Para a mulher que gosta de se cuidar

Qual é a causa da sua dor de cabeça?

Qual é a causa da sua dor de cabeça?

O grande problema para quem tem dor de cabeça é descobrir a real causa da dor. O fato é que a dor de cabeça é, geralmente, apenas um sintoma de algum outro problema, com inúmeras hipóteses possíveis. Ou seja, se não tratarmos o problema verdadeiro, nunca poderemos nos livrar de forma definitiva da dor de cabeça.

Publicidade

Um Exemplo: Minhas Dores de Cabeça

Eu, por exemplo, tive dor de cabeça por anos e anos a fio. Era uma dor que durava dias e não tinha analgésico que fizesse passar. Depois de muito pesquisar e tentar várias soluções, descobri que tomar pílula anticoncepcional é uma das causas possíveis da dor de cabeça. Para testar, resolvi parar de tomar. Hoje faz um ano que parei e posso dizer que minhas dores de cabeça reduziram quase por completo! Hoje em dia tenho dores de cabeça bem infrequentes e quando elas vêm basta tomar um analgésico que já resolve. 🙂

Causas da Dor de Cabeça

Um bom diagnóstico precisa levar em consideração as características da dor, que pode ser latejante, como se fosse uma pressão ou uma pontada, sua intensidade, a área afetada, frequência e duração.

Qual é a causa da sua dor de cabeça?

A dor de cabeça constante pode ser causada por diversos fatores, sendo as mais comuns cansaço, estresse e ansiedade. Para auxiliar na investigação da causa da sua dor, confira algumas causas de dor de cabeça:

  • Tensão: É um dos tipos mais comuns e que atinge muitas pessoas. É causada por momentos de tensão, estresse e ansiedade.
  • Calor: O calor excessivo e o sol forte na cabeça por muito tempo leva à desidratação leve e a dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais, provocando dor de cabeça;
  • Visão: problemas de visão que forçam a vista provocando dor de cabeça. Esse tipo de dor caracteriza-se por uma dor chata em cima dos olhos e na fronte, que aparece somente após os esforços visuais.
  • Falta de sono: Uma noite mal dormida o corpo não descansa o suficiente  e normalmente provoca dor de cabeça
  • Alimentos: Os alimentos por si só não causam dores de cabeça. Apenas podem desencadear o problema em pessoas predispostas, principalmente nas que sofrem de enxaqueca. Aspartame, glutamato monossódico, alimentos oxidados (como por exemplo fritura), glúten e leite de vaca, são grandes desencadeadores de dor de cabeça.
  • Jejum: Ficar muito tempo sem comer é um veneno para certas pessoas. Causa a hipoglicemia e dor de cabeça.
  • Bruxismo: apertar ou raspar os dentes durante a noite altera o posicionamento da articulação da mandíbula, causando dor de cabeça.
  • Alterações hormonais: Tomar anticoncepcional faz uma verdadeira bagunça no organismo: o desequilíbrio hormonal, assim como a fase da TPM, provocam dores de cabeça.
  • Sinusite: A dor de cabeça acontece quando aparece um quadro de sinusite aguda, que é a inflamação dos seios da face. Geralmente a dor acontece na região onde o seio está acometido. Se a sinusite for do seio maxilar, a dor de cabeça vai aparecer na maçã do rosto, abaixo dos olhos, de um lado ou de outro, ou dos dois lados. Junto com a dor de cabeça, aparecem geralmente sintomas nasais, como entupimento, secreção, coriza clara ou amarelada.
  • Toxinas: Pessoas que apresentam dificuldades de eliminar toxinas (pela ação do fígado, através do suor, urina ou fezes) tendem a ter maiores crises de dores de cabeça. Essas toxinas modificam as estruturas celulares, permitindo que atravessem a barreira cerebral, causando a dor. Para pessoas sensíveis, alimentos específicos podem provocar alterações no diâmetro dos vasos sanguíneos do cabeça, primeiramente diminuindo-os e em seguida aumentando-os. Essas alterações do diâmetro das veias que provocam mudanças na visão e dores de cabeça.
  • Açúcar e café: Pessoas que apresentam crises frequentes de dores de cabeça devem evitar o consumo excessivo de doces e bebidas como café. No caso do açúcar, os níveis glicêmicos do sangue sobem e caem muito rápido e fazem com que o organismo utilize outros mecanismos para manter os níveis de glicose cerebral. Um deles é o aumento da produção de catecolaminas (gerando vasoconstrição dos vasos sanguíneos), que tem como consequência o aumento da frequência cardíaca, da temperatura, irritabilidade e a produção de prostaglandinas que causam vasodilatação e, por consequência, a enxaqueca. No caso do café, o problema reside na cafeína, que também está presente no chá-mate, guaraná, cacau e chocolate. Tem ação vasodilatadora nos vasos sanguíneos do corpo e ação vasoconstritora dos vasos sanguíneos do cérebro, problemático para pessoas sensíveis.
  • Enxaqueca: Geralmente acomete um dos lados da cabeça e costuma durar horas; em alguns casos, até dias. Quem sofre desse tipo mais severo fica sensível à luz e a barulhos. Uma em cada cinco pessoas que sofre de enxaqueca apresenta visão alterada e pode enxergar as coisas embaçadas e pode causar náuseas. O tratamento deve ser feito com remédios, sempre prescritos por um médico. Compressas quentes ou frias no pescoço podem ajudar.
  • Perfumes:  Aromas fortes podem causar dores de cabeça. Isso acontece porque fragrâncias ativam células nervosas no nariz, associadas a sensação de dor. Pessoas que sofrem de enxaquecas podem ter o problema iniciado por um aroma. Nesse caso, é recomendado que se mantenha um diário de fragrâncias as quais a pessoa foi exposta para descobrir os aromas desencadeantes.

Tratamento da Dor de Cabeça

Qual é a causa da sua dor de cabeça?

Os tratamentos mais comuns envolvem o uso de analgésicos. Mas, como eu disse: por trás de uma dor de cabeça geralmente existe uma causa: não adianta você atacar a dor de cabeça sem conhecer o verdadeiro motivo da dor. O uso abusivo de analgésicos pode causar problemas de saúde (principalmente relacionados ao fígado e ao estômago). Além disso, com o tempo, podem deixar de fazer efeito, tornando a dor de cabeça crônica e reduzindo ainda mais o bem-estar e a qualidade de vida.

Podem ser indicadas outras terapias coadjuvantes, como meditação, massagem, técnicas de relaxamento e psicoterapia. Aromaterapia (uso de óleos essenciais) e acupuntura também podem ajudar.

Se as dores são acompanhadas de outros sintomas, como náuseas ou quadros mais sérios, como febre, as causas podem chegar até a derrames ou tumores, portanto, nunca dispense uma boa avaliação médica.

E você, tem ou já teve dores de cabeça frequentes? Descobriu a causa?

42 comentários para “Qual é a causa da sua dor de cabeça?”

  1. Avatar de Luciane

    Eu sofria de dores de cabeça diárias, e muitas vezes o remédio não adiantava.
    Descobri há pouco mais de 3 anos que tenho a doença celíaca, de intolerância ao glúten. Após começar a fazer dieta e não ingerir, as dores sumiram.

  2. Avatar de Rosilene

    EU TENHO BRUXISMO, e quando não uso a placa doi a cabeça, e tenho que tomar remédio.

    1. Avatar de Rô

      Eu tb tenho, mas não uso placa… pois descobri a pouco tempo, acho que preciso procurar um médico.

  3. Avatar de Bruna

    Eu tenho muitas dores de cabeça e também desconfio que seja relacionada ao anticoncepcional. Muito bom saber da sua experiencia.

  4. Avatar de Andreia

    Ando tendo dores de cabeça direto, mas não sei o que pode ser… vou investigar.

  5. Avatar de Manuelle

    O meu caso é a famosa enxaqueca, aquela de passar bem mal, mas é genética.

  6. Avatar de Aline Dark

    Eu não posso sentir cheiros fortes que já tenho dor de cabeça, é muito chato nem poder usar um perfume.

  7. Avatar de Cláudia Afonso

    😳 Tenho dores insurpotaveis. Não sei o que pode ser. Cada médico passa remédio analgésico e pronto. 😳

  8. Avatar de Raquel Delis

    Já notei que quando como muito gluten, me dá dor de cabeça… açucar demais tb.

  9. Avatar de Lauren Arruda

    eu tenho dores de cabeça constante desdos 6 anos de idade. Ja procurei varios medicos e ate oftalmologistas, mas ninguem descobri o que causa isso.

  10. Avatar de Silvia

    Sofro todos os meses com enxaqueca.E sempre período menstrual,ou seja três dias antes ou três dias depois,entretanto tenho vômitos.Sempre um lado da cabeça,mas sinto somente dores no olho e nuca.Também pode ser genético,pois meu avó também sofria com essas enxaquecas.Já fiz tomografia e eletrocefalograma e tudo normal.Já passei por tratamentos que aliviou as dores um pouco durante tratamento,mas quando vem não tem jeito forte demais.Enfim é só esperar por um remédio mais potente.

    1. Avatar de Arlete

      Silvia, seu caso é muito parecido com o meu. Dor unilateral que atinge a nuca e os olhos, vômitos, sensibilidade à luz e barulho.No período menstrual a mesma coisa.Passei por vários neurologistas, fiz vários exames e tomei vários remédios sem resultado. Tbm achava que era genético, entretanto com o passar do tempo percebi que o problema era buco maxilar; minha mordida é tão forte que já fraturei alguns dentes. Vou ter que usar a placa e provavelmente fazer uma cirurgia. Outra coisa que descobri; não posso usar nenhum adoçante que dispara a dor. Espero ter ajudado. Abs.

  11. Avatar de Vanessa

    eu tenho muita dor de cabeça, os médicos dizem que é estresse.

  12. Avatar de Marcos

    Muito bom o artigo, também tenho dores de cabeça. Estresse. e uando durmo poucas horas.

  13. Avatar de Beatriz

    Olá meninas, para mim é o gluten, ele é o causador de muitas dores de cabeça por aí… cuidem.

  14. Avatar de Rosana

    Noite de sono mal dormida, além de ansiedade, má alimentação me causam dores intermináveis.

  15. Avatar de Arlete

    Tenho crises de dor de cabeça desde pequena(inclusive com vômitos). Após várias consultas e tratamentos com neurologistas – icluindo acupuntura, descobri que a causa é Bucomaxilar.Isso explica porque nenhum analgésico – com exceção do Dorflex, tira minha dor (o Dorflex tem um relaxante muscular na fórmula). Além da placa de acrílico, devo voltar a usar aparelho e provavelmente fazer uma cirurgia ortognática.

  16. Avatar de Juliana

    Eu acho que a causa da minha dor de cabeça é do anticoncepcional também, eu lembro d e não ter dor e depois passei a ter, faz 7 anos que tomo…

  17. Avatar de Enio

    O meu caso é enxaqueca das brabas, é genetico, tenho crise pelo menos uma vez ao mes.

  18. Avatar de Lu

    Eu tenho dores de cabeça, mas até agora não descobri o que pode ser… é muito chato isso.

  19. Avatar de Rô

    Eu tenho dor de cabeça causada por bruxismo, ninguém merece né…

  20. Avatar de Aline

    excelente post! Sem falar que uma colega de trabalho descobriu que estava com cancer grave, o mesmo que deu no Reynaldo Gianecchini entre o caracao e o pulmao dela, ela descobriu p

  21. Avatar de Aline

    excelente post! Sem falar que uma colega de trabalho descobriu que estava com câncer grave, o mesmo que deu no Reynaldo Gianecchini entre o coração e o pulmão dela, ela descobriu pq estava com dores de cabeça e coceira pelo corpo, nosso corpo manda sinais que algo não esta bem, mas nunca vamos fundo na raíz do problema!

  22. Avatar de Amelia Bata

    Eu tambm tnho dor de cabeça constante, pelo menos duas vezes a casa semana, mas ainda nao descobri a causa, varias vezes fui ao médico so dão-me analgésico.

  23. Avatar de Cristina

    Gente, eu tenho dores de cabeça constante, como no caso da Sílvia, mas fiz uma tomografia e esse médico maravilhoso ne prescreveu o único remédio que combate esse mal, pois a dor é enxaqueca da menstruação, hoje assim que ela vem tomo logo, tenho penada minha mae que passou muito tempo desse mal, i remédio é cliridrato de naratripitana, foi o único. #ficaadica. bjs

  24. Avatar de Karina

    Eu estou achando que a minha dor de cabeça também é causada pelo anticoncepcional. Mas não posso parar agora, pois trato minha pele que é muito acneica.

  25. Avatar de Cida Machado

    Faço tratamento com neurologista p enxaqueca. Quando estou em crise tomo dorilax junto C buscopan duo. Esses dois comprimidos juntos combatem a dor C mais rapidez.

  26. Avatar de Elisabete Leal Borges

    Depois de anos de tratamento para enxaqueca descobrir que tinha ATM, procurei odontólogo especialista, coloquei o aparelhe e melhorei 90%. Hoje ainda uso o aparelho e já não sofro como antigamente quando cheguei a tomar morfina e internei com suspeita de meningite.

  27. Avatar de Eliane

    Gostei muito do artigo.

    Bjs.

  28. Avatar de Carolina Mendonça

    o que provoca dor de cabeça tmb pode ser intoxicação do organismo! neste caso, recomendo beber muito chá´verde

  29. Avatar de Arlete

    TENHO DOR DE CABEÇA DESDE OS 13 ANOS DE IDADE O MEDICO DISSE QUE É ENCHAQUECA,MAIS ATÉ HOJE NÃO SEI A CAUSA CERTA.

  30. Avatar de Soraia.

    :Eu tenho enxaqueca há 30 anos.sofro muito nenhum remédio passsa. Quando ataca fico sem comer dias e de cama. Até agora não encontrei nenhum remédio que passe.

    1. Avatar de Vilmara

      Ha alguns dias tirei o leite, o glúten e o açúcar. Fazendo a alimentação paleolítica. Regulando o sono.. dormindo 8h dia. Melhorei 95%. Tinha Dor de cabeça todos os dias.. era muito ruim suportar isso por anos e nada passar. Agora estou me sentindo livre. TENTA ESSAS MUDANÇAS .

  31. Avatar de Cristina

    Eu andava constantemente com dores de cabeça, mas desde que descobri este remédio caseiro estou bem melhor , então é assim: Sal dos Himalaias com sumo de limão e agua, remédio santo para enxaquecas e aquelas dores de cabeça que nunca passam , experimentem que resulta passo as doses e a preparação .
    1 limão 2 colheres (chá) de sal do Himalaia legítimo e meio copo de agua morna , dá um alivio imediato das chatas dores de cabeça e mais alivia muito a enxaquecas.

    Os beneficios do sal dos himalaias Ele é considerado o sal mais puro do planeta e fornece mais de 60 minerais e elementos naturais encontrados no corpo humano. O sal dos Himalaias fortalece o sistema imunológico, aumenta os níveis de energia, equilibra os níveis de serotonina no sangue, restaura o equlíbrio alcalino e os eletrólitos do corpo.

  32. Avatar de Nana

    Queria saber mais se as pílulas podem causar dores de cabeça muito fortes. Não aguento mais! Minha médica indicou trocar de método, mudar para as injeções. Pesquisei sob re o injetável Cyclofemina mas gostaria de saber se ele também pode causar esse efeito colateral. Encontrei mais informações aqui http://cyclofemina.com.br/ mas nada sobre isso. Podem me ajudar?

  33. Avatar de Lucilene Rodriques

    tenho muita dor de cabeca e dor na nuca e olhos , mas ja percebi que e algo relacionado ao estomago ,nao posso de jeite nenhum comer qualquer tipo de fritura ,passo dias com dor de cabeca posso tomar o remedio q for ,se nao tomar algo pro estomago e melhora as dores nao passa .gostaria de saber o que pode ser .

  34. Avatar de Euvanir

    Tenho essa dor a anos , passei com vários neuros e fiz vários tratamentos .
    No momento me resignei , não tem jeito.
    Continuo procurando o que desencadeia as crises , mas em carreira solo.
    Dias atrás o marido de uma amiga disse que fez um tratamento homeopático , que se livrou da dor que carregou por anos !!
    Alguém do grupo já tentou ?

  35. Avatar de Denilson

    sinto enxaqueca passa ,mais depois fica umas pontada oque sera

  36. Avatar de Jota

    Eu tambm tnho dor de cabeça constante, …., mas ainda nao descobri a causa,
    varias vezes fui ao médico so dão-me analgésico…….

  37. Avatar de Matheus

    Boa noite!
    Tenho muita dor de cabeça,
    Mas a minha dor de cabeça é ela ,
    Aquela enxaqueca 😴😴

  38. Avatar de Aldora

    pelo contrário eu não sinto dor mas sim um aquecimento bem no centro da cabeça e porfavor alguém me ajuda?

  39. Avatar de Roberta Machado Dos Aantos

    Tive um tumor no olho e fiz uma cirurgia na cabeça pra poder tirar o tumor mas de uma 2anos pra cá tive muitas dores na cabeça pontada na cabeça enjoo azia vômito a luz emcomodando barulho e eu sinto umas coisas se mexer por dentro das cabeça muito estranho nunca sentir isso daí fiz uma tomografia e deu tudo normal mas tive um acidente de carro e bati a cabeça e as dores tão mais fortes e frequentes que eu fico de cama de tanta dores o que pode ser isso

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva