TRATAMENTO MEUS CABELOS VOLTARAM AO NORMAL.

  3. Avatar de Camila

    Eu estou usando uma loção capilar para fortalecer os fios, pois andam caindo e estão mais frágeis, vamos ver se melhora…. bem legal esse post

  4. Avatar de Suzana

    Estou tendo problemas com afinamento, deve ser pela progressiva que fiz há 2 meses…

  5. Avatar de Evelise

    Adoro usar um laquê, assim mantem minha escova por mais tempo, ams não sabia que era tão prejudicial.

  6. Avatar de Flavinha

    Gostei muito do posts de hoje!

  7. Avatar de Adry

    Vou lembrar de proteger os fios, pois logo vou para praia

  8. Avatar de Luana Barreto

    Estou com uma queda de cabelo bastante intensa,estou usando o Pantogar,a 1 mês e ainda não pude ver nenhum resultado.Tento me alimentar o melhor possivel,gostei bastante da materia.

    1. Avatar de Ilka De Azevedo Silva

      O meu cabelo so parou de cair quando tomei Centrum 3 meses seguidos. Pantogar, Haar Intern e outros não me serviram para nada. Depois do Centrum meu cabelo parou de cair e quebrar.

    2. Avatar de Selma Araujo

      Associe o Pantogar a minoxidil 2% ( loção que vc manda manipular e aplica 2x dia 20 gotas no couro cabeludo e massageia ) que verá resultado mais rápido.

  9. Avatar de Natty

    Este Post é muito bom , amei! Vou seguir as dicas! 😉

  10. Avatar de Cíntia

    gostei do artigo, o meu melhorou muito depois que comecei hidratá-lo, hoje sinto-o mais macio e até cresceu.

  11. Avatar de Vera Lucia

    adorei as dicas principalmente, no que refere as lavagens .

  12. Avatar de Meire

    Uso secador o tempo todo, meu cabelo está quebrando e frágil, deve ser isso

  13. Avatar de Manuelle

    Lavo meus cabelos todos os dias, tenho pavor que ele fique oleoso… porém noto mais sensível.

  14. Avatar de Mônica

    adorei as dicas, ainda mas por que meu cabelo é muito grande então o cuidado é dobrado e muito mas trabalhoso , mas adoro meu cabelo grande já cortei e não me acostumei

  15. Avatar de Alessandra

    MATERIA MUITO INTERESSANTE. Fiz uma selagem sabado agora, dia 30/11, a da JOICO, e nao deu certo, saiu TUDO, TUDO. Liguei pra minha cabeleireira e vamos ter q refazer, mas vamos fazer a de ARGAM, a q sempre usei, confesso q estou com muito medo de danificar meu cabelo, mas do jeito q esta, nao da. Vamos esperar dar uns 15 dias para refazer. TROÇAM POR MIM!!!!

  16. Avatar de Danubia

    Olá meninas, tb tenho o cabelo fino e frágil, deve ser muita descoloração, secador, chapinha e tb lavo na água quente, meu objetivo é cuidar melhor das madeixas

  17. Avatar de Silmara

    Sim, o meu é devido a escova progressiva, está fininho, fininho

  18. Avatar de Adriana

    Muito bom, excelente post!

  19. Avatar de Ilane

    Uso o Shampoo, Condicionador e o Gel Capilar da marca AlphaAloe, todos com alta concentração de Aloe Vera ( babosa). Compro na Loja Gran Natural wwww.grannatural.com.br.

    Recomendo a todos, pois o meu cabelo ficou mais bonito e forte.

    1. Avatar de Luciane

      Nunca ouvi falar nesse shampoo

  20. Avatar de Juliane

    Ameiiiii as dicas…Eu já havia reparado,quando lavava meu cabelo com água quente ele ficava seco,e os cachos não definia ficava horroroso.Eu gosto muito de hidratá-lo, e dá banho de brilho! 😉 😉 😀

  21. Avatar de Kelly

    Uma vez eu fiz uma dieta tão restrita que tive uma queda de cabelos terrível, nunca mais…

  22. Avatar de Luciane

    Já fiz muitas besteiras com meu cabelo, hj não faço mais, agora até que está bom, mas eestou cuidando bastante. Bom esse artigo para nos alertar

  23. Avatar de Marisa

    Tenho cabelo super fino e bem pouco. Minha nutricionista receitou Exsynutriment – é excelente e associado a colágeno hidrolisado tem sido minha salvação, tem um mone de cabelo novo nascendo… pesoa feliz!!!

    1. Avatar de Goretti Solino

      Onde encontro esse exsynutriment? Grata e Bjos

  24. Avatar de Beatriz

    🙁 🙁 to mega triste com a situaçao do meu cabelo, super fraco, super ralo, super fino nao vai para frente d jeito nenhum, ja pensei seriamente em raspar a cabeça p começa do 0 to até depre, pf me ajudem

    1. Avatar de Viviane

      😮 faça hidrataçao cm babosa cm creme e bata no liquidificador tire a casca ta, é muito bom, e evite pintar muito e evite agua quente,na hora de lavar o coro da cabeça esfregue o cabelo cm as ponta dos dedo em movimentos circulares, e a parte de baixo cm se estivesse pentiando o cabelo, evite prender ele molhado, evita produtos quente cm o cabelo molhado chapinha, secador de preferencia chapinha e bebilis use cm eles quase secos.

    2. Avatar de Jessica

      Não fica triste não, tente cuidar do seu cabelo em casa mesmo, fazendo bastante hidratação. Compre uma loção capilar para fortalecer os fios, eu uso a loção de jaborandi da Bio Extratus

  25. Avatar de Glaucia

    Meu cabelo está afinando mesmo, acho que é o tempo… muitas tinturas e secadores ao longo dos anos

  26. Avatar de Adriana Prado

    Entre estes cuidados, só não tenho cuidado com a proteção solar dos cabelos como cuido da pele. No mais, acho que está tudo certinho.

    Beijo

  27. Avatar de Carla Mello

    o bom é fazer uma hidratação uma vez por semana com uma mascara boa. eu ultimamente ando relaxando……agora resolvi comprar uma que adoro e recomendo é o da novex broto de bamboo, coloca e deixa uns 20,30 min.deixa o cabelo muito hidratado, bem sedoso!!!

  28. Avatar de Elaine

    Mais e a cauterização?Ela tmb resseca os cabelos?Ou eu posso confiar que eh uma super hidratação?

    1. Avatar de Hilma

      O MELHOR TRATAMENTO PARA CABELOS FINOS E QUEBRADIÇOS ,E O RECONSTRUTOR ESQUECE CAUTERIZAÇÃO,POIS EXCESSO DE CAUTERIZAÇÃO DEIXA OS FIOS DO CABELOS MAS FRACOS E QUEBRADIÇOS O RECONSTRUTOR É O MAS INDICADO ,E NÃO DEIXE DE CONSULTA UM BOM DERMATOLOGISTA ,JÁ MARQUEI O MEU NA CLINICA LESTE COM O DOUTOR IVAN ,LÁ ELES PASSAM A LOÇÃO E O SHAMPOO PARA TIRAR OS ASPECTO FINO E QUEBRADIÇO E DEPOIS DE UNS QUATRO MESES ELE PASSA A LOÇÃO PARA O CRESCIMENTO E ESQUEÇA QUIMÍCA POR ALGUM TEMPO ,BOA SORTE.

  29. Avatar de Jessica

    Preciso lavar os cabelos todos os dias argh, detesto cabelo oleoso, eu sei que o ideal seria não lavar… mas prefiro lavar. Boas dicas!

  30. Avatar de Persefone

    Eu as vezes fico a semana inteira sem lavar o cabelo, pelo jeito não presta né…

  31. Avatar de Maria

    Usar óleo de argan é saudável?

    1. Avatar de Ju

      Depende do óleo de argan, comprei da marca embelleze e não ajudou em nada, depois comprei da moroccanoil e fez milagres no meu cabelo.

  32. Avatar de Elisangela

    Amei esse artigo, só me fez notar que não cuido dos meus cabelos, faço tudo errado depois não posso reclamar que ele está fraco e fino. Vou mudar

  33. Avatar de Celia

    Adoro receber suas dicas, são mesmo muito boas . Gosto também de ler as dicas dos comentários que sempre me ajudam, principalmente no item hidratação, pois fiz quimio e meus cabelos ficaram diferentes…beeeem secos e enrolados, claro, não é o fim do mundo, pq hidratando, aos poucos ele já está melhorando.. Muito obrigada !

  34. Avatar de Rita Almeida

    🙁 Tive uma queda muito intensa, a 1 ano, fiz uns exames e era falta de ferro, não chegava ser uma anemia. usei uma loção e tomei reposição de ferro, melhorou bastante. Aconselho se a queda persistir deve procurar um médico pois pode ser até tireoide. bjs

  35. Avatar de Lígia

    Faço progressiva e pinto porque tenho fios brancos e muito, estou usando, Sistema repositor de massa capilar e queratina da Amend Gold Black, perfeito os cabelos ficam maravilhosos e para dar uma forcinha, uso um tônico capilar de Copaiba e Andiroba da marca Metamorfose, que promete um efeito fortalecedor e descongestionante, combinação perfeita!! super indico.

  36. Avatar de Rossane

    Muito bom! Eu estava maltraando e meu cabelo estava afinando, mas agora está tudo bem, gostei do post vou vai me ajudar sempre estar alerta e não fazer bobagem.

  37. Avatar de Maria Jose Mendes Dornellas

    Sempre procurei deixar os meus cabelos fortes e saudáveis.mas algum tempo fiquei com depressão e ele ficou horrível,ressecado, sem brilho,caindo muito,realmente sem vida.Fui emediatamente procurar uma ajuda,e hoje graças a DEUS melhorou bastante esta como eu queria lindo e saudável.

  38. Avatar de Lúcia Helena

    Nao consigo entender porque meu cabelo ta caindo tanto, não faço nada de errado a nao ser pintura de mes em mes, pois ja estao branco demais. o que faço?

    1. Avatar de Selma Araujo

      Lúcia, qual a sua idade? pergunto pq também tenho muitos brancos desde os 30 anos, sempre pintei o cabelo com produtos de qualidade mas quando entrei na menopausa começou a afinar e cair muito. Não tinha nada a ver com a tinta e sim com a fase da vida, o médico pediu uns exames para ter certeza e comecei a tomar Pantogar e aplicar Minoxidil, melhorou muito. Também tem que observar a dieta ( precisa comer coisas boas todo dia) e a medicação tem que usar por bastante tempo, anos mesmo que a menopausa demora … mas é isto, tudo tem jeito. AH, e a conselho do médico tenho observado a cabeça das mulheres depois dos 40 … vai ficando ralinho o cabelo mesmo então o jeito é lutar com todas as armas.

      1. Avatar de Silvis

        Muito

  39. Avatar de Doralice

    Ótimo post!

  40. Avatar de Ana

    oiiiii
    bom faço alisamento de 6 em 6 meses, por isso tenho cuidado em dobro com meus cabelos, não vou falar que o alisamento é um processo q não agride os cabelos , mais se cuidados de forma correta vc não irar ter nenhum problema, faço hidratação 2 x na semana e uso queratina 1 x na semana, quando vou malhar passo o óleo extraordinario da Elseve
    (L´Oreal)
    È otimo ajuda os cabelos nao quebrarem quando estiver preso.

    Uma dica meninas: quando estiverem praticando alguma atividade fisica, tentem prender os cabelos mais alto que puderem, dessa maneira vcs evitaram que os cabelos tenham contato com o sal que através do suor é eliminado do nosso corpo.

  41. Avatar de Ana

    Ja iria esquecendo> faço hidratação 1 x na semana como?

    lavo os cabelos com shampoo sem sal 2x, depois passo a mascara de hidratação ( muito importante lembrar que para quem faz alisamentos , pintura , quimica em geral nos cabelos , sempre use mascaras de hidratação ou mascara reconstrutoras capilar)
    Depois massageio e ponho na touca térmica , deixo agir por 20 a 30 minutos.
    Depois retiro todo o produto, pego a toalha e seco um pouco o cabelo retirando o excesso de água, passo a queratina liquida mecha por mecha deixo agir por 15 minutos também na touca térmica, depois retiro todo o produto e finalizo com o condicionador.

    Depois de tudo feito seque o cabelo com uma toalha sem aperta-los, ainda com eles úmidos posso o creme de pentear ( so um pouco para os cabelos nao ficarem pesados) penteio com pente largo, espero secar, quando ja estao seco passo o Òleo extraordinario da Elseve Loreal (oleo de flores preciosas) penteio com uma escova , fica otimo , brilhoso e com um visual incrivel.

    Uma dica , quando forem dormir com os cabelos secos, penteie e coloque uma touca de meia, igual o pana de meia calça, da um efeito otimo nos cabelos .

  42. Avatar de Bianca Sallin

    Acho que eu preciso lavar meu cabelo mais vezes, ando tendo coceira e caspa, lavo a cada 3 dias… vou passar a lavar dia sim, dia não…

    Muito bom o artigo

  43. Avatar de Geralda

    Meus cabelos estão finos e quebradiços, será que é muita tintura? Faz muitos anos que pinto… quase não faço hidrataçao

  44. Avatar de Gilze Santana

    amei as dicas,umas eu ja sigo outras vou começa a seguir

  45. Avatar de Vânia

    Também gostei muito do post, como todos que tenho visto aqui.
    Meus cabelos também afinaram, mas no meu caso acho que é por problema de CN (Certidão de Nascimento)… rsrsrsrs
    Tenho percebido muita melhora depois que comecei a usar (“abusar”) dos óleos vegetais puros, tanto na umectação quanto na finalização.
    Tenho feito umectação com óleo orgânico de coco (cheirinho delicioso) e fico com ele a noite toda. E depois que descobri que o óleo de macadâmia oferece proteção térmica e o óleo de pracaxi funciona como um selante natural (além da proteção solar) , não fica sem eles na finalização dos meus cachos! 😎

  46. Avatar de Cláudia

    😀 Ótimo post!

  47. Avatar de Eliana Kamilos

    nao tenho muito cabelo,mas estou usando eximia fortalize,e melhorou muito eu recomendo,n tem contra indicaçao,vende em farmacias,uns 95 reais,podem tomar e muito bom!!!!!

  48. Avatar de Rosemeire Lapaz De Matos

    ADOREI as dicas um abraço

  49. Avatar de Maria José Santos Zambrota

    Sempre tive, cabelos finos e mais ralo na frente,na minha menopausa meu médico não quis
    me dar hormônio para evitar que engordasse, me passou gelatina natural em comprimidos,já faz 20 anos que tomo assim ele me mandou,hoje meu cabelo esta ralo por toda cabeça igual de minha mãe , será genético ? Hoje uso curto quando cresce ele aumenta o que devo fazer? Ma ajude por favor pois sou cabeleireira e não tenho quase nada de cabelo,uso curto ,ele é crespo,mesmo pouco só recebo elogios todos me dizem: Que lindo seu cabelo ,fico sem entender,pois tenho67 anos e ninguém me dá mais de que 40 anos,só uma mulher muito feliz e querida mais só meu cabelo,que queria uma solução.Espero que me ajude…Obrigada amiga…Com meu abraço.

  50. Avatar de Goretti Solino

    Amei o post super dicas.