Para a mulher que gosta de se cuidar

O que realmente funciona para clarear a pele?

O que realmente funciona para clarear a pele?

As manchas na pele afetam uma grande parte das pessoas e muitas delas sentem-se bastante incomodadas com as marcas que ficam no rosto ou alguma outra parte do corpo.

Publicidade

As manchas podem aparecer principalmente na idade fértil e durante a gravidez, em regiões que acumulam melanina — como as bochechas, testa e acima dos lábios — e são desencadeadas por inclinação genética, fatores hormonais e exposição aos raios solares, que estimulam ainda mais a produção desta melanina, deixando na pele aquelas manchas escuras e acastanhadas.

Como prevenir o surgimento das manchas?

A melhor forma de evitar que as manchas apareçam é usar o protetor solar. Usar diariamente, faça sol ou não. De preferência usar um fator acima de 20. Enquanto você ainda não tem manchas, o uso de clareadores dermocosméticos também ajudam bastante na prevenção.

Qual é o melhor tratamento para eliminar as manchas?

Primeiramente, é importante reforçar que, diferente do que circula pela internet, pomadas hidratantes como Bepantol, Hipoglós e Minâncora, bem como receitas caseiras à base de maisena, açúcar e limão, não clareiam manchas da pele.

É bom que você saiba que quanto mais precoce o tratamento, maiores são as chances das manchas desaparecerem.  Aos primeiros sinais, a melhor medida é consultar um dermatologista para que ele indique o tratamento mais adequado para a situação da sua pele.

Tratamentos para Clarear as Manchas

Peeling Químico

Felizmente, as manchas na pele são normalmente superficiais. Uma boa dica para remover manchas antigas ou novas na pele é fazer um peeling químico. O peeling químico utiliza ácidos alfa-hidroxi, que podem ser eficazes no tratamento nestas manchas superficiais. Peelings químicos queimam a camada superior da pele danificada, revelando uma pele mais clara e sem danos. Para melhores resultados, tenha o seu peeling químico realizado por um profissional.

O peeling é feito em sessões, e por isso é preciso um pouco de paciência para apreciar os resultados. No geral são necessárias ao menos 10 sessões para se ter uma pele limpa de fato. Durante este período é preciso não se expor ao sol sem proteção. O tratamento remove as células mortas do corpo e estimula o crescimento de novas, deixando por isso a sua pele mais bonita e saudável.

O que realmente funciona para clarear a pele?

Spectra Laser Toning

Uma tecnologia recentemente aprovada pelo órgão americano FDA (Food and Drug Administration), e que já é considerada um dos maiores avanços no tratamento das manchas. Antes desse tratamento ser aprovado, havia uma contra-indicação de se fazer laser, por conta do risco de causar efeito rebote na mancha (o laser causa um processo inflamatório na pele, que por sua vez se defende produzindo mais melanina o que pode intensificar ou aumentar as manchas).

Laser CO₂

 Além de clarear as manchas, a emissão do laser CO₂ também é capaz de rejuvenescer da pele, eliminar rugas, cicatrizes de acne, combater a flacidez e o envelhecimento solar. O aparelho pode atingir a camada mais profunda da epiderme e assim promover resultados eficazes e duradouros.

Fototerapia

 Outro método eficaz no combate as manchas de pele é a fototerapia, que também tem ação multifuncional. O procedimento transporta energia para as células da epiderme por meio da irradiação eletromagnética de baixa frequência. Dessa maneira, ele elimina as manchas, rugas e até acnes.

As peles mais sensíveis ficarão encantadas com a fototerapia, pois além de ser totalmente seguro, o tratamento é indolor. Por não ser invasiva e nem ionizável, a técnica não emite raios UV e nem causa o aumento da temperatura da superfície da pele, não provocando efeitos colaterais.

Cosmocair C250

Equilibra a produção da melanina e regula sua transferência para os queratinócitos – células da epiderme. Contém Nano White, ativo que associa arbutin (despigmentante de origem vegetal) a outros ingredientes de efeito antioxidante, como a glutationa e as vitaminas C e E.

Além das substâncias despigmentantes, os manipulados podem conter filtro solar e ingredientes que combatem o envelhecimento, o ressecamento ou o excesso de oleosidade, tudo no mesmo pote. A desvantagem é que são mais instáveis e, portanto, duram menos tempo. Fique de olho na data de validade.

Ativos que ajudam no Clareamento

Hidroquinona

A hidroquinona  é um agente despigmentante da pele. É utilizada topicamente no tratamento de despigmentação de manchas dermatológicas como melasmas, sardas, lentigos senis, hiperpigmentação pós-inflamatória e dermatite.

A hidroquinona é um dos ativos mais prescritos pelos dermatologistas para combater as manchas, porém é necessário tomar cuidado com o tratamento.

Sabe-se que a aplicação tópica da Hidroquinona pode ocasionar a ocorrência de sensibilidade na pele, coceira, descamação, vermelhidão, ressecamento e outros problemas mais graves. Por isso sempre deve ser ministrada com acompanhamento médico.

Ácido Retinoico

O ácido retinoico age profundamente na pele. Ele aumenta a produção de colágeno para diminuir rugas e manchas.  O ácido retinoico é um ótimo tratamento de rejuvenescimento. Usado regularmente, traz benefícios a longo prazo: suaviza rugas, diminui a aspereza da pele, clareia manchas. Parando de usar, os resultados desaparecem com o tempo.

O ácido retinoico também ajuda outros procedimentos rejuvenescedores. Por exemplo, um peeling facial ou alguns laseres rejuvenescedores têm resultados melhores em quem já esteja usando ácido retinoico.

Ácido Kójico

O ácido kójico (despigmentante natural)  age sobre a pele inibindo a ação e a produção da melanina — substância produzida pelos melanócitos que causam, além do bronzeado, manchas na pele. O ácido kójico também atua como antiséptico impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele. Ele também tem ação antioxidante (ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo) e pode ser usado em formulações junto com ácido glicólico, vitamina C entre outros ativos.

Cremes que Ajudam a Clarear a Pele

O que realmente funciona para clarear a pele?
  1. Claquinona 40mg
  2. Hormoskin Creme 15g
  3. Vitanol-A Creme 30g
  4. Tri Luma Creme 30g
  5. Klassis Creme FPS18
  6. Hidropeek Creme 30g

Atenção: Esses produtos devem ser usados somente com acompanhamento médico.

Cosméticos para Clarear a Pele

Além dos tratamentos acima, há também cosméticos com função clareadora, que podem ser usados como coadjuvantes no tratamento. Para quem tiver interesse, a Época Cosméticos tem uma variedade de produtos clareadores de marcas consagradas. Como exemplo, uma loção que o pessoal tem gostado bastante é essa aqui da La Roche.

E você, tem manchas na pele que te incomodam? O que faz para tratar?

372 comentários para “O que realmente funciona para clarear a pele?”

  1. Avatar de Raquel Delis

    Amei esse post celisa, estou fazendo tratamento para as manchinhas, uso o Tri Luma, é excelente

  2. Avatar de Juliana

    estou precisando urgente começar a tratar minhas manchas… excelente artigo

  3. Avatar de Patrícia Melo

    Muito boa a matéria. Nos dias de hoje é mais comum encontrar pessoas com manchas no rosto devido ao calor do Sol e camada de Ozônio. Faço tratamento com Hidroquinona, recomendado pelo meu dermatologista, mais creme para área dos olhos e Demae pela manhã e filtro solar 60 fps. 😀

  4. Avatar de Elaine

    Uso esfoliantes com silica, dia sim dia não, e filtro 50…todos os dias..
    😎

  5. Avatar de Nagila

    E eu queria saber para trata macha de espinha

  6. Avatar de Juliana

    Eu tenho muitas manchas marrons no rosto, há anos, principalmente nas laterais das bochechas. Eu já usei diversos cremes com hidroquinona e enquanto estamos usando, eles realmente funcionam. Ficamos com a cara branca igual um fantasma.
    Mas sinceramente eu NÃO indico pra ninguém, pq depois q paramos de usar e pegamos sol novamente, mesmo com protetor, as manchas voltam em dobro. Mais manchas e ainda mais escuras. O que parece bom enquanto está clareando, no final fica bem pior do q era antes de usar o creme.
    Eu usei 4 ou 5 vezes (vários tubos inteiros, comecei em 2007 ou 2008), mas atualmente não uso mais pq sei que depois vai ficar pior. Ninguém vai viver longe do sol o verão inteiro né?
    Mas os outros tratamentos citados eu achei bem interessantes 🙂 Eu tinha pensado em fazer um peeling esse inverno, mas acabei me enrolando e agora já é tarde. Vou deixar para o começo do próximo inverno.

    1. Avatar de Cleide

      É verdade Juliana, veja o que já foi decidido a respeito do hidroquinona:

      Os Riscos da Hidroquinona

      Sabe-se que a aplicação tópica da HIDROQUINONA pode ocasionar a ocorrência de leucomelanodermias em confete, um transtorno da pigmentação caracterizado por pontos com ausência total de melanina, e da ocronose exógena, um escurecimento negro-azulado da pele.

      Além dessas anormalidades e da ocorrência de câncer, estudos mostram a ocorrência de adenoma renal e leucemia em experimentos animais, indicando sua nefrotoxicidade. Hoje, é conhecido o modo como a HIDROQUINONA e seus metabólitos podem causar dano ao DNA e inibir a apoptose de células em mutação. Seu uso diário também pode provocar acúmulo no corpo através da absorção sistêmica.

      A Resposta do FDA

      Baseado nessas evidências, o FDA (Foods and Drugs Administration), nos Estados Unidos, propôs a proibição da venda de produtos despigmentantes que contenham HIDROQUINONA, dizendo que os riscos para a saúde não justificam a venda sem receita, e que os produtos só devem ser usados com receita e sob supervisão médica.

      Com essa nova norma proposta, todos os produtos despigmentantes da pele – sejam de venda liberada ou só sob receita médica – passariam a ser considerados medicamentos novos, e teriam de buscar aprovação do FDA antes de voltar ao mercado.

      “O risco dos efeitos (câncer) do uso prolongado da aplicação tópica da HIDROQUINONA não pode ser ignorado. Baseado em evidências recentes do risco potencial, que são mais altos que os presumidos até agora, nós declaramos que o uso da HIDROQUINONA como agente despigmentante deve ser interrompido completamente”.

      Usei algumas vezes e logo parei quando vi que as manchas tinham triplicado, agora sou esteticista e trato minhas manchas e das minhas clientes com peeling quimico, à noite uso um despigmentante como o ácido mandélico, kójico, lático, e durante o dia a maravilhosa vitamina C que praticamente não tem contra indicação. A paciência é fundamental (no caso das manchas) para alcançarmos um bom resultado, digo sempre às minhas clientes.

    2. Avatar de Melissa

      Juliana, você pode ter melasma, te indico visitar o blog Salada Médica (http://saladamedica.wordpress.com), acho que vai te ajudar muito! Boa sorte.

  7. Avatar de Adriane Reis

    eu tinha um pingo de mancha no rosto usei o klassis a mancha dobrouuuuuuuu quase tomou conta do rosto, ai que raiva, agora uso agua de arroz e mascara de arroz esta super claraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    1. Avatar de Rô

      Adrianem como pode um tratamento para manchas dobrar suas manchas?

      Vc não devia retirar o produto da pele pela manhã, ou não usava protetor solar adequadamente.

      1. Avatar de Sandra

        Mesmo retirando tudo usando fator solar 50, a hidroquinona e uma porcaria, experiência propria

  8. Avatar de Luciana

    A minha Derma me indicou o Vitamol A
    comecei a usar semana passada e já estou gostando!!!

  9. Avatar de Marcia

    ESTOU INDO NA DERMATOLOGISTA POIS TINHA ALGUMAS MANCHAS NA MAO E NO ROSTO. ELA QUEIMOU COM ÁCIDO E RECEITOU UM CREME PARA PASSAR. O RESULTADO FOI ÓTIMO…

  10. Avatar de Claudia Pessoa

    Funciona muito bem o Serum Vinoperfect Anti taches da Caudalíe. De todos os seruns e cremes clareadores que usei (La Roche – Biomedic e Melani D, Clinique – Even Better, Lierac, Avene – D Pigmant, Tri Luma, Vitacid Plus, Vitanol A), esse é o unico que realmente fez efeito.
    Vende na http://www.sweetcare.pt. vale cada cetavo

  11. Avatar de Sheila Maia

    Adorei o post! Aliás estou adorando todas as dicas do site! Já sabia muito sobre estes ativos que você citou. Adoro saber das novidades para tratamento da pele e cabelos, e pesquiso muito sobre o assunto. Uma das novidades do momento que descobri recentemente foi sobre os fatores de crescimento que estão sendo usados em cosméticos. No site da farmácia Eficácia por exemplo, tem um produto para fazer crescer cílios e sobrancelhas, com fatores de crescimento em sua fórmula. Ainda não comprei, mas estou louca para experimentar. Fiquei sabendo através da dermatologista Patricia Leite, que sigo no Facebook e no Instagram. Ela sempre publica sugestões e dicas maravilhosas!
    Que tal um post sobre estes fatores de crescimento? Sei que eles também estão sendo usados em produtos anti idade…
    Agora, vou ser obrigada a discordar de você quanto a pomadas hidratantes não melhorarem as manchas… Uso regularmente a famosa receitinha de misturar Hipoglós e Bepantol Derma antes de dormir, e é visível logo nos primeiros dias de uso a melhora da pele. Além de clarear as manchinhas, ele hidrata muito a pele! No dia seguinte, após lavar o rosto, nota-se a diferença!!!!!
    Abraços!

  12. Avatar de Rosana

    Como havia sugerido anteriormente, ótimo post Celisa, super útil. Só gostaria de alertar para o perigo do uso prolongado de hidroquinona, que é o melhor clareador que há no mercado, entretanto, seu uso prolongado causa o efeito reverso, somem as manchas escuras mas aparecem as claras, os spots, essas não há como tratar, são a perda definitiva da melanina da pele. Essa informação geralmente o dermatologista esquece de comentar, e é super importante!!!

  13. Avatar de Rosangela

    Olá,

    Também estou sempre fazendo clareamento, aí chega o verão e a pele escurece de novo, mesmo usando filtro solar, tenho melasma. Qual é o melhor tratamento?

  14. Avatar de Cacilda

    Oi Celisa eu tenho manchas no rosto, mas são manchas da idade!
    Usei Vitanol A e não resolveu, mas tb não aumentou, no começo qdo comecei a usar Vitanol A senti uma diferença na minha pele, não para as manchas , mas a pele ficou melhorou bastante .
    Usava alternado com Redermic, não sei se minha pele acostumou com o Vaitanol A que não faz diferença se usar ou não usar.
    Como passei na derma, ela percebeu que não está ajudando em nada o Vitanol A, me passou um produto clareador, fui em duas drogarias e disseram que parou de fabricar o produto, viajei e até esqueci da receita ,
    Vou passar na derma p pegar outra receita, e vamos ver o que ela vai receitar.
    Agora o hipoglos com creme nivea sei que é bom p deixar a pele com brilho, receita do Ivo Pintanguyi.
    Excelente resenha , obrigada Celisa 🙂
    Meninas excelente semana!
    Abraços

    1. Avatar de Rô

      quanto tempo vc usou o vitanol a? Tem que usar por 8 meses para notar os resultados…

      1. Avatar de Cacilda

        Rô usei Vitanol A durante 3 anos.

  15. Avatar de Adriana Ferreira De Lima

    adorei todas as dicas bjs!!!!

    😀 😀 😀

  16. Avatar de Adriana Ferreira De Lima

    😀 vou aproveitar o todas o melhor que eu poder de todas essa informações ,adoro todas as dicas da beleza e saúde .bjs!!!!

  17. Avatar de Adriana Ferreira De Lima

    😀 vou aproveitar o melhor que eu poder de todas essa informações ,adoro todas as dicas da beleza e saúde .bjs!!!!

  18. Avatar de Adriana Ferreira De Lima

    🙂 todas as dicais são maravilhosas e serão bem aproveitadas bjs!!!!

  19. Avatar de Raquel Santos

    Uso o Klassis no verão e Vitacid no inverno. Adoro os 2!!!

  20. Avatar de Adriana Ferreira De Lima

    🙂 todas as dicas são maravilhosas e serão bem aproveitadas ,adoro o beleza e saúde bjs!!!

  21. Avatar de Sara

    Estou fazendo tratamento com uma pomada manipulada( hidroquinona, ácido kójico e ácido retinóico), que o dermatologista receitou, já faz três meses e não vejo melhoras, mesmo decepcionada continuo fazendo o uso. :/

  22. Avatar de Camila

    Ótimo post, estou usando o vitacid gel e tb estou fazendo o peeling químico, está sendo ótimo, feliz com os resultados.

    1. Avatar de Mirtes

      Vou fazer o peeling químico

  23. Avatar de Marta

    Estou usando o Demelan, conhecem? é bom para as manchinhas mas noto que ainda estão aqui. Penso que seja mais eficiente fazer esses tratamentos indicados no post

  24. Avatar de Cristina

    Olá ,tenho melasma e já fiz vários tratamentos qdo residia no Brasil ,inclusive usei a maioria dessas pomada acima que escamavam minha pele,avermelhava, ardia e depois voltava com forca total .Ate fiz tratamento com laser,mas como sempre acaba voltando com o sol ,as malditas manchas,hoje moro na China e aqui tem inúmeros clareadores pelo fato das chinesas quererem ter a pele clara,impecável ,que é sinal de status e faz parte da cultura.Estou usando produtos chineses e estou adorando os melasmas estão indo embora, mas sempre tenho que me proteger do sol apesar de eu adora lo.Os chineses tem produtos maravilhosos para a pele a maioria com produtos naturais ou seja ervas e afins.Testei e adorei,nao escamou ,ardeu ou avermelhou minha pele. 🙂

    1. Avatar de Keilla Martins

      Compartilhe conosco!! 🙂 😀

    2. Avatar de Carolina

      Oi minha querida, bom dia, qdo li seu post me identifiquei pois passo por isso, existe a possibilidade que vc compre o produto e mande para o Brasil? A questão do depósito poderemos conversar por email, grata . Carol

  25. Avatar de Maria.m

    Maravilha!!! era tudo que eu precisava, preciso iniciar um tratamento contra as manchas logo.

  26. Avatar de Bianca Santos

    Estou usando o vitanol A faz pouco tempo ainda, estou ansiosa pelo resultado.

  27. Avatar de Camila

    Nossa Celisa quantos tratamentos existentes e eu não conheço a maioria deles.
    Bom saber 🙂

  28. Avatar de Rô

    Ola! estou usando o Tri Luma, é bom sim, notei melhora

  29. Avatar de Maria Eunice

    Quem não tem manchas não é? O que eu fiz que foi muito bom…. até quero fazer de novo é o peeling químico.

  30. Avatar de Andressa Vicki

    Uso o Klassis a mais de um ano, posso dizer que a pele melhorou uns 80%, estou bem satisfeita.

  31. Avatar de Lorena

    Não indico Klassis!!! O produto é caro, leva séculos para fazer um efeito mínimo e é super gorduroso. Comprei a versão emulgel (para peles oleosas) e deixava a pele 1 sebo!

    1. Avatar de Lucimeres

      O klassis é mais indicado para efeito a longo prazo. se vc quiser um efeito imediato tem q usar algo a base de hidroquinona, por exemplo… um ácido mais forte.

  32. Avatar de Keilla Martins

    Minha estória é parecida com a da Juliana. A primeira vez que fiz peeling químico em 2008, fiquei com a pele do rosco branca. Notei que com o tempo, foi marcando mais na linha de expressão e após 5 anos, as manchas voltaram. Estou fazendo novamente porque como vc msm disse, não tem Filtro Solar que proteja completamente. Então, meu Dermato recomendou 2 fórmulas em creme para dias alternados, o que foi muito dolorido fazer. Tenho mais uma seção pra fazer e estou apreensiva, pq tanto sofrimento (ardência e descamação) tem que valer a pena, né? Uma amiga está usando a pomada Vitacid Plus e disse que funciona bem e não é tão cara…

    1. Avatar de Juliana

      A vitacid plus foi a que eu usei mais vezes. Pra mim foi a que deu mais resultado e mais rápido, mas ela é hidroquinona. Ai vem a situação de q depois q paramos de usar e qd pegamos sol as mancham voltam a mil. Não vale a pena pq depois fica pior.

  33. Avatar de Lorena

    Usei o Vitanol A uma época, não notei melhora em manchas castanhas mas sim nas vermelhinhas e em todo resto da pele. Deixa a pele linda, mas a versão 0,025mg ñ dei diferença, só a de 1mg.

  34. Avatar de Ana Paula

    amei o post, como sempre rsrsrs
    olha, tenho melasma e em minha opinião o Klassis não presta, $$ jogado fora, o que realmente funcionou foi o suavicid e depois uma pomada manipulada.

    bjos

  35. Avatar de Lauriane

    Adorei o post, excelentes dicas

  36. Avatar de Mirtes

    Usei por 2 anos o klassis, agora estou usando o Differin, não estou me adaptando bem, o klassis é melhor.

  37. Avatar de Francilene

    tenho a virilha e parte da coxa escura, como clarear esta parte do corpo? obrigada

  38. Avatar de Aline

    Adorei a matéria!
    Hidroquinona já foi comprovado sua ação cancerígena, o efeito rebote das manchas e até dar manchas brancas (destruição da melanina) e não tem tratamento para essas manchas brancas ainda, só aqui no Brasil que é permitido ainda o seu uso.
    O melhor é fazer um tratamento com profissional da área de estética ou dermatologista
    Uma vez que deu mancha na pele, para o resto da vida tem que cuidar com o sol, luz de computador e luz visível, usar sempre um despigmentante independente se tem mancha ou não, porque se não se cuidar mesmo depois do tratamento e de ter sumido todas as manchas elas podem voltar. Porque a melanina é uma célula hiperativa ela está ali esperando um descuido para voltar.
    Em todos os meus procedimentos eu uso o Despigmentante da Adcos Melan-off que é um rejuvenescedor também.
    É importante fazer o tratamento junto com um profissional, pois os ativos que o profissional trabalha é mais potente, então esse despigmentante só terá resultado se feito junto com um profissional ou como usar como preventivo das manchas.
    Sou Esteticista.

    1. Avatar de Norma

      Questionei minha dermatologista sobre o fato da hidroquinona ser cancerígena quando ela me receitou, ela disse que apesar de ser uma substancia nociva, só provoca algum dano para o corpo se for usada por muito tempo e por muitos anos, usar uns 8 meses para um tratamento não prejudica em nada…
      então o segredo é cautela com a hidroquinona. Usar até 8 meses está liberado.

  39. Avatar de Lucimeres

    Uso klassis ha mais de 3 anos. passo em média 1 ano com um tubo. uso pelo menos duas vezes por semana. tenho estado satisfeita com uso deste ácido que reverso com vitamina c da la roche e protetor solar sempre… é fato, que se eu parar o uso as manchas voltam:( snif!

  40. Avatar de Marisa Nascimento

    Oi Celisa adoro as suas matérias 🙂

    Minha dermato me receitou acido retinoico 0,05%, hidroquinona 4% e hidrocortisona 1%, passar no rosto a noite, usar uma noite sim e outra não.
    E durante o dia Activespheres C 5%, D- Pantenol 5%, Elastina 2%, Liftiline 3% e passar muuito protetor solar. Já clareou um pouco, estou gostando, o bom é que tbm trata as ruguinhas rsrs bjkasssss

  41. Avatar de Beany Lins

    Passei quase um ano tentando tirar manchas escuras(melasmas) de minhas bochechas. Cada ida à dermatologista era um remédio mais caro que o outro sem resolver o problema. Faz um mês estava num ônibus, uma senhora me deu a seguinte receita: água oxigenada 10vol+bicarbonato de sódio. Fazer uma pastinha, aplicar no local à noite e deixar agir por 30min. Fiquei meio cética mas resolvi tentar. Foi a melhor coisa que já fiz. A mancha praticamente sumiu!
    Mesmo assim continuo aplicando a hidroquinona e o ácido retinóico! Acho que potencializou o efeito.

  42. Avatar de Talita

    Tenho as axilas muito escuras. Alguém sabe me dizer o que faço para clareá-las. Sempre faço esfoliação com bucha vegetal mas não resolve nada. Agora estou usando Bepantol, é o que está melhorando o aspecto delas. Alguém tem mais alguma dica?

  43. Avatar de Lana

    Realmente as manchinhas provenientes de fatores hormonais não tem cura, elas podem ser controladas. Evitar o sol, para sempre, é essencial. Estou usando cosmelan 2 da mesoestetic, comprei em Portugal. É bem carinho mas, vale a pena. É preciso tomar cuidado pois, conheço uma pessoa que usou e causou reação. Orientação médica é indispensável sempre.

  44. Avatar de Sueli

    Usei hormoskin durante 1 ano não vi melhoras em melasma. Uma dermatologista me indicou fazer peeling mas pelas explicações dela fiquei com medo de ser um tratamento muito abrasivo, hoje estou usando um clareador da ROC, mas quando fico um tempo no sol ( mesmo usando protetor fator 100) as sardas e o melasma parecem que ficam ”gritando” no rosto.

  45. Avatar de Daphne

    Bom dia a todas!
    Este artigo foi magnífico, estou para começar meu tratamento contra as manchas, e este
    me ajudou muito. Obrigada Celisa, e Parabéns pelo excelente artigo! 😀

  46. Avatar de R

    Tenho muitas marcas de espinhas, já usei de tudo, o que melhorou mesmo foi filtro solar faça chuva ou sol. 😎

  47. Avatar de Geisa

    Uso o klassis a 3 anos, é excelente.

  48. Avatar de Léia Ferraz Maia

    Muito boa a matéria. Já separei a lista de cremes indicados para conversar com a minha dermatologista. Atualmente estou usando Glyquin XM, ele tem hidroquinona e ácido glicólico, por enquanto não vi grandes resultados, mas também não faz muito tempo que comecei utilizá-lo.

  49. Avatar de Adriana Prado

    Estou sempre tratando contra manchas. Faço acompanhamento com dermatologista e uso ácido como forma de combater as manchas e sinais de envelhecimento. Para quem sofre com melasma, é preciso aceitar que o tratamento é para sempre, ou as manchas voltam sim.
    Para quem vai iniciar um tratamento, comece com um protetor solar.

    Beijo

  50. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    Obrigado pelas dicas,

    bejuss

1 2 3 5

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva