Para a mulher que gosta de se cuidar

Calmantes Naturais

Calmantes Naturais

Estamos sempre com a sensação de que o tempo passa muito rápido, não é? Vivemos em um “ciclo de correria” que não tem fim e que, muitas vezes, gera prejuízos para a saúde e para a qualidade de vida.

Não por acaso, nos dias de hoje, muita gente sofre ou conhece alguém que sofra de depressão, ansiedade ou algum outro problema que peça o uso de algum calmante. Infelizmente, esse tipo de problema vem crescendo no mundo todo.

Calmantes naturais são muito usados para o combate da ansiedade, estresse e irritação causado pelo o dia a dia agitado. Durante o dia, somos sujeitos à ansiedade e estresse desnecessários, causados por maus hábitos que se tornam rotina com o decorrer dos dias.

Para combater os males da mente, os médicos costumam receitar remédios como os ansiolíticos, que barram a ansiedade e ajudam a tratar certos tipos de depressão. O perigo é o exagero na hora de recomendar esse tipo de tratamento: entre 2006 e 2010, a venda dos famosos “tarja preta” aumentou 36% no Brasil. Ou seja, a população está mais estressada.

Como alternativa para esse uso excessivo, que pode causar sérios efeitos colaterais e até dependência, alguns apontam para os fitoterápicos, que são feitos com plantas e agem de forma semelhante às drogas sintéticas. Quem nunca ouviu o conselho de tomar chá de camomila para se acalmar?

Na hora de comprar fitoterápicos, procure ficar atento ao rótulo do produto. Nele, há o número de registro da ANVISA. Para ser registrado, o remédio deve passar por testes que comprovam sua eficácia, segurança e qualidade.

Muitas substâncias naturais podem ajudar quem, por diversos motivos, precisa “se acalmar”. Mas, vale destacar, essas substâncias não fazem milagres; devem estar associadas a outros fatores como, por exemplo, algumas mudanças de comportamento. Além disso, em alguns casos, pode ser mesmo necessário o tratamento medicamentoso – neste caso, orientado por um médico.

Tratamento Fitoterápico

Calmantes Naturais

A fitoterapia é considerada uma especialidade médica, que é tratada na área da medicina alopática, ao contrário da homeopatia e da acupuntura, que são terapias alternativas. O tratamento fitoterápico tem demonstrado cada vez mais a sua eficácia. Como qualquer tratamento, requer antes um diagnóstico correto da doença para que a planta utilizada seja eficaz. Vale a pena lembrar que as plantas também costumam ter efeitos colaterais. Consulte sempre um médico para saber a dosagem correta para o seu caso.

  • Melissa: Também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente. Tem efeito sedativo, calmante, espasmolítico, digestivo e sonífero.
  • Camomila: A camomila é formada por tanino, cânfora, ácido antêmico e um óleo essencial escuro muito utilizado no tratamento da gota, problemas de circulação, reumatismo e inflamações. Esta flor pode ser usada dentro do travesseiro no combate à insônia, estresse e ansiedade devido a seu papel calmante natural.
  • Erva-de-São-João : A erva tem efeito superior ao do placebo e similar aos medicamentos antidepressivos em depressões leves e moderadas. A utilização da erva de São João não deve ser feita sem orientação médica, especialmente em associação com outros medicamentos.
  • Passsiflora: Essa espécie de maracujá ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão. Ação relaxante e antidepressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensora e sedativa. Esta planta medicinal também induz o sono e o relaxamento muscular.
  • Valeriana: Suas propriedades são extraídas da raiz. O uso da valeriana como calmante natural faz com que haja redução do nervosismo, e proporciona uma noite reparadora de sono.
  • Lúpulo: O lúpulo possui propriedades relaxantes, calmantes, antibacterianas, antissépticas, diuréticas, entre outras. Neste sentido, entre vários outros efeitos, o lúpulo pode ajudar no tratamento de agitação, ansiedade e perturbações do sono.

Alimentos que Diminuem a Ansiedade

Calmantes Naturais
  • Banana: A banana contém triptofano, precursor da serotonina, o hormônio da sensação de bem-estar. É rica em potássio, um mineral que nos ajuda a combater os nervos e o estresse, e também beneficia nossos músculos.
  • Abacate: O alto teor de vitaminas do complexo B que o abacate contém melhora nosso humor graças à liberação de serotonina e dopamina.
  • Alface: A alface não é muito conhecida por suas propriedades medicinais. No entanto, este vegetal é ideal para prevenir e tratar ansiedade e outros distúrbios nervosos, como a insônia.
  • Aveia: A aveia é um superalimento muito nutritivo com a dupla virtude de relaxar o sistema nervoso e de acalmar o nervosismo e ansiedade, ao mesmo tempo que nos fornece energia e vitalidade.
  • Cacau: O cacau puro, que não deve ser confundido com o chocolate industrializado, é rico em triptofano, um aminoácido que promove a produção de serotonina. Este transmissor neuronal tem a capacidade de nos fazer sentir felizes.

Óleos Essenciais que Acalmam

Calmantes Naturais

A aromaterapia é uma ferramenta auxiliar que pode ser decisiva no combate à ansiedade, além de hiperatividade infantil. Os aromas dos óleos essenciais trabalham as emoções e geram sensação de bem estar, calma e tranquilidade quando bem utilizados. Veja abaixo algumas sugestões de óleos essenciais que têm poderes terapêuticos de calmantes naturais:

  • Óleo essencial de lavanda: O óleo de lavanda tem efeito calmante e relaxante. É considerado também um restaurador do sistema nervoso, ajudando na busca da paz interior, sono, inquietação, irritabilidade, ataques de pânico, estômago nervoso e tensão nervosa em geral.
  • Óleo essencial de Ylang Ylang: Pode tratar a ansiedade e depressão devido a seus efeitos calmantes e promotores do bom humor. Ele pode ser usado para acalmar a taquicardia e palpitação nervosa, podendo ainda ser usado como um sedativo moderado, ajudando também no combate à insônia.
  • Óleo essencial de Olíbano: O olíbano é ótimo para tratar a depressão e ansiedade, pois promove uma energia calma e tranquila, bem como uma conexão espiritual profunda. Na aromaterapia, ele ajuda a aprofundar o estado meditativo e aquietar a mente.

Atitudes que você pode tomar para manter a calma

Calmantes Naturais

Não basta colocar todas suas expectativas em cima de calmantes naturais! É preciso se esforçar no dia a dia para ser uma pessoa mais calma, para combater o estresse. E isso pode ser conseguido com algumas orientações simples:

  • É importante ter uma vida equilibrada em relação à alimentação, que deve ser rica em frutas, verduras, legumes, gorduras e proteínas, que são fontes de vitaminas e minerais, que atuam no relaxamento.
  • Pratique uma atividade física como uma caminhada no parque ou aquela que você se sinta bem.
  • Inclua no seu dia a dia atividades que relaxam como a ioga e meditação.
  • Antes de dormir, prepare-se para tal: não assista TV no quarto, apague todas as luzes e não utilize aparelhos eletrônicos. Faça da sua noite de sono um ritual agradável e relaxante.

Nem sempre é fácil se manter calmo diante da correria e das adversidades do dia a dia, mas olhar para essa necessidade com atenção já é um grande passo. Faça os ajustes necessários! Se o problema for mais sério procure ajuda de um médico e relatar todas suas dificuldades neste sentido, para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso.

157 comentários para “Calmantes Naturais”

  1. Avatar de Camila

    eu adoro chá de camomila, tomo sempre antes de dormir, é muito bom.

  2. Avatar de Sofia

    Oi, gostei muito do texto, ando bem estressadinha e é bom lembrar que tem essas plantinhas que podem me ajudar.

  3. Avatar de Raquel Santos

    Não sei se é só comigo mas chás e sucos não funcionam para me relaxar. Do mesmo jeito que café não me acorda…

    1. Avatar de Leylane Drumond

      É, tb tenho esse problema. Essas coisas para mim simplesmente não funcionam, mas é bom saber para recomendar a para alguém que esteja precisando.

      1. Avatar de Milena Salvini Stoco

        Leylane, seu caso pode ser uma indicação incorreta ou fazer parte daquela minoria da população que Red Bull dará sono! Pode sim acontecer!!

        Mas não descarte a fitoterapia como ineficaz, pode ter sido uma indicação errada, modo de preparo incorreto ou dosagens abaixo de sua necessidade!!!

        Quando tiver dúvida, entre em contato conosco: http://www.pharmaderma.com.br

        Bjoss

    2. Avatar de Rita Maxemiuk

      comigo tbm é assim, rsrs

  4. Avatar de Angela

    FITOTERÁPICOS REALMENTE FUNCIONAM, EU RECOMENDO!!

  5. Avatar de Pathy

    Realmente essas plantinhas contém propriedades que auxiliam no controle da ansiedade, depressão, nervosismo, …
    Já utilizei todas com prescrição e acompanhamento médicos, porém não me ajudaram quase nada.

  6. Avatar de Regina Lúcia Martins

    No frio leite desnatado com canela é muito bom para dormir, o leite contém triptofano.
    E quanto aos chás, gosto de misturar camomila com erva cidreira, associado a um exercício de respiração para ajudar a desplugar da rotina do dia.
    puche o ar pelo nariz e solte pela boca até o fim, beba um pouco do chá e repita o exercício até acabar o chá. Faça isso com a luz só na penumbra. A luz bloqueia o hormônio do sono.

    Faça isso tudo já na cama, sentada e relaxada e depois deite e durma muito bem!

    1. Avatar de Andrea Cristine

      Puxar é com “X”.

    2. Avatar de Anamaria

      Me parece que você quis dizer:

      No frio, leite quente desnatado com canela é muito bom para dormir, ….

  7. Avatar de Gina Abrantes

    bom dia meninas…

    acabei de tomar um chá de camomila com erva-doce, maravilho pra tirar cólica menstrual e suas consequências… indico!!! bjks

  8. Avatar de Jacheline

    Eu uso Valeriana(Valerimed), é baratinho e excelente para insônia, estou dormindo maravilhosamente bem e acordo bem disposta. Fitoterápicos em geral tem essa vantagem, não tem efeitos colaterais.

    1. Avatar de Renata Cristina Francisco

      Olá pessoal!!
      Trabalho com a fitoterapia e sou grande fã da mesma.
      Más um esclarecimento: fitoterápico tem sim efeitos colaterais e também interação medicamentosa.
      Cuidado!!!

  9. Avatar de Iolanda

    Antes não acreditava em fitoterápicos, hoje eles são a minha primeira alternativa.

  10. Avatar de Rosangela Santos

    Sempre é bom tomar um chá principalmente quando esta na bendita TPM é o que faço bjs.

  11. Avatar de Valéria

    Meninas, eu faço uso de floral de Bah, a alguns anos e é maravilhoso…Recomendo se informarem e irem a um homeopata. Eu me sinto outra pessoa, em relação a ansiedade, tpm, memória, paciência e tudo mais. Bjs e espero te ajudado.

    1. Avatar de Pri

      Valéria

      Menina já fiz uso de Florais, e não vi resultados , também conheço pessoas que gostam , mais eu mesma não senti nada.
      Que bom que está sendo bom pra vc !!!!!!!

      bjokas

  12. Avatar de Débora

    Já fiz muito uso de tarja preta para ansiedade, sempre com a culpa, e tentando parar, até que comecei a usar passiflora em substituição e hoje quase nem uso, só em caso extremo. E olha que funciona mesmo.

  13. Avatar de Adriane

    Eu tomo de vez enquando,porque pra mim,nem faixa preta fez efeito,foi mesmo efeito contrário,o médico disse que eu fazia parte de 2% da população que não adiantava ,não surgia efeito benéfico…tomei tantos remédios pra ansiedade,pra dormir,pra acordar ,pra ficar feliz,eu vivia era drogada e nada,cada vez infeliz…acabei gorda e ainda mais triste,parei de tomar por conta própria,mas não recomendo não…tomar ché e manter a calma e ter pensamentos positivos mesmo que quase impossível,ainda é o melhor remédio,enganar o cérebro de que tudo está ficando bem,assim eu levo minha vida…

    1. Avatar de Ana

      Adorei seu postings, Vc tá que nem eu, já tomo tarja preta por mais de vinte anos, eu mesmo controlo, , tomo chá também, de camomila, hibiscos, se´lá mais o Quê. Graças Deus não tenho que sair todos os dias de casa..daí ajuda muito. Mas se saio, volto loguinho… e, tomo cerveja…o melhor relaxante que conheço. Sei que tudo seus riscos, mas nest aaltura do campeonato, Tô nem aí mais. Bejusss! Ana

      1. Avatar de Milena Salvini Stoco

        Ana!!

        Menina!! Cuidado!! Não deve misturar tarja preta e chás anti-deprissivos com bebidas alcoolicas!!!
        Pois esse tipo de medicamento e fitoterapia já afetam o nosso sistema nervoso central, e o alcool agirá no mesmo local, temo uma somatória de efeitos, que pode ser grave!

        A vida é muito bela e curta para desperdiçarmos numa roleta russa!!!

        Procure ajuda!!

        Bjos

        1. Avatar de Mulher De Deus

          Milena,

          O que estas mulheres acima precisam é de Deus.

          1. Avatar de Sandro

            mas Deus não existe, ELAS precisam de um “homem” isso sim !

          2. Avatar de Milka

            justamente a religião é como uma droga . é o ópio de alguns povos que não vivem sem ela .
            O MEDO é o pai de todas as crenças !

  14. Avatar de Cíntia

    Estou precisando muito desses chásinhos.

  15. Avatar de Pri

    Olares meninas lindas !!!!

    Adorei a matéria !!!!!

    Gosto de alguns chás , como erva cidreira amooooooooo, delicia , mais não dá sono , pelo menos em mim não .
    Já estava tomando um comprimido de Calmapax, ele realmente é natural, e me diexou mais calma , menos euforica e agitada , pena que não lembro de tomar todos os dias , po]q seria certo .

    bjo

  16. Avatar de Ana Maria

    Boa tarde.
    Adoro todos os chás ,porém deve-se tomar cautela com alguns tipos pois, cortam o efeitos de determinados medicamentos.Achei a meteria ótima.

  17. Avatar de Milena Salvini Stoco

    Olá Gente!!

    Sou muito suspeita ao falar de fitoterápicos!! Sou formada em Farmácia e Bioquímica e fiz cursos de fitoterapia , além de 2 anos de pesquisa com fitoterápicos!!

    Sabe um segredinho para anisedade, uma plantinha chamada: Kawa Kawa (lê-se cava-cava), ela tem a função ansiolítica comprovada, sem causar sonolência.

    É especialmente indicado em casos de estress e ansiedade.

    Para insônia, os melhores são: melissa, Passiflora e Valeriana…
    Sabe quando estamos naquela tensão, com os músculos até travados? Use Mulungu junto com outros calmantes (camomila, cidreira, melissa)

    Outras dicas de fitoterápicos para ansiedade: dente de leão, anis, Hortelã…. etc…

    Entre em contato com a Pharmaderma: http://www.pharmaderma.com.br

    Temos mais de 100 tipos de chás, além de trabalharmos com tinturas e extratos secos (cápsulas)…

    Link de uma matéria interessante: http://www.pharmaderma.com.br/site/?page_id=94
    é só sobre chás….

    Cada caso é um caso… então tem pessoas que se acertam com certo tipo de tratamento e outras não, talvez seja um modo de preparo errado, dosagem de cápsula baixa…. Mas, o melhor tratamento é o natural…. Não que eles não provoquem efeitos colaterais, são mais baixos e raros, mas não agridem e viciam nosso organismo!!

    Bjokas!!!

  18. Avatar de Amanda

    Adorei esse post, fiz tratamento para ansiedade com remedios normais,kk
    Agora estou tomando erva de são joão e valeriana em capsulas, não tenho sentido nenhum sintoma da ansiedade mesmo, os medicamentos sendo fitoterapicos, recomendo!Ah só pra esclarecer todos com recomendação medica. beijinhos.

    1. Avatar de Pri

      Amanda ,

      Já tomei erav de São João menina não sei o que foi que me deu, embrulhava meu estomago aí parei ..era em capsulas.
      Já Valeriana eu tomava um chá junto com Melissa , como ando trabalhando direto, dá uma preguicinha tem dia de fazer chá , coar etc, queria tomar capsulas que nem vc toma
      Sua medica te passou as capsulas de valeriana?

      bjokas

      1. Avatar de Amanda

        Ei Pri, minha medica ,receitou os dois juntos manipulados em capsulas. Como eu disse antes tomava os outros remedios, agora ela me passou esses manipulados,tomo a noite. Não reparei nenhuma reação, e tem me feito bem. Espero que de certo pra vc tbm, beijoo

  19. Avatar de Camila

    Uau!! colocar a camomila dentro do travesseiro eu nunca ouvi falar!!! mas vou fazer e venho contar!!

    1. Avatar de Milena Salvini Stoco

      Oi Camila!!

      A Pharmaderma já tem os travesseiros aromáticos prontos, com várias opções de ervas:

      Segue link: http://www.pharmaderma.com.br/site/?page_id=88

      São deliciosos… e não ficam espetando, e nem ouve-se barulho de saco plástico cheio de ervas dentro do travaesseiro.. é super macio!!!

      Bjos

      1. Avatar de Xavier

        ola camila os travesseiros aromaticos possivelmente nao me fassam o devido efeito pork só tenho 45% de olfacto exemplos: transpiração, suor, mau cheiro dos pes, etc demoro por vezes dias ou semanas a reagir

  20. Avatar de Adriana Prado

    Adoro chá, gelado ou quente. Tomo sempre.

    Beijo

  21. Avatar de Denise Barros

    Muito legal o post, nada melhor que um chaznho para acalmar os ânimos.
    Bjs

  22. Avatar de Mônica

    Olá a todas ,

    A natureza é nossa aliada realmente . Chás são ótimos se tomados com moderação , aliás como tudo na vida deve haver moderação . Não sou especialista nestes assuntos , mas a camomila tem meu voto ! Não só como chá , também colocada dentro do travesseiro e se tiver banheira tome banho com a camomila natural , não em pó para chá. Além de relaxar , deixa um cheirinho delicioso , suave e acalma a pele .
    Abraços , beijos e agradeço pela matéria ,
    Mônica

  23. Avatar de Rosi

    Boa tarde.
    É muito bom poder contar com a natureza para nos acalmarmos, pois o dia a dia anda bastante estressante.
    Parabéns pelo post.

  24. Avatar de Andrea Cristine

    Nem todo chá pode tomar a vontade, nem fitoterápico, nem tarja preta, muito menos cerveja.

  25. Avatar de úrsula

    Muito bacaca o post! Parabéns! Adoro um chazinho de erva-cidreira… Principalmente o feito com a planta fresca… Hum, é muito bom e dá um efeito meio “amolecedor”, kkkkkkkk! Parece que a tensão muscular vai toda embora…

  26. Avatar de Neide Maria

    Olá meninas,boa tarde!Eu gostei muito do post!
    Com orientação médica já tomei chá de Erva-de-São-João e cápsula de Passiflora.E foi ótimo! Realmente é verdade que não deve tomar chá de Erva-de-São-João sem orientação médica.Pois a Erva-de-São-João pode causar elevação da sensibilidade à luz do sol.Outros efeitos colaterais podem incluir ansiedade,boca seca,tontura,sintomas gastrointestinais,fadiga,dor de cabeça e disfunção sexual.
    Pesquisas mostram que a Erva-de-São-João interage com alguns medicamentos.A erva-de-São-João afeta a forma que processa ou quebra muitos remédios.Em alguns casos a Erva-de-São-João pode acelerar ou desacelerar o processamento e quebra dos remédios no corpo.
    Alguns desses remédios incluem:-
    * Antidepressivos.
    * Pílulas anticoncepcionais.
    * Ciclosporina, que previne o corpo de rejeitar órgãos implantados.
    * Digoxina, que fortalece as contrações o músculo cardíaco.
    * Indinavir e possivelmente outros remédios usados no controle da infecção por HIV.
    * Irinotecana e possivelmente outros remédios usados no tratamento de câncer.
    * Warfarina e anticoagulantes relacionados.
    – Então a Erva-São -João é usado como antidepressivo que combate ansiedade só que pode alterar a eficácia do anticoncepcional.
    Um médico me disse que Passiflora é ótimo,só não faz efeito pra quem tem depressão.

    Com carinho beijos a todos….

    1. Avatar de Amanda

      Neide,gostei do seu comentário, ainda mais porq faço uso da erva de são joão e de uns tempos pra cá tenho tido uma sensibilidade maior a luz do sol, esses dias tive que ficar de óculos a manha toda, no meu trabalho. Prox mês qndo for retornar na consulta com minha medica vou comentar com ele sobre seu comentário.Beijo

  27. Avatar de Jeanne

    Não está havendo aqui nos comentários uma confusão entre depressão e ansiedade? Me parecem distúrbios distintos. Pelo menos comigo, quando me sinto deprimida, quem dera tivesse alguma ansiedade…A depressão me parece uma ausência de tudo, meio ver o mundo sem nenhuma graça, não ter interesse em nada, sem ânimo nenhum… e a ansiedade já provém de muitas expectativas, falta de confiança, de excesso de pensamentos negativos e uma bateria de reflexos físicos. É o que me parece.

    1. Avatar de Milena Salvini Stoco

      Oi Jeanne!!!

      São problemas distintos sim! Assim, como se usa fitoterapia diferenciadas para tratá-las….

      O Hypericum (Erva de São João) atua principalmente sobre depressão;
      Kawa Kawa atua principalmente sobre ansiedade;
      Camomila, Valeriana, passiflora, melissa – são calmantes do sinstema nervoso central.

      E não podemos nos esquecer, que hoje, o estresse dificulda o diagnostico, pois ao mesmo tempo q ele deprime, ele gera uma ansiedade.
      Por isso, o ideal é semre procurar um médico!

      Bjos

  28. Avatar de Vera Neves

    Quero lembrar que, existe travesseiros com ervas também! bjinhos

  29. Avatar de Luiza Mendonça

    De folha de alface, até os bebês podem tomar.
    Acalma muito… bjokas

  30. Avatar de Celeste

    Olá, 40 minutos diários de exercícios físicos acalmam no final que é uma beleza, melhor do que qualquer calmante, você de quebra ainda fica mais bonita.

  31. Avatar de Sandra Regina De Lima

    Amei as dicas,vou ex prementar

  32. Avatar de Olaine

    oi…esse site realmente traz muita informação interessantes.,..falando sobre calmantes um calmante natural e que realmente faz efeito comprovado é o maracuja….eu fiz um tratamento de ansiedade com esse tipo de fruta…gente eu comi 1 maracujá 3 vezes ao dia…serio mesmo comia de colher puro…e fiz isso durante 15 dias e garanto que realmente funcionou…e outra é gostoso e natural…melhor do que ficar tomando calmantes que infelismente deixam a gente meio dopada e quando se tem criança pequena como no meu caso n dá pra se desligar na…pois tomando os calmantes era assim que eu me sentia…quem precisar experimente realmente funciona e os cházinhos tb…são muito bons.

    1. Avatar de Lilian

      nossa que interessante. entao eram 3 maracuja por dia? vc engolia as sementes? vc continua fazendo?

  33. Avatar de Rafaela

    Olha eu como farmaceutica devo dizer que isso tudo é muito bonito mas pra se ter realmente um concentração eficaz desses elementos no organismo é necessario muito , mas muito chá …
    na verdade o proprio ato de se preparar e tomar o cha, ja age como efeito placebo indutivo.

    Sinto muito em dizer que isso tudo é uma grande inverdade mas ninguem , veja bem, ninguem terá uma resposta terapeutica adequada para o tratamento de ansiedades e depressão fazendo usos de chas, isso é mais do que fato!

    1. Avatar de Verissima

      Eu acho que o problema das pessoas está na cabeça. auto indução … sei lá, vamos pensar melhor e maispositivo , a maioria das complicações nós mesmas criamos e alimentamos na cabeça… o chá funciona com a fé , se não tiver fé não adianta … porque o que vai fazer vc ficar calma é vc mesma e não o chá … placebo

  34. Avatar de J. Adão Mulonde

    Gostei do artigo “calmantes naturais”.Já usei chá de camomila e reconheço seu efeito calmante e analgésico.

  35. Avatar de Rê

    Adoro chá todos que foram postados são ótimos!

  36. Avatar de Eliane Bezerra Lima

    Amei a matéria, o chá acalma, faço tratamento com florais e conheço outras pessoas que se deram muito bem. Os remédios sei q. funcionam rápido, mais temos que nos livrar dos que viciam e fazer a s coisas naturais. josss!!!

    1. Avatar de Milena Salvini Stoco

      Olá Eliane!! Que bom que gostou da terapia com florais de Bach! Sou Terapeuta também! E são incríveis os resultados!!!

      Na Pharmaderma, você pode solicitar os florais de bach que entregamos!

      http://www.pharmaderma.com.br

      Bjos!

  37. Avatar de Ana

    Eu também gosto muito de chás calmantes , e acredito no seu poder de ajudar a nossa saúde. No tempo de minhas avós elas sempre usavam o chá para tudo, e funcionava , porque hoje não funcionaria ?

  38. Avatar de Milena Salvini Stoco

    Olá Gente!!

    Sim, é claro que os Chás funcionam! Existem comprovações clínicas de sua utilidade e auxílio a nossa saúde!
    É claro que os chás são mais fracos que os extratos padronizados encontrados na forma de cápsulas, mas preprados da maneira correta e bem administrados são uma fonte de ajuda para nosso organismo!

    A Fitoterapia é muito utilizada para o tratamento de certos distúrbios como ansiedade e depressão, no entanto, o ideal é ter o acompanhamento médico!

    E nunca deixar de relatar ao nosso médico, chás e ervas que consumimos na forma de chás ou cápsulas pois eles podem sim interferir em nosso tratamento!

    Como farmacêutica, vemos muito pacientes e acompanhamos o trabalho de alguns médicos da cidade, e é significativo a melhora de pacientes com o uso de chás e cápsulas fitoterápicas!

    Vale muito a pena sim!

  39. Avatar de Cristina

    Pessoal amei essa materia, vou continuar a fazer uso dos chazinhos, sempre gostei muito de tomar cha. Depois dessa materia entao …

  40. Avatar de Flavinha

    Eu gosto da camomila ;D

  41. Avatar de Neide Maria

    Olá Amanda,

    Fiquei contente de saber que quando retornar na sua consulta com sua
    médica vai procurar saber sobre este comentário. É muito importante a orientação médica. Deus abençoe você em tudo. Tudo de bom.
    Abraços carinhosos,beijo!

  42. Avatar de Mariah

    adorei o post, ando sempre precisando de um relaxante, voul ficar mais ligada nesses fitoterápicos.bjss!!!!!!!

  43. Avatar de Elza Elisa

    olá meninas!!
    Adoro falar desse assunto .Pois tenho em casa vasos grandes com alecrim,cebolinha,lavanda, guiné e hortelã. todos eu uso bastante (chá para beber e para banho ) é tudo de bom . ultimamente estou usando bastante o chá de hortelã me ajuda na digestão e me da conforto quando estou no ciclo menstrual, pois a lavanda coloco na fronha do travesseiro para dormir bem.

    abraços à todas!

  44. Avatar de Maria Do Socorro Oliveira.

    Muito boa a reportagem, adoro chás e tomo quase toda noite!!!!!

  45. Avatar de Jacqueline

    GENTE, EU MANIPULEI COM RECEITA UM TRIO:MULUNGU,PASSIFLORA E HIPÉRICUM PERFÓLIA,MAS AINDA NÃO TOMEI PORQUE TO COM MEDO DE DAR ALGUM EFEITO.vOCES CONHECEM ESSAS ERVAS?PORQUE SO CONHEÇO PASSIFLORA.ALGUEM PODE ME AJUDAR??BJBJ

    1. Avatar de Milena Salvini Stoco

      Oi Jacqueline, não precisa ficar com medo de tomar o medicamento, pois são ervas próprias para aliviar estresse e ansiedade. Usamos muito esse tipo de associação aqui na Pharmaderma – farmácia de manipulação em que eu trabalho.
      As reações costumam aparecer em que tomam em excesso e sem controle.
      Mas caso você sinta qualquer coisa diferente, vá até a farmácia de manipulação onde você fez sua formula e fale com o farmacêutico responsável, ele irá lhe orientar!!!

      Bjos!!

    2. Avatar de Ivani

      Boa note!

      O médico prescreveu essa manipulação para minha mãe e ela está reagindo bem ao medicamento… É só tomar no horário recomendado pelo seu médico.

  46. Avatar de Mariana

    otimo post!

  47. Avatar de Zoraide

    Gente quem me conhece sabe que adoro tomar um chazinho!É tudo de bom!!!!!!!!Ameiiiiiiii

  48. Avatar de Cidinha

    Tenho uma insonia cronica a decadas, se alguem tiver alguma dica me digam. bjs cidinha

  49. Avatar de Paula Jácomo

    PRA MIM NÃO EXISTE CHÁ MAIS CALMANTE DO QUE O BOLDO DO CHILE.
    É MARAVILHOSO!
    SE NINGUÉM EXPERIMENTOU, EXPERIMENTEM, VÃO SENTIR A TRANQUILIDADE QUE ELE NOS DEIXA.
    BJINHOS A TODAS…
    FELICIDADE E LUZ!

    1. Avatar de Vera

      Cada organismo é diferente e reage diferentemente

  50. Avatar de Aline Pereira

    Olá! Adorei as dicas e comentários, tomei remédios alopáticos para depressão e ansiedade durante 9 meses, mas aí começaram à me fazer mal, parei à 1 mês e me sinto 70% bem, só que me dá uma ansiedade de vez em quando, que parece que não tem ar para respirar direito (hiperventilação), mas felizmente consigo me controlar, minha médica me passou “Hipericum” em comprimidos, mas acho que não irei tomar, pois todo mundo fala que “corta efeito do anticoncepcional”, e não quero correr riscos. Eu estou pensando em tomar “passiflora 300mg”, que a outra médica clínica geral me passou para tomar 4 comp. à noite; em sua opinião você acha que resolverá meu caso? Tem alguma outra sugestão para me aconselhar? ou adicionar?
    Desde já agradeço!!!
    Ahhh, gostei muito do site, irei sempre dar uma espiada!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva