Para a mulher que gosta de se cuidar

Chá das Folhas de Amora

Chá das Folhas de Amora

Para você que gosta de beber um chazinho, hoje em dia existem inúmeras opções no mercado. Porém, existem aqueles tipos de chás, que além de saborosos, trazem muitos benefícios à nossa saúde e bem-estar.

Você já experimentou o chá de amora? Possui vitaminas, minerais, antioxidantes e fitormônios.

O chá de folha de amora é proveniente da amoreira, uma árvore indígena oriunda do continente asiático que se espalhou para outras partes do mundo, incluindo o Brasil, cuja espécie nativa é a Rubus sellowii. Existem dez espécies de amora, sendo as mais conhecidas a amora branca e a amora preta.

Propriedades das Folhas da Amora

Chá das Folhas de Amora

A folha apresenta boas quantidades de ferro, vitamina C, potássio, manganês, magnésio, vitamina E, K e do complexo B.

A amora é rica em cálcio (proporcionalmente, cerca de 22 vezes mais que o leite), fibras, leveduras, flavonoides e antioxidantes.

Benefícios do Chá das Folhas de Amora

Chá das Folhas de Amora
  • Previne e trata a diabetes: O chá contém um composto químico, chamado 1-desoxinojirimicina (DNJ), que diminui os níveis de açúcar no sangue após as refeições ricas em carboidratos. Controlar os níveis de açúcar no sangue (glicose) é de vital importância para o tratamento da diabetes. Quando os níveis de açúcar no sangue sobem, o corpo responde produzindo mais insulina. Se a demanda por mais insulina ocorre com muita intensidade e frequência, a função pancreática de produzir insulina pode ficar comprometida.
  • Combate os radicais livres: O chá das folhas da amora é rico em antocianinas, responsáveis pela coloração da fruta, resveratrol e carotenoides. Todos esses elementos são antioxidantes capazes de amenizar os danos celulares causados pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce e até mesmo doenças cardíacas e câncer.
    Com isso, temos efeitos positivos na prevenção da obesidade, na melhoria da prisão de ventre, no efeito bactericida e anti-inflamatório do nosso corpo. O chá de amora também contribui para equilibrar os níveis de pressão arterial, colesterol, glicemia e acumulo de gordura.
  • Melhora sintomas da menopausa: Um componente importante da amora, principalmente de sua folha, são os fitormônios, que se assemelham bastante a função do estrogênio no corpo da mulher. A infusão feita com as folhas da fruta tem o poder de reduzir as dores das cólicas menstruais e os efeitos nada agradáveis da TPM. Já na fase da menopausa, a bebida diminui aquela sensação de calor intenso que incomoda tanto. O chá da folha de amora também é utilizado para aliviar sintomas da menopausa e da cefaleia e irritação que ocorrem no período pré-menstrual. Isso se deve à presença de flavonoides, especialmente as isoflavonas.
  • O chá de folhas de amora é indicado para ser usado como auxiliar nos tratamentos contra dores de cabeça frequentes, insônia, alterações de libido, ansiedade e enfermidades nos rins e no fígado.
  • Possui ação anti-inflamatória, podendo ser usada para enxaquecas. Possui ação calmante (estresse e insônia), sendo um aliado às terapias para depressão.
Chá das Folhas de Amora

Como preparar o chá de amora?

Coloque duas colheres de chá de folha de amora em infusão em 250 ml de água (equivale a um copo americano de água). Deixe por dez minutos e pronto: pode consumir. As folhas podem ser naturais ou secas.

Quanto à temperatura da água, o ideal é estar entre 80ºC e 90ºC: quando pequenas bolhas vão surgindo e antes que a água comece a ferver. Dessa forma, evita-se que as folhas se queimem no processo e percam grandes partes de suas propriedades. E depois deixar em infusão por 10 minutos.

Tome 2 xícaras por dia nos intervalos das refeições.

17 comentários para “Chá das Folhas de Amora”

  1. Avatar de Alberto Alves

    Valioso o v/ site !.. Penso, ser fiavel ?!. Tenho aprendido muito com ele !. Obrigado. a. alves

  2. Avatar de Vanda

    😆 adorei a matéria da folha da amora…

  3. Avatar de Nilva Carvalho

    Tenho muito medo de usar folha de amora, pois dizem que perde peso.
    Não posso perder mais nenhuma grama…peso atualmente 44 kg.
    Tenho 1.50 de altura e ainda mais sofro com retocolite diarreica e estou na menopausa.
    Portanto gostaria que me indicassem algo tão bom para aumentar os hormônios como para ganhar peso. 🙂

  4. Avatar de Sandra

    😉 Gostei das dicas,muito interessante e eu vou experimentar..obrigada pessoal abraços

  5. Avatar de Marcialeonides

    Olha agradecida pela informação. Já usei algumas vezes par pressão alta e fiquei sabendo que é realmente bom para diabete. Não sabia ao certo das propriedades valiosas. Minha gratidão!

    1. Avatar de Andrea Monteiro

      É otima para controlar tireóide.
      Aqui em casa tem e o pessoal vem direto buscar. É pra tratar diabetes,tireoides e dores de cabeça no ciclo menstrual.

  6. Avatar de Sandra Alves De Souza

    😛 Nossa amei essa matéria caiu como uma luva. Fiquei impressionada com tantos benefícios. Pois estou com Pressão alta e preciso psrder peso URGENTE. Parabéns 🙏🙏

  7. Avatar de Ana

    Matéria excelente!!!! Obrigada pelas dicas!!!! 😀

  8. Avatar de Lêu Moura

    o chà da amora miura tem os mesmos beneficios?

  9. Avatar de Fernando

    O chá deve ser de amora miura.

    A amora miura (árvore) não tem frutos, o que faz com que as propriedades fiquem todas na folha, fazendo com que o chá tenha os benefícios citados.

  10. Avatar de Gilmário

    O chá deverá ser feito com folhas verdes ou secas?
    Comente sobre o que foi “dito” sobre a amora miura, é isso mesmo?

  11. Avatar de Madalena

    Muito boa matéria desde que entrei na menopausa eu uso sempre deu certo
    Agora estou fazendo pra meu irmão que é diabético
    Comecei hoje

  12. Avatar de Rose Mara

    😀 Obrigada pelas informações. Boa tarde.

  13. Avatar de Marina Pereira Rocha

    Eu tomava chá de folhas de amora e tive que parar pois me dava dor de cabeça

  14. Avatar de Marcia

    Bom dia, então comecei com esses calorões na menopausa fui na ginecologista ate me mandou fazer um remédio manipulado estou tomando, mas não estava dando muito efeito não, uma conhecida mandou eu tomar chá de amora coloquei para experimentar na água que tomo chimarrão pela manhã passei o dia todo não me deu esses calorões que da vontade de entrar na geladeira kkkkkkk, foi excelente para mim e agora descobri outros benefícios dela, obrigada pela matéria pessoal vocês são ótimos no que fazem obrigada mesmo.

  15. Avatar de Lourdes

    Bom dia! Menopausa tudo de ruim que se possa dizer quanto aos sintomas. Cada dia uma coisa diferente, para acrescentar o calor insuportável. Hoje tenho um pé de amora no quintal embora não acreditar muito no efeito dos chás. Quando se vai para consultar com médico se gasta tb um dinheirão e, raro semestre que não aparece outro sintoma proveniente da menopausa. Como tenho sofrido nosso Deus. Hoje resolvi fazer o chá da folha verde conforme -se aqui. Última tentativa, espero retornar aqui nesse site para agradecer.

  16. Avatar de Gisélia

    😆 Chá da folha da amoreira é excelente para diminuir os malditos caloroes da menopausa. Uso e recomendo.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva