Para a mulher que gosta de se cuidar

Chá de Mulungu para Insônia e Ansiedade

Chá de Mulungu para Insônia e Ansiedade

Já ouviu falar em chá de mulungu?

O mulungu, também conhecido como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, é uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados com o estresse, deixando deixando a pessoa mais tranquila para desempenhar as tarefas diárias, devido à sua ação calmante, tranquilizante e sedativa.

A árvore de mulungu pode chegar a medir 17 metros de altura, suas flores são alaranjadas e em grande quantidade e seu fruto é achatado.

Todas as suas partes podem ser utilizadas para o consumo, mas o preparo do chá de mulungu, muito utilizado, é preparado a partir de suas cascas.

Chá de Mulungu para Insônia e Ansiedade

Benefícios do Mulungu

O mulungo é usado na medicina natural como um sedativo e calmante natural para problemas do sistema nervoso, incluindo o estresse, ansiedade e depressão. Como sonífero natural, possui efeito hepatônico, ou seja, tonifica, equilibra e fortalece o fígado, além de combater hepatite, obstruções, alto níveis de enzima presentes no fígado e esclerose.

O mulungu também alivia a tosse, ataques de pânico e transtornos compulsivos, sendo útil ainda para pessoas que sofrem de insônia e agitação durante o sono.

o Mulungu possui propriedades diuréticas, o que pode ser uma boa pedida para aquelas pessoas que, por conta da retenção de liquido, estão “inchadas”. Elas promovem a perda de líquido pela urina, o que resulta no efeito de “desinchar” o corpo. No entanto, os médicos recomendam cautela na hora de tomar o chá para esse fim, pois, se tomado em demasia, pode acontecer da expulsão de muito líquido do corpo, resultando em uma desidratação.

Ajuda a melhorar as dores, já que ele, ao ser ingerido, pode diminuir a sensibilidade do corpo contra possíveis dores, o que pode se tornar um aliado para aliviar desconfortos do corpo.

Composição química: o mulungu é uma planta composta por diversos compostos químicos importantes, entre eles alcalóides, taninos, flavonóides e isoflavonóide, entre outros.

Chá de Mulungu para Ansiedade

O chá a base de mulungu tem a capacidade de regularizar os batimentos cardíacos e a atividade hipotensora graças aos alcaloides presentes em sua composição. Além disso, funciona como sedativo, hipnótico e calmante dos nervos. Ajuda no tratamento de estados emocionais como histeria, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, epilepsia e compulsão devido às suas propriedades antidepressivas, hipnótica, sedativa e tranquilizante. Melhorando a ansiedade, em muitos casos ajuda a tratar a insônia.

Outras Indicação do Mulungu

  • Tratamento de doenças do fígado, devido a sua propriedade hepatoprotetora
  • Diminuição da pressão, por ter efeito hipotensivo e diurético
  • Diminuição dos sintomas da bronquite asmática, devido à sua propriedade antiasmática e expectorante
  • Tratamento de infecções e inflamações, como cistite ou gengivite, por exemplo, por causa das suas propriedades antibacteriana e anti-inflamatória.
Chá de Mulungu para Insônia e Ansiedade
Chá de Mulungu para Insônia e Ansiedade

Preparo do Chá

Ingredientes

  • 4g de casca de Mulungu;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 5 minutos. Aguarde esfriar a pode tomar quentinho, se preferir. Evitar tomar o chá por muitos dias seguidos. Tomar uma xícara uma hora antes de dormir.

Outras formas de consumir o mulungu é através de tintura de mulungu ou cápsulas. Mas a forma em chá tem se mostrado mais efetiva.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do mulungu incluem sedação, sonolência e paralisias musculares. Além disso, o mulungu é contraindicado para pessoas que usam medicamentos anti-hipertensivos, pois podem baixar muito a pressão e causar hipotensão. Cuidado com o excesso do chá, não ultrapasse mais de 2 xícaras por dia.

12 comentários para “Chá de Mulungu para Insônia e Ansiedade”

  1. Avatar de Andreia X

    Não conhecia esse chá. Bom saber, estou precisando 🙂

  2. Avatar de Luisa Melo

    Já ouvi falar no chá de mulungu, mas nunca tomei, estou em uma fase de insônia terrivel, será que adianta?

    1. Avatar de Reinaldo

      Tem um mês que estou tomando…
      Comprei de raizeiros (mercado central), já vem pronto.
      Tomo 15 gotas por dia.
      Ele demora cerca de 2 horas pra fazer efeito.
      Na primeira vez tomei vinte gotas; mas fiquei suando muito, baixei pra dez gotas, depois de uma semana passei pra quinze gotas.
      Tem trazido efeito benéficos.
      Tomo na hora do almoço…
      Não deixei de tomar minha cervejinha (Rsss…)

    2. Avatar de Lazaro Vagner Oliveira

      Sofro de ansiedade e Pressão Arterial , tenho dificuldade para domir, depois que comecei a tomar o cha da casca de Mulugu, comecei a dormir melhor a minha pressão alta ficou mais controlada e ansiendade diminuiu muito, mas não tomo todos os dias ficou revesando com chá de Campim santo+ Melissa, tenho conseguido adormecer foi santo remedio para a minha insônia.

  3. Avatar de Angela Azevedo Lira

    Olá,
    Onde comprar o chá de mulungu?
    abraço,
    Angela Lira

  4. Avatar de Glenilene Resende

    Bom dia! já usei o chá de mulungu, ele é muito bom, ajuda a pegar no sono, para ansiedade nunca usei, mas para dormir é bom.

  5. Avatar de Edmilson Salustiano

    Aonde encontrar o Mulungu, estou sofrendo de insonia

  6. Avatar de Joao

    campos desorganizados. comentariois devem ser por últimos

  7. Avatar de Maria Eduarda

    Fiquei muito interessada, hj em dia quase todo mundo sofre de ansiedade e daí não dorme direito…quero experimentar

  8. Avatar de Glaucia Nogueira

    muito boa matéria, não conhecia esse chá tb, estou querendo experimentar, obrigada pelas sugestões

  9. Avatar de Sandra

    Estou tomando e para quem esta com insônia e otimo

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva