Para a mulher que gosta de se cuidar

Câncer do Colo do Útero

Câncer do Colo do Útero

Olá minhas queridas, hoje quero falar de um assunto muito importante para nós mulheres. Trata-se do câncer do colo de útero. Esse tipo de câncer tem atingido muitas mulheres e o número de casos só aumenta. A prevenção é muito simples: basta fazer um exame ginecológico e se for detectado no início, há 100% de chance de cura.

É um tipo de câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode não ter sintomas.

Quais os sintomas do câncer de útero?

O quadro clínico de pacientes com câncer de colo do útero pode variar desde ausência de sintomas (tumor detectado no exame ginecológico periódico) até quadros de sangramento vaginal após a relação sexual, sangramento vaginal intermitente (sangra de vez em quando), secreção vaginal de odor fétido e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais (nos casos mais avançados da doença).

O que causa o câncer de útero?

  • Infecção pelo vírus Papiloma Humano (HPV). As mulheres portadoras desse vírus devem fazer exames mais frequentes com o seu ginecologista para detectar alterações sugestivas de lesões malignas ou pré-malignas. Esse vírus é uma das principais causas do câncer de útero.
  • Vários parceiros sexuais e a falta do uso de preservativo.
  • Má alimentação, fumo e falta de atividades físicas.
  • Primeira gestação precoce e vários partos.

Como prevenir-se do câncer de útero?

A prevenção do câncer de colo do útero passa por cuidados e informações sobre o uso de preservativos, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a orientação sexual, desestimulando a promiscuidade (vários parceiros).

Em nível secundário de prevenção, está o exame ginecológico periódico. Fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero (Papanicolau) é a forma mais eficaz de diminuir a chance de ter esse tipo de câncer.

O que é Papanicolau?

Câncer do Colo do Útero

Papanicolau é um teste que examina as células coletadas do colo do útero. O objetivo do exame é detectar células cancerosas ou anormais. O exame pode também identificar condições não-cancerosas como infecção ou inflamação.

Toda mulher deve fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero (Papanicolau) a partir da primeira relação sexual. Este exame deve ser feito anualmente ou, com menor frequência (conforme critério estabelecido pelo médico).

Como é feito o exame?

É feito por um profissional (ginecologista) no consultório. Durante o exame vaginal, antes do exame de toque, um aparelho chamado espéculo vaginal é introduzido na vagina para que o colo do útero seja mais facilmente visto. Com uma espátula, o médico coleta células do colo do útero e da vagina e as coloca numa lâmina de vidro. Essa lâmina com as células é examinada em um microscópio para que sejam identificadas anormalidades que possam sugerir que um câncer possa se desenvolver ou que já esteja presente.

A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

Se o primeiro resultado der negativo, a mulher deverá fazer novo exame preventivo em um ano. Se tiver um resultado negativo no ano anterior, o exame deverá ser repetido em 3 anos.

Como tratar o câncer de útero?

Câncer do Colo do Útero

O tratamento das pacientes com esse câncer baseia-se na cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O tratamento a ser realizado depende das condições clínicas da paciente, do tipo de tumor e de sua extensão. Quando o tumor é inicial, os resultados da cirurgia radical e da radioterapia são equivalentes.

O tratamento cirúrgico consiste na retirada do útero, porção superior da vagina e linfonodos pélvicos. Os ovários podem ser preservados nas pacientes jovens, dependendo do estágio do tumor: quanto mais avançado, mais extensa é a cirurgia.

Lembre-se a prevenção é o melhor remédio. Prevenir o aparecimento de câncer é promover ações sabidamente benéficas à saúde como um todo.

Outro assunto que também escrevi hoje e que afeta milhares de mulheres é a Candidíase.

96 comentários para “Câncer do Colo do Útero”

  1. Avatar de Jaque

    eu tb acho importante falar sobre esse assunto pois minha irma detectou um tumor bem ni inicio e foi salva, por isso esse exame é mesmo importante…. mulheres se cuidem!!!

  2. Avatar de Lucia

    oi, adorei conhecer essa informações!!!

  3. Avatar de Lô

    Oi… só para registrar: estatísticas mostram que a infecção por HPV é mais comum que imaginamos, pois muitas vezes é assintomática ou inaparente. Quando é visível, aparecem os condilomas (ou verrugas genitais). Quando eu tinha 17 anos apareceu verrugas no colo do meu útero. Fiquei arrasada, pois não entendia como isso podia ter acontecido, se sempre usei camisinha. Mas existem outras formas de contágio, mesmo que não frequente. Bem, retirados os condilomas, faço acompanhamento desde então a cada 6-10 meses e nunca mais voltou. Sei que é algo a acompanhar pro resto da minha vida, mas fica aí um alerta para a importância do exame e dos cuidados (camisinha, gente!!!).

  4. Avatar de Caren

    nunca fiz o papanicolau…tenho 26 , já deveria ter feito???

    1. Avatar de Bia

      se vc já iniciou sua atividade sexual , sim, já deveria ter feito….

    2. Avatar de Fransuelen

      Claro minha colega, devemos fazer anualmente depois da primeira relaçao sexual… corra já no ginicologista mais perto, rsrs

  5. Avatar de Lidiana

    Oi Lô. Oi meninas.
    Minha ginecologista disse a mesma coisa. O HPV é muito mais comum do que se pensa. O pior é que muita mulher tem e não sabe porque muitas vezes o vírus não se mostra aparente, ou seja, nem sempre a mulher tem as famosas verrugas do HPV. O vírus está lá, mas como não tem nada externo a mulher não desconfia.

    Pra piorar a situação muitas vezes a mulher pega HPV com o próprio marido. Eu conheço uma história assim. Eu tenho uma amiga que é toda certinha, ela é evangélica e casou virgem!! É sério!! Em pleno século 21 isso ainda acontece! Bem, continuando…. a história é triste. Num belo dia ela foi fazer o preventivo como toda mulher. Nessa época, ela já estava com quatro anos de casada. O preventivo deu um resultado esquisito e médica dela pediu que ela fizesse um exame chamado “captura híbrida para HPV”. (obs: ela não apresentava nenhuma característica externa). Parece que é um exame mais detalhado sobre o HPV. O resultado foi positivo. Coitada!!!!! Ela chorou horrores, ficou super decepcionada com o marido. Afinal de contas, ela só tinha relações sexuais com um homem. Ela ficava se perguntando como contraiu essa doença se era tão certinha e cuidadosa!!!! Enfim, atualmente ela e o marido estão brigados e dando um tempo. Ela não sabe se o marido pegou a doença antes de conhecê-la ou se foi fruto de uma traição. Não sei se os dois vão voltar, mas eu não dou palpite. Sei lá…. perder a confiança é brabo. O problema é que o HPV nos homens não significa nenhum risco de vida, mas HPV nas mulheres é muito sério, pois pode causar câncer de colo de útero. É muito sério.
    Enfim, meninas, eu concluo dizendo que a gente tem que pensar muito antes de decidir não usar camisinha.

  6. Avatar de Suelene

    gente é muito importante esse alerta, eu mesma já passei por situaçoes tensas por nao fazer o exame todo ano, e olha que eu s;o tenho 34 anos.
    Fiz uma vez deu negativo, depois fui fazer somente 3 anos, já estava com inicio de cancer, enfrentei uma cirurgia, sofri muito, tudo por nao diagnosticar antes… agora está tudo bem, mas eu poderia ter evitado todo meu sofrimento fazendo o exame….

    ahhh esses tempos tb peguei candidíase…. é chato demais…

  7. Avatar de Raquel

    oi meninas, eu tb passei por poucas e boas por nao fazer o exame, sou daquelas que detesta fazer esse papanicolau, pois sinto muita dor, entao evito fazer… e olha que já tenho 3 filhas. Fiz a cirugia para retirada do tumor, que era pequeno e deu tudo certo… Hj em dia nao tenho mais o meu útero, mas mesmo assim faço um exame para dar uma olhada 🙂 façam pelo menos a cada 2 anos eu fiquei quase 5 anos sem fazer….

  8. Avatar de Renata Lima

    oi celisa, adorei o post, essas informaçoes nunca sao demais. Faço o exame a cada 2 anos!!! obrigada! beijo

  9. Avatar de Joelma

    trabalho nun consultório ginecológico aqui em Salvador. É impressionante como tem casos de hpv, está aumentando cada vez mais… meninas fiquem atentas é atraves do hpv que podemos pegar o cancer. Façam o exame sempre!

  10. Avatar de Rosa

    adorei estas informações, continue nos informando deste assuntos nos ajuda muito este tipo de reportagem desde já agradeço. abraços

  11. Avatar de Carla Alves

    Carla SGA Ceará

    Adorei este assunto, muito importante a saude da mulher deve estar sempre sendo divulgada, para nos prevenirmos a todo momento.

  12. Avatar de Rúbia

    oi meninas eu estou com HPV, mas nao é por isso que terei o cancer de colo. O HPV é um vírus e pode ocasionar o cancer mas nao é certo que terei… tenho que ficar bastante atenta e fazer exame todo ano…

    Adorei a matéria!!!

  13. Avatar de Xana

    a candidiase pode ocasionar infecçao gravíssima se nao for tratada logo.

  14. Avatar de Nilma

    bom dia, gostei muito do assunto abordado, faça mais matérias com esses assuntos, obrigada!!

  15. Avatar de Vania

    foi otimo esse assunto obrigada!

  16. Avatar de Cristina

    Esse site é muito bom, adoro os assuntos que vcs divulgam, OBG.

  17. Avatar de Zilda Silva Rocha

    Oi! Amei a informação sobre o câncer do últero, foi muito exclarecedor. gotaria que vcs falace também sobre câncer de mama.aguardo bjs

  18. Avatar de Vera

    Gente otima essa materia, eu faço todo ano .

    Mulheres vamos nos cuidar, viver é muito bom

    abraços a todas

  19. Avatar de Gilcinea

    quero saber, tenho uma filha de 17 anos, quero saber se ela pode fazer o exame papanicolau, prevenção. se ela tem que tomar a vacina contra hpv?ela ainda e virgem.

    1. Avatar de Luciana Moura

      Se ela ainda é virgem pode tomar a vacina contra HPV, mas esta vacina não cobre todos os subtipos de HPV.

  20. Avatar de Leandra

    descrobi que posso estar com cancer no colo do utero e estou com muito medo
    ainda nao peguei meu resultado mas ja estou com muito medo
    o que posso fazer para nao ficar com tanto medo assim quero resposta bju

  21. Avatar de Valéria Donizete Pereira Da Silva

    eu descobri que meu papanicolau deu uma alteração e agora vou fazero colposcopia para ter mais precisão do que realmente esta acontecendo, estou um pouco insigura, eu gostaria de saber se é muito complicado este exame e se doi muito ou se da anestesia.

    muito obrigado.

  22. Avatar de Claudia Rejane Roepke

    FACO TODOS OS ANOS MEUS EXAMES DE PREVENCAO TANTO DE UTERO COMO MAMAS. MAS NAO E SO ESSES QUE SE DEVE FAZER A MULHER TEM QUE SE CUIDADR MAS OLHAR PRA ELA E VER QUE SE ELA NAO SE AMR PRIMEIRO NINGUEM VAI AMA-LA ESSA E A REALIDADE DA MULHER. TEMOS QUE NOS AMAR E NOS CUIDAR DESDE NOSSA MENTE NOSSO FISICO E NOSSO ESPIRITO SOMOS SUPERIORES E INTELIGENTE,PORICO FOMOS COLOCADAS NO MUNDO.ENTAO VAMOS NOS AMAR MAS.

  23. Avatar de Nelma

    tenho muito medo dessas doenças, por isso vivo sempre pesquisando na internet, esta semana já fiz exames, faço anualmente.gças a deus deu tudo ok.agente so enxerga por fora, e por dentro que é o principal,vamos nos preocupar mas com a nossa saude mulherada. bjokas

  24. Avatar de Valeria

    oi,descobri que posso estar com cancer no colo do utero,vou pegar o resultado do exame amanha pois estou morrendo de medo,tenho todos os sintomas inclusive sangramentos.o que faço? pois estou com muito medo!obrigada pela matéria,gostei muito.abraços.espero respostas.

  25. Avatar de Mari

    eu tenho uma duvida o cançer no colo do utero tambem faz o cabelo cair?

  26. Avatar de Dheyssy

    Bom eu gostaria de me informar mais minha mãe a alguns dias recebeu o diagnostico e eu gostaria de saber melhor como que funciona o tratamento e a cirurgia.

  27. Avatar de Anonimo

    Oi, Eu gostaria de saber se com o tratamento do cancer o cabelo cai e se por acaso, atraves da cirurgia a mulher conseguir tirar o tumor, ela pode ter relacoes sexuais normalmente?
    Obrigado

  28. Avatar de Julia

    EU QUERIA SABER COMO EVITAR O CANÇER NO UTERO

  29. Avatar de Carlos

    EU TENHO UMA FILHA DE 19 ANOS E EU QUERIA PREVINILA DO CANÇER

  30. Avatar de Rogerio Rosa Da Cruz

    a mulher q tem cancer de utero pode passar algum risco para seu parceiro no caso de sexo sem camisinha

  31. Avatar de Luciana

    come tomate cozido e frutas vermelhas ajuda na cura do canser e evite alimentos gordurosos nao deixe kue seus parceiro encoste o penes no colo do utero nao transe com homens kue tem o penes grande

  32. Avatar de Luciana

    lembrei de dizer nao utilise anticonsepicional use camisinha para evita gravides e
    tambem para nao contamina seu parceiro sexual

  33. Avatar de Jessica

    Ola, eu tenho HPV e o medico passou o exame de colposcopia to com medo, mas gostei muito da dicas:)

  34. Avatar de Cleide

    TENHO UM SERIO PROBLEMA,E NAO CONSIGO RESOLVER.TENHO 34 ANOS,E NAO MENSTUO A 13 MESES,E NAO TENHO NENHUMA APETITE SEXUAL,SOU CASADA A 19 ANOS. E QUANDO TENHO RELACOES SEXAL COM MEU MARIDO, SINTO MUITAS DORES,NAO AGUNTO ISSO É INSUPORTAVEL… O QUE POSSO FAZER PARA MELHORAR ISTO?

    1. Avatar de Cheila

      oi cleide amelhor cisa que vc deve faz e procurar o seu gineocologsta para ver o que estar a contecendo com vc iso nao e normal vai amis rapido posivel se cuida ta bjsssssss

  35. Avatar de Carol

    TENHO UM SEGUNDO CASO NA MINHA FAMILIA 1PRIMEIRO FOI MINHA VÓ´E DEPOIS AMINHA TIA; MINHA TIA COMEÇOU NO COLO DO UTERO E LOGO DEPOIS SE ALASTROUSE; FOI NESSE MOMENTO QUE ELA SE FOI AGORA ESTOU PASSANDO PELO MESMO MOMENTO DE DOR MINHA VÓ´TEVE NO RETO E SE CUROU MAS AO PASSAR DO TEMPO A DOENÇA VOUTOU ELA ESTAR EM CASA; ELA TEM 90 ANOS; NO MOMENTO PESSOAS ASSIM PRESÇIZAO DE BASTANTE CARINHO; E DEDICAÇAO; ESPERO QUE SE ALGUEM ESTIVER COM ALGUEM ASSIM COLOQUE DEUS EM PRIMEIRO PLANO; POIS JAMAIS DEVEMOS PEDIR PARA DEUS FAZER NOSSA VONTADE E SIM A VONTADE DO PAI PARA QUE NOSSOS FAMILIARES E AMIGOS NAO VENHAM SOFRER; POISC A ADOR ´´E MUITO GRANDE SO EU SEI O QUE MINHA TIA SENTIU ;PELAS MADRUGADAS ;PELOS DIAS ;PELAS HORAS; DEUS SABE DE TODAS AS COISAS POR ISSO PESÂO COM SABEDORIA QUE O SENHOR FAÇA SOMENTE A SUA VONTADE SE PEDIRMOS A NOSSA VONTADE ESTARIAMOS SENDO EGOISTA;NAO ME LEVEM A MAL ;QUE DEUS CONÇOLE NOSSOS CORAÇOES; OBRIGADO PELAS ATENÇOES;

  36. Avatar de Rafaella

    Eu foi fazer a prevenção e constou no exame que eu estava com HPV primário a medica disse que iria fazer um tratamento e uma biopsia pois apareceu unas manchas no colo do útero, mas não era o câncer só foi um problema hormonal que tive, mas agora esta tudo bem.

  37. Avatar de Gabriela

    Gostaria de curar a minha doença .. 🙁

  38. Avatar de Suzy

    minha vó ta com 90 anos ah muitos anos ela entrou na menopausa
    agora que esta com 90 anos começou a menstruar novamente sera que ela esta com cancer é normal depois de tantos anos sem menstruar volta se alguem tiver uma informação me passe por favor obrigada

  39. Avatar de Cris

    adorei essa materia…Estou com muito medo, pois já tem quatros q tenho relacoes com meu namorado e nunca fiz nem um exame….e sempre sinto dores e tenho um odor me ajude!!!!

  40. Avatar de Cheila

    oi o meu medico falou que eu estou com cancer de utero eu ja fis cinco biopsia e ele detectou o cancer pelo exame de papanicolau eu estou com pouco de medo vou comesar fazer otratamento em breve obrigado adoroi esti site bjssssss

  41. Avatar de Katia

    Amar a si mesmo acima de tudo! Se o cara inventar desculpa q a camisinha tira o prazer, é melhor parar p ai… Quem sai no prejuizo na maioria é a mulher…

  42. Avatar de Josiane

    olá,tenho o útero tomado de miomas , e o meu medico disse q tenho q fazer a retirada do utero sera mesmo nescessario?aguardo resposta.

  43. Avatar de Bia

    Boa noite!
    eu descobri em um exame que fiz no final do ano passado que estou no NIC III. já em estagio avançado , que foi confirmado com uma biopsia. Agora vou ter que fazer uma pequena cirurgia que é chamada de conização e gostaria de saber se o câncer já foi confirmado pela biopsia ou se só vai ser confirmado após essa conização?
    Pois já perguntei ao meu médico duas vezes e ele desconversa e não me responde, como é hosp. publico , vocês devem imaginar né como é o atendimento.
    Já fiz até o risco cirúrgico e agora estou em casa aguardando o hosp. entrar em contato para ser realizada a cirurgia.

  44. Avatar de Rayane

    Olá!
    tenho 18 anos, faz uma semana que descobri que tenho duas verrugas, tô desesperada, ta chegando o dia de retirar, to com medo! mas estarei sempre me cuidando, fazendo o exame. E só foi em uma relação que peguei :s espero que o HPV não prejudique minha vida! sei que não tem cura, mas tenho medo de ter câncer! só penso nisso…

  45. Avatar de Ticiane

    gostaria de um esclarecimento!
    minha está com 75 anos e teve cançer de útero a uns cinco meses operou e fez a retirada do utero e dos ovarios fz 25 sessoes de radioterapia mais porem ontem voltou a sangrar novamente isso é possivel pois ela está sem o útero é possivel que o cançer tenha voltado? por favor me ajude a esclarecer minhas dúvidas

  46. Avatar de Ticiane

    gostaria de um esclarecimento!
    minha vó está com 75 anos e teve cançer de útero a uns cinco meses operou e fez a retirada do utero e dos ovarios fz 25 sessoes de radioterapia mais porem ontem voltou a sangrar novamente isso é possivel pois ela está sem o útero é possivel que o cançer tenha voltado? por favor me ajude a esclarecer minhas dúvidas

  47. Avatar de Edna Alexandre

    A quatro anos perdi minha grande amiga,minha rainha,para essa doença horrível.E ainda não mim conformei.TE AMO MAINZINHA LINDA.Um dia vamos erradicar essa doença da face da terra se DEUS quiser.

  48. Avatar de Sandy

    boa noite ,tenho lido tudo o que escrevem e estou numa situaçao muito complicada e sem grandes respostas ou resultados ,ja ha um ano e nove meses que faço tratamentos com ovulos ,comprimidos vaginais ,pastas ,antibióticos ,lavagens vaginais ,eu sei lá …durante todo este tempo sempre voltou a sangrar ,e agora sinto me pior ,sangro quando vou fazer as minhas necessidades ,sangro se tiver relaçoes sexuais ,e para piorar ,deito um corrimento todos dias com cheiro a podre ….nao me dao soluçoes ,apenas dizem que tenho uma ferida .e inflamaçao no útero ,nao há algo mais eficaz,porque ja estou assim á demasiado tempo , e ja fiz imensas vezes os tratamentos e fica igual ,e agora ate estou pior …me ajudem me deiam uma resposta ,urgente ….obgado

  49. Avatar de Catia

    Oie boa noite, alguém sabe responder se existe algum problema em tomar anticoncepcional no caso de quem já teve câncer de colo de útero ? tenho 33 anos e a 6 anos traz fui diagnosticada com carcinoma in situ (câncer inicial) fiz todo o tratamento e fiquei curada hoje fui a uma ginecologista pela primeira vez e contei toda a minha história e ela ficou horrorizada por eu fazer uso de anticoncepcional disse pra eu nunca mais tomar por conta do câncer vcs sabem algo sobre isso? aguardo grata pela atenção

  50. Avatar de Vanubia

    Tenho 19 ano faço papanicolau todo ano e este ano infelizmente deu auteração,descobri que tenho a virus HPV e a ginicologista me aconselhou a fazer uma colposcopia para ver se tinha alguma ferida ou mais alguma coisa no colo do utero fiço, infelizmente o resultado não foi dos melhores, meu utero está muito danificado mais não e cancer mais está com uma bacteria e está muito forte e tive que fazer outro papanicolau porque o que eu tinha levado para o medico ja estava antigo coisa de ums seis meses já estou aguardando o resultado do novo exame para retornar novamente no medico ele me falou que somente após este novo exame ele vai me passar algum medicamento, eu sinceramente estou com medo porque não sei lhe dar direito com a doença estou assustada e muito insegura.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva