Para a mulher que gosta de se cuidar

15 Causas da Queda de Cabelo

15 Causas da Queda de Cabelo

Está com queda de cabelo? A solução pode ser tão simples quanto tomar vitaminas… ou bem mais complicada. É verdade que a calvície é muito mais comum em homens, mas o afinamento e queda também ocorre em mulheres, e os efeitos na nossa autoestima são terríveis.

Antes de tratar a queda, é importantíssimo conhecer a causa, pois cada uma delas vai levar a um tratamento diferente. Aqui procuro listar a maioria das causas (comuns, ou não tão comuns) para servir como uma pequena referência (para um diagnóstico e tratamento preciso, sempre consulte um médico).

1. Estresse Físico ou Emocional

O estresse pode causar queda de cabelo, cientificamente chamada alopécia androgenética ou areata, porque ele inibe o desenvolvimento e aumenta a inflamação, comprometendo a circulação sanguínea dificultando a permanência dos fios no couro cabeludo.

O estresse ainda aumenta as chances de oleosidade capilar, que favorece a caspa e consequentemente, a queda de cabelo. É normal haver uma queda diária de até 100 fios de cabelo mas geralmente a queda de cabelo excessiva começa depois de um período de maior estresse ou transtorno emocional causado por conflitos pessoais, amorosos, perda de um ente querido, mudança de cidade, trabalho ou em caso de doença própria ou em outro familiar.

2. Hormônios Femininos

Assim como no caso dos hormônios na gravidez, mudar sua pílula anticoncepcional (ou parar de tomá-la) pode também causar queda. A alteração hormonal da menopausa também pode ter o mesmo efeito. Nesses casos, o melhor é discutir com sua ginecologista sobre qual o melhor anticoncepcional para você (cada caso é um caso), ou sobre tratamentos hormonais específicos.

O estrogênio e o hormônio tireoidiano, quando desequilibrados, também podem influenciar diretamente na calvície. A falta desses hormônios pode acarretar tanto na perda dos cabelos como na textura deles.

3. Hereditariedade

A maior parte dos casos de calvície está relacionada à hereditariedade, ou seja, às características familiares. Chamada de alopécia androgenética, essa condição é comum entre os homens, embora também possa acontecer entre as mulheres em situações menos comuns.

A explicação para essa queda de cabelo está na conversão da testosterona em di-hidrotestosterona, uma molécula que enfraquece os fios.

15 Causas da Queda de Cabelo

4. Falta de Proteína

Se você não tiver proteína suficiente em sua dieta, o corpo vai “economizar” seu uso reduzindo a produção de cabelo. Isso normalmente acontece de 2 a 3 meses após a redução na ingestão de proteína. Para resolver, inclua em sua dieta fontes de proteína, como whey protein, peixes, carnes e ovos.

5. Anemia ou Ferritina Baixa

1 em cada 10 mulheres de 20 a 50 anos sobre de anemia por falta de ferro. Essa é uma causa comum de queda de cabelo, e bastante fácil de resolver. Basta fazer o exame de sangue para detectar o problema, e fazer suplementação de ferro. Para manter um cabelo sem queda, a ferritina deve estar entre 50 ng/ml a 70 ng/ml. Se estiver abaixo disso, já pode ser a causa da queda. Nesse caso, deve ser feita a suplementação de ferro.

6. Hipotireoidismo

Os hormônios T3 e T4, produzidos pela tireoide, estão envolvidos em diversos processos do organismo, incluindo a manutenção do ciclo de renovação capilar. Assim, quando há qualquer alteração no funcionamento dessa glândula, isso pode se refletir na queda de cabelo.

Em caso de hipotireoidismo, quando as funções da tireoide estão reduzidas, a escassez dos hormônios deixa o metabolismo mais lento, prejudicando o crescimento de novos fios. Já no hipertireoidismo, o excesso de hormônio leva a uma aceleração na renovação celular do couro cabeludo, o que faz com que o cabelo caia e deixe a pele dessa região mais exposta.

15 Causas da Queda de Cabelo

7. Deficiência de Vitamina B

Apesar de não ser uma causa muito comum para queda, a deficiência de vitamina B pode sim ser uma causa. O problema pode ser resolvido através de suplementação e mudanças na dieta. Essa vitamina pode ser encontrada em peixes, carne, vegetais e frutas não-cítricas. A vitamina B7 ou biotina é boa para o crescimento de cabelos e também para a pele e unhas. Outra vitamina do complexo-B para o crescimento de cabelos é a B5, também chamada de ácido pantotênico.

8. Queda Relacionada ào Sistema Autoimune

A alopécia aerata é uma queda em alguns pontos específicos da cabeça (causando “falhas”) e é causada por uma resposta autoimune exagerada do corpo: o organismo vê o cabelo como um corpo estranho e reage contra ele. Outras doenças autoimunes como o Lupus também podem ser a causa. Injeções de esteroides (e outras drogas) são utilizadas, mas o curso da recuperação é imprevisível (pode haver novas quedas, recuperações, etc.)

9. Pós-Gravidez

Durante a gestação, os níveis de testosterona (hormônio masculino) ficam ainda mais baixos no organismo da mulher, enquanto os níveis de progesterona e estrogênio (hormônios femininos) estão aumentados, o que favorece o crescimento do cabelo e deixa os fios mais fortes.

Porém, de três a quatro meses após dar à luz, as taxas hormonais voltam ao padrão anterior ao da gravidez, levando à queda de cabelo.

15 Causas da Queda de Cabelo

10. Perda de Peso Repentina

A perda de peso muito rápida é considerada um estresse físico, mesmo que ter emagrecido tenha sido saudável para você. Como causadores, há o emagrecimento em si, ou ainda uma possível falta de vitaminas ou nutrientes minerais. A queda também pode ser sinal de um transtorno alimentar como anorexia ou bulimia. Esse tipo de queda normalmente se resolve cerca de 6 meses após a condição ser corrigida.

11. Síndrome do Ovário Policístico

A síndrome do ovário policístico é um desequilíbrio entre hormônios masculinos e femininos. Excesso dos hormônios masculinos pode levar a cistos no ovário, ganho de peso, e outras condições, incluindo queda de cabelo. Outro sintoma associado comum é o excesso de pelos no rosto ou no corpo. Tratando o problema, a queda se resolve.

12. Antidepressivos e Outras Medicações

Há uma gama de classes de medicamentos que podem promover a queda de cabelo. Entre as mais comuns, estão os afinadores de sangue e os remédios para pressão conhecidos como beta-bloqueadores, assim como Ibuprofeno e remédios para depressão. Se for o seu caso, converse com seu médico para tentar substituir o medicamento ou reduzir a dose.

15 Causas da Queda de Cabelo

13. Esteroides Anabolizantes

Esteroides utilizados para crescer massa muscular são mais comuns no meio masculino, mas pode acontecer de ser usado (e abusado) por mulheres também. O mecanismo da queda de cabelo se processa da mesma forma que na síndrome do ovário policístico, e é resolvida suspendendo o uso desses anabolizantes.

14. Excesso de Vitamina A

Exagero em suplementação vitamínica pode causar queda de cabelo, segundo a Associação Americana de Dermatologia. O valor recomendado de Vitamina A diário é de 5000 IU, e suplementos podem conter de 2500 a 30000 IU. Para resolver o problema, basta parar de consumir a vitamina A em excesso e o corpo se recupera normalmente.

15. Envelhecimento

O envelhecimento dos fios também pode causar queda de cabelo. É razoavelmente comum perceber queda de cabelo em mulheres que entram nos 50 ou 60 anos. Essencialmente, o processo de envelhecimento se caracteriza por dois fenômenos: a redução da densidade dos fios, com diminuição de sua espessura, e a perda de sua cor natural, que leva à canície capilar (cabelos brancos). Além do envelhecimento dos fios afinar os cabelo, ele também pode provocar o enfraquecimento dos fios, levando à queda de cabelo.

190 comentários para “15 Causas da Queda de Cabelo”

  1. Avatar de Selena

    Muito informativo, tenho queda de cabelo por fator genético, porém as vezes acho que possa ser por outro motivo.

  2. Avatar de Maria.m

    Sofro com queda a 3 anos, ainda não descobri a causa… excelente artigo!

  3. Avatar de Hérica

    Estou com queda de cabelo desde o início do ano, não sei o que pode ser, quem sabe até hipotireoidismo, pois meu exame deu alterado…

  4. Avatar de Renata

    Oi!!
    Gente…lembro quando a minha filha neasceu..caiu muiiittooo…mas depois tudo voltou ao normal 🙂

    http://belezacomnutricao.blogspot.com

  5. Avatar de Camila

    Segundo os médicos minha causa da queda de cabelo é estresse, mas acho que é outra coisa, pois não sou estressada

  6. Avatar de Samara

    Meu cabelo não cai tanto, mas tenho a impressão que está ficando cada vez mais fino, arghhh

  7. Avatar de Bruna Azevedo

    Excelente post, estou com queda, mas não sei o que é… dizem que é estresse 🙂

  8. Avatar de Erminia

    Tenho queda desde os 20 anos, sempre faço todos os exames e todos os resultados são normais. É muito difícil o diagnóstico da causa, no meu caso tenho que tratar o problema.

  9. Avatar de Lia

    O meu caso é que fiz uma cirurgia, caiu muito cabelo

  10. Avatar de Rô

    Excelente artigo, já me ajudou

  11. Avatar de Cris Ramos

    Tive uma queda brusca e fiquei com pouquíssimo cabelo. Hoje,anos depois minha dermatologista descobriu através de exames que minha ferritina está super baixa. Ou seja,nenhum médico havia investigado a causa antes. Poderia ter evitado a perda de tanto cabelo. Estou fazendo reposição de ferro e usando minoxidil. Tenho esperança que ainda vou recuperar meu cabelo.

    1. Avatar de Debb

      Puxa, então o meu problema deve ser esse,porque o normal é 70% e no meu exame deu 3% de quantidade de ferritina, por isso há um ano meus cabelos diminuíram muito, não tenho falhas, mas estão caindo gradativamente, quando vou lavar os cabelos faço com cuidado pra não cair tanto. Tomara que consiga recuperar meus cabelos, por que a sensação é mesmo muito ruim e desesperadora.

      1. Avatar de Jéssica

        Eu tenho a ferritina super baixa tb…deve ajudar a cair né

      2. Avatar de Odi

        Usa Minoxidil usei por 2 meses e parou de cair

  12. Avatar de Cristina

    Meu cabelo estava c/ umas falhas e caindo muito, minha dermatologista recomendou o Minoxidil e Innove Care, ambos dão um resultado muito bom, estou muito satisfeita!

  13. Avatar de Sandra Brito

    voces esqueceram de incluir a alopecia andro genetica aag, que nao tem nada a haver com os demais, justamente por ser genetica, como eh o meu caso. alias eu descobri vendo o dr google e fiz o tramento. estou com 64 anos e meu cabelo esta lindo como se eu estivesse com 20 anos!!!!!

    1. Avatar de Cyntia Lima

      Sandra Brito qual foi o tratamento que voce fez? Tambem tenho alopecia androgenetica e acho meu tratamento pouco efetivo.

    2. Avatar de Leandra

      Sandra é só ler o post, hereditariedade…

    3. Avatar de Katia

      Ola, fico feliz de saber que voce obteve excelente resultado. Voce poderia me enviar o que foi que voce usou ou usa para sues cabelos? Agradeço muito.

  14. Avatar de Camila

    Tenho queda de cabelo agora ja sei porque!
    bjos cÊ! 😀

  15. Avatar de Glaucia Nogueira

    Com o passar dos anos notei uma diminuição considerável dos fios… a causa deve ser envelhecimento…

  16. Avatar de Telma

    A minha queda é por causa genética, não tem muito o que fazer, passar minoxidil para sempre…

  17. Avatar de Elvira Helena Cascao

    Após fazer uma cirurgia (plástica facial)estou tendo queda de cabelo,é normal?Embora tenha nascido muitos fios,qual o melhor remédio de ingerir ou passar diretamente na cabeça?

    1. Avatar de Odi

      Usa Minoxidil! Usei por 2 meses

  18. Avatar de Rosangela

    Muito bom esse tema, estou com uma queda terrível a meses e os médicos não sabem o que pode ser, estou desesperada

    1. Avatar de Odi

      Usa Minoxidil… Usei por 2 meses

  19. Avatar de Adriana

    Muito bom o texto, acho que agora já desconfio o que pode ser a causa da minha queda 🙂 valeu Celisa

  20. Avatar de F

    Minha queda é porque fiz uma cirurgia, depois da anestesia sempre caem os fios

  21. Avatar de Lu

    Bom texto, as informações foram muito úteis.

  22. Avatar de Neuza Souza

    meu cabelo ta caindo d mais e ainda nao descobrir a causa…to ficando assustada o q eu façó????me ajudem por favor!!!

    1. Avatar de Odi

      Minoxidil

    2. Avatar de Raquel Delis

      Consulte um especialista em queda de cabelo

  23. Avatar de Mila

    Adoro esse assunto, sofro com queda a mais de 5 anos, descobri que o meu caso é AAG, infelizmente terei que conviver com isso.

  24. Avatar de Daisy

    Eu tinha queda de cabelo, mas quando fui na dermatologista ela passou alguns remédio e uma loção a Minoxidil, e meu cabelo não cai mais.

  25. Avatar de Lindalva

    Depois que minha filha nasceu, perdi muito cabelo, muito mesmo, achei que ia ficar careca, fiquei muito estressada tb e com a saude debilitada, pois cuidar de uma criança pequena vc não pode fazer mais nada, se eu soubesse jamais teria tido filho # prontofalei

    1. Avatar de Larissa

      Afff estou querendo engravidar, desse jeito vc me desanima 🙁

    2. Avatar de Raquel Delis

      Minha nossa, quer dizer que se arrependeu de ter filho?

  26. Avatar de Jéssica

    A minha causa de queda deve ser estresse afff

  27. Avatar de Aline

    Meu cabelo cai muitoooo, muito. Já reclamei do problema com algumas dermatologistas mas ainda não descobri a causa também. Preciso ir em algum medico que passe exames específicos.
    Muito bom o artigo! 🙂

    1. Avatar de Odi

      Minoxidil!!

  28. Avatar de Odi

    Tive uma baita queda de cabelos no mês passado…a única solução foi minoxidil !! Graças a Deus parou e ja ta crescendo tudo uuuffffaaaaa… Acho que era hormonal…

  29. Avatar de Larissa

    Tenho a sindrome do ovario policistico, meu cabelo cai mesmo, não sabia disso, bom saber

  30. Avatar de Vânia Luz

    Super gostei do texto. 😮

  31. Avatar de Cintia Ferreira

    O meu cabelo cai muito devido a uma quimica que eu usei, será que posso usar esse minoxidil? O que eu faço?

    1. Avatar de Raquel Delis

      Pode usar sim, mas é legal vc consultar um dermatologista antes

  32. Avatar de Mari

    já caiu meu cabelo por dois motivos, um qdo fiz uma grande cirurgia, caiu demais. Outra qdo tive estresse emocional violento, caiu igual. Usei PANTOGAR, parou de cair e começou a nascer , que loucura, muitos fios novinhos em três meses, apareciam no alto da cabeça. Pantogar!!! é caro, mas é ótimo.

  33. Avatar de Léia

    Não sabia que anemia poderia causar queda de cabelo… estou com anemia e meu cabelo está mesmo caindo mais que o normal, mas nunca imaginei que fosse pela anemia

  34. Avatar de Raquel Delis

    Muito informativo esse post, tenho queda pelo menos uma vez ao ano… me disseram que é efluvio, mas deve ser a falta de ferro e estresse

  35. Avatar de Leandra

    Oi Celisa, faz anos que frequento seu blog, e nunca esqueço da ajuda que vc deu quando eu estava sofrendo por causa da queda de cabelo, sou grata eternamente a vc. Meu caso é genética tb…
    Adorei o post

  36. Avatar de Lia

    tenho ovario policistico e anemia, tenho bem pouco cabelo, tinha bem mais, mas não noto muita queda

  37. Avatar de Odalisa

    O meu cai devido ao envelhecimento, tenho 50 anos e tinha muito mais cabelo

    1. Avatar de Vera Menna Barreto

      tenho 52 anos e também diminuiu a quantidade de cabelo!

  38. Avatar de Adriana Prado

    Não tenho problema de queda (ooobaaa!!!), mas tive episódios após parto, uma cirurgia e uma outra vez em que não soube o motivo e foi passageiro. Tenho cabelo volumoso, mas temo perder muitos fios com a idade.

    Beijo

  39. Avatar de Juliana

    Olá pessoal, em relação a queda de cabelo, tenho uma sugestão maravilhosa…. Sh de PIMENTA…. Amei, pois ele ativa a micro-circulação e ainda ajuda para o cabelo crescer rapidinho. Fora que o cheirinho é divino. Vocês vão adirar. Eu fiz uma análise capilar em uma loja aqui perto, mas tem no site da Auge Cosmetica também. http://www.augecosmetica.com.br
    Bjus

  40. Avatar de Marcilene Rodrigues Gomes

    Oi meu nome e Marcilene tenho alopecia areata a 8 anos atrás,a primeira vez caiu muito mas ainda tive socorro,mas não conhecia a doença não me cuidei direito e por isso ela voltou e dessa vez para levar meu cabelo embora caiu tudo gente me sinto um lixo, ainda não deitei mas já morri, minha vida perdeu o rumo o sentido a vontade de ter minha vida normal acabou,sou mae solteira e agora sei que estou condenada a solidão eterna pois meus cabelos estão nascendo mas minha saúde e muito frágil e sei que nenhum homem vai querer passar a vida ao lado de uma mulher doente.MARCILENE

    1. Avatar de Marcia

      Força amiga vc com certeza tem outras qualidades .eu por ex estou com muitas manchas no rosto me sinto um lixo meu cabelo esta com uma falha grande bem na frente as vezes choro mas tenho que ser forte para poder cuidar do meu filho.quem sabe um dia a gente consiga ser feliz né não pode perder a esperança tenha fé .quanto a estar sozinha e melhor do que vc ter um marido e se sentir sozinha e passar raiva , ser mal tratada por esta pessoa , não ser valorizada.em fim antes só do que mal ,acompanha.procura fazer o que te faz feliz ! Ok saúde e mais importante.

  41. Avatar de Nara Souza

    😉 Fiz alguns exames e deu anemia,então é por isto que meu cabelo está caindo,excelente matéria,beijosss!!!

  42. Avatar de Cleide

    a minha queda de cabelo é bem na região frontal, seguida de coceira e vermelhidão no couro cabeludo. tenho certeza que foi por sucessivas escovas progressivas. estou fazendo tratamento com dermatologista. estou tomando pantogar (fórmula), usando minoxidil nas áreas afetadas e usando shampoo e condicionador específicos e rezando….rs

  43. Avatar de Monica

    Olá Celisa

    Acompanho a tempos suas matérias que são de grande ajuda.
    Gostaria de saber se vc ou alguma seguidora do site, saberia indicar um bom defrizante para usar antes da escova e prancha visto que já usei alguns e não gostei, no meu caso após a prancha o cabelo fica ressecado e gostaria de um produto que deixasse o cabelo com aspecto suave e com brilho.

    Desde já agradeço pela ajuda.

  44. Avatar de Juliana

    muito interessante esse post, saber a causa da queda de cabelo é ótimo…. vou aproveitar e saber realmente por que sofro desse mal…. bjusss

  45. Avatar de Marlene De Almeida Jardim

    🙂 Matéria muito interessante, aprendi que a queda de meu cabelo é devido a idade, mesmo assim vou procurar os medicamentos indicados e fazer uma pesquisa. Muito grata,

  46. Avatar de Helena

    Meu cabelo cai há anos!Já fiz vários tipos de exames!Tenho ótima saúde. A única explicação:só pode ser stress…Será que tem tratamento?

  47. Avatar de Cris Ramos

    Gente,pelo amor de Deus,minoxidil não é o fim do problema assim não! É uma droga forte,formulada basicamente para homens e que tem sérios efeitos colaterais. Não é só sair usando e achar que o problema está resolvido. Eu só estou usando porque estou tendo acompanhamento médico e mesmo assim não quero ficar escrava de medicamento nenhum. Assim que se para de usar todo o cabelo que nasceu volta a cair. É escravidão mesmo. Não quero isso pra mim não. Sem falar que o aspecto do cabelo piora muito. O meu tá uma palha,horrível. Estou me perguntando,será que vale a pena mesmo?Estou com vontade de desistir.

  48. Avatar de Jessica

    🙁 meu cabelo esta caindo muito, quando vou limpar o tapete do quarto parece ate uma peruca de tanto cabelo, o que faço, ando muito estressada tambem.

  49. Avatar de Maria Alice

    meu cabelos cai muito .passo hené , sera que cai por esse motivo : 😕 :m

  50. Avatar de Keli

    os cabelos da minha filha estar caindo muito sera que é por que tem , tirolde ,tem plobremas neurologicos toma muito remédios .contra crise convolsivas , 😕

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva