Para a mulher que gosta de se cuidar

Chia

Você conhece a Chia?

Hoje vamos falar de um assunto bem interessante para nossa saúde. Vocês já ouviram falar na chia? A chia é uma semente encontrada no sul do México e possui muitas vantagens para a saúde. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta. Ela também é utilizada como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força.

Benefícios da Chia

  • Auxilia no emagrecimento
  • Colabora na redução do colesterol
  • Controla glicemia
  • Ajuda na formação óssea
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Fornece energia ao corpo
  • Melhora a imunidade do organismo

Propriedades da Chia

Ômega-3

É, sem dúvida, o carro-chefe nutricional da chia. A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega 3. É claro que quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente.

Cálcio

Essa é para os intolerantes à lactose e precisam de uma fonte de cálcio segura. O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose.

Ferro

Uma ótima notícia para quem torce o nariz para espinafre e outros vegetais ricos em ferro, ou mesmo sofre de anemia. 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo. Para ilustrar melhor: uma porção da semente tem 67.8% das nossas necessidades diárias em ferro. 

Proteínas

Ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, 100 gramas da semente de chia carregam 16g de proteína em sua composição. A vantagem é que a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades diárias.

Magnésio

Essencial para o pleno funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas, o magnésio também está muito presente na semente de chia. Em comparação com 100 gramas de brócolis, a semente de chia tem 15 vezes mais magnésio.

Vitamina A

A porção diária da semente de chia possui cerca de 20% das nossas necessidades dessa vitamina. Ela melhora sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento.

Vitaminas do Complexo B

A semente de chia também possui em sua composição a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas as vitaminas do complexo B. Elas são fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, além de auxiliar no metabolismo das nossas células, fazendo com que nosso organismo todo funcione melhor.

Potássio

Esse nutriente tem grande participação na ação muscular, sendo essencial para quem pratica exercícios físicos todos os dias. De acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm duas vezes mais potássio que duas bananas grandes. Nesse caso você pode até consumir a dupla junto, garantindo potássio de sobra para a atividade física.

Você conhece a Chia?

Antioxidantes contra radicais livres

A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer.

Zinco

Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno.

Cobre

Ele facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno.

Fibras

A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago.

Por que a Chia ajuda no processo de emagrecimento?

Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite.

  • A chia causa saciedade, pois suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. Ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores.
  • Combate inflamação: a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
  • Desintoxica: a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes.

Como consumir a chia?

Você conhece a Chia?

A chia está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.

A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa. Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica – são 164 calorias por porção da semente.

Onde encontrar?

Você pode encontrar em casas de produtos naturais e alguns supermercados.

Então meninas, gostaram da novidade?

111 comentários para “Chia”

  1. Avatar de Deia

    tem mais de um mes q tomo em cápsulas,ontem comprei pra começar usar em saladas etc, eu adorei!

  2. Avatar de Denise

    Nossa, muito interessante, certamente irei comprar 🙂

  3. Avatar de Camila

    A celisa como sempre trazendo essas maravilhas de informação pra gente, adorei essa novidade…

  4. Avatar de Karoline Cavalcante De Miranda

    Essa semente realmente nos dar energia para aguentar o dia a dia, comecei a tomar faz seis meses, e me sinto muito bem, com a pele mas limpa e com muita energia, sensação de força e alegria, recomendo que todas as mulheres tomem.

    Valeu!

    1. Avatar de Jessica Fernanda Andrade Santos

      karoline isso e pura verdade, tinha alguns cravinhos espinhas, tenho 19 anos, porem depois que comecei usar a semente de chia to com uma pele tso limpa, e linda e nem me nasecm esses cravos e espinhas so no periodo menstrual aparece uma ou duas, e a gordura que ingerimos sao eliminadas nas fezes, to gostando muitooo!

  5. Avatar de Pollyana- Pode Me Chamar De Polly

    Aaa muito obrigada por essas informações mais que importantes e belas pra gente. Isso nos faz bem.
    OBRIGADAAAAAAA

  6. Avatar de Jéssica

    Oi celisa, que dica maravilhosa, obrigada pela informação, seu blog é nota 10!
    Estava precisando de algo assim, estou ´precisando perder uns quilinhos… bjo

  7. Avatar de Léa

    Oi celisa, amei o post de hoje.
    Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia de todos esses benefícios não… sabia que era bom para emagrecer.
    Como sempre lendo os seus posts eu sempre me animo em cuidar mais da saúde, obrigada minha linda.

  8. Avatar de Rosana

    Amei a novidade, não conhecia não, ajuda emagrecer? Estou dentro! Hj mesmo vou comprar 😉

  9. Avatar de Sabrina

    Oi , adorei a dica, quero experimentar

  10. Avatar de Claudia Martins Cardoso

    Adorei a dica, vou ver se encontro para experimentar.

    Bjs.

  11. Avatar de Flavia Cardoso

    Gente, comecei a tomar a CHIA há 15 dias, até agora não vi nenhum resultado, mas vou continuar pra ver se surge efeito.
    Eu hidrato ela na com um mpouco de agua durante uns 10 minutos e depois misturo 1 colher de iogurte. Só com agua fica ruim de ingerir.

    Bjs

    1. Avatar de Cris

      Flávia

      Vc não precisa hidratar ela para ingerir… Qdo ela estiver no seu estômago ela vai absorver água e ficar gelatinosa.

  12. Avatar de Márcia Leme

    Que legal…
    Vi no Pão de Açúcar na semana passada e fiquei interessada…
    Achei meio carinho, mas agora que já sei de tudo isso, vale a pena…

    beijo,

  13. Avatar de Lisi

    Olá!

    Estou tomando essa semente a uns quatro meses e estou me sentindo muito bem, e de tudo que já experimentei para ajudar a emagrecer essa semente foi a que deu melhor resultado e sem efeitos colaterais.

    Bjs!!!

  14. Avatar de Priscila

    Ótima matéria !!!!!

    Parabéns

    Muito bom nos informar

    bjo

  15. Avatar de Adiane Teles

    Adorei o post, não sabia que era tão boa assim, vou hoje mesmo comprar.

    Bjos.

  16. Avatar de Rose

    Aonde encontrar? Mundo Verde.

  17. Avatar de Sandra

    Prá mim a chia fez efeito contrario,pois meu intestino está mais preso do que nunca..

    1. Avatar de Rubia

      Quando tomamos fibras, devemos tomar muito líquido, se comer fibra, sem água o efeito é contrário. Por isso, se o seu intestino está preso, tome mais água.

      para mim essa semente foi uma benção, melhorou tudo, nunca meu intestino funcionou tão bem…

    2. Avatar de Cidinha

      Não desanime Sandra tome bastante água coma frutas menos maçã ,folhas, principalmente chuchú, como é natural as vezes demora um pouco mas depois voce vai gostar comigo tb foi assim, já uso e gosto. bja… tchau

    3. Avatar de Jessica Fernanda Andrade Santos

      sandra e isso mesmo qd usamos fibras tem que aumentar um pouco o consumo de agua sevnao trava, se vc usar agua vai ver como funciona diretinho e outra vai ver tb vc ira eliminar gordura dos alimentos nas fezes pq ela e antioxidante e limpa do nosso intestino.

  18. Avatar de Chris

    Ola, quando comprei a Chia o rapaz que me atendeu na loja mandou eu consumir duas colheres de sobremesa ao dia. Uma antes do café da manhã e outra antes do almoço. Será que faz mal?

    Alguem ai ja emagreceu alguma coisa com a Chia?

  19. Avatar de Tania Cristina

    Amei o post! Olha que interessante, uma colega de trabalho comentou na 5ªfeira que a filha dela está usando a chia e está gostando e fiquei curiosa e que surpresa agradável receber este post hoje. Vou comprar com certeza!

  20. Avatar de Denise Barros

    Parabéns, muito legal o post.
    Não sabia das propriedades da Chia, mas agora com certeza vou procurar incluir no meu cardápio.
    Bjs

  21. Avatar de Kellem Pires

    Já tinha escutado falar da Chia, mas nunca com tantos detalhes…..gostei muito da materia…..vou esperimentar e torcer por um resultado ;positivo

  22. Avatar de Josania

    Adorei a matéria. Vou procurar adquirir.
    bjbj

  23. Avatar de Patricia

    Gostei muito da matéria, já que traz tantos benefícios à saúde vou experimentar.

  24. Avatar de Patricia

    Achei a matéria excelente, e uma ótima dica.

  25. Avatar de Conceição Castro

    amei esse post. vou comprar o chia para tomar,principalmente por ser bom para o colesterol!valeu,bjosssssss.

  26. Avatar de Patrícia

    Adorei … Não sabia que a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, entre outras receitas, pois ela na água acaba enjoando…
    Também não sabia que a porção diária…importante não fazia isso…tomava mais de uma vez ao dia…
    Obrigada adorei adquiri novas informações.
    Bjos!!

  27. Avatar de Valeria

    Por recomendação de um médico, misturo a chia com a linhaça dourada, tomo l colher de sopa em 1 copo de água, 20 minutos antes do almoço e antes da janta. Vou te contar, é uma benção, o intestino funciona uma bleza. Estou satisfeita, recomendo.

  28. Avatar de úrsula

    Ei Celisa. Gostei muito do post. Mas tenho uma dúvidas: o sabor é agradável?
    Bjo.

  29. Avatar de Rê

    Estou precisando regular meu intestino vou experimentar. Valeu!

  30. Avatar de Flavia Cardoso

    Ursula, eu não acho o sabor muito agradavel. Não é ruim, mas tb ñ é gostoso. O ideal é vc hidratar com um pouco de agua (ela cresce na agua) e depois misturar com um iogurte.

    1. Avatar de úrsula

      É Flávia, não deve ser de tooodo ruim, kkkkk! Vou experimentar! Pelos benefícios vale a pena fazer uma forcinha 🙂

  31. Avatar de Alana

    Oi meninas, tudo bem?

    Estou tomando a chis tem 6 meses… é impressionante como funciona, ela tira mesmo aquele apetite grande. Adoro comer a noite então eu tomo uma colher pouco antes do jantar e consigo comer bem menos… emagreci 8 kilos até agora, só com a chia, estou super satisfeita, não paro mais 🙂

  32. Avatar de Silvinha

    Ei galera! Amei o post, parece ser tudo o que preciso, estou acima do peso, tenho intestino preso e colesterol alto…

  33. Avatar de Rodrigo

    Muito bom o post, já passei para família, e na hora do almoço, já comprei a chia.

  34. Avatar de Mariana

    Adoooorei!!!!! ja qro começar a consumir chia

  35. Avatar de Roseny Sevangelista

    muito bom,para ter uma dieta saudável, acho que vale apenas experimentar, essa sementinha.

  36. Avatar de Cris

    Estou usando a chia a algumas semanas…
    Uso uma colher 30 minutos antes do almoço com bastante água.
    Notei que fico saciada mais rápido e tenho comido menos (pelo menos no almoço), e o intestino está funcionando que é uma maravilha!!!

  37. Avatar de Cintia

    Comecei a tomar agora. Meu nutricionista passou como lanche da tarde, uma colher de sopa batida com uma fruta e um copo de suco de soja. É uma delícia e fico super satisfeita!

  38. Avatar de Claudete

    Parabéns pelo post Celisa, arrasou como sempre, vou experimentar! Bjs

  39. Avatar de Sônia

    Olá, adorei mais essa novidade!!! vou experimentar com certeza e vou repassar. Esse site é maravilhoso…….bjs!!!

  40. Avatar de Beth Oliveira

    Olá, estou usando a chia a ums 20 dias, e estou gostando pois ja percebo que as roupas ja estão começando a ficar folgadas,e é isso que quero sem contar aos beneficios da saúde pois tenho colesterol alto, o intestino está funcionando como nunca…..bjossss

  41. Avatar de Maria Cristina Lima

    Já faço o uso da linhaça a mas de 2 anos, será que posso misturar as duas sementes?

  42. Avatar de Adriana

    Gostaria de saber se as sementes precisam ser mastigadas ou vc mistura no Iogurte ou água e toma? Obrigada

  43. Avatar de Vanúzia

    ADOREI ESTÁ DICA VOU PROCURAR NA MINHA REGIÃO, VALEU MESMO OBRIGADA POR UMA MAIS INFORMAÇÃO DESTE SITE XAUUUUUU!!!

  44. Avatar de Fernanda

    Nossa, muito rico em detalhes o post.PARABÉNS.
    consumo chia com linhaça e aveia – 1 colher de cada no yogurte desnatado.
    Fica tipo uma papa.
    Notei :
    intestino regulado
    pele limpa e clara
    Importante:
    consumir agua mesmo 2 litros por dia,fora os sucos ,chas e outros liquidos.
    bjus

  45. Avatar de Claudia Martins Cardoso

    Adorei a dica, vou experimentar. Bjs.

  46. Avatar de Eveline

    Adorei a materia sobre a Chia,está bem completa!
    Vou contar a experiência que tive com ela. A 06 meses atrás,adicionei essa semente na alimentação de minha mãe,que sofria com retenção de liquidos,a pressão aumentava e ela ficava toda inchada tadinha,não tinha remedio que desse jeito além disso,tinha intestino preguiçoso,muito cansaço e não dormia direito. Passei a dar a Chia,todos os dias,no café da manhã,uma colher de sopa rasa em um potinho de iogurte natural ou no leite. Olha a minha mãe é outra pessoa,desinchou total e nem precisa mais de drenagem linfatica e nem de remédio, intestino funcionando bem pela primeira vez na vida, pressão controlada. Hoje,ela tem uma disposição de dar inveja e passou a dormir sem auxiio de remedios. Pra quem vivia dentro de casa reclamando de tudo,hoje ela faz caminhadas diarias e entrou pra hidroginastica. Até o dermato elogiou a pele dela,que deu um up,ta bonita e viçosa…olha,abaixo de Deus,isso é tudo de bom viu?
    Essa é a minha experiência “milagrosa” com a Chia!

  47. Avatar de Danubia

    eu tomo meia hora antes da janta… uso 1 colher de sopa de chia e hidrato com água, e mastigo elas bem mastigadinhas. O sabor é gostoso, mas a maioria das pessoas não gosta mesmo é da textura, pq ela forma uma gosma gelatinosa. Percebo que a minha fome não diminui, mas assim que começo a jantar, a saciedade chega logo e portanto como bem menos. Agora então, sabendo de todos esses benefícios, não paro mais.

    Abraços!

  48. Avatar de Adriana

    Oi gente , eu estou usando a chia em grãos, o sabor é bem parecido com o da linhaça eu coloco uma medida na boca e tomo com dois copos de água natural logo pela manhã em jejum , bem emagrecer ainda não vi resultados mas o intestino a pele e o cabelo estão diferentes, mais bonitos…

  49. Avatar de Geny Calicchio

    Eu conheço e já faço uso da mesma….só posso dizer que é realmente sensacional

    todas devem experimentar……

    grande abraço.

  50. Avatar de Adriana Paula

    Eu amei a matéria, e já faço uso da chia.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva