Para a mulher que gosta de se cuidar

Chia e Linhaça: Semelhanças e Diferenças

Chia e Linhaça: Semelhanças e Diferenças

Chia e linhaça: essas duas sementinhas estão fazendo muito sucesso na dieta dos brasileiros. Mas sempre fica aquela dúvida de qual é a mais nutritiva, a mais benéfica.

Ambas ajudam muito para um funcionamento pleno do organismo. Confira os posts com características da chia e da linhaça. Mesmo com semelhanças, é importante conhecer que existem algumas diferenças que podem te levar a preferir uma semente à outra. Abaixo, uma comparação entre as duas:

  • Fibras: Ambas são ricas em fibras solúveis e insolúveis, que prolongam a sensação de saciedade, contribuem para um bom funcionamento do intestino e retardam o processo de digestão. Ou seja, se você comer algum carboidrato junto com uma destas sementes, o carboidrato será absorvido de forma mais lenta. Assim, a insulina é liberada de forma mais gradativa na circulação sanguínea, evitando picos.
  • Proteínas: Nas proteínas também quase não há diferença entre as duas sementes. As proteínas ajudam a manter os níveis de energia e de apetite estáveis. Existem diversos estudos que já comprovaram sua eficácia na prevenção e reversão de doenças cardíacas e diabetes.
  • Gorduras: Já nas gorduras a linhaça tem maior concentração da versão poli-insaturada (Ômega-3) e na Monoinsaturada (Ômega 9). Essas gorduras têm ação anti-inflamatória; auxiliam no processo de emagrecimento e estão associadas à prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Lignanas: Quanto as lignanas, a linhaça sai na frente. Para as mulheres que enfrentam os sintomas da menopausa, a linhaça é recomendada. As lignanas, por serem um fitoestrogênio, ajudam a recuperar os níveis hormonais, que por sua vez minimizam os sintomas desconfortáveis da menopausa, como os calores e a depressão.
  • A chia vence em algumas outras comparações. Esse alimento possui níveis maiores de minerais importantes, como cálcio, manganês e fósforo – benéficos para ossos e dentes – assim como para absorção de outros nutrientes e reparação celular e dos tecidos. A chia possui mais antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e impactam no melhor funcionamento de todos os sistemas do organismo. Além disso, a chia tem sido mais recomendada para as mulheres em idade fértil e com sintomas no ciclo menstrual.
  • No quesito preço e disponibilidade, a linhaça ganha disparado da chia, tornando esse superalimento mais acessível para mais gente se beneficiar de suas vantagens.
  • A durabilidade da chia é bem maior. A linhaça contém óleos que se oxidam facilmente, o que faz ela ter validade baixa. Já a chia, por conter níveis muito altos de antioxidantes naturais, tem validade extremamente longa e não fica rança facilmente. Outra característica que faz a chia ser mais fácil de consumir é que conseguimos digerir a semente facilmente. Já a linhaça deve sempre ser triturada antes do consumo. As sementes de linhaça nunca devem ser ingeridas inteiras.
  • Chia e Linhaça: Semelhanças e Diferenças
EnergiaProteínaFibraCarboidratosômega 9Ômega 3
Chia44,3 cal1,6 g3,4 g4,4 g0,2 g0,6 g
Linhaça45,3 cal1,4 g3,3 g4,3 g0,7 g2,5 g

Por que consumir a linhaça e chia juntas?

A linhaça e chia são consideradas alimentos funcionais, que são aqueles que, além do papel principal de nutrir, contêm substâncias que previnem e tratam doenças. Portanto, o consumo diário de alimentos funcionais é recomendado para melhorar a saúde e aumentar a qualidade e a expectativa de vida.

Apesar de os benefícios dessas sementes serem bem semelhantes, o uso em conjunto vai unir as propriedades das duas e potencializar seus efeitos. Ou seja, uma complementa a outra, trazendo ainda mais vantagens para a saúde.

14 comentários para “Chia e Linhaça: Semelhanças e Diferenças”

  1. Avatar de Judycelia

    😆 Descobri fazer uso por minimizar os efeitos da fribriomialgia.Artrite entao praticamente acabou.Problemas intestinais tambem.

    1. Avatar de Judycelia

      Otimo.Um santo alimento.

      1. Avatar de João Carlos

        Qual que tem melhor efeito contra a artrite a chia ou a linhaça?

  2. Avatar de Flavio Mello

    Maravilhas de informações..! Parabéns para equipe “Beleza e Saúde”!

  3. Avatar de Ioneide Torres Pereira

    Faço uso de linhaça com chia coloco em uma garrafa espremo um limão pela manhã tomo em jejum tomo durante o dia á noite faço novamente deixo geladeira o meu estômago está diminuindo.

    1. Avatar de Ivan Queiroz

      Qual a melhor forma para usar ou ingerir ?

  4. Avatar de Josiane Rosa Martins

    é um exêlente produto ela também fortalece a visão e somente pra quem tem olhos secos

    1. Avatar de Graciano

      Muito bom

    2. Avatar de Vanice Rossetti

      Olá Josesne minha pergunta foi pra ti, ok. Obrigada.

    3. Avatar de Cida

      Se vc tem previsão de ventre, vc deve colocar em um copo de água, 1 colher, de chia ou linhaça, com ameixa e deixar de molho e tomar no dia seguinte.

  5. Avatar de Cristina

    Os dois juntos com iorgute ou fruta normalizaram meu intestino, que era super preso.

  6. Avatar de Vanice Rossetti

    Olá, boa noite. Vc poderia explicar melhor a sua receita? Gostei da idéia mas não entendi o modo de fazer. Te agradeço desde já. Pode mandar por email? vanicerossetti@live.com.Uma boa noite pra ti.

  7. Avatar de Simone

    Até para hidratar e nutrir os fios de cabelos é um espetáculo!

  8. Avatar de Chambapalmira@gmail.com

    Gostaria de saber como usa esses dois elementos para e diabético e como preparar

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva