Para a mulher que gosta de se cuidar

Cauterização Capilar

O que é cauterização?

Cauterização Capilar

A cauterização capilar é um procedimento que preenche o fio da raiz até as pontas com a queratina — proteína essencial para o seu crescimento e fortalecimento. Esse tratamento age como uma injeção de brilho e hidratação para cabelos maltratados pela correria do dia a dia e pelos procedimentos químicos.

A cauterização é um tratamento que cicatriza a cutícula do cabelo para que as proteínas depositadas permaneçam por mais tempo nos fios. Ela corrige a estrutura capilar através de meios energéticos chamados agentes catiônicos, que recuperam as fibras capilares.

Uma explicação mais popular definiria a cauterização como uma reconstrução profunda, que sela as escamas dos fios e suaviza as pontas duplas, o que permite eliminar o aspecto arrepiado dos cabelos. A cauterização é uma reestruturação capilar. É um tratamento que faz a cicatrização das cutículas do cabelo através de hidratações com produtos especiais.

Qual a função da cauterização?

A principal função da cauterização é recuperar a elasticidade do cabelo, já que o tratamento age do córtex até as cutículas, por dentro do fio. Ou seja, a cauterização é uma hidratação profunda que sela as escamas dos fios e suaviza as pontas duplas, melhorando a aparência dos cabelos, deixando-os com mais saudáveis.

Na cauterização faz-se o uso da queratina (que é uma proteína importantíssima na composição de diversas estruturas no nosso corpo). Ela vai agir restaurando a camada externa dos fios. É possível perceber quando os cabelos carecem de queratina: os sinais são cabelos quebradiços , opacos e ásperos.

Queratina

Cauterização Capilar

Um dos principais componentes do cabelo é a queratina. Quando os fios perdem esse nutriente ocorre um desgaste da fibra capilar; os cabelos ficam secos, quebradiços, porosos e sem vida. A cauterização é uma técnica para repor essa queratina perdida.

A queratina é o componente essencial do fio, formado por aminoácidos que preenchem as fissuras e recompõem a fibra do cabelo. Além disso, a queratina penetra na cutícula do cabelo, hidratando e restaurando fio a fio, devolvendo a maciez, o brilho e repondo a queratina natural do cabelo.

Importante saber que não se trata de um procedimento químico. Porém, o excesso da queratina enrijece os fios dando o efeito reverso, causando o ressecamento, rigidez e quebra. Além disso, cuide para que a chapinha esteja na temperatura recomendada por especialistas, que é de, no máximo, 200°C.

Na hora de comprar a queratina, é preciso verificar se ela é SEM ENXÁGUE. Isso porque existem alguns tipos de queratina que devem ser enxaguadas do cabelo logo após a aplicação. Fique atenta!

Cauterização Capilar

Como é feita a cauterização capilar?

O tratamento de cauterização pode ser feito em salão de beleza ou em casa. Para obter um resultado mais eficiente, principalmente em cabelos mais ressecados, o ideal é que seja feito por profissionais em salão. Para manter os cabelos sempre hidratados, o procedimento pode ser feito em casa com kits de cauterização disponíveis no mercado.

Passo-a-Passo para Cauterização no Salão

  1. Os cabelos devem ser lavados duas vezes com shampoo antirresíduos para abrir as escamas e prepará-los para a máscara de hidratação.
  2. Antes de receber o creme, é importante secar com uma toalha para tirar o excesso de água.
  3. Depois, os cabelos são separados em mechas para receber o creme e um reestruturador à base de colágeno. Deixa-se agir por 20 minutos e então enxágua-se.
  4. Após retirar todo o produto, é aplicado um composto a base de queratina.
  5. Assim que todo o cabelo receber a queratina, novamente mechas serão separadas para serem secas com secador. Em seguida, passa-se a chapinha para a queratina penetrar nos fios com maior eficiência.
  6. Para finalizar, os cabelos recebem óleo de silicone para abaixar ainda mais os fios, principalmente os novos.

Vale lembrar que cada cabelo requer um tipo diferente de hidratação, pois cada tipo pode apresentar diferentes graus de ressecamento ou estrutura. O profissional deve analisar as necessidades do fio e determinar o método a ser usado.

Passo-a-Passo para Cauterização em Casa

  1. Use o shampoo antirresíduos; ele abre as cutículas para que o tratamento penetre com mais facilidade.
  2. Aplique a máscara de hidratação. Deixe agir por 15 min e enxágue em seguida.
  3. Tire o excesso da água com a toalha.

  4. Espalhe a queratina líquida pelos cabelos até que fiquem úmidos. Depois escove com a ajuda do secador.
  5. Em seguida, passe a chapinha cuidadosamente em mechas pequenas para selar a queratina nos fios.

Cuidados para a Cauterização em Casa

Os erros mais comuns para quem realiza esse procedimento em casa são: não cronometrar o tempo corretamente, não retirar o excesso de água e produtos e não preparar os fios com um protetor térmico. Mas o erro mais perigoso de todos está no momento da selagem.

Chapinhas e secadores comuns podem atingir temperaturas de cerca de 230ºC. O problema é que utilizar a chapinha em uma temperatura maior que 200ºC pode queimar as fibras capilares, aumentando a quebra e o frizz, e comprometendo a saúde dos fios permanentemente.

Até mesmo o manuseio desses aparelhos exige uma técnica especial para selar a cutícula dos cabelos e reter o produto na fibra capilar. É preciso prestar atenção na distância entre a chapinha e a raiz e saber o número exato de vezes que ela pode ser passada em cada mecha.

Cauterização Capilar

Cauterização Capilar alisa os cabelos?

A cauterização capilar é uma técnica de hidratação profunda dos cabelos, que não alisa os cabelos, mas que devido ao seu poder hidratante deixa os cabelos mais macios, sedosos e com a aparência mais lisa devido ao seu fator anti-frizz.

Por seu efeito extremamente reconstrutor, a cauterização pode causar a impressão de fios mais lisos. Mas a sua ação sozinha não é capaz de alisar os cabelos, e sim deixá-los mais macios, sedosos e sem o frizz, que causa uma aparência mais volumosa.

Se você tem cabelos crespos ou cacheados e tem medo de mudar a textura dos fios, pode ficar tranquila: somente substâncias como a amônia, a guanidina e o hidróxido de sódio possuem uma ação alisadora.

Diferença entre Hidratação e Cauterização

A hidratação capilar é um tratamento essencial na rotina de cuidados capilares de todas as mulheres, até mesmo as que já possuem cabelos saudáveis. Realizada uma vez por semana ou a cada quinze dias, ela é capaz de repor a água perdida naturalmente pelos cabelos e nutrir os fios. Sua ação fica ainda mais potente quando aliada a pequenas gotas de óleo de argan, jojoba ou de óleo de coco.

Não há contraindicações ou restrições à hidratação, desde que você use os produtos ideais para o seu tipo de fio — seja ele seco, normal ou oleoso — para a textura do seu cabelo (crespo, cacheado, ondulado ou liso) e, claro, para os efeitos que você deseja ter, como fios mais macios, sem frizz, menos oleosos ou mais brilhantes.

Já a cauterização capilar age de maneira mais profunda do que uma hidratação comum, além de usar o calor como aliado. Sua ação consiste em reestruturar completamente o fio, devolvendo a queratina e nutrientes perdidos, e fazendo com que permaneçam “presos” na camada interna da fibra capilar.

Cauterização Capilar

Quando fazer uma cauterização capilar?

Não são todos os cabelos que podem se submeter a uma cauterização capilar. Antes de se submeter ao tratamento, é necessário avaliar a real situação dos fios: se eles possuem muitas pontas duplas, se estão quebrando com facilidade ou se estão realmente danificados.

Mesmo sendo um componente que dá vida aos fios, o excesso de queratina pode causar o efeito contrário em cabelos que já estão saudáveis, chamado pelos cabeleireiros de “rebote”. Se você já possui um fio saudável, corre o risco de sair do salão de beleza com um cabelo mais áspero, endurecido e quebradiço.

Então, quando é aconselhável fazer uma cauterização capilar? A resposta é simples: cabelos que quebram com facilidade ao pentear, com excesso de frizz, ressecados, que passaram por processos químicos como alisamentos, relaxamentos e escovas progressivas ou que são coloridos ou descoloridos com frequência são os que podem se submeter a esse tratamento.

Cauterização Capilar

Considerações Finais

A vantagem da cauterização está em agir mais profundamente na fibra capilar. Mas os tratamentos não devem ser substitutos, e sim complementares no cuidado com os cabelos. A hidratação semanal, com máscaras indicadas ao seu tipo de cabelo, é capaz de minimizar os problemas causados por agentes externos, nutrir e prolongar os efeitos obtidos com a cauterização.

Muitas pessoas apostam na cauterização capilar fria, que pode vir até mesmo em máscaras que aliam os ativos hidratantes à queratina, mas os cabeleireiros garantem que o segredo do tratamento está em selar os fios com a ajuda da chapinha. O calor ajuda a “prender” o produto nos fios, fechando as cutículas e potencializando os efeitos por mais tempo.

Assim como a nanoqueratinização, a cauterização é um tratamento que utiliza a queratina como aliada na sua ação reconstrutora. No entanto, esse tratamento possui uma ação mais rápida e já é capaz de devolver a maciez, o brilho e a força aos fios já na primeira sessão.

Quem escolhe a nanoqueratinização precisa de algumas aplicações para obter os resultados que deseja. O que para algumas pessoas é uma desvantagem também pode ser um benefício, já que esse tratamento utiliza partículas menores que ajudam a evitar o acúmulo da queratina nos fios e um eventual efeito rebote.

Cabelos que se submeteram a qualquer procedimento químico ou alisamento devem esperar de uma semana a quinze dias para recorrer a cauterização, principalmente se houver uso de formol. As substâncias desses procedimentos podem causar um endurecimento dos fios, e consequentemente, a quebra.

385 comentários para “Cauterização Capilar”

  1. Avatar de Rafaela Fernanda

    Nunca fiz cauterização mas pretendo sim fazer futuralmente..
    parabéns pelo blog… 😉

  2. Avatar de Kerlane Freitas

    Gostei muito das informações desta matéria,me esclareceu sobre o que é cauterização,obrigada.

  3. Avatar de Yasmin

    😮 É mt boa!

  4. Avatar de Elizabeth Palmerim

    Muito bacana essa materia , tirei várias duvidas. Já fiz cauterização no salão mais agora vou fazer em casa.

  5. Avatar de Wanessa Melo

    dicas maravilhosas

  6. Avatar de Val

    😀 ÓTIMA DICA FIZ UMA POGRESSIVA RESCENTEMENTE AGORA VOU FAZER ESSA CAUTERIZAÇÃO VALEU PELA DICA DE USAR UM SHAMPOO SEM SAL COMUM IRIA USAR UM ATI-RESIDUO.MINHA POGRESSIVA JÁ IRIA POR AGUA ABAIXO RRSRSR ABRAÇO OBRIGADA 🙂 .

  7. Avatar de Grazy

    Mto interessante e esclarecedora. Vou fazer amanhã a cauterizaçao.

  8. Avatar de Carine Rj

    🙂 muito boa essa matéria, estava com duvidas e agora já sei tudo…. vou fazer com certeza.

  9. Avatar de Fátima

    ADOREI! VOU FAZER AMANHÃ TBM.

  10. Avatar de Dejania

    em quanto tempo posso repeti uma cauterização?

  11. Avatar de Elen Cristina Dos Santos

    fiz a plastica dos fios e toda vez que lavo e seco ele fica todo arrepiado na frente eu nao gosto o que posso fazer para abaixar esses arrepiados

  12. Avatar de Gisele M M

    Oi!!! Li num posto sobre a cauterização capilar com bepantol líquido. Um dos produtos é a finalizador de queratina. O que seria isso? Já fui em lojas especializadas e ninguém sabe me dizer o que é! Obrigada!

  13. Avatar de Creuzimar

    😆

  14. Avatar de Creuzimar

    😀 😀 😆

  15. Avatar de Erika Barbosa

    já fiz duas vezes a cauterização da niely gold e já noto uma diferença danada no meu cabelo.tem mais maciez e brilho!
    😀

    1. Avatar de Marissol

      d quanto e quanto tempo devo fazer cauterizacao

  16. Avatar de Gisele Mm

    Meninas, alguém pode me ajudar??? Quais produtos/marca vocês estão usando? Obrigada!

  17. Avatar de Eliane

    😉 estou gostando das dicas para o cabelo mais eu queria saber se tem como colocar o nome dos produtos que os salão usa para a cauterização pois eu to abrindo o meu espaço e gostaria de saber qual e as marcas do produtos que dão melhor resultados !!!!

  18. Avatar de Emerosn

    🙂 Adorei a informação sobre a Cauterização. Grato.

  19. Avatar de Emerson

    😎 Amei a informação.

  20. Avatar de Livia Maria

    Faço todo mês e meu cabelo fica super hidratado! Recomendo!

  21. Avatar de Michele Rangel

    Fiz cauterização no meu cabelo, uso shalon line de 3 em 3 meses, meu cabelo tem um volume enorme…relaxei e depois de 3 dias fiz a cauterizaçao e meu cabelo alisou um pouco, quero saber se vai demorar a voltar o volume e ficar todo enrolado

  22. Avatar de Aline

    excelente essa materia… amei

  23. Avatar de Vahia

    😎 Adorei essa explicação vou fazer para ver o resultado obrigado

  24. Avatar de Vahia

    muito bom essa explicação : 😎

  25. Avatar de Jussara

    Tou precisando de umas cautelizacao para dar no meu cabelo. Mas nao sei qual dele e melhor dar no meu pois meu cabelo tem luzer ficou muito ressecado sem brilho. Qual seria a melhor cautelizacao para meus cabelos

  26. Avatar de Vania

    bom dia, tenho uma duvida, cabelo com relaxado com base de amônia ou guanidina porde fazer???

  27. Avatar de Dayana

    Adorei as dicas fiz na mh filha ficou otimo obrigada !!!

  28. Avatar de Cristina

    Meu cabelo está muito danificado apesar de ter cortado as pontas e ter feito hidratação. Me ajudou muito suas dicas pois ñ sabia da importancia da cauterização. Vou fazer e depois conto o resultado. Bjos, obrigada.

  29. Avatar de Lais Bastos

    Eu uso a cauterização e hidratação BioLiss Power que pode ser encontrada no link http://equilibriopravoce.com.br/lojavirtual/home/9-cauterizacao-capilar-selagem-de-queratina.html

  30. Avatar de Isabel

    😉 😀 gostei,muito bem explicado,:-D agora vou marcar a minha tbm.

  31. Avatar de Jéssica

    Olá, eu já fiz varias vezes cauterização no meu cabelo e gostei muito, é realmente necessária para reconstrução hidratação dos fios. Meu cabelo é quase todo loiro e por descolorir tanto ele acabou ficando fraco e sem vida, mas foi com a cauterização que consegui recuperar meu amado cabelinho 😉 !

  32. Avatar de Ednyce Santos

    eu fiz essa sema e amei o resultado,o cabelo fica macio hindratado e brilhoso

  33. Avatar de Andréia Daiane

    Tava em dúvida, o que fazer no meu cabelo, agora eu sei graças a esse blog… 😮

  34. Avatar de Maria

    Amei gostei muito aprendi agora vou fazer no meu cabelo pq ele esta precisando

  35. Avatar de Aline

    Olha vc pode ta fazendo a cauterizaçao,com os cabelos pro lado e quando seca eles fican empe,ou eles estao muito quebrado porisso que estao assim.
    A dica que eu do e que continue ate obiter i resutado que vc desseja.

  36. Avatar de Aline

    Isso seria a utima etapa da queratina

  37. Avatar de Laura Macedo

    gostei das dicas 😉

  38. Avatar de Raiane Barbosa

    Muito boa as dicas. Explicaçao otma…. deu p tirar tdas as duvidas

  39. Avatar de Priscila Fernanda Dos Santos

    Eu acabei de fazer luzes e agora estou pensando em fazer cauterização. Brigada pelas dicas

  40. Avatar de Benedita Nunes

    Adoro cauterização selante com redução de volumes da novelty cosmética a Lindha Luíza, uso e recomendo esse 4 em 1 que é perfeito e dá para mim a tranquilidade de cabelos bem cuidados e naturais com o brilho de causar inveja. kkkk

  41. Avatar de Marcella Viana

    Meu cabelo sempre foi liso e sem volume, durante a adolescência modificou muitooo,no momento esta ondulado e com bastante volume e nunca usei quimica…..
    Sera que devo usa a cauterização?
    Nao vai estragar ainda mais meu cabelo?

    SOCORRO!
    PRECISO DE AJUDA!

    1. Avatar de Luiza

      Calma! Não vai estragar de jeito nenhum. Se vc nao gosta do seu cabelo assim, pode fazer uma escova (sem formol, pelo amorr de deus!) para abaixar o volume. Antes, se o seu cabelo estiver muito ruim, vc pode fazer um cronograma capilar (procura no google o que é ou peça ajuda do seu cabeleleiro), que vai deixar o seu cabelo bonito, brilhoso, macio e saudavel. Pelo o que eu entendi, seu cabelo é virgem, entao nao precisa REALMENTE de tannnnta neorose assim, menina, hahahaha. Bjs, espero ter ajudado. Sei como é dificil postar uma pergunta, esperar a resposta pelo blog e nenhuma alma viva te responder, hahahaha

  42. Avatar de Luiza

    Meninas, eu tenho 12 anos e já fiz muuuitas reconstruçoes e cauterizaçoes, pois uso chapinha todo dia e isso danifica bastante o cabelo. Comprei um bálsamo de tratamento que é termoativado (ou seja, faz um efeito melhor c alta temperatua, chapinha novamente). É uma blindagem capilar da marca Óleo de Argan/Ouro Marroquino. Nossa, me surpreendi! Comprei por 15 reais no mercadão de madureira, e ameeeei! Nesse creme, eu joguei um pouco qie queratina liquida Novex depois, o resultado foi melhor ainda! Recomendo, bjao.

  43. Avatar de Leticia Alved Teles Tavares

    Adorei e muito bom e eficaz para o cabelo… 😛

  44. Avatar de Camila Barros

    Eu já fiz e foi ótimo para os meus cabelos…pretendo fazer novamente e com mais frequência. Realmente deixas os cabelos mais macios e domáveis. rs
    Ótimas dicas para fazer em casa. vou tentar.rs

  45. Avatar de Matheus Lisboa

    Nossa gostei das informaçao sobre cauterizaçao muito legau me ajudo muito obrigado 😀

  46. Avatar de Tanovisk

    Meu cabelo é ondulado, cacheado. Os fios são finos e tem volume normal, porém não é cheio. Fui cortar os cabelos e comentei com o cabeleireiro que senti meu cabelo bem ressecado depois que usei a Henna. Enfim, falou da cauterização. Minha dúvida é a seguinte: meu cabelo vai ficar por muito tempo murcho devido a chapinha que tem que usar numa das etapas da cauterização ou volta ao normal quando eu lavar? Gosto dos meus cachos e do estilo meio bagunçado do meu corte e não quero que o cabelo fique liso por muito tempo.

  47. Avatar de Deline

    Adorei a matéria, fiquei bem esclarecida!

  48. Avatar de Joelma

    ola,
    fiz hoje a cauterizacao e adorei o resultado, cabelos mais sedosos e brilhantes…recomendo!!!

  49. Avatar de Marli Manquevich

    Vou fazer amanhã 🙂

  50. Avatar de Aline

    ACABEI DE FAZER CAUTERIZAÇÃO,QUERIA SABER QUANDO POSSO PINTAR OS CABELOS

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva