Os efeitos da cafeína dentro do nosso organismo já são hoje melhor compreendidos pela ciência. Os benefícios ou prejuízos vão depender de um detalhe: a dose. Dependo da quantidade pode ser um santo remédio, ou então um veneno.
A cafeína é um composto químico classificada como alcaloide; é uma substância principalmente extraída das plantas e pertence ao grupo das xantinas.
A cafeína pode ser classificada como sendo uma substância lipossolúvel, que tem como característica ser de rápida absorção pelo trato gastrointestinal, com 100% de biodisponibilidade para o organismo.
Benefícios da Cafeína
- Melhora o cansaço físico
- Melhora concentração e estado de alerta
- Diminui a fadiga mental
- Pode funcionar como um leve antidepressivo
- Melhora o desempenho nas atividades físicas
- Possui efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo (transforma a gordura em fonte de energia)
- Melhora o humor
- Atua no controle do peso
- Pode ajudar no tratamento de diabetes
A cafeína também pode ser especialmente benéfica para pele e cabelos; confira o post Benefícios da Cafeína para a Beleza.
Como a cafeína age no corpo?
Após ser absorvida e metabolizada no fígado, a substância percorre todo o corpo e atua sobre todos os sistemas do organismo por um período de tempo que varia entre 4 e 6 horas. Ligando-se às células nervosas, ela age sobre o sistema nervoso central, estimulando a concentração, melhorando o humor e diminuindo a sensação de fadiga após a atividade física e mental.
Ao estimular o sistema nervoso, faz algumas funções do organismo, como o metabolismo basal, por exemplo, ficarem aceleradas. Essa aceleração aumenta a produção de suco gástrico e facilita a digestão. Também faz as glândulas suprarrenais produzirem mais adrenalina que, quando despejada na corrente sanguínea, deixa o corpo todo em estado de alerta.
Com essa ação sobre o sistema nervoso central, a cafeína inibe e bloqueia os efeitos da adenosina. Desta maneira, a força dos músculos esqueléticos é acentuada, há melhora do estado de alerta e diminuição da sensação de fadiga. É uma substância de alto potencial ergogênico, que aumenta consideravelmente o potencial para a prática esportiva ou física.
Com a cafeína, aumenta também a concentração de beta-endorfinas. Com isso, pode diminuir a sensação de dor. Isso faz com que exercícios mais intensos e extenuantes possam ser feitos por mais tempo.
Quanto consumir de cafeína por dia?
A sugestão de estudos é que não devemos ingerir mais de 300 mg por dia (alguns estudos sugerem no máximo 200 mg/dia). Por exemplo: de 2 a 3 xícaras de café, ou 5 a 6 latas de refrigerantes cafeinados.
Em excesso, a cafeína pode causar agitação, irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça, insônia e problemas gastrointestinais. Também causa a contração das veias e artérias o que dificulta a circulação sanguínea e acelera os batimentos cardíacos.
Existem casos de intoxicação, que pode causar: vômito, diarreia, letargia – diminuição da atividade das funções intelectuais, acompanhada de uma sensação de desorientação. Nos casos mais extremos, a agência adverte que a overdose pode provocar a morte.
Onde encontramos a cafeína?
A cafeína é encontrada em certas plantas e utilizada para o consumo em bebidas, na forma de infusão e como estimulante. É extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo. Encontramos a cafeína no café, chá preto, chá mate, chá verde, bebidas a base de cola, guaraná, cacau e chocolate.
Suplementação de Cafeína
Quando o assunto é suplemento alimentar, o uso da cafeína foi liberada pela Anvisa em 2010. Como curiosidade, ela era proibida pelos comitês de anti-dopping no mundo todo, mas isto foi revisto e hoje ela possui dosagens permitidas para praticamente todos os esportes. Ou seja: quem pratica esportes profissionalmente pode beber café, porém em pouca quantidade.
A cafeína é um dos principais componentes dos termogênicos, que prometem dar mais pique na hora de treinar além de acelerar o emagrecimento. Também é vendida de forma concentrada em cápsulas. A suplementação só é indicada em casos específicos, é preciso consultar um médico para avaliar seu caso.
Quem deve evitar o uso da cafeína?
Pessoas que tem sensibilidade a dor de cabeça, que são estressadas e irritadas, que tem gastrite, arritmias cardíacas, hipertensão arterial e problemas com insônia, devem evitar o uso da substância. Também é restrita a idosos, crianças, gestantes e mães que estão amamentando.
Cafeína e Analgésicos
Você já se perguntou por que os medicamentos analgésicos colocam cafeína na composição? A substância é classificada como uma xantina natural, e age inibindo a ação de uma enzima chamada fosfodiesterase, envolvida no processo doloroso. Assim, é necessário um estímulo maior para que a pessoa sinta dor.
Os efeitos analgésicos da cafeína são ainda mais intensos quando se trata de dor de cabeça. Isso porque, além da ação sobre a fosfodiesterase, a substância tem também um efeito vasoconstritor. E, no geral, as cefaleias estão associadas à dilatação dos vasos que ficam ao redor do cérebro. A substância ajuda a tratar a cefaleia associada à tensão, com resultados ainda melhores se for tomada com ibuprofeno. Para que seus efeitos sejam potencializados, é melhor adicioná-la à fórmula do medicamento, em vez de consumí-la como bebida.
muito bom, esclareceu as duvidas sobre cafeina, parabéns
Gostei muito da matéria. Gostaria que falassem também do café descafeinado.
Gostei do comentário!
A cafeina na verdade é saudavel, é isso? desde que não exagere na dose…eu sou viciadinho em café. As vezes tomo mais do que a dose recomendada
o cafe na verdade nao faz bem
nos nao deveriamos tomar cafe
o que faz bem é a cafeina sem o cafe
no prosseço de secagem e moir o cafe eled acrescentam uma quimica que é terrivel
a cafeina faz bem
o cafe faz mal
o cafe impede o nosso organismo de absorver o calcio, as vitaminas do complexo B e a vitamina D
Oi Bruna,
sabe/pode dizer as substâncias nocivas do café ?
Isso é verdade!
Meu tio sempre gostou muito de café, e sempre ele tomava uma xícara depois do almoço. Depois de um tempo, ele foi consultar, por causa de que ele estava se sentindo muito fraco, e o médico perguntou se ele tomava café depois das refeições.
Ele foi diagnosticado como anêmico.
Um tempo atrás eu estava tomando a cafeina para melhorar meus estudos, mas estava tendo insonia…parei, gostei muito do artigo.
Muito bom, gostei.
e eu da sua foto de perfil… ta lindaaaaaa 😎
Remédios a base de cafeína não fazem efeito para mim.
Talvez porque eu tome muito café.
Gostei muito do Post.
Hoje eu tomei um comprimido da cafeína eu tô me sentindo bem estranha
Adorei saber mais sobre a cafeina… vou comer uns chocolatinhos para dar mais energia.
adorei a materia
Eu acho que a cafeina me ajuda muito, sempre que estou sem energia ou com sono, eu tomo café e me ajuda muito. Não fico sem!
Eu não fico sem meu café de manhã, é tudo pra mim kkkk
Eu tomo umas 4 xicaras por dia, adoro um café, me faz tão bem….muito bom esse artigo.
Quanto a dor de cabeça eu discordo. Curo a minha com uma xícara de chá de café. 10 minutos após, a dor de cabeça já era!
😉
Ressaltando, que quem tem labirintite também não pode tomar. Bom artigo!
Informações muito interessante, Celina…
Quando possível, nos informe sobre o café descafeinado… Fiquei curioso de saber quais são as vantagens ou não, em relação ao café comum.
Boa tarde.
Belas informações…
Não consigo tomar café sem o leite desnatado,
sempre na manhã e a noite antes de dormir
com pão integral e não janto.
Eu AMO café!!! Adorei a matéria.
😆 amo café
Sempre como um chocolatinho junto com o café, depois do almoço, assim a tarde não me dá sono, é ótimo.
CAFÉ SEM AÇÚCAR É UMA DELÍCIA……..
A cafeína na medida certa é muito benefica, amei saber mais detalhes pois sou viciada em café,
Eu preciso tomar café pela manhã, caso contrário fico com muita dor de cabeça .
Eu também, meu organismo já se acostumou! 😀
Gostei do tema.Muito importante.
Nada melhor que um bom cafezinho para ajudar despertar de manha. Adorei…
adorei a matéria,adoro café com leite,não consigo ficar sem beber.
Maravilhoso esse artigo sobre o café, adorei.
Muito obrigado pela informação 🙂 Um abraço.
Excelente reportagem, tomo café diariamente, não fico sem e, esses benefícios relatados que a cafeína produz no organismo já não sinto tanto.
maravilhoso esse artigo, adoro café, tomo pelo menos 2 xicaras por dia.
🙂 Excelente matéria! Gostaria de saber se na erva-mate também contém quantidade significativa de cafeína, porque em casa, temos o costume de tomar chimarrão. Obrigada
maravilhoso esse artigo sobre a cafeina, sempre tive duvida com relação aos analgésicos.
Gostei da matéria, por quer eu amo café não sei ficar sem ele pela manhã. ..
Meu café é o descafeinado, com moderação.
O café é uma substância muito prazerosa, algumas pessoas criticam mas eu amo!
Gostei muito da matéria, foi esclarecedora .
Tenho problema com insônia sei que tenho que diminuir o cafezinho, mas não esta fácil, a duvida é , cafeina vicia?
Dependendo da quantidade que se toma no dia, pode viciar sim…Para evitar a insônia não tome mais café depois das 17:00h
perdi peso e melhorei minha performance no meu esporte (corrida de rua). e um doping natural
Todo produto deve ser usado com moderação, mas sem dúvida o cafezinho é um grande companheiro.
Antigamente tomava sem problemas hj em dia se tomar café ainda mas na parte da tarde me da anciedade fico tenso agitado sem concentraçao ,e com a cabeça a mil , deve ser porque ando passando muito stress e nao esta caindo bem.
Na minha opinião é importante a dose e horário .A Cafeina tem meia vida de até 7 horas, se voçe tomar café a tarde ou a noite terá cafeina circulando no teu sangue de madrugada causando insonia.
Na Verdade a cafeina é um estimulante do Sistema Nervoso Central.Nunca use em excesso.
Eu adoro café. Não me sinto a vontade sem ele. Mas será que o café impede a a vitamina B e D no corpo?
Eu adorei essa pagina, gosto muito de café
Adorei o artigo! Mas eu gostaria de saber, e nos casos das pessoas que a cafeína não faz esse efeito? Eu amo café, mas quando tomo em excesso eu fico com azia, mas não faz os efeitos como diz no item “Benefícios da Cafeína”. Pelo menos eu não percebo tão nitidamente.
Comprei um remédio pra emagrecer que tem em sua fórmula 342 mg de cafeína, será que devo tomar uma vez que a cafeína pode acelerar os batimentos cardíacos?
parabéns pela publicação, muito bem explicado.
Cafeína. No meu organismo. E como uma bomba. Me deixa agitado.
Eu sou uma menina de 12 anos eu sou muito viciada em cafe, tipo eu tomo café direto toda hora, mas aí um dia eu fui pesquisar por que eu tinha muita dor no peito e no braço aí ali disse que algumas pessoas que tem isso podem ter problemas cardíacos e outra coisa eu também tenho dificuldade em respirar mas nunção contei a ninguém mas quando li esse seus post eu fiquei tipo assim meu deusite nunca mais vou tomar café 😭 eu estou com muito medo de ter algum programa cardíaco 😓😔
Ana, vc é muito jovem. Fique tranquila. O segredo da vida feliz e saudável está no equilíbrio. Conversa com um adulto de sua confiança sobre isso, um professor, famíliar… alguém q te trate bem e cuide de vc. Ele vai te ajudar. Deus abençoe muito a sua vida e seja feliz!!!! Um grande beijo
Sempre que tomou várias doses de café me dá uma queimação no peito e tontura será que a cafeína me faz mal? Devo para de beber café? ??
Amo tomar café pela manha, mas tenho certeza que é ele que me deixa igual uma louca durante o dia pra la e pra ca , toda agitada , acelerada e querendo fazer tudo muito rapido e com o cérebro a mil por hora, mas so tomo de manha e a noite ainda tenho insônia, vou procurar saber sobre o descafeinado se seria melhor pra mim e me deixaria menos agitada.
😀 eu tomo cafe bem forte mas nao abuso no maximo 4 xicaras , duas pela manha, duas a tarde, a noite tomo um cha eu durmu superbem 😎