Para a mulher que gosta de se cuidar

Chá de Goiabeira

Chá de Goiabeira

A goiabeira — Psidium guajava — é uma árvore nativa da América do Sul, que dá origem à goiaba, uma fruta que costuma ser produzida em países como Brasil, Colômbia, Venezuela e México.

Você provavelmente deve estar acostumado a ouvir falar da fruta da goiabeira, a goiaba, entretanto, abaixo vamos conhecer algumas indicações e benefícios que foram atribuídos ao chá das folhas da goiabeira.

Propriedades do Chá da Goiabeira

A goiabeira é muito conhecida pelo seu fruto, entretanto, suas folhas são bastante utilizadas para fins medicinais. Contém algumas vitaminas do complexo B e vitamina C, além de licopeno, fibras e potássio. Além disso, as folhas podem oferecer nutrientes anti-inflamatórios, analgésicos, antimicrobianos e antioxidantes. As folhas da goiabeira possuem também propriedades calmantes. Isso ajuda no combate ao estresse e à ansiedade.

Chá de Goiabeira

Benefícios do Chá de Goiabeira

1. Combate a Diarreia

Alguns dos componentes da folha de goiaba podem ter uma atividade antibiótica natural que ajuda a matar agentes responsáveis pela diarreia. O chá das folhas da goiabeira, principalmente os brotos, são ricos em taninos, uma classe de substâncias químicas com ação adstringente. Além dessa atuação adstringente, o chá também auxilia no combate de possíveis infecções intestinais.

2. Saúde cardiovascular

Os compostos das folhas de goiaba podem ajudar a diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca. Os extratos de folha de goiaba podem colaborar com a diminuição do colesterol sanguíneo e de taxas de triglicerídeos não saudáveis em humanos.

3. Feridas

As folhas dessa planta têm grandes propriedades curativas que podem tratar ferimentos como cortes. Seus agentes antibacterianos previnem infecções e reduzem a inflamação por acelerar a cicatrização de feridas. O chá de folha de goiaba pode ajudar também na cura de infecções de ouvido.

4. Infecção na Garganta

Devido às suas qualidades anti-inflamatórias, as folhas de goiabeira frescas podem aliviar a dor de dente, curar problemas de gengiva e feridas na boca, e tratar dores de garganta, quando utilizadas para gargarejo. O agente antibacteriano nestas folhas protegem os dentes e gengivas, pois agem como um ingrediente dentifrício e purificador da boca.

5. Previne o diabetes

De acordo com uma pesquisa realizada no Japão, o chá de folha de goiabeira pode efetivamente reduzir os níveis de glicose no sangue em diabéticos, diminuindo assim a atividade da enzima alfa-glucosidease. Além disso, impede a absorção de sacarose e maltose pelo corpo, diminuindo também os níveis de açúcar no sangue. Beber este chá durante 12 semanas reduz os níveis de açúcar no sangue sem aumentar a produção de insulina.

6. Faz bem para pele

Os antioxidantes presentes na goiaba protegem a pele de danos oxidativos, o que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, o extrato das folhas de goiaba pode ajudar a tratar a acne quando aplicado diretamente sobre a pele. O extrato das folhas de goiaba é eficaz no combate às bactérias causadoras da acne – provavelmente devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

7. Faz bem para os Cabelos

Por ser rica em vitaminas e minerais e possuir propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianos e antioxidantes, o chá de goiabeira pode ser muito benéfica aos cabelos. Essas propriedades ajudam a melhorar a saúde do couro cabeludo, nutrindo os folículos pilosos e promovendo o crescimento de novos fios. O chá também ajuda no combate a queda do cabelo, melhora a caspa e a oleosidade excessiva. Os fios ficam mais macios e brilhantes.

Chá de Goiabeira

Como fazer o chá de goiabeira?

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas secas de goiabeira;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as folhas secas de goiabeira na xícara de água fervente; Tampar e deixar repousar durante aproximadamente 10 minutos. Então, coar e servir-se imediatamente. O chá também pode ser feito com as folhas naturais.

Cuidados com o chá de goiabeira

O uso da goiabeira não pode ser feito por pacientes que possuem um aparelho digestivo muito sensível ou que sofrem com problemas intestinais. Se utilizada em excesso, a planta pode provocar a prisão de ventre.

21 comentários para “Chá de Goiabeira”

  1. Avatar de Eva

    Dicas maravilhosa uso as folhas de goiaba no cabelo e ótimo

    1. Avatar de Hilda Amaro Almas

      voce usa como faz o cha …

  2. Avatar de Maria Aparecida

    😮 😎
    Interessante! Vou fazer experiência, pois não conhecia esta grande novidade, pois gosto muito da fruta.
    Gratidão
    Maria Aparecida

  3. Avatar de Rosaldina

    Vdde o chá da folha aquele broto que traz as folhas novas é um santo remédio para curar a diarreia minha mãe fazia para nós qdo criança. É coisas de gente do interior. Mas que é bom é.

  4. Avatar de Eliete

    Eu uso o chá da goiabeira para queda de cabelo é um santo remédio. Uso há 2 anos. Mas tenho a sorte de ter um pé de goiaba em casa.

  5. Avatar de Glenilene Resende

    Já usei para parar a diarreia é ótimo.

    1. Avatar de Valeria

      Vc faz como o chá e passa no cabelo?

  6. Avatar de Jaque

    Também uso para os cabelos, amooo

    1. Avatar de Lilian Damiana

      Bom dia! Você bebe o chá? ou passa na cabeça?

      1. Avatar de Camila

        Grávidas podem tomar esse chá?

  7. Avatar de Fer

    Olá! adorei saber mais sobre as folhas, tenho goiabeira em casa

  8. Avatar de Fabi

    eu não gosto de goiaba, mas já usei o chá das folhas… quem nunca usou para parar a diarreia heheheh

  9. Avatar de Marize Bessel

    🙂 adorei a matéria sobre os benefícios do chá da folha da goiabeira 👏

  10. Avatar de Casturina De Fatima Santos Dias

    Grávida pode tomar este chá?

    1. Avatar de Neide Froes

      Estou usando o chá da goiabeira no cabelo uso como tônico uma maravilha

  11. Avatar de Casturina De Fatima Santos Dias

    Grávida pode tomar chá de goibeira?

  12. Avatar de Morgana Oliveira

    Que legal adorei saber disso tudo!

  13. Avatar de Zilma

    Adorei a materia ,está nos ajudando a usar as planta naturais ,obrigada mesmo .

  14. Avatar de Carvalho Afonso

    Muito bom.

    As folhas tem muitos milagres. Deus que nos ajude.

  15. Avatar de Luciana Rosado

    Por acaso eu já sabia e eu tenho em casa agora mesmo comemos as penúltima e as folhas uso para o cabelo tomo e verdade tenho essa ésperienca o cabelo do meu marido estava cair arou e bom sim

  16. Avatar de Sandra Alves De Souza

    😛 As vezes tomo pra barriga,mais NAO
    Conhecia tantos beneficios.

    Materia muito boa.
    Parabens ssss!!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva