Para a mulher que gosta de se cuidar

Você conhece a técnica Co-wash para lavar os cabelos?

Você conhece a técnica Co-wash para lavar os cabelos?

O Co-wash é uma técnica para lavar os cabelos que dispensa o uso de shampoo, usando apenas o condicionador.

Os sulfatos, encontrados na grande maioria dos shampoos, são agentes responsáveis pela limpeza e pela espuma. Porém, além de tirar a sujeira dos fios, tiram também os óleos naturais e os lipídios do cabelo. Foi em função desses danos que surgiram técnicas como o co-wash, com produtos que não contêm elementos indesejados como os sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis.

Qual o resultado do Co-wash?

Se seu cabelo está muito ressecado, ou danificado por processos químicos, essa técnica pode ser uma maneira de recuperar a vitalidade e saúde do cabelo, sem recorrer a hidratações e outros tratamentos de salão.

O Co-wash vem conquistando principalmente quem tem cabelos crespos e cacheados, que já possuem a proteção natural reduzida: o sebo produzido no couro cabeludo não consegue atingir as pontas dos cabelos espiralados, os ressecando com mais facilidade. Segundo as adeptas desse procedimento, o cabelo fica mais macio, hidratado e com menos frizz.

Eu testei a técnica e achei muito interessante o resultado no cabelo. O cabelo ficou macio e hidratado, e não ficou oleoso. Pretendo incluir pelo menos uma lavagem na semana com a técnica. Usei o condicionador da Lola Creoula, específico para co-wash.

Para qual tipo de cabelo é indicado?

É especialmente indicado para cabelos quimicamente tratados, com mechas ou luzes, ressecados, cacheados e crespos. Evite fazer em cabelos oleosos.

Se você lava os cabelos todos os dias e tem cabelos tingidos, é interessante intercalar a técnica com a lavagem convencional com shampoo, assim a tinta dura mais tempo.

Como fazer o Co-wash?

Você conhece a técnica Co-wash para lavar os cabelos?
  1. Molhe os cabelos com água morna e massageie por alguns minutinhos. Assim, a gordura do couro cabeludo vai sair.
  2. Retire o excesso de água, de preferência com uma toalha. O excesso de água no fio não deixa o condicionador penetrar no fio.
  3. Passe o condicionador na raiz e em todo o comprimento até as pontas (não economize produto!), massageando bem o couro cabeludo para ativar a circulação e limpar bem.
  4. Massageie as mechas de cima para baixo para limpar os fios com o condicionador.
  5. Em seguida, enxágue sem deixar excesso de condicionador nos cabelos. Você pode usar outro condicionador mais concentrado (sem óleo mineral) nas pontas e enxaguar.

Opcional: se você gosta de uma sensação de limpeza e frescor, você pode acrescentar óleos essenciais no condicionador para fazer a lavagem. Alguns óleos apropriados são: copaíba, tea tree, cedro, laranja, limão ou lavanda. Pode acrescentar umas 3 gotinhas, na mão mesmo, misturando com o condicionador antes de passar nos cabelos.

Juntamente com o Co-wash, é recomendado fazer uma limpeza profunda com shampoo antirresíduo ou detox capilar a cada 15 dias.

O co-wash é mais uma técnica que está a disposição para ser usada por todas: não estou dizendo que é o jeito certo ou errado de lavar o cabelo; é apenas mais uma alternativa a ser considerada e testada.

Quantas vezes fazer o co-wash?

No início, o cabelo pode parecer estranho após o co-wash: pode coçar e ficar oleoso, mas é apenas uma fase de adaptação.

Os shampoos e máscaras tradicionais (com sulfatos e derivados de petróleo) “mascaram” o cabelo: se você usa esses produtos há muito tempo, pode ser que já não conheça o estado real do seu cabelo. Por isso é necessário esse tempo para você e seu cabelo se acostumarem.

A frequência do uso da técnica depende de quão adaptada você está. Pode ser usado intercalando as lavagens com co-wash e shampoo. Outra possibilidade é fazer o co-wash apenas uma vez na semana.

Condicionadores Indicados para Co-Wash

Você conhece a técnica Co-wash para lavar os cabelos?

O condicionador tem agentes emolientes que limpam sem ressecar. Mas atenção: deve-se evitar o uso de condicionadores com petrolatos e silicones insolúveis para a técnica dar certo. Esses produtos formam uma película que impede que a água e outros nutrientes penetrem e hidratem o fio.

É justamente por causa de tais proibições que quem adere à técnica costuma se tornar expert em ler rótulos; tudo para garantir que o produto é adequado. Alguns ativos que entram na lista de vetados são "petrolatum", "mineral oil", "paraffinum liquidum", "isoparaffin", "isododecane", "dimethicone""silicon", "dodecane" e "alkane".

Usar um condicionador qualquer pode acarretar problemas no couro cabeludo, como dermatite seborreica e queda. Por outro lado, se tiver um agente de limpeza na composição, como o derivado do coco ‘cocamidopropyl betaine’, melhor, pois confere uma limpeza mais profunda.

Algumas sugestões de produtos para fazer Co-wash

Condicionador Lola Creoula Cachos Perfeitos
Pantene Truly Natural Co-Wash Conditioner
Condicionador Surya Brasil Frutas
Condicionador Elsève Colágeno
Yamasterol branco ou amarelo
Condicionador Lavanda Herbia
Condicionador Pracaxi Andiroba Cativa
Condicionador Surya fixação da cor
Ouidad Curl Co-Wash
TRESemmé Naturals
  1. Condicionador Lola Creoula Cachos Perfeitos (o que eu testei)
  2. Pantene Truly Natural Co-Wash Conditioner
  3. Condicionador Surya Brasil Frutas
  4. Condicionador Elsève Colágeno
  5. Yamasterol branco ou amarelo
  6. Condicionador Lavanda Herbia
  7. Condicionador Pracaxi Andiroba Cativa
  8. Condicionador Surya fixação da cor
  9. Ouidad Curl Co-Wash
  10. TRESemmé Naturals

E você, já usou essa técnica? O que acha?

106 comentários para “Você conhece a técnica Co-wash para lavar os cabelos?”

  1. Avatar de Maria Ivete Mattos

    Perfeito, como todos os seus blogs, vou começar amanhã mesmo,faço uso de shampoo e condicionador livre desses produtos que você listou. Infelizmente sofro com a alopecia cicatricial fibrosante, por isso procuro usar os produtos mais naturais possíveis.

    1. Avatar de Cinthya

      😉 Boa tarde. A técnica do Co-wash é importante e super fácil de ser realizada. Como não tenho tanto tempo pra realizar meu cronograma capilar como desejo, acabo lavando meus cabelos hidratando uma vez na semana. Quando dá pra lavar outro dia na semana, aproveito pra realizar o co-wahs. Gosto muito. O yamasterol é um dos melhorees pra mim. Não abro mão dele.

      Um abraço. 😛

  2. Avatar de Fernanda

    Comecei , a usar o co wash so com yamasterol, ele realmente melhorou, mas ainda não estou com os cachos definidos.
    O dia que se lava é melhor mas no dia seguinte, fica mais dificil, até porque faço ginastica todos os dias e prendo o cabelo e para dormir
    Gostei da tecnica mais ainda estou meio perdida, qual marca e o que realmente posso usar, estou apenas com o yamasterol amarelo, mas preciso de mais um sem enxague.
    Fazem 15 dias que não passo shampoo, so hoje que senti falta do shampoo!!

    1. Avatar de Sandra

      Oi Fernanda, voltei a usar o cabelo cacheado e a fazer low poo. O Yamasterol Co Wash( embalagem cor-de-rosa) é excelente!! Eu alterno a lavagem com shampoo sem sulfato e parabenos. Há vários no mercado para cabelos cacheados. O termo “day after” é usado pelas cacheadas como o dia seguinte do cabelo, todas acordamos com ele problemático!!
      Vc pode usar o yamasterol amarelo para ajeitá-lo. Entre no blog da Gabi Vasconcelos que você terá ótimas e preciosas informações!! Espero ter ajudado.

      1. Avatar de Rita

        E a touca de cetim para dormir? Ouvi dizer que os cabelos cacheados amanhecer perfeitos

        1. Avatar de Aracelis

          Cabelos cacheados não sei; os meus são lisos. Mas têm frizz, e com a touca ou a fronha de cetim eles ficam super comportados.

        2. Avatar de Sandra

          Fiz o teste com condicionador da Loreal- série Expert
          Gold Quinoa + Absolut Repair.
          O resultado foi muito bom.
          Sera se posso continuar?

    2. Avatar de Graziela Ferreira

      Colega pra começar você não deveria usar só Co-Wash e ficar sem Shampoo ainda mais por tanto tempo, o certo é você alternar durante a SEMANA entre um shampoo No e Low Poo e usar um creme para Co-Wash que pode continuar sendo o Yamasterol mesmo, seu cabelo vai ficar limpo sem ressecamento e nunca deixe de usar condicionador para selar os fios, mas o que define os cachos são os cremes de hidratação, os cremes de pentear e também a forma como você penteia seus cabelos. Experimente fitagem e dedoliss que são muito bons para definir cachos

    3. Avatar de Julia

      vc so vai conseguir cabelo totalmente cacheado se vc fazer a definiçao
      se ñ sabe oq é pesquisa no youtube q tem td la 😉 😉 😉

      fica a dica 😀

  3. Avatar de Fernanda

    Boa noite qual creme de cabelo posso usar junto com a técnica co wash adorei as dicas

  4. Avatar de Gerlane Lobato

    Muito interessante esta técnica, gostei demais das dicas de produtos. Estou cada vez mais apaixona por meus cachos, com esse poste poderei cuidar ainda melhor deles. Obrigada!!

  5. Avatar de Maria Luísa

    Faltou colocar na lista a linha no poo e low poo da bioextratus. É muito Boa. Comecei fazendo low poo e agora só uso o cowash dessa linha. Uma vez por mês lavo com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, para fazer a limpeza profunda. Meu cabelo nunca mais teve frizz. Uso essa marca também na minha bb de um ano e meio, e da super certo

    1. Avatar de Silmara Prado

      Você lava com shampoo somente uma vez por mês? Estou fazendo o co wash mas não sei se posso ficar sem usar o shampoo .

      1. Avatar de Rafaela B.

        Oi, você recomendaria os produtos da skala para fazer com wash?

  6. Avatar de Rosana

    Muito obrigada. … 😀

  7. Avatar de Verginia

    Oi linda, tenho cabelo loiro platinado e liso, mas as pontas secas demais, então me falaram dessa técnica, realmente vou experimentar hoje, uma amiga usa e também é loira, disse que seus cabelos melhoraram muito, então vamos lá correr experimentar também. Beijos.

  8. Avatar de Camila

    Meu cabelo não é totalmente cacheado… é o tipo 2A, porém ele se encontra muito ressecado… Esta técnica também serve para esse tipo de Cabelo?

  9. Avatar de Marcella

    Essa técnica pode ser utilizada em cabelos modificados quimicamente? No meu caso, meu cabelo é liso ( faço progressiva) e com luzes. Mas as pontas mega ressecadas e quebradiças. No momento estou fazendo cronograma capilar e lavo as segundas, quartas e sextas antes de fazer a hidratação, umectacao e reconstrução. Eu posso aderir a esta técnica e continuar utilizando os produtos pro cronograma capilar?

    1. Avatar de Maria Cristina Posca

      Parece que serve somente em cachos, pelo que estou entendendo?

    2. Avatar de Graziela Ferreira

      Co-Wash pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, mas em cabelos mais oleosos ou mistos o mais indicado é alternar entre duas lavagens com shampoo e uma lavagem com Co-Wash durante a semana

  10. Avatar de Juliana

    🙁 meu cabelo é muito poroso. O que faço?

  11. Avatar de Márcia Cristina Vieira Da Silva Alves

    Essa técnica é só pra cabelo cacheado

  12. Avatar de Luciane

    Gostaria de saber qual condicionador posso usar em minha filha de 5 anos

  13. Avatar de Edivaldo Moreira Carneiro

    Minha esposa vai experimentar.
    é sempre muito importante aprender novas técnicas.

  14. Avatar de Márcia

    Eu tenho caspa é o cabelo ondulado posso fazer a técnica do co-wash

  15. Avatar de Rosania Corrêa

    Muito boa a matéria , já estou me adequando a esse método, inclusive faço uma pré lavagem usando óleos antes de lavar com shampoo sem sal, o resultado de hidratação com ampolas também é muito boa .

  16. Avatar de Luiza Santos

    Será que pode usar o condicionador da Avon nutrição completa?

  17. Avatar de Ana Paula Gomes Dos Santos

    A informação de fazer uso de shampoo anti resíduo intercalado me parece sem cabimento…

  18. Avatar de Sara

    Olá, eu li bastante sobre co wash e ficou duas dúvidas, uma delas é que lendo em alguns blogs, disseram que é bom usar o shampo antiresíduo a cada 15 dias, é realmente preciso? E neste daqui, uma colega disse não é bom ficar sem shampoo por muito tempo, porquê?

    1. Avatar de Marta Cristina Trindade De Jesus

      Meu cabelo não é nem barro nem tijolo, vou tentar essa técnica 😎

  19. Avatar de Vânia Tereza Nascimento Lobato

    Boa tarde, me chamo Vânia, vou testar essa nova técnica

  20. Avatar de Isabel Martins

    Uso da bioextratos e adorei!

  21. Avatar de Isabel Martins

    Uso da bioextratos e adorei! Meu cabelo ficou sem friss.Ele rende muito.

  22. Avatar de Soraya

    Qual o condicionador adequado depois do Co-WASH?

  23. Avatar de Beatriz

    Oii, estou na terceira semana. Tenho o cabelo ondulado com a raiz oleosa, então optei por 2 lavagens seguidas com o co-wash e 1 com o low poo e está funcionando bem. Lavo os cabelos a cada 2 dias então estou usando shampoo (conceito low poo) apenas 1x por semana. A primeira semana achei que o cabelo ficou pesado, mas não coçou ou tive caspa. A segunda semana já senti o cabelo mais adaptado e agora na terceira semana sinto que Ja me adaptei. As pontas estão menos ressecadas, o cabelo está com mais corpo. Estou sentindo que está caindo menos quando eu escovo e seco e ele está mais domado. Como a raiz ainda é oleosa, o segundo dia após a lavagem é o mais tenso, no final do dia acabo sempre prendendo (a raiz fica com brilho) mas não da coceira.
    Estou usando yenzah e gostei

  24. Avatar de Rosilda Procopio

    Usava essa técnica de lavar apenas com condicionador ou cremes dava bons resultados , isso quando não escovava. meus cabelos não tinha friz .
    ao aderir fazer escova passei usar shampoo pra limpar bem ,sinto uma grande diferença.

  25. Avatar de Màrcia Laura Checo

    Vou comesar a usar tenho cabelo cacheado e crispo e sempre que lavi tenho tido problemas has pontas do cabelo.(as pontas secam e o cabelo partise muito)

  26. Avatar de Patrícia

    Essa técnica serve para cabelos lisos pq o meu é liso e cheio de frizz?Eu vi q fala mais sobre cacho.

  27. Avatar de Carlos R Bertolini

    Total falta de conhecimento de quem inventou essa técnica! Condicionador no couro cabeludo pode causar dermatite de contato, acarretar perda de cabelo, obstrução do óstio, etc.
    O condicionador tem cargas elétricas positivas fechando às cutículas, ou seja, não realiza uma higienização, nem no fio e muito menos no couro cabeludo.

  28. Avatar de Ivany Ribeiro

    Ainda não co hecia está técnica! Amei! Vou fazer! Já faço uso de óleos essenciais para saúde e beleza da pele. Não fico sem o Tea Tree e a lavando, mas tenho vários! Tenho curso de massoterapia e medicina interativa complementares! E sou vegetariana quase vegana

  29. Avatar de Grazi

    Queria muito saber se produtos liberados pra low poo também são liberados pra co wash, porque tenho um creme 3 em 1 da Kanechon que é liberado pra low poo e queria usar ele como leave in na minha co washisse que vou começar a partir de hoje.