Para a mulher que gosta de se cuidar

Está cansada o tempo todo? Saiba o que fazer!

Estar cansado o tempo todo é a reclamação de muita gente. Claro, dormir bem é fundamental, mas esse nem sempre é o motivo do cansaço.

Publicidade

Se você está se sentindo cansada, e já tomou medidas para dormir bem, conheça mais algumas causas prováveis do cansaço e veja se você não se enquadra em nenhuma delas. Não seria nada mau voltar a ter mais energia, não é? Vamos lá!

Desidratação

Está cansada o tempo todo? Saiba o que fazer!

Estudos mostram essa como a causa mais comum do cansaço. A região do cérebro que cuida da hidratação envia mensagens para o corpo de alteração de humor, irritação e cansaço assim que começa a faltar água no corpo.

O melhor líquido para beber, é claro, é a água pura. Tenha água perto de você sempre disponivel para beber. Esqueça a regra dos "8 copos por dia": cada pessoa tem as suas necessidades, dependendo do clima, atividada física, etc. Uma regra melhor é olhar a cor da sua urina: se estiver um amarelo muito forte é por que você poderia estar bebendo mais água.

Deficiência de B12

Está cansada o tempo todo? Saiba o que fazer!

Seu corpo precisa da vitamina B12 para fabricar os glóbulos vermelhos e manter os neurônios funcionando bem. A deficiência dessa vitamina diminui a quantidade de oxigênio transportado, e deixa você com aquela sensação de "dormindo com os olhos abertos".

Se seu cansaço está acompanhado de esquecimento, pernas inquietas ou formigamentos, a falta de B12 é uma das causas prováveis. Para conferir como aumentar a B12 através de alimentos ou suplementos, dê uma olhada em nosso guia de vitaminas.

Sobrecarga e Stress

Está cansada o tempo todo? Saiba o que fazer!

Normalmente, o cortisol ("hormônio do stress") fica mais alto pela manhã e vai diminuindo até ficar baixo à noite, ajudando você a manter um ritmo ideal de trabalho e descanso. Entretanto, o stress do dia pode prolongar os níveis altos de cortisol no sangue, causando problemas de sono à noite e, por consequência, cansaço pela manhã. Cansada, você fica ainda mais sensível ao stress no dia seguinte, causando um ciclo vicioso.

Mas há formas de controlar o stress. Nem sempre é possível controlar as fontes (chefe, trânsito, etc), mas sempre é possível mudar a forma com que você reaje à elas. Confira dicas para combater o stress.

Níveis de Ferro Baixos — ou Muito Altos

Está cansada o tempo todo? Saiba o que fazer!

Muita gente sabe que um dos principais sintomas da anemia é o cansaço. Baixos níveis de ferro geram células sanguíneas com menor capacidade de transporte de oxigênio. O que nem todo mundo sabe é que muito ferro no sangue (aliado a fatores genéticos) também pode causar problemas. Seu corpo utiliza muita energia para se livrar do excesso; e isso também causa fadiga.

Inclua na sua alimentação alimentos ricos em ferro (espinafre e suco verde são boas pedidas). Se optar pela suplementação, cuidado para não exagerar.

Falta de Exercício Físico

Está cansada o tempo todo? Saiba o que fazer!

Especialmente quando combinado com o stress, o estilo de vida sedentário rapidamente drena toda a sua reserva de energia. Como vimos no item stress acima, ele aumenta o seu cortisol, e é justamente a atividade física que ajuda a eliminar esse cortisol. Mas se você não se exercita, sobra muito cortisol (e energia) para a noite, atrapalhando seu sono, e colocando-a no mesmo ciclo de cansaço e falta de energia.

O que fazer você já sabe, não é? Existem muitas formas de entrar em forma, basta começar!

Excesso de Exercício Físicos

Está cansada o tempo todo? Saiba o que fazer!

Por outro lado, se você está se esforçando demais todos os dias com treinamentos pesados, o cansaço e problemas de sono podem ser sinais que você está exagerando. Isso acontece principalmente com treinamentos de resistência como ciclismo e corridas longas. Assim como no stress, atividades de longa duração também aumentam o cortisol no sangue.

É necessário encontrar um equilíbrio. Se você acha que o excesso de atividade é seu caso, procure descansar por alguns dias. Depois, volte à rotina de forma mais leve, acresentando gradualmente semana a semana.

Infecção do Trato Urinário

Está cansada o tempo todo? Saiba o que fazer!

Cerca de metade das mulheres diagnosticadas com infecção urinária reclamavam também de cansaço e indisposição generalizada. Essa estatística fica ainda maior para mulheres acima dos 40. O cansaço é uma resposta do corpo ao direcionar energias para combater a infecção.

Se você suspeita de infecção urinária, consulte um médico, pois somente ele pode prescrever os antibióticos que vão combater a bactéria com mais rapidez. Todos seus sintomas (incluindo cansaço) devem desaparecer em 10 dias após o fim do tratamento.

Doença Cardíaca

Está cansada o tempo todo? Saiba o que fazer!

Infelizmente essa é uma hipótese que não pode ser descartada. Estudos mostram que metade das mulheres que tiveram ataques cardíacos se sentiam muito cansadas nas semanas anteriores ao ataque. Falta de fôlego exagerada ao se exercitar ou subir escadas são alertas importantes: artérias bloqueadas fazem que o oxigênio seja insuficiente nos tecidos, por isso o cansaço.

Se suspeitar, claro, vá ao médico. Isso é especialmente importante se os sintomas estiverem acompanhados de dores no peito, ansiedade e dificuldades de concentração.

E você? Se sente cansada? Se sim, sempre vale a pena investigar — ninguém merece passar os dias cansada e sem energia!

104 comentários para “Está cansada o tempo todo? Saiba o que fazer!”

  1. Avatar de Juuh

    Meu nome é Júlia é deste um tempo pra cá tenho me sentindo indispostas, estou cansando muito rapído e não tenho muito noção do que pode ser só sei tenho que descobrir logo para um me cuidar por que não da mais pra ficar assim me sinto muito nada pois não estou tendo força pra fazer nada : 🙁 😡

  2. Avatar de Monique Gouveia

    meu bome e monique fiz uma dieta pra emagrece agora libero muita adrenalina e me sinto cansada e com mal estar o que eu fasso,sinto muito frio nas maos principalmente.

    1. Avatar de Karla

      😳 ou também n sinto assim

    2. Avatar de Rodrigo

      vai em um medico

  3. Avatar de Catia

    Boa tarde. Nem sei por onde começar mas cá vai… Tenho 28 anos e 2 filhotes ultimamente desde que fiquei desempregada, sinto me cansada, triste. Nada corre bem. Não tenho vontade em sair de casa, custa me muito adormecer… E começou a doer me o corpo todo, tipo músculos mais as pernas… O que poderá ser? Ajude me cumps
    Catia

    1. Avatar de William

      Procure um psiquiatra, isso pode ser o início de uma depressão. Ele oferecerá a você alternativas de tratamento ou encaminhamento para um psicólogo. Recomendo que você tente sair da sua rotina e comece a fazer algum tipo de exercício e de mais tempo para você fazer o que mais te agrada. Melhoras.

      1. Avatar de Elisangela

        Engraçado estou na mesma posição que a sua, logo que fiquei desempregada comecei a sentir essas coisas. Estou sem ânimo para nada. Será que estou doente?

      2. Avatar de Natiely Muritiba

        Obrigada ,acho que é esse o meu caso !
        🙁
        Mas eu pratico exército ,pratico capoeira e faço academia. Eu só não consigo controlar meus pensamentos : (

        1. Avatar de Leonardo

          Passei por isso tb é estava com transtorno de ansciedade generalizada fiquei 5 dias de cama fazendo tudo que era exames e nenhum fora do normal até q o endócrino me encaminhou a um pisiquiatra estou no fim do meu tratamento de 6 meses estou na fase de desmame hj já me sinto bem melhor consigo controlar meus penssamentos mas sinto muito sono ainda mas segundo meu pisiquiatra e por conta dos remédios quando parar com tudo volto normal.

    2. Avatar de Nina

      Veja se não pode ser o clima, frio, porque sinto muitas dores nas pernas e descobri a causa: inverno(!)?

    3. Avatar de Nicr

      Pode ser fibromialgia. Eu tbm tava assim. Vai . médico reumatologia

  4. Avatar de Adriana Messias

    Estou precisando de ajuda todos dias acordo cansada ja não consigo sair da cama na loja irritada com clientes sem ânimo de repente me da um sono incontrolável perco sentido fico concentração horrivel chego em casa as 19 faço janta ja to caindo de sono nem assisto mais bem mesmo se tiver algo encontro com alguém o mal estar sono capoto tipo sábado fui dormir 18hs te as11no domingo e ainda cansada sou portadora doença de behcet vasculite e mesmo assim fazendo exames pra descobrir isso viver assim não da tem gente com 70melhor que eu preciso ajuda to com tigliceres alta colesterol

  5. Avatar de Carmen Rosa

    Eu sinto algo que é muito esquisito, eu estou sempre cansada e de noite durmo muito mal , sonho muito com o trabalho e com outras coisas levo a noite a trabalhar ou a fazer outras coisas nos sonhos de manha acordo mais cansada do que quando me deito, gostava de dormir bem mas já não sei o que é isso há muito tempo. Tenho uma dor no peito quando espirro e nas costas mas não sei o que é gostava de saber se alguém me pode ajudar para eu poder dormir bem. Obrigada

    1. Avatar de Anamaria

      Pergunta inevitável: já procurou um médico que lhe examinasse e pedisse exames de sangue para saber o que está faltando em seu organismo?
      Se não, faça-o o quanto antes. Quanto mais cedo excluir as causas e tratar delas melhor será.

    2. Avatar de Alexandra. Correa Souza Santos

      Estou na academia chego em casa foso tdais quero dormi trabalhos mais quero dormi quando dar durmo muito mais não estou cuidado do meu cabelo mais com atis ta muito Rui

  6. Avatar de Dalva Aparecida De Oliveira

    ultimamente me sinto muito cansada e desanimada eu trabalho das 6,30 as 20;hora e tenho casa almoço para fazer e ainda administro uma empresa e ando muito cansada não tenho vontade de nada o que eu quero é fica em um lugar sem ninguem por perto e pode dormir e não acordar nem para comer o que devo fazer e isso esta me prejudicando muito.
    att dalva

    1. Avatar de Anamaria

      Dalva, trabalhando desse jeito não tem como não ficar cansada. Se não for possível mudar sua rotina, mude pelo menos a alimentação. Inclua 2 ovos pela manhã, colma com duas fatias de pão integral, frutas. Veja tbém a possibilidade de tomar suplementos, como Vit. B12 etc.

  7. Avatar de Graziele

    Meus sinto muito cansada dores de cabeça todo dia boca seca fome muito fome me ajude por favor ainda por cima passo um estreez muito grande

  8. Avatar de Ivone Aparecida G Bessa

    Gostei muito da explicação . Vou seguir quem sabe melhoro .tenho um filho especial que me consome o dia todo , trabalho em casa fazendo salgados ,estou na cozinha ele me chama toda hora e uma correria sou sozinha e a noite ele acorda várias vezes e não durmo direito deve ser isso não si o que fazer !mais obrigada pela ajuda !

  9. Avatar de Lucas Medeiros Mais Sou Mulher

    tenho 50 anos sinto muito frio mesmo morando no nordeste não tenho vontade de fazer nada só divorciada nem faço comer pra mim porque não tenho mais forças .só como ovos com farinha de mandioca ou papa de arrocina o a veia o pão o tempo todos ,não tenho alegria só sinto tristeza .toma clonazepam pra domei e quando dorme já e de madrugada .o qual os remédio que devo tomar pra levantar a minha alto estima .que mim deixar senti calor já que só sinto frio só vivo enrolada na cama moro só .gostaria que pôde-se mim ajudar .lhe agradeço

    1. Avatar de Luana Gene

      Lucas, não sou especialista no assunto, mas pelo que percebi vc está muito isolado, tem uma alimentação rotineira e ainda toma medicamento para nervos q parece não fazer o efeito q vc espera. Olha, vc tem que sair mais de casa, ver pessoas, coisas diferentes, ocupar sua mente. Sei q é difícil, mas vc vai conseguir. O q vc não pode é continuar isolado e morrer na solidão. Que eu saiba vc n cometeu nem um crime p/ viver preso e até os criminosos merecem um banho de sol! Se anima, sai dessa rotina pelo amor de Deus! Seu corpo está amofinhando aos poucos e sua mente está anciosa e depressiva! Levanta essa cabeça e mexa-se!!!! Espero ter ajudado!! Deus te abençoe e te der forças pra sair dessa depressão!

  10. Avatar de Eu

    Tenho 17 anos e vivo dormindo , durmo muito , fico sem apetite , não tenhi animo pra fazer nada , do nada bate tristeza , mudo muito de humor , menstruação atrasada a dois meses , será que estou com anemia ?

  11. Avatar de Silvia M Cordeiro Oliveira Cordeiro

    tenho 61 me sinto cansada sem animo pra nada, moleza indisposição, o corpo só pede p deitar.

  12. Avatar de Ana Maria

    Meu Deus .Essa situação é realmente muito triste ,eu quero fazer as coisas e não consigo ,preciso ir ao médico ,nem isso eu consigo.Não tenho animo pra nadaaaa de nadaaaa.,eu quero mas o corpo não deixa!!!Muito ruim mesmo.Pior que eu já venho assim há tempos ,mas agora que a ficha caiu,pode uma coisa dessa?

    1. Avatar de Andreia

      Quando a minha “ficha caiu” eu estava na escola a trabalhar. Gritei, barafustei e precisei sair dali! Não aguentava mais… Estava com depressão… sentia-me tão cansada, tão cansada que, de manhã, quando tinha de me levantar e de me arranjar para sair de casa para mais um dia de trabalho, sentava-me na cama e chorava imenso. Tinha tanto sono, sentia-me sem qualquer energia… eu estava a “desligar-me” da vida! Tinha vontade de fugir da vida, de mim, de todos os que me rodeavam. Queria somente ficar sozinha, encostada a um canto, com os meus pensamentos e queria dormir muito. No fim-de-semana dormia durante horas e horas e, às vezes, acordava para ir ao Wc ou comer algo que o meu marido preparava. Outras vezes, no entanto, tinha insónia e não dormia durante alguns dias. Ao fim do terceiro dia já não pensava direito, ficava agressiva e de muito mau humor. Só queria dormir mas não conseguia pois o meu cérebro não deixava! Estava sempre a pensar em alguma coisa!
      Andei assim durante meses, até que rebentei! Estava sempre a chorar… e a dormir… a vida não fazia mais sentido. Fui a três médicos e a opção era eu ficar internada para me tratarem pois eu não queria mais viver. O meu marido tomou as rédeas da nossa vida, assumiu a responsabilidade de ficar em casa comigo durante um mês para cuidar de mim (alimentar-me, dar-me a medicação, levar-me às consultas de psiquiatria, psicologia, medicina geral…).
      Tive um esgotamento nervoso. Tomei muita medicação. Passei quase quinze dias a dormir. Foi mau. Muito mau… É inexplicável o que senti… Uma dor sem comparação.
      Quem se sente assim ,deve procurar ajuda o quanto antes… Eu tive muita gente boa que me apoiou nessa fase tão difícil e que me levou a diferentes tipos de médicos… Deixe-se ajudar!!! Precisa de alguém que o faça! Não pode viver sozinha com essa dor!
      Não conhecia os médicos que me ajudaram, mas foi bom chorar nas consultas e poder contar tudo aquilo que pensava, tudo aquilo que me preocupava…
      Não se deixe ficar… Você precisa de si! E também precisa de alguém que lhe dê a mão, que a ajude a ir superando essa tristeza, essa dor.

  13. Avatar de Adriana

    Muro obrigada. ..Eu gostei.vou procurar a olhar mais pra mim.

  14. Avatar de Agatha Mota

    Olá sou Agatha tenho 28 anos, é muito bom saber que não sou a única nessa situação rsrs, também estou totalmente indisposta, sem ânimo pra nada, também estou desempregada a pouco tempo porém antes do desemprego já havia percebido esses sintomas. É muito ruim querer fazer as coisas e não ter ânimo pra nada nem pra sair da cama, ótimo artigo, irei procurar um médico

  15. Avatar de Erani Balbino

    Eu estava trabalhando em um ambiente muito estressante. 5 meses sem tirar un dia de folga. Agora saì do trabalho por não aguentar mais. Pior é que agora sinto uns sintomas estranho, um peso na minha cabeça, na zona da nuca, sempre estressadissima. Não consigo me concentrar. Toda gente dis que estou sempre estressada.

  16. Avatar de Monique Da Costa

    Meu nome é monique me sinto muito cansada falta de ar e sono fiz eletrocardiograma pois tive aceleração no coração mais n acusou nada oq pode ser

  17. Avatar de Thamires

    Tenho 15 anos e vivo dormindo , durmo muito , fico sem apetite , não tenho animo pra fazer nada , do nada bate tristeza , mudo muito de humor , menstruação sempre atrasa (normalmente é um mês) , alguem pode me ajudar e diser o que eu tenho, pq serio eu quero q isso cabe quero me cuidar, isso e horrível? 🙁

  18. Avatar de Silvia

    Ola tenho 40 anos em novembro de 2016 os médico fizeram histerectomia em mim de la para car só vivo cansada e com sono e não consigo mas ganha pesso sempre magra vivo sempre irritada sem paciência nem uma …e com esse cansaço as coisa ficaram pior…choro por qualquer coisa… tudo em mim fica feio sinto muita falta de ar cheiro de poeira meus peitos doem muito e esquenta isso e normal.?

  19. Avatar de Aidil Maria Dos Santos Brito

    Tenho cinquenta e sete anos

  20. Avatar de Aidil Maria Dos Santos Brito

    Me chamo aidil moro em ilhéus Bahia tenho cinquenta e sete anos me sinto muito cansado e estresse dá o que fazer

  21. Avatar de Mag

    Sinto-me como todos, muito sono e cansaço, pouca auto-estima estima e sem vontade para nada. Ando distraída, quero só dormir e dormir. Como bem, as vezes exagero e aumentei de peso aff aff não sei como sair desta bola que me afogar. Preciso de ajuda!!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva