Para a mulher que gosta de se cuidar

Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar.

Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar.

O final do ano está aí e é normal nessa época do ano bater o cansaço.

Publicidade

Uma boa solução pode ser tirar férias. Mas, se você acabou de tirar férias, ou está sempre se sentido cansada, esse cansaço pode estar relacionado com outras causas.

Nós nos expressamos por meio de nosso corpo, e é justamente nele que se soma todo o estresse físico e mental. O cansaço é a debilitação das suas forças, causando fraqueza em um ou mais músculos do corpo. O cansaço pode ser provocado por diversos motivos, desde noites mal dormidas até falta de vitaminas ou problemas psicológicos.

O que pode causar esse cansaço?

Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar.

Anemia

A anemia pode causar cansaço, sono, desânimo, queda de cabelos e até mesmo falta de ar. Nas mulheres, é um fenômeno mais recorrente durante a menstruação, quando a perda de sangue aumenta o déficit de ferro no organismo.

Depressão

Vigor abaixo de zero é um traço de quem sofre com depressão. Apesar de ser uma doença de origem psíquica, a depressão acaba com a disposição física. Nela, ocorre um processo inflamatório dentro dos neurônios que atrapalha seu funcionamento, e isso acaba gerando o cansaço.

Problemas com a Tireoide

Os hormônios tireoidianos são vitais para manter o metabolismo aceso. Uma característica comum entre o hipertireoidismo, quando a tireoide trabalha demais, e o hipotireoidismo, situação em que a glândula fica lenta, é a apatia total. O coração bate muito rápido e o indivíduo se queixa de cansaço extremo.

Infecções

Seja naquela gripe passageira, seja em um quadro mais severo, como a hepatite, a pessoa fica enfraquecida, em maior ou menor grau. É que o organismo concentra suas forças na luta contra o agente infeccioso, daí o esgotamento da pessoa.

Falta de Vitamina D

Estudos atuais revelam que a baixa dosagem de vitamina D no sangue é uma das prováveis causas do cansaço excessivo e sensação de desânimo. A dosagem de vitamina D no sangue é feita em laboratório e deve ficar acima de 40 mg/dl. Se a exposição do sol não for suficiente é preciso fazer a suplementação de vitamina D.

Dietas Restritivas

Eliminar de maneira radical grande quantidade de alimentos ou fazer dietas da moda que cortam de maneira exagerada certos grupos alimentares podem gerar déficits nutricionais.O carboidrato, por exemplo, nos dá glicose, que é um combustível importante para o corpo e sem ele a sensação de esgotamento é mais frequente, tornando as queixas de cansaço e falta de energia mais comuns após as duas primeiras semanas de restrição.

Ansiedade

A ansiedade e o estresse são sem sombra de dúvidas males da vida moderna e a queixa mais frequente é a de acordar cansado. O estresse libera quantidades altas de cortisol e adrenalina, hormônios que em altas doses prejudicam o funcionamento dos neurotransmissores, deixando os indivíduos ansiosos, com dificuldade de concentração e no sono. O tratamento nesse caso é praticar uma atividade física prazerosa, que alivie as tensões, e em casos extremos a recomendação é a de uso de medicamentos.

Outras causas

  • Problemas com o sono (insônia, poucas horas dormidas, sono de má qualidade e sono agitado)
  • Excesso de atividades físicas geram cansaço e fadiga muscular
  • Má alimentação. A alimentação incorreta pode deixar o organismo com falta de importantes vitaminas, minerais e macronutrientes fundamentais para o processo de energia do corpo.
  • Mau funcionamento do intestino
  • Gastar energia com coisas sem importância
  • Ser muito sedentário, se movimentar pouco também causa cansaço
  • Várias condições e doenças específicas; é sempre importante consultar um médico
Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar.

O que fazer para melhorar o cansaço?

  • Procure relaxar e dormir bem. Uma simples boa noite de sono é geralmente o remédio perfeito para revigorar as energias.
  • Faça uma alimentação balanceada e procure distribuir bem as suas refeições ao longo dia. Procure evitar a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir.
  • Acrescente as atividades físicas aos poucos em sua rotina diária e depois aumente a duração e a intensidade dos exercícios lentamente. Procure começar com 10 minutos de atividades físicas por dia e mantenha uma regularidade. Andar ajudará a manter uma boa forma e, consequentemente você ficará menos vulnerável ao cansaço.
  • Para quem não quer se cansar, um conselho: beba água. Manter o corpo abastecido de líquidos pode ser uma tática de sucesso. Se a pessoa não se hidratar, as células vão extrair a água da circulação. O sangue se torna mais denso e a absorção da energia também vai ser dificultada.
  • Atenuar o estresse é fundamental para fugir da indisposição. E nada melhor do que fazer aquilo de que se gosta para chacoalhar a rotina. As atividades prazerosas são estimulantes para o cérebro e para o corpo. Enfim, evitam que a gente enferruje.
  • Se você se sente fraco e cansado, pode ser que isso esteja ocorrendo por falta de vitaminas e minerais. Veja se a suplementação é uma boa idéia para você.
  • Se a fadiga não vai embora, o importante é procurar auxílio de um médico. Ele poderá pedir exames como hemograma, teste de glicemia, dosagem hormonal e outros mais específicos, como o eletrocardiograma e o teste de função hepática, que ajudam a identificar o que está prejudicando a disposição.

Se você já passou por um tratamento para melhorar seu cansaço, compartilhe conosco!

Obs: Esse post é uma republicação atualizada; seus comentários originais foram mantidos.

104 comentários para “Está se sentindo cansada? Veja dicas para melhorar seu bem-estar.”

  1. Avatar de Maria

    Eu sempre me sentia muito cansada, depois de um tempo indo em médico descobri que meu problema era falta de vitamina D, passei a tomar o complemento e meu cansaço melhorou muito…

  2. Avatar de Valéria Gomes

    Eu estava com um cansaço interminável… mas fui me acostumando e acabei não procurando ajuda… tempo se passou e ainda sempre me sentindo cansada… quando fui descobrir estava com anemia e ferritina baixa.
    Depois do tratamento minha vida melhorou 100%

  3. Avatar de Denise Barros

    Ótimo post!!!!
    Algumas vezes me sinto muito cansada, mas nada melhor do que uma bela noite de sono para repor as energias.
    Quando o sono não descansa totalmente, o melhor a fazer é tirar um tempinho mesmo para fazer o que gosta e estar com quem gosta, fazer coisas simples que mais gostamos e nos dá prazer.
    Adorei as dicas!!!

  4. Avatar de Carina

    eu estou cansada, e não sei o que é… até tirei uns 10 dias de férias e parece que foi pior ainda… estou cansada mesmo, mas acho que nao estou doente.
    Sou insatisfeita com meu trabalho será que é isso?

    1. Avatar de Gabriela Schmoeller

      Carina quando não gostamos do que fazemos o stress aumenta, e nos deixa muito mais cansados, existem épocas no meu trabalho em que tenho que fazer coisas contra minha vontade, me deixa muito estressada e cansada.

      1. Avatar de Isa Mota

        nunca foram ditas palavras tão verdadeiras

    2. Avatar de Gisele

      Carina, vivo o mesmo dilema que o seu. Estou insatisfeita com meu trabalho, mas como acomodação (serviço público) continuo na mesma. Tirei uma semana e voltei cansada igual… Fico só pensando nos feriados e finais de semana… Aff!

    3. Avatar de Angela

      Carina,quando não sentimos prazer no que fazemos pode sim gerar um sintoma de desanimo.Tente descobrir dentro de você o que lhe da mais prazer,mais alegria…..e corra atrás da profissão que você goste não fique desperdisando sua vida sua saúde em um serviço que não esta te trazendo benefícios mental e espiritual.Repense sua vida.

  5. Avatar de Camila

    Ha um tempo atrás nao tinha vontade de fazer as coisas, sempre com preguiça e cansada, sem ânimo… descobri que estava faltando a vitamina D e alguns minerais.
    Hj sou outra, disposta e mais feliz, fiz complemento com vitaminas e sais minerais por 9 meses… logo vou voltar novamente

    Cê adorei o post

  6. Avatar de Camila

    Ha tomei aquela vitamina chamada Centrum e vitamina D

  7. Avatar de Audrey

    Nossa, Celisa, adorei a matéria!
    Eu me sinto extremamente cansada. Fiz uma bateria de exames e farei outra agora na 2ª quinzena de Janeiro. Já tomei vitamina D, C, complexo B… enfim… já fui diagnosticada com depressão no passado e tomei remédios fortíssimos… receio estar com depressão novamente!
    Também… pela vida que tenho, qualquer um teria depressão! rs

    1. Avatar de Tatiana Mello

      Acredite em Deus, peça ajuda a Ele e tudo melhorará. Pode não ser a situação em si, mas o seu jeito de enxergá-la! Para diminuir o cansaço e aumentar o ânimo: exercício físico SIM! É incrível como a gente se sente bem!! Pode acreditar!!!

  8. Avatar de Marcia Valeria

    EU TBM ANDO ME SENTINDO CANSADA COM MUITO SONO,DEVE SER A FALTA DE ALGUMA VITAMINA!!!
    VOU PROCURAR UM ESPECIALISTA ( MÉDICO)

  9. Avatar de Silvia Da Silva

    OLá adorei o post.
    Tenho uma filha de 12 anos e ela anda muito estressada e desanimada já passei ao medico e ela pediu varios exame estou esperando o rerultado ,meu marido acha que ela tem tireoide, e ela faz muito exercicio fisico e anda muito desanimada.Assim que sair o resultado postarei para vc bjs.

  10. Avatar de Joyce Ferreira

    Olá meninas, eu acordava cansada e sem fòlego, passei no medico e ele me passou uma série de exames hormonais. Descobri que estava com hipotiroidismo, isso já faz mais de 10 anos, desde então tomo a medição necessaria e nunca mais tive nada. Vale a pena a gente procurar um médico quando estiver sentindo esse cansaço sem motivo aparente.
    Otimo post esse, ajuda muitas pessoas a exclarecer suas dúvidas. Bjs

  11. Avatar de Lourdes Alves

    Otimo post Celisa parabens! E o assunto é bem importante. Bom, tive um periodo que me sentia fraca, desanimada, parecia que nao havia nenhum estimulo para fazer coisas que fazia diariamente. Fui ao medico, fiz analise completa de sangue, e o diagnostico foi: baixo indice de vit. “C”, ferro, e hipoglicemia. Mudei minha alimentaçao incluindo mais alimentos ricos nessas vitaminas, nao fico muito tempo com o estomago vazio, faço refeiçoes pequenas a cada 3 horas num total de 5 ao dia, e da sempre faço esporte como por exemplo a corrida, que me da um pique maravilhoso. Hoje me sinto outra pessoa, muito mais disposta e animada pra tudo. Me sinto bem comigo mesma e muito mais feliz. E os amigos comentam que mudei pra melhor. Corpo, mente e espirito. Porque realmente o nosso corpo revela o que vc come. Um bj carinhoso e otima quinta feira.

  12. Avatar de Marta

    Um post para guardar e compartilhar. Adorei! O cansaço realmente é um alerta, ainda mais com a vida agitada que levamos. Sempre que me sinto cansada por vários dias seguidos procuro reconhecer os sintomas e tomar as providências. Um complexo vitaminico ajuda bastante. Mas se as causas não são tão aparentes é melhor procurar ajuda.

  13. Avatar de Stella

    Oi meninas, gostei das dicas !
    Olha, estou em Mocambique e nem sempre temos medicos a altura mas com certeza irei procurar por um com urgencia, pois de facto de um tempo pra ca ando hiper cansada ! gosto do meu trabalho, mas … na africa do sul, numa farmacia, aconselharam me tomar omega3.. nao resultou ! ando desesperada ! obrigadao

  14. Avatar de Cássia Marinho

    Tem horas que é bom ficar sozinha, refletir… acho que esse cansaço bate bastante no inico do ano devido as expectativas que todos esperam do novo ano…
    O jeito sabe qual é… sacudir a poeira, levantar a cabeça, ir para o salão dar um ‘tapa’ no visual completo, fazer uma maquiagem bem linda, vestir uma roupa de arrasar e sair.

  15. Avatar de Mariana

    Adorei o post!!!!!!

  16. Avatar de Simone

    Nossa adorei a matéria…..
    Tava me sentindo muito cansada e com sono, mais já estou melhorando, acho que é por causa da mundança de rotina, como faz pouco tempo que casei e me mudei para longe do meu serviço ainda tô me adaptando a nova rotina…..

    As dicas vão me ajudar muito..

    Bjs

  17. Avatar de Joelma

    adorei as dicas
    estou muito cansada tenho que tomar vitamina D

  18. Avatar de Cris

    Adorei o post…

    Beijos

  19. Avatar de Marli

    Gostei da materia, pode ajudar muita gente Celisa.
    Ja tive muito desanimo e cansaço por causa da depressão, o tratamento e a suplementação de vitaminas mudou a situação. É importante ir ao medico e buscar a causa.

    Bjs- Marli

  20. Avatar de Daniela

    Me sinto diariamente cansada. Mas é porque em 2007 descobri que tenho um reumatismo que se chama Síndrome de Sjögreen e sua medicação é forte pois é a base de corticoide e remédios que deixam sonolenta e com um cansaço imenso e sinto que a cada dia ele vai aumentando. Faço o tratamento, tomo vitaminas, mas sinceramente não sei mais o que fazer para não me sentir assim. Descobri por acaso em uma bateria de exames de sangue completo.

  21. Avatar de Dirlene Da Silva Souza

    Estou muito cansada tb , mas o que me deixa satisfeita é que eu tenho um trabalho, tem muitas pessoas CARINA que não tem , agradeça a DEUS pelo q vc tem muitas pessoas correndo atraz de um trabalho e não encontra ,e vc se queixando que esta insatisfeita? procure ver seu traba com bons olhos sen sempre grata a DEUS, louve a ELE q o resto tudo vai ser acrescentado se você for merecedoura, beijo Dirlene.

  22. Avatar de Veralice

    Como sempre,acho importantissimo as suas dicas.Vou de agora em diante,procurar dar mais “QUALIDADE” ‘as minhas dormidas,pois não estou tendo horário pra durmir e ando dormindo muito pouco.Acredito que vou melhorar muito o cansaço.Mais uma vez agradeço,suas dicas.

  23. Avatar de Nilva

    Nossa veio na hora certa, faco tratamento p depressao,tenho desturbio do sono.
    Mes q vem tenho consulta,vou falar com meu medico sobre isso… a falta d vitamina,tbm me sinto cansada,tem dia q ñ é façil… eitaa vida corrida… buscando dias melhores.
    Se eu tivesse um unico pedido p fazer, seria SONO…isso ta acabando comigo.
    Obrigada!

  24. Avatar de Andréa Vidal

    Faz sentido! Eu sofria de um cansaço interminável, me sentia sem condições de fazer nada em casa. Descobrí que tinha hipertireóidismo e comecei a tomar o remédio para o tratamento. Passei a notar que melhorou muito esses meus cansaços. Estou mais dispostas e emagrecendo gradativamente.

  25. Avatar de Cacilda

    Nossa estou com todos esses sintomas , mas como tomo hormonio p tiroide penso q deve ser por isso, fiz os exames ja tem qse 1 ano e deixei de lado, marquei uma consulta p levar os exames..vai q tem q aumentar a dosagem ou diminuir ..mas o meu cansaço é tanto q so de ler sobre cansaço ja me deu canseira …obrigada pela informação e pelas dicas de todos comentarios..Feliz 2012 =)

  26. Avatar de Cláudia

    Muito boa essa matéria! Parabéns!
    Bjs.

  27. Avatar de Shi

    Quando vi o post, logo li. Porque estou me sentindo bem cansada, e o pior é que acabei de voltar de férias. Achei as dicas validas e seguirei principalmente a prática de exercícios físicos, que eu sei que dar uma injeção de animo no nosso organismo.

  28. Avatar de Aparecyda

    gostei,tudo sobre esse assunto,parabéns.abraçossss…

    1. Avatar de Tereza

      boas dicas

  29. Avatar de Rose

    Estou com um desanimo desgrçdo mas, acho que é o calor apesar de fazer uma caminhada de 25 mim até o trabalho, em quanto estou caminhado estou sentindo muitas dores nas pernas que será isso?

  30. Avatar de Luiza Mendonça

    Rose

    Consulte um angiologista, pois pode ser problema circulatório.

  31. Avatar de Marilei

    eu tenho muita dor nas pernas e nos pés o que devo fazer pra melhorar. e muita canseira.

  32. Avatar de Zuleide Cipriano Da Silva

    sinto muito cansada e não sei qual o tipo de exercicio que devo fazer gostaria de ter uma orientação de voces. obrigada .até a próxima

  33. Avatar de Isa Mota

    que legal que bom obrigada pelas dicas bjs

  34. Avatar de Jcambali

    gostei das dicas todas, ou melhor gostei do site….
    muita coisa boa de saude….

  35. Avatar de Jcambali

    thanks….

  36. Avatar de Maria Do Socorro Oliveira.

    Adorei, muito boa, tenho me sentido muito cansada, mas também tenho poblema de tiéroide.

  37. Avatar de Elizabeth

    Puxa este mês eu estou muita cansada, eu levantava de segunda a domingo 4:30 da manhâ para fazer fisica e ficava com sono a tarde toda no emprego e a tarde fazia caminhada, mas agora não estou aguentando mais levantar cedo, já estou tomando vitaminas e não comecei fazer atividades continuo desanimada o que fazer?

  38. Avatar de Lorena

    Tb me sinto muito cansada, mas quando fico somente nas frutas de manhã me sinto leve, e de certa forma o cansaço alivia…Mas qual é o médico correto para analisarmos a deficiência de vitaminas e sais minerais? É o endocrinologista?

  39. Avatar de Mel

    Gostei muito deste post, tb tenho andado muito cansada e desanimada e estou protelando p/ ir ao médico , mas vou ir logo, pois não adianta cuidar do exterior (pele, cabelo) e esquecer o o interior.

  40. Avatar de Telma Lopes

    Adorei os comentários,pois tmbm tenho me sentido muito cansada.Sou revendedora de cosméticos,e dona de casa,porém ás vzs me sinto muito atarefada.Tem horas q só tenho vontade de dormir,aí quando acordo fico mais animada p/ realizar minha tarefas.Só esse sono q esta d+.Bjs P/ todos.

  41. Avatar de Telma Hidalgo Lopes

    Parabéns a todos os post,muito bom.Precisamos nos cuidar,e a nossa saúde é fundamental.Beijos a todos.

  42. Avatar de Gabriela

    me sinto assim tambem o que fazer ja tomei remedio para hipotiroidismo e nada valeu nao tem graça muita coisa na vida nem para fazer exercicios fisicos sinto vontade tudo e tao estressante me de resposta me ajudem

  43. Avatar de Amalia

    Muito bom esse fórum, estava muito cansada e desanimada, não tinha mais vontade pra, muito estressada também, comecei a perceber que estava sem paciência com as pessoas pois sempre fui calma e atenciosa com todos, foi aí que decidi tomar uma decisão: comecei a fazer 15 minutos no simulador de caminhada e a cada dia aumento 5 minutos e tomo complexo B, minha autoestima melhorou e me sinto mais feliz, disposta.

  44. Avatar de Dani

    Meninas afff, da vontade de para a vida …… Poderia existir um remedinho que nos ajudasse ne. O estresse , a falta de sono, o nervoso, a canseira tudo piora a TPM vixi nem se fale nisso. Não sei mais o que tomar p resolver ?

  45. Avatar de Eliana

    estou ruim para dormir sentindo muitas dores nos braços e formigamentos nos dedos da mão direita ja fui no cardiologista e fez exames e ele falou que estava tudo bem mim passou augumas vitaminas mais continua a mesma coisa sera o que pode ser isso

  46. Avatar de Maria Aline

    Nossa as dicas são otimas depois delas tenho certeza que estou com anemia…
    beijos..

  47. Avatar de Cris

    estou me sentindo muito cansada ja tem uns dois meses , desanimada , sem forças , o meu trabalho é muito parado , trabalho sozinha , estou muito infeliz com o trabalho nao sei oq fazer

  48. Avatar de Tereza Maria

    BOA TARDE , GOSTARIA DE SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO ?
    EU SINTO DORES DE CABEÇA CONSTANTE , TONTURA , ÂNSIA DE VÔMITO , FORMIGAMENTO NA MÃO DIREITA,ENJOO,CORPO TRÊMULO , A BOCA SECA,LÁBIOS RESSECADOS,CANSAÇO CONSTANTE,COURO CABELUDO DOLORIDO .
    GOSTARIA DE SABER DICAS DE COMO TRATAR DESSES PROBLEMAS , DESDE JÁ AGRADEÇO A TODOS !

    1. Avatar de Yara

      Tereza….você descobriu o que é? Também sinto todos estes sintomas!! A dor no couro cabeludo é muito estranha!!! Eu sei que seu comentário é antigo…mas quem sabe você é notificada e pode me ajudar. Espero que tenha sarado, fique com Deus!

  49. Avatar de Lucia Helema

    gostei do post eu me sinto esgotada sem força desanimada ac
    ho que vou ao medico

  50. Avatar de Adriana

    🙁 ja faz tempo que ando com um cançasso terrivel , passei uns tres meses de cama ano passado corria pra um medico e pra outro descobri que tenho refluxo e gastrite nervosa , mais com as medicaçoes aliviaram os sintomas do refluxo , mais agora tó com um cansasso terrivel , ja acordo com preguiça e tem dia que o emu corpo doi todo pernas braços pés é horrivel . mais lembro-me que em todos os examesde sangue que fiz a medica disse que estavam ormais . oje mesmo nesse momento estou tãoc ansada que nem tó com anmo pra tc direito , nem tenho vontade de fazer minhas tarefas da casa , alguem pode me ajudar ,,, agradeço

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva