Para a mulher que gosta de se cuidar

Como Cuidar dos Cabelos Pós Química?

Como Cuidar dos Cabelos Pós Química?

Você faz escova progressiva? Então você já sabe que é preciso tratar os fios adequadamente para mantê-los saudáveis, não é?

No início, o resultado da progressiva é perfeito, as perdas são invisíveis: com o tempo, o cabelo fica mais propenso a perder água e massa. Nutrientes vitamínicos, queratina, aminoácidos, proteínas e outras substâncias estruturais também são perdidas. É preciso fazer todas as reposições necessárias para que ele não vá ressecando e perdendo a vitalidade com o tempo.

Cuidados com os Cabelos Pós Progressiva

Para recuperar o cabelo quimicamente tratado, hidratação nunca é demais. Mas, se a máscara utilizada tem queratina, é preciso usar com moderação, já que o excesso da substância endurece o fio. Produtos que prometem cauterização e nanoqueratinização capilar devem ser aplicados sob orientação de um profissional, pois somente ele sabe a quantidade certa e a hora de usar. Normalmente, os cosméticos vendidos diretamente ao consumidor são menos concentrados. Como a maioria das pessoas não sabe a dosagem correta, dessa forma evita-se um pouco os excessos.

É comum ouvir por aí que o shampoo sem sal ajuda a manter a escova progressiva por mais tempo. Porém, essa formulação não existe. Na verdade, todo shampoo tem sal. Mas alguns têm menos quantidade da substância na formulação. O fator mais importante a ser observado é o pH do produto.

As químicas da escova progressiva são alcalinas e desencadeiam alterações no pH natural do cabelo, que é ácido (variando de 4,5 a 5,5). O cosmético utilizado deve seguir esse padrão para manter as características naturais e saudáveis, pois a alcalinidade favorece a abertura das cutículas.

Como Cuidar dos Cabelos Pós Química?

Cabelos Quimicamente Tratados

Como evitar que os fios com química fiquem quebradiços e opacos?

  • Após qualquer alteração química, os cabelos não serão os mesmos. Além de cuidados específicos no dia-a-dia, é necessário refazer a escova progressiva periodicamente para manter os resultados alcançados.
  • Utilizar produtos indicados pelo cabelereiro auxilia na manutenção dos fios  e do  tratamento. Outra maneira de deixar o cabelo sempre lindo, é a maneira com que se lava. O ideal é massagear a raiz, para manter a oleosidade natural e passar o condicionador a uns três dedos da raiz para baixo.
  • Use shampoo com pH neutro e sem corante. Outra opção são os shampoos infantis, quando o produto utilizado na escova tiver pequena quantidade de formol. Depois de fazer a escova progressiva, não é recomendado usar shampoo para cabelos danificados, ressecados, anti-frizz ou anti-resíduos de limpeza profunda, pois eles aceleram a retirada da química dos fios, fazendo com que a escova dure menos tempo nos cabelos.
  • Você pode usar também shampoos para cabelos tingidos, com química ou relaxamento, feitos para não retirar a pigmentação dos fios e mais nutritivos, prolongando o efeito da progressiva. Procure seguir a mesma linha de tratamento quando for escolher o condicionador.
  • Antes de secar os cabelos com secador, não esqueça de proteger os fios com um leave-in (sem enxágue) com proteção térmica: isso vai evitar que o produto da escova progressiva seja retirado.
  • Não durma com os cabelos molhados, isso modifica a estrutura dos fios. A situação ainda piora se dormir com os cabelos presos: como eles ficam mais elásticos por causa da progressiva, vão se quebrar com muita facilidade e ficar todos marcados. O ideal é secar corretamente antes de dormir.

Um dos principais cuidados pós-progressiva é manter os fios bem hidratados. Após fazer a escova progressiva, os fios são encapados por uma película protetora, e isso impede a absorção de outros produtos pela cutícula do cabelo. Trate os fios com queratina entre 10 e 15 dias antes de fazer a progressiva. Assim, o fio é impermeabilizado com a queratina, mantendo o cabelo hidratado.

Depois de um mês, os cabelos começam a perder a capa protetora da progressiva e a hidratação passa a fazer efeito outra vez.  Aplique semanalmente cremes que contenham ingredientes na composição como lanolina, aloe vera, proteínas da seda e ceramidas, que ajudam a manter a umidade e hidratação natural dos fios. Se não puder ir ao salão, faça a hidratação em casa mesmo. O importante é não deixar os cabelos desidratados.

Produtos para Cabelos com Química

Spray para pentear Dove Pós-progressiva
Shampoo e Condicionador pós-química, Head & Shoulders
Shampoo e Condicionador Intensificador Pós Progressiva, Amend
Liso Raízes Pós-química, Garnier Fructis
Natura Plant Revitalização Pós-Química Creme Dia & Noite
Linha X-Tenso Care, L'oréal Professionnel
Shampoo e Condicionador Pós-progressiva, Vult
Shampoo sem sal e Condicionador Relaxados ou Alisados, Phytoervas

E você? O que faz para manter sua progressiva intacta?

85 comentários para “Como Cuidar dos Cabelos Pós Química?”

  1. Avatar de Flavinha

    Fiz progressiva a 3 meses, só me arrependi, meu cabelo está muito detonado, fino, quebradiço e está até caindo mais, mas agora com essas dicas vou cuidar melhor.

    1. Avatar de Amanda

      Tive a mesma experiência a uns 6 meses atrás… e mesmo assim, optei por tentar encontrar alguma linha ou produto de hidratação que pudesse ser uma solução definitiva para o pós-química do meu cabelo, o segredo é realmente HIDRATAR, hidratar… e hidratar!

      Conheci a Máscara de Hidratação da SENSCIENCE, ela se chama Inner Restore Intensif e posso afirmar que no meu cabelo o produto foi um verdadeiro “divisor de águas”, o resultado é impressionante… e a linha dispensa comentários. Senscience é dos laboratórios Shiseido.

      Pra quem quer a dica, compro meus produtos da Senscience sempre pelo site do http://www.sacolao.com

      Abs.

      Amanda.

  2. Avatar de Milena

    Fazer progressiva é roubada, fiz a 4 anos e me arrependi até o ultimo, hj meu cabelo está natural, ondulado mesmo.

  3. Avatar de Maria.m

    Na minha opinião, fazer progressiva é para quem tem muito volume, mas muito mesmo, pois seu cabelo diminui e fica fino, quem tem pouco cabelo não pode fazer. Tenho uma amiga que fez e quase perdeu todos os cabelos. Vejam bem com quem vão fazer.

  4. Avatar de Jéssica

    Quase fiz progressiva umas 3 vezes, mas sempre desisti, agora já tomei a decisão de não fazer… 🙂 🙂 🙂

  5. Avatar de Mila

    Obrigada! Pedi tanto por esse post, vai me ajudar muito.

  6. Avatar de Andresa

    ótimas dicas, amei o post

  7. Avatar de Andreia X

    Faço progressiva a 2 anos, mais ou menos uma vez por ano… meu cabelo já é liso, mas ajuda, eu gosto, nunca tive problemas, mas cuido muito, sempre faço hidratação com queratina;

    Achei esse post excelente.

  8. Avatar de Janaína

    Gostei muito da dica do pH, não sabia… vou cuidar melhor dos meus fios agora, valeu.

    1. Avatar de Elisângela Maciel

      Eu fiz progressiva uma vez e ficou muito bom, pois meu cabelo é daqueles bem cacheados a cabeleireira que fez cuidou muito bem dele e me indicou produtos certos para que eu usasse.

  9. Avatar de Mila

    Fiz progressiva mas não faço nunca mais. Meu cabelo ficou fino e quebradiço, mesmo fazendo hidratação e cuidando dos fios.

    1. Avatar de Mariana

      Então certamente vc não fez com um bom profissional, quando é bem feita, nunca dá problemas.

  10. Avatar de Anamaria

    Não sei como ainda ha á quem faça progressiva.

  11. Avatar de Lisandra

    Oi meninas, eu faço e sempre deu certo, amei as dicas, vou cuidar melhor.

  12. Avatar de Julia

    Oie , faço progressiva há 5 anos e não ,e arrependo , mas a ultima não foi um bom resultado =( ( o fio ficou mais fino e a duração não foi a mesma , isso porque faço hidratação 2 vezes na semana e só seco o cabelo com secador além de usar o reparador de pontas e fazer reposição de queratina a cada 30 dias 🙂
    Faz mais ou meno 1 mês que fiz uma escova de Argan para redução de volume com o produto MAXILINE, gostei muito do resultado .
    Espero que tenha ajuda vocês ..

  13. Avatar de Jeanne

    É um absurdo o fato dos fabricantes e cabeleireiros nunca informarem o princípio ativo do alisamento ou redução de volume. Faço há muitos anos devido ao volume, mas por duas vezes entrei em roubada. Na primeira pareceu uma escova definitiva, que só saía com o crescimento e corte do cabelo. Fiz semana passada uma “redução de volume” com um produto da marca Sweet Hair com uma cabeleireira nova – super bem indicada, já que mudei de cidade. O produto ficou 20 minutos no cabelo, após ser lavado com anti-resíduo. Depois foi lavado, escovado e chapinha. Ficou uma palha! Desvitalizado, com as pontas esticadas, quando eu lavo embaraça tudo, perdeu o brilho, tem um cheiro estranho que não saiu ainda, parece que afinou, sei lá! Tem uma semana e estou preocupada. Está dando trabalho. Segundo a cabeleireira o produto agia através de “aminoácidos” (que bomba é essa que não é a base da proteína?). Muito creme, óleos, modelagem nas pontas, para ficar mais ou menos, aff…

    1. Avatar de Anna

      Gata, isso que fizeram em você está com cara de relaxamento, o formol (quando aplicado adequadamente) não dá esse efeito. Meu cabelo ficava exatamente da maneira que você descreveu quando eu relaxava.

  14. Avatar de Eliane

    Sempre faço progressiva.
    Adorei as dicas.
    Beijos 😛

  15. Avatar de Renata

    Boa tarde!
    Gostaria apenas de fazer uma correção o ph de progressivas(aquelas de efeito temporário) e pH ácido entre 0.8 e 2,0 e não alcalino como foi citado.
    Ficou muito boa as colocações feitas a respeito dos tratamentos.
    O usuário destes métodos deve entender o funcionamento antes de escolher qual utilizar.
    Ex: Progressivas com formol deixam os cabelos perfeitos, porém seu cheiro é conhecido ate por quem nunca teve contato com o produto e com o tempo o cabelo perde a capacidade de reter água.
    Progressiva com ácido glioxílico, Carbocisteína, aminoácidos… São ótimas para cabelos que nunca utilizaram tioglicolato de amônia, reduzem o volume, mas muda a cor de cabelos descoloridos (isso é facilmente resolvido com um bom matizador), mas o cheiro não é agradável mesmo, mas só é percebido quando cabelo esta molhado.
    Alisantes tem pH alcalino entre 9 e 12.

  16. Avatar de Shara

    Amei as dicas!!!

    Muito proveitosas!!

  17. Avatar de Raquel Delis

    Eu quase caí nessa de fazer progressiva, mas acho que não ia dar cero, eu só queria um cabelo mais liso, mas não queria diminuir o volume, prefiro assim mesmo, tantos casos de arrependimento…

  18. Avatar de Lady Daiane

    Amei a postagem, preciso muito seguir essas dicas

  19. Avatar de Sandra

    Eu uso a linha pós quimica da amend, é tão boa, amei

  20. Avatar de Ana Paula

    Boas dicas, faço progressiva a 1 ano e estou bem satisfeita, mas preciso cuidar melhor, os fios reclamam.

  21. Avatar de Gleice

    Excelente artigo! amei

  22. Avatar de Petra

    Além de estar fino, está quebrando, que peninha do meu cabelo, vou seguir essas dicas de hidratação, progressiva nunca mais

  23. Avatar de Cris Almeida

    eu já fiz progressiva a um certo tempo atrás, como diz acima no post fica “bom”, mas com o passar do tempo não ficou mais, ai eu aproveitei que estava querendo engravidar, deu certo rs ai parei de fazer a progressiva e meu cabelo ja esta bem ondulado, MUUUUITAS PESSOAS DIZIAM QUE NUNCA MAIS TERIA MEU CABELO ONDULADO, graças a Deus está dando muito certo e faço hidratação direto!

  24. Avatar de Larissa

    Oi meninas, amei esse blog, muita coisa legal, amei as dicas de cuidados com os cabelos.

  25. Avatar de Adriana

    Muito bom! Já fiz muitas vezes, hj não faço mais, meu cabelo ficou bem detonado depois de fazer muito, hj estou satisfeita com meu cabelo, mas sinto que preciso cuidar mais….

  26. Avatar de Karlasamara

    Fiz mechas e progressiva da alfaparf resultado corte químico, agora estou desesperada a raiz necessita de retoque mais tenho medo ,gostaria muito de um post sobre corte químico!

  27. Avatar de Mariana

    Faço progressiva umas 2 vezes ao ano, conheço bem minha cabelereira, ela é super profissional e faz toda diferença, uso só produtos autorizados. Nunca tive alergia, coceira ou queda.
    Gostei muito dos conselhos de cuidados.

  28. Avatar de Natália

    Eu fiz só na frente onde os cabelos crescem arrepiados …ameiiiiiiiiii 😛

  29. Avatar de Letícia

    Olá! Eu queria muito esse artigo, agradeço imensamente.

  30. Avatar de Jerusa

    Depois que fiz progressiva, a qualidade do fio piorou, mas tem que cuidar muito, seguindo as dicas do post dá para ficar com o cabelo bem saudável.

    Faço hidratação toda semana e as vezes com queratina.

  31. Avatar de Patrícia Da Matta

    Essa linha da Dove pós progressiva é muito boa, estou usando.

  32. Avatar de Karla

    Acho q quem nao gosta/gostou de progressiva,pode ter feito c mau profissional,ou uso de produtos ruins.Ah e tem gente q faz uma progressiva atras de outra.Ai nao ha cabelo q agüente mesmo.Progressiva pra mim nao e p alisar,mas para acentar mais os fios.Eu adoro e faco no maximo duas vezes ao ano.

  33. Avatar de Adriana Paula

    Eu amei o post, pois fiz progressiva no cabelo. as dicas são ótimas.

  34. Avatar de Gildinha

    Nossa era tudo que eu precisava, fiz progressiva semana passada por enquanto estou amando o resultado.

  35. Avatar de Ana

    faço progressiva a quase 7 anos, e amo meus cabelos,tenho um excelente resultado, faço de 6 em 6 meses.
    Mais é claro que quem passa por esse processo, tem que ter um cuidado todo especial, cuidar antes durante e depois .
    usar sempre produtos a base de queratina, fazer uma boa hidrataçao, e uma cauterização.

  36. Avatar de Ana

    obs: é natural que com o passar do tempo , os cabelos que passam por esse processo fiquem finos , nesses casos é recomendado usar um repositor de massa, produtos a base de tutano.

  37. Avatar de Diva

    Depois de muita tintura no cabelo(vermelha) meu cabelo ficou detonado, mudei de tintura e de cor mas ele ainda continua com aspecto de “palha ” estou fazendo hidratação e vou seguir essas dicas.

  38. Avatar de Cidinha Cardoso

    😆 Queri saber o nome do esmalte que a moça esta usando é azul mas o nome queia saber .e a marc a .Mas adorei a matéria parabéns foi muito util pra mim…..

  39. Avatar de Marta

    Nada como frequantar um blog legal, a gente faz tudo errado mesmo.

  40. Avatar de Rosangela

    faço progressiva de 3 em 3 meses, minha raiz é muito crespa, acho muito bom, sou fã da progressiva 😀 😀 😀

  41. Avatar de Luisa

    Gostaria muito de fazer, mas tenho medo, pois já não tenho muito volume…

  42. Avatar de Marinna

    O shampoo de criança não é sob hipótese alguma indicado para quem faz progressiva, pois o seu PH é de 7,2, o mesmo PH da lágrima das crianças, pois isso não causa irritação/ardência nos olhos.
    Produtos de manutenção com PH acima de 5,5 abra a cutícula do cabelo eliminando o conservante.

    1. Avatar de Marinna

      * corrigindo – abre a cutícula do cabelo.

    2. Avatar de Luciane

      Eu uso shampoo de criança é bem menos agressivo, mas não tenho química no cabelo.

  43. Avatar de Andreia Lima

    Essa linha X tenso é maravilhosa, eu uso.

  44. Avatar de Roberta

    Faço escova progressiva a muitos anos, hj em dia fica bem melhor do que quando comecei a fazer. Sou fã

  45. Avatar de Wania

    Meninas!!!!

    Progressiva e fria, fria e fria….No início é Bala…só que com o tempo nào há cabelo que resista e conta bancária também rsssss

  46. Avatar de Luciane

    Prefiro mil vezes meus cabelos ondulados a fazer progressiva, minha irma fez, coitada estragou o cabelo.

  47. Avatar de Fabiana

    Faço há 7 anos (a cada 6 meses) e nunca tive problemas, e olha que tenho luzes nos cabelos. Sem dúvida um ótimo profissional faz toda a diferença bem como o tratamento com produtos apropriados pós-progressiva.

  48. Avatar de Ivanilda

    FAÇO PROGRESSIVA A UNS 7 ANOS ,FAÇO DE 3 EM E MESES ADORO ,MAS EU CUIDO BEM DELES AGORA COM ESSAS DICAS VAI FICAR MELHOR AINDA.

  49. Avatar de Camila

    Amei os produtos e as que você recomendou também
    beijos 😛

  50. Avatar de Ana

    Excelentes dicas para química no cabelo! Uma boa maneira também é utilizar material de qualidade como a Prancha Nano Titanium