Para a mulher que gosta de se cuidar

Utilidades do Chá de Alecrim

Utilidades do Chá de Alecrim

Quem já não ouviu falar nas mil e uma utilidades do alecrim? O alecrim é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objeto de estudo de cientistas.

Também chamada de “erva da alegria”, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. O alecrim é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães. Além disso, o alecrim também traz muitos benefícios para pele e cabelos.

Utilidades do Chá de Alecrim

Propriedades Medicinais do Alecrim

O alecrim atua como antiinflamatório, relaxante muscular, fortificante, cicatrizante, antisséptico e bactericida. Outra boa notícia é que a erva possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas de nosso organismo.

O alecrim ainda é muito rico em vitaminas e minerais, como vitamina B6, vitamina B2, vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio e outros antioxidantes.

O alecrim ajuda no tratamento de:

  • reumatismo;
  • depressão;
  • cansaço;
  • má circulação;
  • gases intestinais;
  • insônia;
  • dores de cabeça;
  • cólicas menstruais;
  • feridas que precisam ser cicatrizadas.

Benefícios do Chá de Alecrim

Utilidades do Chá de Alecrim
  • Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido à sua excelente ação expectorante.
  • A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
  • O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso em função da ação diurética. O chá do alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.
  • O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.
  • Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.
  • Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de estresse. Muito indicado para situações de estafa mental.

Precauções

O consumo do alecrim não deve ser exagerado, já que o excesso pode causar enfermidades como nefrite ou gastroenterite. Além disso, não é recomendado o consumo por gestantes ou pessoas que apresentem um quadro clínico de epilepsia.

Alecrim e o Cabelo

Utilidades do Chá de Alecrim

O alecrim é indicado como fortificante do couro cabeludo e como anti-caspa. Para isso, faça um chá bem forte com alecrim e sálvia e junte ao shampoo, na proporção de um quarto de chá para um frasco de shampoo.

Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por diversos fatores, mas um dos que mais contribui está relacionado à exposição do nosso corpo aos radicais livres, que provocam envelhecimento acelerado das células e, por consequência, a degeneração do folículo capilar.

O alecrim é extremamente rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres, sendo portanto uma boa opção para combater este tipo de problema.

Além de ajudar na caspa e queda de cabelo, o alecrim também ajuda fortalecer os fios.

Receita Caseira de Chá de Alecrim para o Cabelo

  1. Faça o chá do alecrim bem forte. Uma quantidade boa para usar uma única vez é 50 ml. Para melhorar ainda mais os efeitos, coloque umas 5 gotinhas do óleo essencial de alecrim.
  2. Misture e passe em todo couro cabeludo, massageando bastante.
  3. Deixe agir nos fios pelo menos 30 minutos, em seguida lave os cabelos normalmente. Passe o chá de alecrim nos fios 3 vezes na semana.

Alecrim e a Pele

Utilidades do Chá de Alecrim

O chá do alecrim também traz muitos benefícios à pele. O chá do alecrim tem ação analgésica, refrescante, anti-inflamatória, anti-séptica, é estimulador da circulação periférica, anti-acne, tônica, e é indicado para pele oleosa.

Receita Caseira de Chá de Alecrim para a Pele

  1. Faça um chá de alecrim bem forte, com quantidade em torno de 50 ml.
  2. Coe e, com auxílio de algodão, passe o chá em todo seu rosto, principalmente onde você tem mais espinhas. O alecrim combate a vermelhidão da pele e evita que apareçam mais espinhas.
  3. Guarde o restante em um vidro escuro e limpo, e use o chá por mais alguns poucos dias.

E você, já usufrui dos benefícios do alecrim? Que tal experimentar?

138 comentários para “Utilidades do Chá de Alecrim”

  1. Avatar de Elizabeth

    Pessoas lindas, boa noite, gostaria de saber há contraindicação do chá de alecrim, se sim quais são , grata , no aguardo.

  2. Avatar de Dalva

    Ameiiii, gostei muito das dicas!!