O Co-wash é uma técnica para lavar os cabelos que dispensa o uso de shampoo, usando apenas o condicionador.
Os sulfatos, encontrados na grande maioria dos shampoos, são agentes responsáveis pela limpeza e pela espuma. Porém, além de tirar a sujeira dos fios, tiram também os óleos naturais e os lipídios do cabelo. Foi em função desses danos que surgiram técnicas como o co-wash, com produtos que não contêm elementos indesejados como os sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis.
Qual o resultado do Co-wash?
Se seu cabelo está muito ressecado, ou danificado por processos químicos, essa técnica pode ser uma maneira de recuperar a vitalidade e saúde do cabelo, sem recorrer a hidratações e outros tratamentos de salão.
O Co-wash vem conquistando principalmente quem tem cabelos crespos e cacheados, que já possuem a proteção natural reduzida: o sebo produzido no couro cabeludo não consegue atingir as pontas dos cabelos espiralados, os ressecando com mais facilidade. Segundo as adeptas desse procedimento, o cabelo fica mais macio, hidratado e com menos frizz.
Eu testei a técnica e achei muito interessante o resultado no cabelo. O cabelo ficou macio e hidratado, e não ficou oleoso. Pretendo incluir pelo menos uma lavagem na semana com a técnica. Usei o condicionador da Lola Creoula, específico para co-wash.
Para qual tipo de cabelo é indicado?
É especialmente indicado para cabelos quimicamente tratados, com mechas ou luzes, ressecados, cacheados e crespos. Evite fazer em cabelos oleosos.
Se você lava os cabelos todos os dias e tem cabelos tingidos, é interessante intercalar a técnica com a lavagem convencional com shampoo, assim a tinta dura mais tempo.
Como fazer o Co-wash?
- Molhe os cabelos com água morna e massageie por alguns minutinhos. Assim, a gordura do couro cabeludo vai sair.
- Retire o excesso de água, de preferência com uma toalha. O excesso de água no fio não deixa o condicionador penetrar no fio.
- Passe o condicionador na raiz e em todo o comprimento até as pontas (não economize produto!), massageando bem o couro cabeludo para ativar a circulação e limpar bem.
- Massageie as mechas de cima para baixo para limpar os fios com o condicionador.
- Em seguida, enxágue sem deixar excesso de condicionador nos cabelos. Você pode usar outro condicionador mais concentrado (sem óleo mineral) nas pontas e enxaguar.
Opcional: se você gosta de uma sensação de limpeza e frescor, você pode acrescentar óleos essenciais no condicionador para fazer a lavagem. Alguns óleos apropriados são: copaíba, tea tree, cedro, laranja, limão ou lavanda. Pode acrescentar umas 3 gotinhas, na mão mesmo, misturando com o condicionador antes de passar nos cabelos.
Juntamente com o Co-wash, é recomendado fazer uma limpeza profunda com shampoo antirresíduo ou detox capilar a cada 15 dias.
O co-wash é mais uma técnica que está a disposição para ser usada por todas: não estou dizendo que é o jeito certo ou errado de lavar o cabelo; é apenas mais uma alternativa a ser considerada e testada.
Quantas vezes fazer o co-wash?
No início, o cabelo pode parecer estranho após o co-wash: pode coçar e ficar oleoso, mas é apenas uma fase de adaptação.
Os shampoos e máscaras tradicionais (com sulfatos e derivados de petróleo) “mascaram” o cabelo: se você usa esses produtos há muito tempo, pode ser que já não conheça o estado real do seu cabelo. Por isso é necessário esse tempo para você e seu cabelo se acostumarem.
A frequência do uso da técnica depende de quão adaptada você está. Pode ser usado intercalando as lavagens com co-wash e shampoo. Outra possibilidade é fazer o co-wash apenas uma vez na semana.
Condicionadores Indicados para Co-Wash
O condicionador tem agentes emolientes que limpam sem ressecar. Mas atenção: deve-se evitar o uso de condicionadores com petrolatos e silicones insolúveis para a técnica dar certo. Esses produtos formam uma película que impede que a água e outros nutrientes penetrem e hidratem o fio.
É justamente por causa de tais proibições que quem adere à técnica costuma se tornar expert em ler rótulos; tudo para garantir que o produto é adequado. Alguns ativos que entram na lista de vetados são "petrolatum", "mineral oil", "paraffinum liquidum", "isoparaffin", "isododecane", "dimethicone""silicon", "dodecane" e "alkane".
Usar um condicionador qualquer pode acarretar problemas no couro cabeludo, como dermatite seborreica e queda. Por outro lado, se tiver um agente de limpeza na composição, como o derivado do coco ‘cocamidopropyl betaine’, melhor, pois confere uma limpeza mais profunda.
Algumas sugestões de produtos para fazer Co-wash
- Condicionador Lola Creoula Cachos Perfeitos (o que eu testei)
- Pantene Truly Natural Co-Wash Conditioner
- Condicionador Surya Brasil Frutas
- Condicionador Elsève Colágeno
- Yamasterol branco ou amarelo
- Condicionador Lavanda Herbia
- Condicionador Pracaxi Andiroba Cativa
- Condicionador Surya fixação da cor
- Ouidad Curl Co-Wash
- TRESemmé Naturals
E você, já usou essa técnica? O que acha?
Muito bom! Adorei a dica, meu cabelo é crespo e bem ressecado, vou testar!
Boa tarde!
Esse shampoo que vem na imagem não conheço! É novo, recente?
Mara, não entendi sua pergunta, qual shampoo?
Muito interessante eu não conhecia.
Já ouvi falar nessa forma de lavar os cabelos, já fiz uma vez, mas depois não fiz mais, vou fazer novamente.
Eu faço e adoro! Hidrata os cabelos e deixa os fios soltinhos, faz mais de 1 ano que faço, uso o co-wash 2 vezes na semana…
Adorei o post!!! 😆 😆
Que bom Juliana, vc já faz a bastante tempo 🙂
Adorei a dica, pinto meus cabelos e evito lavar todos os dias para não desbotar pois realmente os shampos são muito agressivos.
Muito interessante! Adorei a dica e estarei fazendo!!
Alguém sabe se dá para fazer co-wash em cabelo liso com mechas (raízes oleosas)?
Sabrina essa técnica é mais indicada para cabelos crespos e secos, mas eu já vi muita gente com cabelos oleosos fazendo e gostando. Precisa testar. Cada cabelo reage de maneira diferente.
Aderi ao co-wash a alguns meses com os produtos orgânicos da Marie Solti . Meus cachos estão em fase de adaptação. Mas, já noto ótimos resultados. Os cachos estão mais definidos , mais macios e hidratados. Lavo com shampoo uma vez por semana quando vou hidrata-los. Sempre com shampoos sem sulfato, parabenos , petrolatos etc.Estou super feliz com os resultados. 😆
Que legal Silvana, essa marca tb pode ser usada para o Co-wash, eu tenho em casa.
Vou experimentar, parece ser muito interessante.
Eu uso o co-wash, é excelente para cabelos bem ressecados.
Olá Karine, vou começar fazer o co-wash, pois meu cabelo é muito ressecado.. quais os produtos vc usa?
Show de bola! Eu já tinha ouvido falar, mas de fato nunca fiz, depois desse post não tem como não fazer não é?
Adorei a dica!
Espero que vc goste!
Celisa meu cabelo é bem ressecado e muito frizz, me indique uma marca boa de shampoo e de condicionador para hidratar bem o cabelo, até mesmo para fazer o co-wash no meus cabelos por favor??
achei muito legal esta dica, vou testar, Bjs!!
Faz um tempo, mais de 5 anos atrás, li sobre isso na internet e comecei a fazer… mas não lembro da orientação que o condicionador deve ser apropriado pra isso, então fiz com o condicionador que eu usava na época (nem me lembro qual). Resultado: acabei tendo uma coceira persistente em um pedaço da cabeça, precisei fazer tratamento dermatológico, que foi caro e demorado…
Usar os produtos adequados é super importante, e também fazer da maneira correta, como retirar a água antes de usar o condicionador, isso faz toda diferença.
Olá Tenho cabelo cacheado com tinta mais é fino , essa técnica também é indicado para cabelos como o meu?
Oie, conheço a técnica sim, é muito boa, já testei e depois parei, mas agora estpa bem explicado de como usar e qual produto usar, eu usava qualquer condicionador, agora sim.
As vezes eu faço co-wash, mas acho que faço errado, agora vou fazer como explica no post, o resultado deve ficar melhor, e tb vou comprar esse condicionador da Lola, pois já usei o shampoo da creoula e amei.
Eu uso essa técnica a um tempo e amo mt,tenho o cabelo cacheado,sem química,e essa técnica ajudou mt no resecamento,e ñ sinto nenhum falta.
Celisa, valeuuuuu!
Era vc que tinha pedido né Claudia, espero que as informações tenham sido satisfatórias.
Que legal, amei a dica, meu cabelo está uma palha de aço, de seco
Adorei o post!
Já tinha ouvido falar, mas não sabia ao certo o que era, gostei!
Que legal, tenho cabelo bem seco e cacheado, depois que fiz luzes tá super ressecado, vou experimentar a técnica, beijão celisa
Espero que goste, beijo
Interessante gostei vou experimentar
Esse site “Saúde e Beleza”, deixa as mulheres cada mais linda!!…. Valeu!!!!!
Bom dia! Nossa sempre li e sempre tive vontade de experimentar, mas não sabia o que usar, agora com este post com certeza vou testar, amo Pantene, vou ver o que vai dar. 😉
Gente, gostei da dica, mas como faço se meu cabelo é super oleoso na raiz, e da metade até as pontas super ressecado? SOCORROO!! 🙁
Precisa fazer a umectação, que é um processo de hidratação nas pontas, confira o post
https://belezaesaude.com/pontas-ressecadas/
Eu não conhecia esta técnica.
Adorei o post e vou experimentar.
Beijo Grande!
Espero que goste Eliane, beijo!
Olá! Gostei muito da dica. Fiz botox nos cabelos. Com esse procedimento esse tipo de lavagem, será eficiente? Amo suas dicas e recomendo pra muita gente
Quando se tem botox nos cabelos, esse tipo de lavagem é eficiente? Gosto muito das dicas. Parabéns
Adoreeei o post, como sempree “)
Gostei muito, não conhecia essa técnica vou testar.
Vou testar, muito interessante o post, obrigada!!
Adorei este post. Não conhecia a tecnica e resolvi experimentar.
O problema é que nas perfumarias que frequento, ninguem nunca
ouviu falar!! Será que alguem poderia me indicar onde encontra estes
produtos aqui em Guarulhos?? Obrigado!!
Adorei o post! Vou tentar usar esta técnica, pois quando lavo os meus cabelos com shampoo fica com muito frizz, além disso, meus cabelos são secos nas pontas. Mas usando esta técnica não precisa fazer hidratações com máscaras?
Precisa sim, apesar do cabelo ficar menos ressecado é necessário hidratar.
Tenho uma dúvida: a água morna não ressecaria o cabelo. Sempre evito de lavar meu cabelo com água morna devido ao ressecamento que ele tem.
Água morna não resseca o cabelo, a água quente sim resseca.
Sempre fiz uso dessa técnica, principalmente depois que assumi meus cachinhos… minhas amigas estranham, acham que se não lavar com shampoo não está limpo… mas só quem tem cabelos ressacados sabem o resultado do uso do shampoo diariamente!
Olá ,Celisa, pode ser usado em criança com cabelo cacheado?
Parabéns, o post ficou excelente e as opções de produtos então… amei.
Ola, ótimo post! Tem algum post sobre os melhores shampoos anti-resíduo?? Se não, fica a dica!!
Obrigada! 😉
Pode-se usar levar in lavando o cabelo com essa técnica?
Olá Celisa!
Este post sobre o co-wash, eu não recebi em meu e-mail, percebi que não recebo todos os seus posts, de qualquer forma obrigada pelos que me manda.
Silvana
Gostei!!! Vou tentar.
Faço o low poo … Eu posso fazer a técnica co wash um vez por semana ?
Já Conhecia essa técnica, super indico, eu ja usei nos meus cabelos e adorei, sempre uso uma vez por semana. bjs
Oi, venho aqui lhe pedir uma ajuda na minha pele, minha pele é tão oleosa que tem horas que pareço está suada(no frio) e sinto um bigodinho de óleo, minha situação é bem séria tenho espinhas para dar e vender, e meu auto-estima por esse motivo está lá no fundindo do poço! Me ajuda com técnicas baratas, pois fui na dermatologista e ela passou um tratamento de 6 meses que só os produto que dura 1 mês é R$400!
Essa técnica pode ser usada em crianças? Minha filha tem 9 anos e o cabelo está muito ressecado, quebrado e com bastante frizz.
Tenho muito cabelo e o fio é bem grosso. Tenho que lavá-los todos os dias, pois ficam com o “formato de o travesseiro” Além disso faço tintura para cobrir os brancos. Posso usar essa técnica?
é pra fazer o co-wash e depois lavar com shampoo antirresíduo?
tem problema se o condicionador tiver apenas o “paraffinum liquidum” ?
Gostei muito das dicas. Parabéns.
Mais só ressaltando, um oleo de boa qualidade, prensado a frio 100% natural pode ser passado no couro cabeludo, pois oleo combate oleo e nao faz produzir mais. É inquietante essa idéia, mais para ficar mais facil entender, quando voce usa o oleo no couro cabeludo é como se o seu organismo entendesse que já produziu oleo o suficiente e ai ele acaba por produzir menos, é muito importante tambem massagear para estimular a circulaçao sanguinia no couro.
Outra coisa, agua quente ou morna retira principalmente o brilho do cabelo e torna o couro cabeludo oleoso e muito mais oleoso para os que ja possuem, por isso a dica é:
-Lavem sempre o cabelo com água fria, ou ao menos finalize com água fria para fechar os poros do couro cabeludo e dar brilho as madeixas.
Muito válidas as dicas do blog e eu vou fazer esse teste do co- wash. 😛