Para a mulher que gosta de se cuidar

Você conhece a técnica Co-wash para lavar os cabelos?

Você conhece a técnica Co-wash para lavar os cabelos?

O Co-wash é uma técnica para lavar os cabelos que dispensa o uso de shampoo, usando apenas o condicionador.

Os sulfatos, encontrados na grande maioria dos shampoos, são agentes responsáveis pela limpeza e pela espuma. Porém, além de tirar a sujeira dos fios, tiram também os óleos naturais e os lipídios do cabelo. Foi em função desses danos que surgiram técnicas como o co-wash, com produtos que não contêm elementos indesejados como os sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis.

Qual o resultado do Co-wash?

Se seu cabelo está muito ressecado, ou danificado por processos químicos, essa técnica pode ser uma maneira de recuperar a vitalidade e saúde do cabelo, sem recorrer a hidratações e outros tratamentos de salão.

O Co-wash vem conquistando principalmente quem tem cabelos crespos e cacheados, que já possuem a proteção natural reduzida: o sebo produzido no couro cabeludo não consegue atingir as pontas dos cabelos espiralados, os ressecando com mais facilidade. Segundo as adeptas desse procedimento, o cabelo fica mais macio, hidratado e com menos frizz.

Eu testei a técnica e achei muito interessante o resultado no cabelo. O cabelo ficou macio e hidratado, e não ficou oleoso. Pretendo incluir pelo menos uma lavagem na semana com a técnica. Usei o condicionador da Lola Creoula, específico para co-wash.

Para qual tipo de cabelo é indicado?

É especialmente indicado para cabelos quimicamente tratados, com mechas ou luzes, ressecados, cacheados e crespos. Evite fazer em cabelos oleosos.

Se você lava os cabelos todos os dias e tem cabelos tingidos, é interessante intercalar a técnica com a lavagem convencional com shampoo, assim a tinta dura mais tempo.

Como fazer o Co-wash?

Você conhece a técnica Co-wash para lavar os cabelos?
  1. Molhe os cabelos com água morna e massageie por alguns minutinhos. Assim, a gordura do couro cabeludo vai sair.
  2. Retire o excesso de água, de preferência com uma toalha. O excesso de água no fio não deixa o condicionador penetrar no fio.
  3. Passe o condicionador na raiz e em todo o comprimento até as pontas (não economize produto!), massageando bem o couro cabeludo para ativar a circulação e limpar bem.
  4. Massageie as mechas de cima para baixo para limpar os fios com o condicionador.
  5. Em seguida, enxágue sem deixar excesso de condicionador nos cabelos. Você pode usar outro condicionador mais concentrado (sem óleo mineral) nas pontas e enxaguar.

Opcional: se você gosta de uma sensação de limpeza e frescor, você pode acrescentar óleos essenciais no condicionador para fazer a lavagem. Alguns óleos apropriados são: copaíba, tea tree, cedro, laranja, limão ou lavanda. Pode acrescentar umas 3 gotinhas, na mão mesmo, misturando com o condicionador antes de passar nos cabelos.

Juntamente com o Co-wash, é recomendado fazer uma limpeza profunda com shampoo antirresíduo ou detox capilar a cada 15 dias.

O co-wash é mais uma técnica que está a disposição para ser usada por todas: não estou dizendo que é o jeito certo ou errado de lavar o cabelo; é apenas mais uma alternativa a ser considerada e testada.

Quantas vezes fazer o co-wash?

No início, o cabelo pode parecer estranho após o co-wash: pode coçar e ficar oleoso, mas é apenas uma fase de adaptação.

Os shampoos e máscaras tradicionais (com sulfatos e derivados de petróleo) “mascaram” o cabelo: se você usa esses produtos há muito tempo, pode ser que já não conheça o estado real do seu cabelo. Por isso é necessário esse tempo para você e seu cabelo se acostumarem.

A frequência do uso da técnica depende de quão adaptada você está. Pode ser usado intercalando as lavagens com co-wash e shampoo. Outra possibilidade é fazer o co-wash apenas uma vez na semana.

Condicionadores Indicados para Co-Wash

Você conhece a técnica Co-wash para lavar os cabelos?

O condicionador tem agentes emolientes que limpam sem ressecar. Mas atenção: deve-se evitar o uso de condicionadores com petrolatos e silicones insolúveis para a técnica dar certo. Esses produtos formam uma película que impede que a água e outros nutrientes penetrem e hidratem o fio.

É justamente por causa de tais proibições que quem adere à técnica costuma se tornar expert em ler rótulos; tudo para garantir que o produto é adequado. Alguns ativos que entram na lista de vetados são "petrolatum", "mineral oil", "paraffinum liquidum", "isoparaffin", "isododecane", "dimethicone""silicon", "dodecane" e "alkane".

Usar um condicionador qualquer pode acarretar problemas no couro cabeludo, como dermatite seborreica e queda. Por outro lado, se tiver um agente de limpeza na composição, como o derivado do coco ‘cocamidopropyl betaine’, melhor, pois confere uma limpeza mais profunda.

Algumas sugestões de produtos para fazer Co-wash

Condicionador Lola Creoula Cachos Perfeitos
Co Wash No Poo Lola Curly Wurly Cabelos Cacheados
Pantene Truly Natural Co-Wash Conditioner
Condicionador Surya Brasil Frutas
Condicionador Elsève Colágeno
Yamasterol branco ou amarelo
Condicionador Lavanda Herbia
Condicionador Pracaxi Andiroba Cativa
Condicionador Surya fixação da cor
Ouidad Curl Co-Wash
TRESemmé Naturals
  1. Condicionador Lola Creoula Cachos Perfeitos (o que eu testei)
  2. Co Wash No Poo Lola Curly Wurly Cabelos Cacheados
  3. Pantene Truly Natural Co-Wash Conditioner
  4. Condicionador Surya Brasil Frutas
  5. Condicionador Elsève Colágeno
  6. Yamasterol branco ou amarelo
  7. Condicionador Lavanda Herbia
  8. Condicionador Pracaxi Andiroba Cativa
  9. Condicionador Surya fixação da cor
  10. Ouidad Curl Co-Wash
  11. TRESemmé Naturals

E você, já usou essa técnica? O que acha?

82 comentários para “Você conhece a técnica Co-wash para lavar os cabelos?”

  1. Avatar de Gabriela Martins

    Muito bom! Adorei a dica, meu cabelo é crespo e bem ressecado, vou testar!

  2. Avatar de Mara Rútila

    Boa tarde!
    Esse shampoo que vem na imagem não conheço! É novo, recente?

  3. Avatar de Suzana

    Muito interessante eu não conhecia.

  4. Avatar de Raquel Delis

    Já ouvi falar nessa forma de lavar os cabelos, já fiz uma vez, mas depois não fiz mais, vou fazer novamente.

  5. Avatar de Juliana

    Eu faço e adoro! Hidrata os cabelos e deixa os fios soltinhos, faz mais de 1 ano que faço, uso o co-wash 2 vezes na semana…
    Adorei o post!!! 😆 😆

  6. Avatar de Bianca

    Adorei a dica, pinto meus cabelos e evito lavar todos os dias para não desbotar pois realmente os shampos são muito agressivos.

  7. Avatar de Tania Cristina

    Muito interessante! Adorei a dica e estarei fazendo!!

  8. Avatar de Sabrina

    Alguém sabe se dá para fazer co-wash em cabelo liso com mechas (raízes oleosas)?

  9. Avatar de Silvana Gusmão

    Aderi ao co-wash a alguns meses com os produtos orgânicos da Marie Solti . Meus cachos estão em fase de adaptação. Mas, já noto ótimos resultados. Os cachos estão mais definidos , mais macios e hidratados. Lavo com shampoo uma vez por semana quando vou hidrata-los. Sempre com shampoos sem sulfato, parabenos , petrolatos etc.Estou super feliz com os resultados. 😆

  10. Avatar de Nathalia

    Vou experimentar, parece ser muito interessante.

  11. Avatar de Karine

    Eu uso o co-wash, é excelente para cabelos bem ressecados.

  12. Avatar de Maria

    Show de bola! Eu já tinha ouvido falar, mas de fato nunca fiz, depois desse post não tem como não fazer não é?
    Adorei a dica!

  13. Avatar de Vane

    achei muito legal esta dica, vou testar, Bjs!!

  14. Avatar de Ester

    Faz um tempo, mais de 5 anos atrás, li sobre isso na internet e comecei a fazer… mas não lembro da orientação que o condicionador deve ser apropriado pra isso, então fiz com o condicionador que eu usava na época (nem me lembro qual). Resultado: acabei tendo uma coceira persistente em um pedaço da cabeça, precisei fazer tratamento dermatológico, que foi caro e demorado…

  15. Avatar de Nayara

    Oie, conheço a técnica sim, é muito boa, já testei e depois parei, mas agora estpa bem explicado de como usar e qual produto usar, eu usava qualquer condicionador, agora sim.

  16. Avatar de Marielle

    As vezes eu faço co-wash, mas acho que faço errado, agora vou fazer como explica no post, o resultado deve ficar melhor, e tb vou comprar esse condicionador da Lola, pois já usei o shampoo da creoula e amei.

  17. Avatar de Julia Gilze

    Eu uso essa técnica a um tempo e amo mt,tenho o cabelo cacheado,sem química,e essa técnica ajudou mt no resecamento,e ñ sinto nenhum falta.

  18. Avatar de Claudia

    Celisa, valeuuuuu!

  19. Avatar de Luisa Melo

    Que legal, amei a dica, meu cabelo está uma palha de aço, de seco

  20. Avatar de Lavínia

    Adorei o post!

  21. Avatar de Sandra

    Já tinha ouvido falar, mas não sabia ao certo o que era, gostei!

  22. Avatar de Simone

    Que legal, tenho cabelo bem seco e cacheado, depois que fiz luzes tá super ressecado, vou experimentar a técnica, beijão celisa

  23. Avatar de Ivone

    Interessante gostei vou experimentar

  24. Avatar de F(ávioo.me((o

    Esse site “Saúde e Beleza”, deixa as mulheres cada mais linda!!…. Valeu!!!!!

  25. Avatar de Renata

    Bom dia! Nossa sempre li e sempre tive vontade de experimentar, mas não sabia o que usar, agora com este post com certeza vou testar, amo Pantene, vou ver o que vai dar. 😉

  26. Avatar de Daphne

    Gente, gostei da dica, mas como faço se meu cabelo é super oleoso na raiz, e da metade até as pontas super ressecado? SOCORROO!! 🙁

  27. Avatar de Eliane

    Eu não conhecia esta técnica.
    Adorei o post e vou experimentar.

    Beijo Grande!

  28. Avatar de Hilds

    Olá! Gostei muito da dica. Fiz botox nos cabelos. Com esse procedimento esse tipo de lavagem, será eficiente? Amo suas dicas e recomendo pra muita gente

  29. Avatar de Hilda

    Quando se tem botox nos cabelos, esse tipo de lavagem é eficiente? Gosto muito das dicas. Parabéns

  30. Avatar de Caroline

    Adoreeei o post, como sempree “)

  31. Avatar de Waldirene

    Gostei muito, não conhecia essa técnica vou testar.

  32. Avatar de Márcia

    Vou testar, muito interessante o post, obrigada!!

  33. Avatar de Vera Maria

    Adorei este post. Não conhecia a tecnica e resolvi experimentar.
    O problema é que nas perfumarias que frequento, ninguem nunca
    ouviu falar!! Será que alguem poderia me indicar onde encontra estes
    produtos aqui em Guarulhos?? Obrigado!!

  34. Avatar de Cildiane

    Adorei o post! Vou tentar usar esta técnica, pois quando lavo os meus cabelos com shampoo fica com muito frizz, além disso, meus cabelos são secos nas pontas. Mas usando esta técnica não precisa fazer hidratações com máscaras?

  35. Avatar de Cristiane

    Tenho uma dúvida: a água morna não ressecaria o cabelo. Sempre evito de lavar meu cabelo com água morna devido ao ressecamento que ele tem.

  36. Avatar de Simone

    Sempre fiz uso dessa técnica, principalmente depois que assumi meus cachinhos… minhas amigas estranham, acham que se não lavar com shampoo não está limpo… mas só quem tem cabelos ressacados sabem o resultado do uso do shampoo diariamente!

  37. Avatar de Irene Bagerakis

    Olá ,Celisa, pode ser usado em criança com cabelo cacheado?

  38. Avatar de Vera Souza

    Parabéns, o post ficou excelente e as opções de produtos então… amei.

  39. Avatar de Hadassa

    Ola, ótimo post! Tem algum post sobre os melhores shampoos anti-resíduo?? Se não, fica a dica!!
    Obrigada! 😉

  40. Avatar de Janice

    Pode-se usar levar in lavando o cabelo com essa técnica?

  41. Avatar de Silvana

    Olá Celisa!
    Este post sobre o co-wash, eu não recebi em meu e-mail, percebi que não recebo todos os seus posts, de qualquer forma obrigada pelos que me manda.
    Silvana

  42. Avatar de Lucivania Fonseca

    Gostei!!! Vou tentar.

  43. Avatar de Uruammy

    Faço o low poo … Eu posso fazer a técnica co wash um vez por semana ?

  44. Avatar de Lilian

    Já Conhecia essa técnica, super indico, eu ja usei nos meus cabelos e adorei, sempre uso uma vez por semana. bjs

  45. Avatar de Lohane

    Oi, venho aqui lhe pedir uma ajuda na minha pele, minha pele é tão oleosa que tem horas que pareço está suada(no frio) e sinto um bigodinho de óleo, minha situação é bem séria tenho espinhas para dar e vender, e meu auto-estima por esse motivo está lá no fundindo do poço! Me ajuda com técnicas baratas, pois fui na dermatologista e ela passou um tratamento de 6 meses que só os produto que dura 1 mês é R$400!

  46. Avatar de Eliane Araujo

    Essa técnica pode ser usada em crianças? Minha filha tem 9 anos e o cabelo está muito ressecado, quebrado e com bastante frizz.

  47. Avatar de Branca

    Tenho muito cabelo e o fio é bem grosso. Tenho que lavá-los todos os dias, pois ficam com o “formato de o travesseiro” Além disso faço tintura para cobrir os brancos. Posso usar essa técnica?

  48. Avatar de Deise

    é pra fazer o co-wash e depois lavar com shampoo antirresíduo?

  49. Avatar de Fernanda

    tem problema se o condicionador tiver apenas o “paraffinum liquidum” ?

  50. Avatar de Dayane

    Gostei muito das dicas. Parabéns.
    Mais só ressaltando, um oleo de boa qualidade, prensado a frio 100% natural pode ser passado no couro cabeludo, pois oleo combate oleo e nao faz produzir mais. É inquietante essa idéia, mais para ficar mais facil entender, quando voce usa o oleo no couro cabeludo é como se o seu organismo entendesse que já produziu oleo o suficiente e ai ele acaba por produzir menos, é muito importante tambem massagear para estimular a circulaçao sanguinia no couro.
    Outra coisa, agua quente ou morna retira principalmente o brilho do cabelo e torna o couro cabeludo oleoso e muito mais oleoso para os que ja possuem, por isso a dica é:
    -Lavem sempre o cabelo com água fria, ou ao menos finalize com água fria para fechar os poros do couro cabeludo e dar brilho as madeixas.
    Muito válidas as dicas do blog e eu vou fazer esse teste do co- wash. 😛

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva