Para a mulher que gosta de se cuidar

Utilidades do Chá de Alecrim

Utilidades do Chá de Alecrim

Quem já não ouviu falar nas mil e uma utilidades do alecrim? O alecrim é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objeto de estudo de cientistas.

Publicidade

Também chamada de “erva da alegria”, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. O alecrim é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães. Além disso, o alecrim também traz muitos benefícios para pele e cabelos.

Utilidades do Chá de Alecrim

Propriedades Medicinais do Alecrim

O alecrim atua como antiinflamatório, relaxante muscular, fortificante, cicatrizante, antisséptico e bactericida. Outra boa notícia é que a erva possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas de nosso organismo.

O alecrim ainda é muito rico em vitaminas e minerais, como vitamina B6, vitamina B2, vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio e outros antioxidantes.

O alecrim ajuda no tratamento de:

  • reumatismo;
  • depressão;
  • cansaço;
  • má circulação;
  • gases intestinais;
  • insônia;
  • dores de cabeça;
  • cólicas menstruais;
  • feridas que precisam ser cicatrizadas.

Benefícios do Chá de Alecrim

Utilidades do Chá de Alecrim
  • Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido à sua excelente ação expectorante.
  • A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
  • O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso em função da ação diurética. O chá do alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.
  • O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.
  • Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.
  • Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.

Precauções

O consumo do alecrim não deve ser exagerado, já que o excesso pode causar enfermidades como nefrite ou gastroenterite. Além disso, não é recomendado o consumo por gestantes ou pessoas que apresentem um quadro clínico de epilepsia.

Alecrim e o Cabelo

Utilidades do Chá de Alecrim

O alecrim é indicado como fortificante do couro cabeludo e como anti-caspa. Para isso, faça um chá bem forte com alecrim e sálvia e junte ao shampoo, na proporção de um quarto de chá para um frasco de shampoo.

Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por diversos fatores, mas um dos que mais contribui está relacionado à exposição do nosso corpo aos radicais livres, que provocam envelhecimento acelerado das células e, por consequência, a degeneração do folículo capilar.

O alecrim é extremamente rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres, sendo portanto uma boa opção para combater este tipo de problema.

Além de ajudar na caspa e queda de cabelo, o alecrim também ajuda fortalecer os fios.

Receita Caseira de Chá de Alecrim para o Cabelo

  1. Faça o chá do alecrim bem forte. Uma quantidade boa para usar uma única vez é 50 ml. Para melhorar ainda mais os efeitos, coloque umas 5 gotinhas do óleo essencial de alecrim.
  2. Misture e passe em todo couro cabeludo, massageando bastante.
  3. Deixe agir nos fios pelo menos 30 minutos, em seguida lave os cabelos normalmente. Passe o chá de alecrim nos fios 3 vezes na semana.

Alecrim e a Pele

Utilidades do Chá de Alecrim

O chá do alecrim também traz muitos benefícios à pele. O chá do alecrim tem ação analgésica, refrescante, anti-inflamatória, anti-séptica, é estimulador da circulação periférica, anti-acne, tônica, e é indicado para pele oleosa.

Receita Caseira de Chá de Alecrim para a Pele

  1. Faça um chá de alecrim bem forte, com quantidade em torno de 50 ml.
  2. Coe e, com auxílio de algodão, passe o chá em todo seu rosto, principalmente onde você tem mais espinhas. O alecrim combate a vermelhidão da pele e evita que apareçam mais espinhas.
  3. Guarde o restante em um vidro escuro e limpo, e use o chá por mais alguns poucos dias.

E você, já usufrui dos benefícios do alecrim? Que tal experimentar?

PS: Se quiser comprar chá de alecrim online de forma fácil, você pode encontrá-lo na Natue.

107 comentários para “Utilidades do Chá de Alecrim”

  1. Avatar de Marluce La

    Estou com a imunidade baixa , por conta disso estou tossindo muito , com gripe alérgica etc vou fazer chá de alecrim pra ver se melhoro será? Esse cha tem tanta utilidade! Além de ser muito gostoso. Parabéns pelas ricas informações sobre essa platinha milagrosa.

    1. Avatar de Socorro Marques

      Gostaria de saber se a erva e a folha fazem o mesmo efeito

    2. Avatar de Ana Cristina Da Silva Rebouças

      Bom dia, eu posso botar o chá de alegria no cabelo e deixar. Posso fazer isso todas as vez que eu lavar. O pq meu cabelo tá caindo muito.

      1. Avatar de Mariangela

        A minha queda era muito grave, intercalei oleo essencial de alecrin,,germen de trigo e babosa, deixando bastante tempo e lavando
        com um bom shampo pra queda de otima qualidade.
        E na outra lavada, eu batia meia cebola com mel, azeite de oliva e um ovo, e colocava uma touca, ficando um bom tempo, depois lavava enxaguando bastante, passava um bom shampoo pra queda duas vezes,
        e sempre um pouquinho de condicionador pra queda, das orelhas às pontas. foi espetacular!
        Minha queda foi hormonal, gravíssima!Faça também um exame de sangue pra ver deficiência de vitsminas e minerais antes de tomar qq vitamina.

        Este tratamento foi excelente!

        1. Avatar de Helaine

          Sim Mariângela, pode Sim! Eu faço isso.
          Faça também… vc vai notar muita diferença em aproximadamente 15 a 20 dias fazendo direto!

  2. Avatar de Alexandre

    Em um outro artigo sobre as contra indicações do chá de alecrim, li que pessoas com histórico de convulsão não devem tomá-lo. E agora, neste artigo diz que, quem tem quadros de epilepsia também não podem. Com isso me surgiu a curiosidade de saber o por quê. Alguém teria alguma resposta? Obrigado.

    1. Avatar de Escarlet

      quadro de epilepsia é um tipo de convulsao generalizada,ou seja a mesma coisa

  3. Avatar de Amanda Lima De Oliveira

    Eu tomo toda noite uma chicara de chá de alecrim
    Pode ser tomado todos os dias?
    Quantas vezes posso tomar?

  4. Avatar de Alan Jhones

    é verdade que o chá água morna de Alecrim tbm é usado em terçol ajuda como antiinflamatório, relaxante muscular, antisséptico e bactericida?

    1. Avatar de Silvia Helena Da Silva

      Como se faz o chá? Tem qui ferver ou só em fusão? Obg.

  5. Avatar de Reginalda Felícia

    Amei a materia, tenho uma planta de alecrim em casa e nao sabia que tinha tantos beneficios. Tenho um tesouro…risus

    1. Avatar de Katia

      Como se faz o chà de alecrim para tomar

  6. Avatar de Maria Merces

    Tenho uma arvorinha em casa de alecrim tomo todos os dias gelado coloco na garrafinha levo pra caminhar me sinto leve e calma dores de cabeça nunca mais dores no corpo ja mais,muito bom,

  7. Avatar de Leila Alves Alves

    Muito bom o chá de alecrim me sjufou em várias coisas!

  8. Avatar de Fátima Soares Miranda

    Faço uso do chá de alecrim,quando estou deprê,sem ânimo e funciona.

  9. Avatar de Vera

    o chá e a tintura do alecrim faz o mesmo efeito. Eu posso fazer uso da tintura ou do chá por tempo indeterminado. quantas gotas da tintura devo tomar ao dia

  10. Avatar de Marcio Silva

    o cha de alecrim é otimo deixei todos os antidepressivos que tomava e eram bem fortes,que vinha de um processo de drogas e tive que fazer o desmamo.Falo por esperiência próp

    1. Avatar de Nilva Silva

      Márcio, como vc faz uso do chá, qual a dosagem e como faz o chá??

  11. Avatar de Sheila

    Achei bastante interessante o comentário,já conhecia alguns dos benefícios do alecrim,sempre gostei de alecrim,pelo seu cheiro e sabor. Mas não conhecia todos os outros benefïcios,fiquei bastante interessada pelo que li.

  12. Avatar de Jaqueline Lira

    Gosto muito do chá, só q quando tomo me dá cólicas. Qual a quantidade de erva devo usar para um copo de 250 ml?

  13. Avatar de Virginia Urbaneja

    Bom Dia

    Gostaria de saber, como preparar esse chá.Para uma xícara qual a quantidade de folhas?

  14. Avatar de Aparência Pereira Proença

    Eu tenho alecrim em minha casa, sabia que era bom, porém não tinha conhecimento de que serve para tantas utilidades medicinais, obrigado.

  15. Avatar de Socorro Marques

    Gostaria de saber se a erva faz o mesmo efeito da folha.

  16. Avatar de Isa

    Gostaria de saber a dosagem. …pra tomar. ..quantas vezes p/dia? ? E quantos galhinhos??
    Grata.

  17. Avatar de Sónia

    Gostaria de saber se o chá para ingerir, pode ser feito com alecrim verde ou tem que se deixar secar…. Obg

  18. Avatar de Maria Das Graças Souza Crescencio

    Eu gosto muito do chá do alecrim, agora então depois de tantas utilidades pra saúde então. Um abraço pra todos. Ele é bom pra quem é hipertenso?

  19. Avatar de Maria Das Graças Souza Crescencio

    Esqueci quantas vezes devomos tomar o chá ao dia? E a quantidade que deve usar?

  20. Avatar de Evaneti Silva

    EU COMECEI A TOMAR ESTE CHÁ AS DORES ESTA DESAPARECENTO TOMO EM LITRO POR DIA NÃO MUITO FORTE E DIURETICO JA ESTA TIRANDO O FORMIGAMENTO DAS MÃOS ESTOU ADORANDO E MUITO EFICAS

  21. Avatar de Sonia. Maria Araujo

    amo essa erva dêsde criança, minha vó sempre nos dava, falava que era bom para que estava estudando,e tb usa para tomar o banho depois do banho de limpeza jogava da cabeça aõs pés, para atrair amizade e brilho nos cabelos . muito interessante, agora vejo essa materia lembrei dela, muita boa.
    continue com o chá de alecrim muito bom

  22. Avatar de Ataíde

    Já ouvi dizer que é muito bom contra a caspa. Agora confirmei e vou usar.

  23. Avatar de Marcia Albano

    Estou usando comecei agora depois volto para fala sobre o assunto

  24. Avatar de Nelva De Oliveira

    Sou hipertensa, eu posso usar o chá de alecrim, o tônico e o óleo de alecrim no cabelo.

  25. Avatar de Ferreira

    esse cha e bom pra quem sofre de isquemia do miocardio ele minpa as veias e arterias me responda

  26. Avatar de Severino Coelho De Oliveira

    Posso tomar toda noite uma xícara de chá.

  27. Avatar de Carlos Cesar

    o alecrim do mato tb pode ser usado?

  28. Avatar de Maria Souza

    Estou tomando faz quinze dias e to me sentindo muito bem.Tô emagrecendo , to mais calma, é parou o ronco a noite eu roncava muito. Só que desde que comecei a tomar to indo varias vezes ao banheiro. Ha tomo 1 xicara antes de deitar.Mas vou continuar a tomar porquê estou me sentindo muito bem.

  29. Avatar de Teresa Ndange

    Estou chocada comigo mesma eu tenho sempre està planta em casa minha mãe sempre traz e eu sempre e eguenorei rreclamando sempre do cabelo que não esta crescendo. Nossa eu neim sabia. Vou espermentar No cabelo e na pele. Obrigada pela dica.

  30. Avatar de Aline

    Uso o chá no cabelo antes ou depois do shampoo_?

  31. Avatar de Aline

    Uso chá antes ou depois do shampoo?

  32. Avatar de Elaine

    Gostaria de saber como se faz o chá de alecrim, qual a quantidade da erva para uma xícara e se posso tomar todos os dias.

  33. Avatar de Solange Maria Fabbro

    Chá de Alecrim é bom pra tonteira?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva